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HABILIDADES DO ADMINISTRADOR Habilidade Técnica: Consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para a realização de.

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Apresentação em tema: "HABILIDADES DO ADMINISTRADOR Habilidade Técnica: Consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para a realização de."— Transcrição da apresentação:

1 HABILIDADES DO ADMINISTRADOR Habilidade Técnica: Consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para a realização de tarefas específicas, são mais importantes para os gerentes de primeira linha. Habilidade Humana: Consiste na capacidade e discernimento para trabalhar com pessoas, compreender suas atitudes e motivações e desenvolver uma liderança eficaz. São mais importantes para os gerentes de nível intermediário. Habilidade Conceitual: Consiste na capacidade para lidar com idéias e conceitos abstratos. São mais importante para os gerentes de alto nível.

2 Conceituais Humanas Técnicas INSTITUCIONAL _ _ _ _ _ _ _ _ALTA DIREÇÃO INTERNEDIÁRIO_ _ _ _ _ _ _ _GERÊNCIA OPERACIONAL_ _ _ _ _ _ _ _SUPERVISÃO A combinação dessas habilidades varia à medida que a pessoa sobe na escala hierárquica, de posição de supervisão a posição de alta direção. Na medida em que se sobem para os níveis mais elevados, diminui a necessidade habilidades técnicas, enquanto aumenta a necessidade de habilidade conceitual. Nos níveis inferiores, os chefes e supervisores precisam apenas de habilidade técnica para lidar com as tarefas. Nos níveis mais altos, precisam de habilidades conceituais para decidir sobre o destino da organização. HABILIDADES DO ADMINISTRADOR

3 PAPÉIS DO ADMINISTRADOR Segundo FranK Shipper, cientista social britânico clarificou a distinção entre as abordagens gerenciais dizendo que as funções dos administradores dizem respeito aos resultados desejados. E esses resultados são obtidos por meio do desempenho dos papéis do administrador, ou seja, o desempenho real. Dito de outra maneira, os papéis do administrador são meios, enquanto as funções são os fins do desempenho gerencial.

4 PAPÉIS GERENCIAIS De acordo com o estudo Henry Mintzberg, os gerentes cumprem três papéis principais: interpessoais, informacionais, e decisórios.FUNÇÃODESCRIÇÃO ATIVIDADES IDENTIFICÁVEIS Chefe Chefe simbólico; obrigado a desempenhar um número de tarefas rotineiras de natureza legal ou social. Receber visitantes; assinar documentos legais. Líder Responsável pela motivação e atuação dos funcionários; responsável pela assessoria, treinamento e deveres associados. Desempenhar virtualmente todas as atividades que envolvem os funcionários. Ligação Mantém desenvolvida por conta própria uma rede de contatos externos e informantes que propiciam favores e informações. Acusar o recebimento de correspondências; fazer trabalhos externos; desempenhar outras atividades que envolvam pessoas de fora. INTERPESSOAL

5 FUNÇÃODESCRIÇÃO ATIVIDADES IDENTIFICÁVEIS PAPÉIS GERENCIAIS INFORMACIONALMonitor Procura e receber uma ampla variedade de informações especiais para desenvolver um entendimento profundo da organização e do meio ambiente; Emerge como central de informações internas e externas sobre a organização. Ler jornais e relatórios; manter contatos pessoais. Disseminador Transmite informações recebidas de outros funcionários aos membros da organização. Realizar reuniões para transmitir informações. Porta voz Transmite informações às pessoas de fora sobre planos, políticas, ações e resultados da organização. Realizar reuniões da diretoria; fornecer informações para a impressa.

6 FUNÇÃODESCRIÇÃO ATIVIDADES IDENTIFICÁVEIS PAPÉIS GERENCIAISDECISORIALEmpreendedor Procura oportunidade em organizações e seu ambiente e inicia projetos de melhoria para realizar mudanças; supervisiona o desenvolvimento de projetos. Organiza estratégias e rever as sessões para desenvolver novos programas. Solucionadores de distúrbios Responsável pelas ações corretivas quando a organização enfrenta distúrbios importantes. Organiza estratégias e rever as sessões que envolvem distúrbios e crises. Alocador de recursos Responsável pela alocação de recursos de todos os tipos. Programar; requerer autorização; desempenhar qualquer atividade que envolva o orçamento e a programação do trabalho do funcionário. Negociador Responsável por representar a organização nas principais negociações. Participar nas negociações de contrato sindicais ou nas negociações com os fornecedores.

7 SISTEMAS E AMBIENTES CONCEITO DE SISTEMAS: é o conjunto de elementos interdependentes que se relacionam entre si formando uma totalidade, cujo resultado final é maior do que a soma das partes e buscam alcançar os objetivos organizacionais. Características dos sistemas: Propósito ou objetivo: todo o sistema tem um ou alguns propósitos ou objetivos. As unidades ou elementos, bem como os relacionamentos definem um arranjo que visa sempre a um objetivo ou finalidade a alcançar. Globalismo ou totalidade: todo sistema tem uma natureza orgânica. Ou seja, qualquer estímulo em qualquer unidade do sistema afetará a todas as unidades devido o relacionamento existente entre eles.

8 COMPONENTES DO SISTEMA Os componentes necessários à operação de um sistema são subsistemas, que por sua vez são formados pela reunião de novos subsistemas menores. Hierarquia dos sistemas e o número de subsistemas dependem da complexidade do sistema. Não há sistemas fora de um meio específico, os sistemas existem em um meio e são por eles condicionados. Meio é tudo que existe dentro e fora de um sistema e que tem alguma influência sobre a operação do sistema.

9 TIPOS DE SISTEMAS Quanto à sua constituição: Físicos ou concretos: quando compostos de equipamentos, de maquinários e de objetos de coisas reais (hardware). Abstratos ou conceituais: quando compostos de conceitos, filosofias, planos, hipóteses e idéias (Software). Quanto à sua natureza : Fechados ou Mecânicos: são os sistemas que não apresentam o intercâmbio com o meio ambiente que os circunda, pois são herméticos a qualquer influência ambiental. Abertos ou Orgânicos: são os sistemas que apresentam relações de intercâmbio com o ambiente através de entradas e saídas.

10 SISTEMASMECÂNICOSSISTEMASORGÂNICOS  Rigidez  Flexibilidade  Permanência  Mudança  Definitivo  Adaptabilidade  Certeza  Incerteza  Previsibilidade  Imprevisibilidade  Ambiente Estável  Ambiente Instável  Burocracia  Adhocracia DIFERENÇAS ENTRE AS ABORDAGENS

11 ORGANIZAÇÕESBUROCRÁTICAS Modelo Mecanístico ORGANIZAÇÕESADAPTATIVAS Modelo Orgânico Centralizada e única Muitas e impostas Pequena e cerrada Especializadas e rotineiras RaríssimasAutoridade Regras e procedimentos Amplitude de Controle Tarefas Descentralizada e dispersa Poucos e consensuais Ampla e liberal Compartilhadas e inovadoras Muitíssimas DIFERENÇAS ENTRE AS ABORDAGENS

12 PARÂMETROS DO SISTEMA Entrada ou insumo: É tudo que o sistema importa ou recebe do seu mundo exterior, informação; energia; materiais; matéria prima; recursos humanos e financeiros etc. Processamento ou transformação: É o local onde ocorre e se processa os insumos recebidos pelas entradas. Saída ou resultado: É por onde se exporta o resultado de suas operações para o meio ambiente, que são: produtos, bens ou serviços. Feedback: É a capacidade que o sistema tem de informar quando os seus produtos, bens ou serviços estão fora dos padrões desejados. Retroalimentação ou retroação: É a capacidade que o sistema possui de realizar correções quando os seus produtos, bens ou serviços estão fora dos padrões desejados.

13 ENTRADAS Informações; Energia; Recursos: Humanos; Financeiros e Materiais. Processamento ou Transformação PROCESSAMENTOSAÍDAS Produtos acabados; Bens e/ou Serviços. Retroalimentação ou Retroação Feedback AMBIENTE

14 CONCEITO DE AMBIENTE: É o contexto que envolve externamente a organização, é a situação dentro da qual uma organização está inserida. Como a organização é um sistema aberto, ela mantém intercâmbio com o ambiente que a rodeia. Tudo que ocorre externamente no ambiente passa a influenciar internamente o que ocorre na organização. COMPONENTES DO AMBIENTE ORGANIZACIONAL Ambiente geral: é o macroambiente, ou seja, é o ambiente comum a todas as organizações. Tudo que acontece no ambiente geral afetara direta ou indiretamente toda a organização. Ambiente específico ou de tarefa: é o segmento do ambiente geral do qual cada organização extrai as suas entradas e deposita as suas saídas. É o ambiente de operação de cada organização.

15 O AMBIENTE GERAL É CONSTITUÍDO DE: AMBIENTE TECNOLÓGICO; AMBIENTE LEGAL; AMBIENTE POLÍTICO; AMBIENTE ECONÔMICO; AMBIENTE DEMOGRÁFICO; AMBIENTE ECOLÓGICO; AMBIENTE CULTURAL.

16 AMBIENTE ESPECÍFICO OU DE TAREFA É CONSTITUIDO DE: FORNECEDORES; CLIENTES; CONCORRENTES; ENTIDADES REGULADORAS. Quando a organização escolhe o seu produto ou serviço, e quando escolhe o mercado onde pretende colocá-los, ela está definindo o seu ambiente específico ou de tarefa. É no ambiente de tarefa que uma organização estabelece o seu domínio ou, pelo menos procura estabelecê-lo. O domínio depende das relações de poder ou dependência de uma organização em fase do ambiente quanto às suas entradas ou saídas. A organização tem poder sobre seu ambiente de tarefa.

17 DINÂMICA E COMPLEXIDADE AMBIENTAL TIPOLOGIAS DE AMBIENTES : Quanto a sua estrutura, os ambientes podem ser classificados em: Ambiente Homogêneo: Quando é composto de fornecedores, clientes e concorrentes semelhantes. Neste ambiente há pouca segmentação ou diferenciação dos mercados. Ambiente heterogêneo: Quando ocorre muita diferenciação entre os fornecedores, clientes e concorrentes, provocando uma diversidade de problemas diferentes à organização. Nesta ambiente há muita diferenciação dos mercados.

18 CARACTERÍSTICAS DOS AMBIENTES AMBIENTE HOMOGÊNEO AMBIENTE HETEROGÊNEO  Pouca segmentação de mercado  Muita segmentação de mercado  Simplicidade ambiental  Complexidade Ambiental  Problemas ambientais homogêneos  Problemas ambientais heterogêneos  Reações uniformes da organização  Reações diferenciadas da organização  Estrutura organizacional simples  Estrutura organizacional diferenciada

19 Quanto à sua dinâmica, os sistemas podem ser classificados: TIPOLOGIAS DE AMBIENTES: Ambiente estável: É o ambiente que se caracteriza por pouca ou nenhuma mudança. É o ambiente onde não ocorrem mudanças ou, se houver, são mudanças lentas e perfeitamente previsíveis. Ambiente instável: É o ambiente dinâmico que se caracteriza por muitas mudanças. É o ambiente no qual os agentes estão constantemente provocando mudanças e influências recíprocas, formando um campo dinâmico de forças. A instabilidade provocada pelas mudanças gera a incerteza para a organização.

20 CARACTERÍSTICAS DOS AMBIENTESESTÁVELINSTÁVEL  Estabilidade e permanência  Instabilidade e variação  Pouca mudança  Muita mudança  Problemas ambientais e rotineiros  Problemas ambientais novos  Previsibilidade e certeza  Imprevisibilidade e incerteza  Rotina  Ruptura  Manutenção do status quo  Inovação e criatividade  Reações padronizadas e rotineiras  Reações variadas e inovadoras  Tendência à burocracia  Tendência à adhocracia  Lógica de sistema fechado  Lógica de sistema aberto  Preocupação com a organização  Preocupação com o ambiente  Intra-orientação para a produção  Extra-orientação para o mercado  Ênfase na eficiência  Ênfase na eficácia

21 RELAÇÕES ENTRE ORGANIZAÇÃO E AMBIENTE A organização relaciona-se com o seu ambiente externo, como um sistema aberto que capta energia desse ambiente, transforma-a e envia-a para o mesmo ambiente ou outro diferente. Essa energia é captada e enviada sob a forma de informações, produtos e serviços. A empresa deve estar em contato com o seu ambiente externo e saber adaptar-se às condições favoráveis e desfavoráveis que esse ambiente impõe a organização, sob pena de até mesmo sofre solução de continuidade de suas operações. O ambiente organizacional pode ser definido como sendo agregação de todas as condições, eventos e influências que envolvem e interagem esse ambiente. AMBIENTE ORGANIZACIONAL

22 INFLUÊNCIA DOS AMBIENTES NAS EMPRESAS Ambiente natural: Consiste no ar, terra, água e todos os recursos naturais. Ambiente histórico: Esse ambiente prove informações de origem da administração a todos os outros ambientes, e auxilia a planejar melhor o futuro. Ambiente econômico: É um dos mais importantes para a organização, e influencia mercados produtores, mercados consumidores e a própria natureza do negócio. Ambiente social: Fatores sociais apresentam problemas para o administrador pela significância do seu impacto nas operações da empresa. Ambiente cultural: É bastante relacionado ao ambiente social, pois alguns fatores sociais refletem diretamente na cultura do povo, e as normas culturais e religiosas desse povo interferem com o produto de uma empresa.

23 AMBIENTE INTERNO Podemos considerar o ambiente interno como sendo subsistemas: Técnico, Organizacional, Normativo e Humano. Subsistema técnico: refere-se à tecnologia utilizada para atingir o objetivo principal. Subsistema organizacional: trata da forma de relacionamento entre os membros da organização de quais padrões devem ser seguidos. Subsistema normativo: consiste na definição de valores, filosofias e objetivos. Subsistema humano: refere-se aos tipos de personalidade, relações grupais e ao estilo de liderança que os membros de uma organização utilizam.

24 A ADMINISTRAÇÃO EM UM CONTEXTO GLOBALIZADO, DINÂMICO E COMPETITIVO Dinamismo e mudanças A administração não é um modo de vida ou uma filosofia isolada; É o pensamento e a ação que unem a vida humana na busca dos valores sociais; Administração é a causadora e a formadora da organização; ela atua e se realiza através da organização; Ela deve ser encarada como parte da sociedade, e sua atividade, como conseqüência dos valores sociais. Como dizer Joseph Schumpeter: “A economia saudável é aquela que rompe o equilíbrio por meio da inovação tecnológica.” Em vez de tentar otimizar o que já existe, a atitude produtiva é a de inovar através daquilo que ele chamou de destruição criativa. Destruir o velho para criar o novo.

25 CARACTERÍSTICAS DAS ORGANIZAÇÕES FUTURAS O tamanho das organizações empresariais continuará a aumentar; O ambiente cultural no quais as organizações operam representará um aumento de esforço; A automação e outros serviços tecnológicos continuaram a mudar a composição básica da força de trabalho; Muitos fatores cooperaram para tornar a imagem do alto executivo como tomador de decisão e coordenador; Em vez de parecer uma pirâmide, a organização do futuro será semelhante a um retângulo; A descentralização, cada vez mais será o meio de cooperar com as soluções dos problemas da organização.


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