A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TESTE DAS FÁBULAS Instruções:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TESTE DAS FÁBULAS Instruções:"— Transcrição da apresentação:

1 TESTE DAS FÁBULAS Instruções:
“Eu vou te contar estórias e enquanto eu conto, tu vais acompanhando no desenho que vou te mostrar. Ao final dessa estória eu vou te fazer uma pergunta para que tu me digas como termina a estória. Depois, vou fazer algumas perguntas para clarear as dúvidas que tenham ficado para mim. Enquanto tu falas eu vou anotando o que dizes. Não te preocupa com isso. Eu vou controlar o tempo, mas não te preocupes, isto fica por minha conta.” Não existem respostas certas ou erradas, não avalia a inteligência, é um teste de imaginação (para adolescentes ou adultos).

2 Significado simbólico das Fábulas
“Um papai e uma mamãe pássaros e seu filhote passarinho estão dormindo num ninho, no galho. De repente começa a soprar um vento muito forte que sacode a árvore e o ninho cai no chão. Os três passarinhos acordam num instante e o passarinho papai voa rapidamente para uma árvore, enquanto a mamãe voa para outra árvore. O que vai fazer o filhote passarinho? Ele já sabe voar um pouco...” Fábula 1:  Relação materna Avalia:  relação dependência X independência  sentimentos: desamparo, abandono, rejeição, medo, tristeza, solidão, morte  que mecanismo de defesa utiliza? Regressão?

3 Fábula 2 “ É a festa de aniversário de casamento do papai e da mamãe. Eles se amam muito e dão uma bela festa. Durante a festa, a criança se levanta e vai ficar sozinha no fundo do quintal. Por que?” Fábula 2:  Triangulação edípica Avalia:  conflitiva  cena primária  sentimentos: inveja, ciúme, raiva, exclusão, rejeição Além da relação fraterna que existe entre os pais e a criança, existe uma relação anterior, que independe da presença da criança que é a relação dos pais.

4 Fábula 3 “Lá no pasto estão uma mamãe ovelha e seu cordeirinho. O cordeirinho pula todo dia ao lado da mamãe e todas as tardes a mamãe lhe dá um bom leite quente que ele adora. Mas ele já come capim também. Um dia trouxeram para a mamãe ovelha um pequeno cordeirinho que estava com fome, para que a mamãe lhe desse leite. Mas a mamãe ovelha não tem leite bastante para aos dois e diz para o seu primeiro cordeirinho: ‘Como eu não tenho leite bastante para dar aos dois, vá então comer capim fresco.’ O que o cordeirinho vai fazer?” Fábula 3:  Inclusão de um terceiro. Rivalidade fraterna Avalia:  complexo de desmame  sentimentos: ciúme, inveja, separação, desmame, escola, relação dos pais  orais: privação e agressão

5 Fábula 4 “ Um enterro está passando nas ruas da cidadezinha e as pessoas perguntam: quem morreu? Alguém responde: é uma pessoa da família que mora ‘naquela’ casa. Quem é que morreu?” “Alguém da família pegou um avião para bem longe, longe, longe e não vai voltar mais para casa. Quem é?” Fábula 4:  Efeito catártico, após o acúmulo de situações problemas, agressivas, agora terá de mostrar como lida com a agressão. Avalia:  desejo de morte, hostilidade, agressividade, abandono  ver se coloca para fora

6 Fábula 5 “ Uma criança diz baixinho: ‘Ai, que medo!’ De que ela tem medo?” Fábula 5:  Efeito catártico Avalia:  sentimentos: angústia, medo de animais, culpa e auto-punição, de que forma assume.

7 Fábula 6 “Uma criança tem um elefantinho do qual ela gosta muito e que é lindo, com sua tromba bem comprida. Um dia, voltando do passeio, a criança entra em seu quarto e acha seu elefantinho muito diferente. O que ele tem de diferente? Por que está diferente?” Fábula 6:  Complexo de castração Avalia:  temor de castração  experiências fálicas  tudo que se relacione à sexualidade

8 Fábula 7 “Uma criança conseguiu fabricar um objeto de argila, uma bonita torre, que ela acha lindo, lindo, lindo. O que ela vai fazer com ele? Sua mãe pede o objeto de presente e a criança é livre para dar ou não. O que esta criança vai fazer?” Fábula 7:  Complexo anal Avalia:  possessividade  atividade-passividade  retenção-expulsão  controle esfincteriano  sentimento de poder  masoquismo-sadismo

9 Fábula 8 “Um menino (ou uma menina) fez um lindo passeio no parque, sozinho com sua mãe (ou com seu pai). Eles se divertiram muito juntos. Voltando para casa, o menino (ou a menina) acha que seu papai (ou sua mamãe) está bravo. Por que?” Fábula 8:  Questões edípicas Avalia:  rejeição, rivalidade com o mesmo sexo  tudo que se relacione à figura parental (o mesmo que a fábula 2)

10 Fábula 9 “Uma criança volta da escola e sua mãe lhe diz: ‘Não comece já a brincar (a fazer a sua lição), pois tenho uma coisa para lhe contar’. O que a mamãe vai lhe contar?” Fábula 9:  Efeito catártico Avalia:  desejos, medos, deveres, proibições, restrições

11 Fábula 10 “Uma criança acorda de manhã, muito cansada, e diz: ‘Ai, que sonho mau que eu tive!’ Com o que ela sonhou?” Fábula 10:  Efeito catártico  fábula de controle das anteriores  possibilita identificar complexos que tenham sido mobilizados anteriormente e não tenha sido projetado.  agressividade, agressão e alívio


Carregar ppt "TESTE DAS FÁBULAS Instruções:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google