A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Controles Gerais Prof.: Cheila Bombana Controles Gerais Categorias de controles gerais: Controles de Software de Sistema; Controles de Desenvolvimento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Controles Gerais Prof.: Cheila Bombana Controles Gerais Categorias de controles gerais: Controles de Software de Sistema; Controles de Desenvolvimento."— Transcrição da apresentação:

1

2 Controles Gerais Prof.: Cheila Bombana

3 Controles Gerais Categorias de controles gerais: Controles de Software de Sistema; Controles de Desenvolvimento e Alteração de Softwares Aplicativos.

4 Controles Gerais Controles de Software de Sistema: limitam e supervisionam o acesso aos programas e arquivos críticos para o sistema, que controlam o hardware do sistema computacional e protegem as aplicações existentes; Controles de Desenvolvimento e Alteração de Softwares Aplicativos: previnem a implementação ou modificação não autorizada de programas.

5 Controles de Software de Sistema Software de sistema é o conjunto de programas projetados para operar e controlar as atividades de processamento de um equipamento computacional. Normalmente, um software de sistema é utilizado para dar suporte e controlar uma variedade de aplicações que possam ser executadas num mesmo hardware de computador. São exemplos de software de sistema: sistema operacional; utilitários de sistema; sistemas de bibliotecas de programas (DLLs); software de manutenção de arquivos (cvs – controladores de versão); software de segurança (firewall); sistemas de gerência de base de dados (SGBD).

6 Controles de Software de Sistema Se os controles nessa área forem inadequados, indivíduos não autorizados podem utilizar o software de sistema para desviar dos controles de segurança, bem como ler, modificar ou apagar informações e programas críticos ou vulneráveis. Softwares de sistema com controles ineficazes podem ser utilizados, ainda, para neutralizar controles presentes em programas aplicativos, diminuindo significativamente a confiabilidade da informação produzida pelas aplicações existentes no sistema computacional, e aumentando o risco de fraude e sabotagem.

7 Controles de Software de Sistema Os Controles de Software são avaliados através dos seguinte elementos críticos: Acesso limitado ao software de sistema. Acesso e uso supervisionado do software de sistema. Controle das alterações do software de sistema.

8 Controles de Desenvolvimento e Alteração de softwares Aplicativos Softwares aplicativos são projetados para executar determinado tipo de operação, a exemplo do cálculo da folha de pagamento ou de controle de estoque. Tipicamente, diversas aplicações podem operar dentro de um mesmo conjunto de software de sistema.

9 Controles de Desenvolvimento e Alteração de softwares Aplicativos Os controles sobre a modificação de programas aplicativos ajudam a garantir que somente programas e modificações autorizadas sejam implementadas. Sem um controle apropriado, existe o risco de que características de segurança possam ser omitidas ou contornadas, intencionalmente ou não, e que processamentos errôneos ou códigos fraudulentos sejam introduzidos. A principal preocupação deste item é com o controle exercido sobre os sistemas de software em funcionamento. Entretanto, os mesmos riscos e controles se aplicam aos sistemas em desenvolvimento.

10 Controles de Desenvolvimento e Alteração de softwares Aplicativos Os elementos críticos para a avaliação dos controles de mudança e desenvolvimento de software são: Características de processamento e alterações nos programas são devidamente autorizadas. Todos os softwares novos ou alterados são testados e aprovados. Bibliotecas de controle do software.

11 Questões 1.O que são softwares de sistema? Cite três exemplos de softwares de sistema. 2.Quais são os pontos a serem avaliados para o elemento crítico "Acesso e uso supervisionado do software de sistema"? 3.Marque as alternativas corretas: ( ) Não existe a necessidade de documentar toda a instalação de softwares de sistema. ( ) Devem existir políticas e procedimentos atualizados para identificar, selecionar, instalar e modificar software de sistema. ( ) Todos os acessos a arquivos do software de sistema são automaticamente registrados. 4.Quais as informações que eu vou encontrar em um plano de contingência (5 pontos).

12 Questões 5. O que são softwares aplicativos? 6. Para que servem os controles de desenvolvimento e alteração de softwares aplicativos? 7. Quais são os elementos críticos dos controles de desenvolvimento e alteração de softwares aplicativos?

13 Questões 8. Relacione as colunas ( a ) Bibliotecas de controle do software ( b ) Todos os softwares novos ou alterados são testados e aprovados. ( c ) Características de processamento e alterações nos programas são devidamente autorizadas. ( ) O pessoal envolvido no desenvolvimento e teste de software foi treinado para utilizar a metodologia de desenvolvimento adotada pela entidade; ( ) Existe um software de gerenciamento da biblioteca para produzir trilhas de auditoria de alterações no programa (controladores de versão); ( ) Uma amostra suficiente de transações e dados é utilizada para representar as várias atividades e condições que serão encontradas no processamento; ( ) O ambiente de teste é diverso do ambiente real e os dados reais não são usados no teste de alterações de programas; ( ) Bibliotecas separadas são mantidas para programas em desenvolvimento e manutenção, programas em teste e programas em uso (em produção). ( ) A metodologia é suficientemente documentada, sendo capaz de oferecer orientação a funcionários com diversos níveis de conhecimento e experiência; ( ) Quando o sistema novo ou modificado é posto em operação, a documentação é atualizada em relação ao software, hardware, pessoal de operação e usuários;


Carregar ppt "Controles Gerais Prof.: Cheila Bombana Controles Gerais Categorias de controles gerais: Controles de Software de Sistema; Controles de Desenvolvimento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google