A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Marcas típicas da oralidade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Marcas típicas da oralidade"— Transcrição da apresentação:

1 Marcas típicas da oralidade
LÍNGUA PORTUGUESA Ensino Fundamental , 6º Ano Marcas típicas da oralidade

2 Objetivos Conceituar oralidade.
Língua Portuguesa, Série 6ª, Marcas típicas da oralidade Objetivos Conceituar oralidade. Identificar as marcas típicas da oralidade em textos.

3 Língua Portuguesa, 6º Ano, Marcas típicas da oralidade
“A palavra é um símbolo, é uma linguagem. O homem criou a linguagem para interagir com seu semelhante.” ( PASCHOALIN; SPADOTO, 2008, p. 18) Na aula anterior, foi pedido que trouxessem revistas de histórias em quadrinhos. E qual será a atividade que desenvolverão? Como vocês podem perceber, os quadrinhos apresentam diálogos, então verifiquem que palavras ou formas de expressões dão a ideia de conversação.

4 Língua Portuguesa, 6º Ano, Marcas típicas da oralidade
Note que nos quadrinhos os sinais de pontuação variam, reforçando a voz dos personagens e indicando o modo como eles revelam seus sentimentos, como raiva, espanto, alegria, tristeza.

5 Olhe as imagens abaixo e o que elas representam.
Língua Portuguesa, 6º Ano, Marcas típicas da oralidade Olhe as imagens abaixo e o que elas representam. 626 × 417

6 Há três variações, são elas: *socioculturais *geográficas *históricas
Língua Portuguesa, 6º Ano, Marcas típicas da oralidade Conforme se pode perceber, existem variações sonoras que dependem de certos fatores como: idade, grupo social, sexo, grau de escolaridade, etc. Tais fatores interferem na forma pela qual o falante se expressa. Há três variações, são elas: *socioculturais *geográficas *históricas

7 Língua Portuguesa, 6º Ano, Marcas típicas da oralidade
Partindo-se de tais observações, serão destacadas as marcas da oralidade. Mas o que vem a ser Oralidade? A oralidade, linguisticamente falando, é a modalidade na qual a língua se realiza através de falantes pela presença de diálogos, que tem como uma das características o emprego de vocábulos menos prestigiados em relação aos da escrita, ou seja, a oralidade, resumidamente, é o que expomos quando falamos.

8 Língua Portuguesa, 6º Ano, Marcas típicas da oralidade
A linguagem oral apresenta uma grande variedade de um mesmo vocábulo. Algumas variedades mais dentro do chamado padrão culto da língua, outras vistas de forma mais marginalizada socialmente.

9 Língua Portuguesa, 6º Ano, Marcas típicas da oralidade
Observe no texto abaixo essas variações, comparando a forma padrão e a marginalizada. Vício da fala Para dizerem milho dizem mio Para melhor dizem mió Para pior pió Para telha dizem teia Para telhado dizem teiado E vão fazendo telhados. Oswald de Andrade ANDRADE, O. Poesias reunidas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1971.

10 Língua Portuguesa, 6º Ano, Marcas típicas da oralidade
Em um processo histórico a fala antecede à escrita, por ser mais presente e dinâmica em nossas vidas. Olhe com atenção para o diálogo abaixo que demonstra este processo nos primeiros anos de vida de uma criança. Faça a leitura com dramatização.

11 Língua Portuguesa, 6º Ano, Marcas típicas da oralidade
Puculando Desesperado, o chefe olha para o relógio, e já não acreditando que um funcionário chegaria a tempo de fornecer uma informação importantíssima para uma reunião que estava começando, liga para o dito cujo: "_Alô"- atende uma voz de criança quase sussurrando. (adaptado)

12 Língua Portuguesa, 6º Ano, Marcas típicas da oralidade
"_Alô seu pai está?" "_Tá..." - ainda sussurrando. "_Posso falar com ele?" "_Não. " Disse a criança bem baixinho. Meio sem graça, o chefe tenta falar com algum outro adulto: "_E sua mãe? Está aí?" "_Tá". "_Ela pode falar comigo?" "_Não, ela tá ocupada." "_Tem mais alguém aí?" "_Tem..." Sussurra. "_Quem?"

13 Língua Portuguesa, 6º Ano, Marcas típicas da oralidade
"_ O puliça" Um pouco surpreso, o chefe continua: "_O que ele está fazendo ai?" "_Ele ta conversando com a mamãe o papai e o "bombelo"..." Ouvindo um grande barulho do outro lado da linha, o chefe pergunta assustado: "_Que barulho é esse?" "_É o "licópito"." "_Um helicóptero!!?“

14 Língua Portuguesa, 6º Ano, Marcas típicas da oralidade
"_É ele "tlocê" uma equipe de busca." "_Minha nossa o que está acontecendo ai?? - o chefe pergunta, já desesperado. E a voz sussurra com um risinho... "ELES TÃO ME PUCULANDO"

15 Língua Portuguesa, 6º Ano, Marcas típicas da oralidade
Faça em dupla uma simulação de um chat da internet. As marcas da oralidade também podem ser encontradas em alguns textos de chats da internet, pois eles apresentam oralidade mesmo pertencendo à modalidade escrita, expondo uma alternância, ora temos falante- escritor, ora ouvinte-leitor e a descontração.

16 Língua Portuguesa, 6º Ano, Marcas típicas da oralidade
Outras marcas da oralidade em textos são as repetições, hesitações, frases mais fragmentadas sintaticamente, descontinuidades apresentadas com hesitações e interrupções para serem feitas correções. As autocorreções na língua falada acontecem no mesmo momento da fala, visto que a fala é elaborada ao mesmo tempo em que é colocada em prática; ou nos momentos seguintes,

17 e apresentam marcadores de correção como o “não” e “aliás”.
Língua Portuguesa, 6º Ano, Marcas típicas da oralidade e apresentam marcadores de correção como o “não” e “aliás”. Outras formas de marcas da oralidade são as apresentadas com: pausas, entonação, a velocidade da elocução, alongamentos e intensidade de voz.

18 Veja mais exemplos de marcas típicas da oralidade:
Língua Portuguesa, 6º Ano, Marcas típicas da oralidade Veja mais exemplos de marcas típicas da oralidade: então, está bem, pois, pois é, deixa lá, vá lá, diz lá, pronto, assim assim, e tal, e tudo, não sei quê, nem por isso, não dá para querer, não pode ser, não me digas, quer dizer, bom, ah, ah bom, aliás, então, logo, não, ou, ahnahn, hein, digamos, digamos assim, ou melhor, em outras palavras, em termos, não é bem assim, perdão, desculpe, finalmente .

19 Língua Portuguesa, 6º Ano, Marcas típicas da oralidade
Alguns exemplos de marcadores conversacionais com valor interrogativo, são eles: que tal?, não é?, não é verdade?, não é assim?, não achas?, como assim?, achas bem?, que te parece?, e tu?, diz quem?. Alguns exemplos de interjeições, são eles: ah!, oh!, vamos!, viva!, oxalá!, ai!, ó!, hum!, psiu!, olá!, silêncio!, alto!, valha-me Deus!

20 a) Faça a leitura em dupla com a dramatização do texto.
Língua Portuguesa, Série 6ª, Marcas típicas da oralidade a) Faça a leitura em dupla com a dramatização do texto. b) O texto abaixo apresenta exemplos de marcadores orais, identifique-os e classifique-os pelo que expressam, busque exemplos desta oralidade no seu dia a dia. O Leão e o rato é uma fábula atribuída a Esopo, no século VI a.C. O Leão e o rato  Caía a tarde na selva. E ao longe pelos caminhos, ouvia-se a passarada que regressava a seus ninhos. Na beira de uma lagoa, os sapos em profusão, cantavam bem ritmados, a sua velha canção. No mais, tudo era silêncio.

21 Língua Portuguesa, 6º Ano, Marcas típicas da oralidade
No entanto, nesse momento, surgiu um velho leão, à procura de alimento. Andava orgulhosamente, com passos lentos, pesados. E por onde ele passava, os bichos apavorados, fugiam para suas tocas, deixando livre o caminho. Porém, eis que de repente, surgiu um pobre ratinho. O leão não perdeu tempo e assim estendendo a pata, alcançou o pobrezinho que corria pela mata.

22 -Vejam só, que sorte a minha! Abocanhei-te seu moço.
Língua Portuguesa, 6º Ano, Marcas típicas da oralidade -Vejam só, que sorte a minha! Abocanhei-te seu moço. -Tu não és lá muito grande, mas já serve para o almoço! -Tenha piedade senhor! - Oh, solte-me por favor! Do que lhe serve matar-me! Pois veja bem, se me come, eu sou tão pequenininho, que mal posso matar-lhe a fome. - Pensando bem, tens razão! Eu vou soltar-te ratinho. O que ia fazer contigo, assim pequeno, magrinho. -Segue em paz o teu passeio. Não vês, sou teu amigo, para mim de nada serves, quase não pode contigo!

23 Língua Portuguesa, 6º Ano, Marcas típicas da oralidade
-Seu Leão, esse favor, eu jamais esquecerei. Se puder, algum dia, ainda lhe pagarei. - Oh! - Pagar-me? Ora! Tu mal aguenta contigo! O que poderias fazer a meu favor, pobre amigo! -Não sei, não sei majestade, mas prometo-lhe outra vez, algum dia, hei de pagar-lhe, o grande bem que me fez! E assim dizendo, o ratinho correu e muito feliz entrou no seu buraquinho. E o leão tranquilamente, embrenhou-se na floresta.

24 Língua Portuguesa, 6º Ano, Marcas típicas da oralidade
Entretanto, de repente, o pobre animal, caiu na rede de um caçador. E a fera se debatendo de raiva e pavor, urrava! E quanto mais se esforçava, mais a corda o enlaçava. Nesse instante, o tal ratinho, que de longe tudo ouvia, chegou perto do leão, que urrando se debatia. - Não se aflija meu amigo, aqui estou para salvá-lo. Espere. Fique tranquilo, pois vou tentar libertá-lo. Deixe-me roer a corda que o prendeu... assim...assim... não se mexa por favor, descanse e confie em mim. E o ratinho foi roendo, roendo insistentemente, até que a corda cedeu e arrebentou finalmente!

25 - Pronto, estou livre afinal!
Língua Portuguesa, 6º Ano, Marcas típicas da oralidade - Pronto, estou livre afinal! - Muito obrigado ratinho. O que seria de mim sem tua ajuda, amiguinho! E o ratinho humildemente, cheio de satisfação, estendeu sua patinha ao grande e velho leão! - Amigo, não me agradeça, entretanto aprenda bem, não faça pouco dos fracos, confie neles também!

26 Ei você aí, me dá um dinheiro aí Me dá um dinheiro aí!
Língua Portuguesa, 6º Ano, Marcas típicas da oralidade Há o emprego do pronome oblíquo antes do verbo, conhecido como Próclise, e que também é uma marca da oralidade. Veja o exemplo abaixo em um trecho da marchinha carnavalesca de Ivan Ferreira. Me Dá Um Dinheiro Aí Ei você aí, me dá um dinheiro aí Me dá um dinheiro aí!

27 Língua Portuguesa, 6º Ano, Marcas típicas da oralidade
De fato, há diversos exemplos de marcadores conversacionais. Essas marcas da oralidade se apresentam em textos escritos com diversas expressões, como a oralidade se caracteriza mais descontraída, ela é utilizada em narrações ou reproduções da fala de alguém e evitada em dissertações. Deve-se ter cautela ao escrever, não cometer excessos de marcas de oralidade, visto que a modalidade escrita exige com maior ênfase o uso da forma padrão da língua, porém fica evidente a influência da oralidade em textos.

28 Referências Bibliográficas
Língua Portuguesa, 6º Ano, Marcas típicas da oralidade Referências Bibliográficas Disponível em: < > acesso em 06 de jun. de 2015 < > < > < > acesso em 08 de jun. de 2015 < > < > < > < > < > acesso em 14 de jun. de 2015 PASCHOALIN, Maria Aparecida. Gramática; teoria e exercícios/Paschoalin & Spadoto. Ed. Renovada. São Paulo: FTD, 2008.

29 Língua Portuguesa, 6º Ano, Marcas típicas da oralidade
Atividades extras 1º) Identifique as marcas da oralidade no fragmento abaixo, e quais fatores influenciaram esta oralidade? Só os óio Ao regressar de Mineiros, em Goiás, [...] perdemos a hora de atravessar o Rio dos Bois. Não houve rogos nem promessas que demovessem o balseiro de sua resolução. Eram mais de seis horas e não daria passagem.

30 Língua Portuguesa, 6º Ano, Marcas típicas da oralidade
Tocamos rastos atrás cinco léguas e fomos pedir pouso em casa de um sertanejo pobre, casa de pau a pique [...] Estávamos em julho e o frio era intenso. Ao pedir pouso o caipira me perguntou: _ Você trôxe rede? _ Não _Churchuádo?

31 Língua Portuguesa, 6º Ano, Marcas típicas da oralidade
_ Também não. _ E cuberta? _ Também não trouxe. _ Aãã... Intãoee você, de durmi, só troxe os óio? Cornélio Pires. Patacoadas. Coleção Conversa Caipira. Itu, Ottoni Editora, 2002.

32 2º) A partir da imagem, crie um diálogo.
Língua Portuguesa, 6º Ano, Marcas típicas da oralidade 2º) A partir da imagem, crie um diálogo. marmelosecia.blogspot.com1088 × 1270

33 Língua Portuguesa, 6º Ano, Marcas típicas da oralidade
3º) Em grupo, faça uma pesquisa na sua comunidade, relatando as marcas da oralidade mais empregadas, grave um vídeo como uma reportagem ou vídeo clip, apresentando sua pesquisa. *Sugestões de lugares a serem visitados pelos grupos: mercados livres, lojas, feiras, praças com pessoas conversando descontraidamente, etc. *Ao final das apresentações, todos da turma podem fazer suas conclusões a cerca do resultado da pesquisa e o que aprenderam, e como foi esta experiência.


Carregar ppt "Marcas típicas da oralidade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google