A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Um Caso de Paranóia Freud – 1911.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Um Caso de Paranóia Freud – 1911."— Transcrição da apresentação:

1 Um Caso de Paranóia Freud – 1911

2 1842: Daniel Paul Schreber nasceu em Leipzig.
1861: Morre seu pai com 53 anos de idade. 1877: Morre o irmão (3 anos mais velho) aos 38 anos. 1878: Casamento.

3 Primeira Doença 1884: Outubro - Concorre como candidato único dos partidos Conservador e Liberal Nacional – Foi derrotado. Após a derrota começou a sofrer delírios hipocondríacos. Dezembro – Foi internado na clínica psiquiátrica de Leipzig. 1885: Alta da Clínica. 1886: Nomeado para a magistratura.

4 Segunda Doença 1893: Outubro – Toma posse como juiz presidente do Tribunal de Apelação Saxônico. Novembro – É internado novamente na Clínica Psiquiátrica com queixas de insônia e tentativa de suicídio. 1900 – 1902: Escreve “Memórias de um Doente dos Nervos”. Impetra ação judicial para ter alta. 1902: Decisão judicial de alta. 1903: Publicação do memorando.

5 Terceira Doença 1907: Maio – Morre a mãe com 92 anos.
14 Novembro – A esposa tem uma crise de paralisia. 27 Novembro – É internado novamente. 1911: 14 Abril – Morre. 1912: Maio – Morre a esposa aos 54 anos.

6 Suas construções paranóicas eram caricaturas de queixas realistas.
Protegia-se distorcendo grosseiramente suas percepções e sentimentos. Acreditava que tinha a missão de redimir o mundo e restituir-lhe o estado perdido de beatitude. Isso só poderia realizar se , primeiro, se transformasse de homem em mulher. Antes da doença, inclinara-se ao ascetismo sexual e fora um descrente em relação a Deus.

7 Principais Sintomas Durante os primeiros anos, Schreber sentia-se sem estômago, sem intestinos, quase sem pulmões, com o esôfago rasgado, sem bexiga e com as costelas despedaçadas, engolia a laringe toda vez que comia...mas raios (milagres divinos) sempre o restauravam e enquanto permanecesse homem seria imortal. Quando cessaram tais fenômenos, sua “feminilidade” tornou-se proeminente. Sentia que tinha “nervos femininos”.

8 A idéia de ser transformado em mulher foi característica saliente e o germe mais primitivo de seu sistema delirante. O delírio sexual de perseguição foi posteriormente transformado em delírio religioso de grandeza – Ele seria fecundado por “raios divinos”. O psiquiatra assumiu o 1º papel de perseguidor, logo após atribuído a Deus.

9 Tentativas de Interpretação
Temia um abuso sexual pelo seu médico – causa ativadora seria a manifestação da libido homossexual. Objeto da libido – médico. Pai brilhante X tirano = Amor e admiração X Ressentimento mudo e ódio impotente.

10 Mecanismos da Paranóia
Fantasias de desejo homossexuais – Relação íntima com essa forma específica de enfermidade. Fixação libidinal: entre a fase do auto-erotismo e amor objetal – Narcisismo.

11 O mecanismo de formação de sintoma na paranóia exige que as percepções internas – sentimentos – sejam substituídas por percepções externas. “Eu o odeio” – transforma-se por projeção – “Ele me odeia” (persegue) O sentimento inconsciente compulsivo surge como se fosse a consequência de uma percepção externa. “Eu não o amo – eu o odeio porque ele me persegue”


Carregar ppt "Um Caso de Paranóia Freud – 1911."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google