A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Visible-Surface Ray Tracing

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Visible-Surface Ray Tracing"— Transcrição da apresentação:

1 Visible-Surface Ray Tracing
13.4 Visible-Surface Ray Tracing Introdução à Computação Gráfica Professora: Soraia Raupp Musse Giovani Facchini Renato Costa

2 Introdução Determinar a visibilidade de uma superfície através de raios de luz traçados a partir da câmera para o objeto na cena

3 Algoritmo Simplificado
selecionar o ponto de projeção e a janela na viewport; para (cada scanline) { para (cada pixel na scanline) { determinar o raio a partir do centro de projeção até o pixel; para (cada objeto na cena) { se (o objeto é atingindo e é o mais próximo até o momento) salvar a intersecção e o nome do objeto; } alterar a cor do pixel para a do objeto atingido mais próximo;

4 Cálculo de Intersecções
O cálculo da intersecção entre o raio e o polígono é difícil e é executado da seguinte forma: encontrar a intersecção entre o raio e o plano do polígono verificar se a intersecção está dentro do polígono

5 Cálculo de Intersecções
Para verificar se o ponto de intersecção (P) está contido no polígono, ambos são projetados (ortogonalmente) em um dos eixos:

6 Considerações de Eficiência
O algoritmo clássico é lento A cada raio lançado, a intersecção com cada um dos objetos que compõe a cena é calculada

7 Otimização no Cálculo de Intersecções
Bounding volumes

8 Otimização no Cálculo de Intersecções
Bounding volumes com hierarquia

9 Otimização no Cálculo de Intersecções
Particionamento espacial

10 Otimização no Cálculo de Intersecções
Particionamento espacial

11 Obrigado pela atenção! Perguntas?


Carregar ppt "Visible-Surface Ray Tracing"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google