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Visible-Surface Ray Tracing
13.4 Visible-Surface Ray Tracing Introdução à Computação Gráfica Professora: Soraia Raupp Musse Giovani Facchini Renato Costa
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Introdução Determinar a visibilidade de uma superfície através de raios de luz traçados a partir da câmera para o objeto na cena
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Algoritmo Simplificado
selecionar o ponto de projeção e a janela na viewport; para (cada scanline) { para (cada pixel na scanline) { determinar o raio a partir do centro de projeção até o pixel; para (cada objeto na cena) { se (o objeto é atingindo e é o mais próximo até o momento) salvar a intersecção e o nome do objeto; } alterar a cor do pixel para a do objeto atingido mais próximo;
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Cálculo de Intersecções
O cálculo da intersecção entre o raio e o polígono é difícil e é executado da seguinte forma: encontrar a intersecção entre o raio e o plano do polígono verificar se a intersecção está dentro do polígono
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Cálculo de Intersecções
Para verificar se o ponto de intersecção (P) está contido no polígono, ambos são projetados (ortogonalmente) em um dos eixos:
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Considerações de Eficiência
O algoritmo clássico é lento A cada raio lançado, a intersecção com cada um dos objetos que compõe a cena é calculada
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Otimização no Cálculo de Intersecções
Bounding volumes
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Otimização no Cálculo de Intersecções
Bounding volumes com hierarquia
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Otimização no Cálculo de Intersecções
Particionamento espacial
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Otimização no Cálculo de Intersecções
Particionamento espacial
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