A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sétimo ano . Ciências Naturais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sétimo ano . Ciências Naturais"— Transcrição da apresentação:

1 Sétimo ano . Ciências Naturais
“O Centro do Universo” Sétimo ano . Ciências Naturais

2 Antiguidade

3 Teoria Geocêntrica A Terra é fixa e encontra-se no centro do Sistema Solar

4 As ideias de Ptolomeu dominaram a cultura ocidental, até ao século XVI.

5 Debaxo deste grande firmamento Vês o ceo de Saturno, Deos antigo; Jupiter logo faz o movimento, E Marte abaxo, bellico inimigo; O claro olho do ceo no quarto assento, E Venus, que os amores traz consigo; Mercurio, de eloquencia soberana; Com tres rostos debaxo vai Diana. Os Lusíadas, Canto Décimo, 89, Camões (c. de ). A deusa Tétis mostra o universo a Vasco da Gama. O modelo descrito é o de Ptolomeu, visto de fora para dentro.

6 Geosfera na Universidade de Oxford – Reino Unido

7 Teoria Heliocêntrica O Sol ocupa uma posição central relativamente aos restantes planetas

8 Nicolau Copérnico Com base em estudos matemáticos, defendia a hipótese Heliocêntrica.

9 Galileu Galilei – sec. XVII

10 Construiu o primeiro telescópio.
Observou a superfície da Lua e os satélites de Júpiter. Observou as fases de Vénus. Inúmeros estudos no domínio da Física

11 Importância de Galileu
As descobertas de Galileu contribuíram decisivamente na defesa do heliocentrismo. Contudo a principal contributo de Galileu foi para o método científico, pois a ciência assentava numa metodologia aristotélica.

12 Em 1616 a Inquisição (Tribunal do Santo Ofício) pronunciou-se sobre a Teoria Heliocêntrica declarando que a afirmação de que o Sol é o centro imóvel do Universo era herética e que a de que a terra se move estava "teologicamente" errada, contudo nada fora pronunciado a nível científico. O livro de Copérnico De revolutionibus orbium coelestium, entre outros sobre o mesmo tema, foi incluído no Index librorum prohibitorum (Índice dos livros proibidos). Foi proibido falar do heliocentrismo como realidade física, mas era permitido referir-se a este como hipótese matemática (de acordo com esta ideia o livro de Copérnico é retirado do Index passado quatro anos com poucas alterações). Apesar de que nenhum dos livros de Galileu foi nesta altura incluído no Index, ele foi no entanto convocado a Roma para expor os seus novos argumentos. Teve assim a oportunidade de defender as suas ideias perante o Tribunal do Santo Ofício dirigido por Roberto Bellarmino, que decidiu não haver provas suficientes para concluir que a Terra se movia e que por isso admoestou Galileu a abandonar a defesa da teoria heliocêntrica excepto como ferramenta matemática conveniente para descrever o movimento dos corpos celestes. Tendo Galileu persistido em ir mais longe nas suas ideias foi então proibido de divulgá-las ou ensiná-las.

13 o Tribunal do Santo Ofício admoestou Galileu a abandonar a defesa da teoria heliocêntrica excepto como ferramenta matemática conveniente para descrever o movimento dos corpos celestes. Tendo Galileu persistido em ir mais longe nas suas ideias foi então proibido de divulgá-las ou ensiná-las.

14 Túmulo de Galileu na basílica de Santa Croce em Florença
Galileu acabou condenado por desobediência e por proferir conteúdos nada conformes a Doutrina, por ignorância nestes temas, e a doutrina da Igreja permaneceu por muito tempo fiel como sempre foi, ao mesmo tempo que muitos clérigos apoiaram o geocentrismo e outros o heliocentrismo em disputas académicas. Túmulo de Galileu na basílica de Santa Croce em Florença

15

16 Quadro Resumo

17 Hoje

18 As relações entre a Ciência e Sociedade não são exclusivas da Idade Média. Ainda hoje há relações profundas entre estas áreas.

19 Ciência Sociedade Tecnologia

20 Bibliografia ANTUNES, C. e outros (2007). Descobrir a Terra 7. Porto. Areal Editores. MOTTA, L e outros (2006). Bioterra, 7º. Porto. Porto Editora SILVA, A.D e outros (2006). Planeta Vivo, 7º. Porto. Porto Editora


Carregar ppt "Sétimo ano . Ciências Naturais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google