A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos"— Transcrição da apresentação:

1 Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
Disciplina: Tecnologias de Gestão Prof.: Érico Pagotto

2 PEA: Plano de Ensino e Aprendizagem – 1º. Bim.
09/08 - Início das aulas - Apresentação do professor, da disciplina e do PEA. 16/08 - Desafios para o gestor contemporâneo 23/08 - Gestão Contemporânea da Qualidade. 30/08 - Terceirização 06/09 - Reengenharia, Empowerment e Gestão e Organizacão Horizontal 13/09 - Capital Intelectual e a Gestão do Conhecimento 20/09 - Sistema de Informações Gerenciais (SIG) 24/09 a 29/09 - Avaliações 1º bimestre

3 PEA: Plano de Ensino e Aprendizagem – 2º. Bim.
04/10 - Vista de prova. Balanced Scorecard (BSC) 11/10 - Seis Sigma 15/10 - Feriado 18/10 - Novas demandas para o Gestor Contemporâneo 25/10 - Exercícios ENADE. 01/11 - Novas demandas para o Gestor Contemporâneo 02/11 - Feriado 05/11 a 09/11 - Semana Científica 15/11 - Feriado 22/11 - Estudo de caso 03/12 a 08/12 - Provas Oficiais 17/12 a 22/12 - Provas Substitutivas

4 Capital Intelectual e Gestão do Conhecimento
O que é mais importante para as empresas: -a infraestrutura ou - as equipes? Ao deixarem a empresa, as pessoas “levam” o know how consigo VERDADE?

5 O que é Capital Intelectual?
Segundo Steweart (1998): Capital Intelectual é a soma dos conhecimentos de todos os colaboradores da empresa, e que lhe proporciona vantagem competitiva

6 Estrutura do Capital Intelectual
Ativos tangíveis Patrimônio visível, tudo que tem valor contábil Ativos Intangíveis Estrutura externa: marcas, relações com os clientes e fornecedores Estrutura Interna: a organização: gerência, estrutura legal, sistemas, manuais, atitudes, P&D, etc. Competência Individual: escolaridade, experiência dos funcionários

7 Quanto uma empresa vale?
Valor de Mercado Capital Financeiro Capital Intelectual Capital Humano Capital Estrutural Capital de Clientes Capital Organizacional Capital de Inovação Capital de Processo

8 O que é o Conhecimento? Segundo Davenport e Prusak (2003, p. 6):
Conhecimento é uma mistura fluida de experiência condensada, valores informação contextual e insight experimentado, que proporciona uma estrutura para avaliação e incorporação de novas experiências e informações Nas organizações, está representado não apenas em documentos, mas em rotinas, processos, práticas e normas organizacionais.

9 O que é o Conhecimento? Segundo Davenport e Prusak (2003, p. 6):
Conhecimento é uma mistura fluida de experiência condensada, valores informação contextual e insight experimentado, que proporciona uma estrutura para avaliação e incorporação de novas experiências e informações Nas organizações, está representado não apenas em documentos, mas em rotinas, processos, práticas e normas organizacionais.

10 Dois tipos de Conhecimentos
Conhecimento TÁCITO: É o subjetivo, não formalizado. Conhecimento EXPLÍCITO: Aquele expresso em número ou palavras.

11 Gestão do Conhecimento
É a estratégia para criar, disseminar, armazenar e incorporar nas rotinas de trabalho o conhecimento desenvolvido na organização Depende das pessoas Utiliza recursos da infraestrutura

12

13 Exercício: Resolver o estudo de caso da página 215 do PLT Em grupo
Discutir em sala de aula

14 DÚVIDAS?

15 Para casa: Ler capítulos 7, 8 e 9 do livro-texto referentes à esta aula.


Carregar ppt "Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google