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Manutenção em software Conceitos básicos

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Apresentação em tema: "Manutenção em software Conceitos básicos"— Transcrição da apresentação:

1 Manutenção em software Conceitos básicos

2 Mudanças em software: Mudanças em software são inevitáveis:
Novos requisitos surgem enquanto o software é usado O ambiente de negócios se altera Erros precisam ser consertados Novos equipamentos precisam ser acomodados O desempenho ou confiabilidade precisam ser melhorados

3 Estratégias de mudanças:
Manutenção do software Mudanças são feitas em resposta a mudanças nos requisitos mas a estrutura fundamental do software está estável Transformação de arquitetura A arquitetura do sistema é modificada, p.e., de uma arquitetura centralizada para uma arquitetura cliente-servidor. Reengenharia de software Nenhuma funcionalidade é adicionada mas o sistema é reestruturado e reorganizado para facilitar futuras mudanças. Estas estratégias podem ser aplicadas juntas ou separadamente.

4 Manutenção de software:
Manutenção é o processo de modificação de um software depois que ele foi colocado em operação Mudanças são implementadas pela alteração dos componentes existentes ou pela adição de novos componentes

5 Tipos de manutenção: Para reparar defeitos: o software não satisfaz os requisitos Para adaptar o software a um ambiente operacional diferente: hardware, SO diferentes em relação à implementação inicial. Para fazer acréscimos de funcionalidades ou alterá-las: novos requisitos ou alteração nos existentes.

6 Tipos de manutenção: Segundo Pressman, a manutenção pode ser:
Corretiva: corrigir defeitos Adaptativa: acomodar mudanças no ambiente externo Perfectiva: aprimorar o software além dos requisitos funcionais originais Preventiva: alterações visando tornar o software mais “manutenível” Segundo Sommerville: Os rótulos não interessam

7 Custos de manutenção Quanto maior o esforço empregado para tornar o software “manutenível”, menor o custo de manutenção.

8 Fatores do custo da manutenção
Instabilidade da equipe: quem faz manutenção geralmente não é a mesma equipe que desenvolveu Responsabilidade contratual: por que se preocupar com a manutenção se o software já foi vendido? (não há incentivo para tornar manutenível) Idade do programa: quanto mais “velho” mais degradada sua estrutura e difícil de ser entendida

9 Problemas relacionados à manutenção:
Dificuldade de entendimento: é difícil entender o que outro programou (47% do tempo gasto para entender) Ânimo da equipe: é mais animador desenvolver do que “consertar” Riscos associados à alterações: uma mudança pode causar reflexos inesperados em outra parte do programa Dificuldade em testar: nem sempre há tempo para testar, pois o software já está em operação

10 Processo de manutenção
Processo ideal: Pedido de alteração Análise do impacto Planejamento da Implementação da Entrega do sistema Teste do Alteração na documentação

11 Processo de manutenção
Processo real: Pedido de alteração Implementação da alteração Entrega

12 Gerenciamento de configuração:
Durante o processo de manutenção são criadas muitas “versões” do software Configuração: relação entre versões de um objeto composto, ou seja, configuração é uma instância do sistema composta da união de uma versão específica de cada objeto componente. O gerenciamento das diversas versões de cada componente do software é chamada de “Gerenciamento de Configuração”

13 Exemplo:

14 Perguntas: Por que é necessário (ou não) se preocupar com a manutenção? Sw orientados a objetos são considerados mais fáceis de modificar. Você concorda? De que maneira o Gerenciamento de Configuração contribui para qualidade do software?

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