A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Uma pequena história... O Big Bang foi quem deu origem a expansão do universo a partir de seu estado inicial de alta compressão, numa explosão repentina,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Uma pequena história... O Big Bang foi quem deu origem a expansão do universo a partir de seu estado inicial de alta compressão, numa explosão repentina,"— Transcrição da apresentação:

1 Uma pequena história... O Big Bang foi quem deu origem a expansão do universo a partir de seu estado inicial de alta compressão, numa explosão repentina, o resultado foi uma violentíssima explosão que deu origem aos planetas, estrelas e etc.

2 (Classificação antiga)
assim surgiu o nosso ... Sol Mercúrio Vénus Terra Marte Júpiter Uma disputa entre duas hipóteses sobre a posição da Terra no espaço marcava o século IV Saturno Urano Sistema Solar Neptuno Plutão (Classificação antiga)

3 Duas hipóteses se formaram para explicar a posição do planeta Terra no universo

4

5

6 Diferenças entre o pensamento medieval e o renascentista:
PENSAMENTO RENASCENTISTA Teocentrismo Antropocentrismo Verdade = Bíblia Verdade = experimentação, observação Vida material sem importância Vida terrena e material também é importante Conformismo Crença no progresso Natureza = fonte do pecado Natureza = beleza, onde o homem se insere Ascetismo Hedonismo Dogmatismo Fé diferente da razão

7 Geo (~ Terra) + Cêntrico (~ no centro)
geocêntrico/heliocêntrico Modelo Geocêntrico Quando o homem olha para o céu vê: O Sol a movimentar-se; A Lua a movimentar-se; As estrelas a movimentarem-se. Tudo à volta da Terra! A Terra parece ser o centro de todos os movimentos! Geo (~ Terra) + Cêntrico (~ no centro)

8 geocêntrico/heliocêntrico
Modelo Geocêntrico Já era mencionado pelo grego Aristóteles, no século IV a.C. Terra Lua Mercúrio Vénus Sol Marte Júpiter Saturno estrelas

9 Hélio (~ Sol) + Cêntrico (~ no centro)
geocêntrico/heliocêntrico Modelo Heliocêntrico Aristarco de Samos ( a.C.), Nicolau Copérnico ( ), e Galileu Galilei ( ), defenderam a ideia de que Terra não estaria no centro. Hélio (~ Sol) + Cêntrico (~ no centro)

10 geocêntrico/heliocêntrico
Modelo Heliocêntrico Neste modelo a Terra passa a ser apenas mais um dos planetas a girar em torno do Sol. A Terra deixou de ser o centro dos movimentos. A aceitação foi complicada porque a Igreja Católica não reconhecia este modelo como válido.

11 O que era o modelo Heliocêntrico?
No sistema heliocêntrico o centro do Universo não é a Terra, como no sistema geocêntrico, mas sim o Sol. Foi Nicolau Copérnico quem defendeu esta idéia, que posteriormente seria também defendida por Galileu Galilei. Atualmente sabe-se que o Sol também não é o centro do Universo, nem sequer da nossa galáxia - é apenas o centro do Sistema Solar. Com a teoria heliocêntrica, Galileu tornou-se a única pessoa já condenada pela Inquisição por ter defendido teses estritamente científicas.

12 As observações de Galileu levavam a crer que Nicolau Copérnico estava certo quando disse que a Terra girava ao redor do Sol. Por isso, Galileu foi repreendido pela Igreja Católica em Galileu é julgado e condenado por apresentar teoria de que a Terra não é o centro do sistema solar, se ajoelhou e fez uma jura de que sempre acreditaria nos ensinamentos da Igreja, abandonaria a idéia do movimento da Terra ao redor do Sol e jamais diria tais coisas novamente. Histórias nunca confirmadas dizem que, quando se levantou, Galileu murmurou baixinho: "eppur si muove" ("e, no entanto, ela se move"). Referindo-se que a Terra se move ao redor do sol. Julgamento de Galileu

13 geocêntrico/heliocêntrico
Atualmente… Sabemos que o Sol, em conjunto com todo o Sistema Solar, se encontra em movimento; Que o Sol é apenas uma das mais de 200 mil milhões de estrelas, que fazem parte de um enorme conjunto: a galáxia Via Láctea; As galáxias também se encontram em movimento.

14 Eventos curiosos do Universo
Podemos escutar sons no espaço? No espaço não podemos escutar sons, pois não possui moléculas de ar, por isso, não há como o som vibrar moléculas e viajar no espaço. Portanto, se uma bomba explodir no espaço não iríamos escutar nada! A luz tem velocidade? Muita gente pensa que a luz vai de um lugar ao outro instantaneamente, mas não, ela demora um tempo para ir de um lugar ao outro. Por exemplo: a luz do sol leva mais de 8 minutos para chegar a Terra se o sol desaparecesse só iríamos deixar de receber sua luz depois de mais de 8 minutos!

15 Qual a diferença da luz e do som?
A luz pode se propagar (viajar) pelo espaço não precisa de moléculas de ar, já o som não consegue, além disso, a luz viaja a uma velocidade de quilômetros por 1 segundo e o som a 340 metros por 1 segundo! Sabendo isso, responda: Por que numa tempestade observamos primeiro o relâmpago para depois escutar o trovão?

16 RESPOSTA É que a luz viaja numa velocidade MUITO maior que o som, por isso, observamos primeiro o relâmpago para depois escutar o trovão! VAMOS VER UM EXEMPLO!

17 680 metros de distância do relâmpago
Como o som viaja a 340 metros por 1 segundo Calvin vai escutar o trovão daqui a 2 segundos (340 x 2 = 680), mas vai ver de imediato o relâmpago, pois a luz viaja a quilômetros por 1 segundo. 680 metros de distância do relâmpago Calvin

18 geocêntrico/heliocêntrico
Antonio Fernandes 2012


Carregar ppt "Uma pequena história... O Big Bang foi quem deu origem a expansão do universo a partir de seu estado inicial de alta compressão, numa explosão repentina,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google