A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Doutrina Espírita Bases Fundamentais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Doutrina Espírita Bases Fundamentais."— Transcrição da apresentação:

1 A Doutrina Espírita Bases Fundamentais

2 O que é o Espiritismo? O Espiritismo é considerado como
Ciência, Filosofia e Religião Reencarnação Progresso Lei de Ação e Reação Caridade Evolução Moral Jesus (bondade, paz e progresso). Existência de vários mundos habitados Evolução de acordo com os méritos morais É a Terceira Revelação (Moisés, Jesus e o Consolador (ou Espírito da Verdade ou Espiritismo).

3 Jesus é Deus? O Espiritismo Jesus não é Deus
Deus é Onipotente e Onipresente Deus é Infinitamente Bom e Justo Deus é Imutável e Totipotente

4 As irmãs Fox em Hydelville (NY) Em 1850. Benjamin Franklin (Espírito):
O Espiritismo As irmãs Fox em Hydelville (NY) Em Benjamin Franklin (Espírito): Haverá grandes mudanças no século XIX. Coisas que atualmente parecem absurdas e misteriosas para vós, tornar-se-ão claras aos vossos olhos. Os mistérios vão ser revelados e o mundo será esclarecido.

5 O “acontecimento do século”.
O Fenômeno das Mesas Girantes O “acontecimento do século”. O Revmo. Padre Ventura de Raulica, um dos mais importantes representantes da Igreja e da Teologia Católica, na época, achava o fenômeno muito interessante e o citava em suas palestras repetidamente, mas sem se preocupar com as causas.

6 Rivail, o Incrédulo Hyppolite Léon Denisard Rivail não se interessou pelos fenômenos das mesas, creditando-os à teoria eletromagnética. Fortier, um amigo de Rivail, informou : “As mesas se movem por si sós e também “falam”. Rivail: “Acreditarei se provarem que as mesas têm cérebro para pensar e nervos para sentir e que possam se tornar sonâmbulas”. Aquele que houver estudado Ciências se rirá das credulidades dos ignorantes e não mais crerá em fantasmas.

7 Objetos que “Falam" Rivail, por curiosidade científica, assistiu a uma manifestação física e constatou a ausência de fraude. Fenômeno real e sério. Batidas para “sim” e “não”. Bicos de penas (atados às mesas) para escrever. Cestas de vime Princípio inteligente Pena por si só poderia escrever Médium escrevente

8 O Livro dos Espíritos Rivail seria o responsável por divulgar o Espiritismo. Vencendo as barreiras, decidido, foi adiante. Perguntas aos Espíritos e respostas magníficas - Uma nova doutrina. Em 18 de abril de 1857, publicou O Livro dos Espíritos (Le Livre des Esprits) e adotou o pseudônimo de Allan Kardec.

9 O Espiritismo é Ciência, Filosofia e Religião.
A Ciência e o Espiritismo O Espiritismo é Ciência, Filosofia e Religião. Pode ser estudado pela Biologia, Física, Física Quântica, Parapsicologia, Psicobiofísica e outras Ciências modernas, em que muitos conceitos foram testados e comprovados. Os cientistas convencionaram chamar de corpo de bioplasma ou corpo bioplasmático o que já era conhecido como perispírito pela Doutrina, desde 1857.

10 A Ciência e o Espiritismo
O Dr. Motoyama criou um aparelho capaz de detectar os centros de forças ou chacras. Pesquisas feitas em 1943, na Suíça, mostraram – através de fotografias de gafanhotos mortos, em que foi utilizada uma técnica de luz infravermelha – ‘sombras estranhas’ ao lado dos insetos mortos, com o formato de seus contornos.

11 A Ciência e o Espiritismo
Cientistas descobriram que as células se multiplicam de acordo com um modelo organizador regenerador de tecidos lesados. Este modelo ficou conhecido como Modelo Organizador Biológico (MOB), que seria o mesmo que o corpo espiritual.

12 O ‘ectoplasma’ é um material físico, produto das mitocôndrias.
A Ciência e o Espiritismo O ‘ectoplasma’ é um material físico, produto das mitocôndrias. Em 1916, o Dr. Schreuck-Notzing analisou o ectoplasma para saber sua composição química. Recolheu 0,101 grama que foi enviado para dois laboratórios (Instituto Biológico Dr. Raoul Francé, em Munique, na Alemanha, e Laboratório de Bacteriologia do Museu de Agricultura e Indústria, de Varsóvia). O ectoplasma é constituído por gorduras e células (principalmente leucócitos, lembrando líquido linfático). Do ponto de vista bioquímico, sugere ser material proteico.

13 A Glândula Epífise A epífise e a mediunidade.
Luminosidade; hormônios e PES. Obscuridade, melatonina, ondas cerebrais (tipo alfa) e vidência. Os parapsicólogos* chamam este estado de “alteração de consciência de PES”, ou “Percepção Extrassensorial”. O Espiritismo o chama de Mediunidade. *Parapsicologia - antigamente chamada de metapsiquismo.

14 A Ciência e o Espiritismo
Kardec disse: A Ciência estuda os efeitos, o Espiritismo remonta às causas. No dia em que a Ciência provar que o Espiritismo está em erro num ponto, cumpre aos espíritas abandonar este ponto equívoco e seguir a Ciência.

15 Espiritismo e Religião
Religare - Religação - Religião O Homem primitivo adorava a Natureza Insegurança humana: A Busca da Segurança A Busca de Deus O Mundo Espiritual; O Mundo Físico; Os Espíritos e Deus A Fé. A salvação (Qual?). Estamos perdidos? O Céu, O Inferno; A salvação e a Boa Conduta. A Desencarnação, a Reencarnação e a Evolução da Alma

16 O Mundo Espiritual e o Mundo Físico
O verdadeiro Mundo e o Mundo Ilusório A Reencarnação e o esquecimento do passado Visitas ao Mundo Verdadeiro (vidência, sono e sonhos) Comunicação consciente com o Mundo Espiritual


Carregar ppt "A Doutrina Espírita Bases Fundamentais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google