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1 Slides 3 – Prof. Isaak – Gestão corporativa de negócios ESTRUTURA & HIERARQUIA As mudanças na estrutura organizacional existem para satisfazer a necessidades, com de crescimento e também de adequação as mudanças ambientais.

2 Slides 3 – Prof. Isaak – Gestão corporativa de negócios ESTRUTURA & HIERARQUIA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL - arranjo de pessoas e tarefas para atingir as metas organizacionais. Consiste numa rede de relacionamentos entre indivíduos, posições e tarefas. ESTABELECE AS RELAÇÕES FUNCIONAIS E FORMAIS DENTRO DA ORGANIZAÇÃO. Permite observar e classificar os principais aspectos da anatomia organizacional e a compará-los com outras organizações. As decisões relativas ao tamanho & forma da estrutura consideram: A velocidade das mudanças ambientais O processo de tomada de decisão O crescimento da organização (fase do seu ciclo de vida) A cultura organizacional O nível de tecnologia empregado As formas e o processo de comunicação

3 Slides 3 – Prof. Isaak – Gestão corporativa de negócios ESTRUTURA & HIERARQUIA BUROCRACIA BUROCRACIA – é a forma de organização racional, sistemática e precisa, pela qual as regras, regulamentos e técnicas de controle estão definidos. NÃO CONFUNDIR “BUROCRACIA” COM GRANDEZA DE TAMANHO E EXCESSO DE PAPELÓRIO E CONTROLE. VANTAGENS: Organizações mais complexas precisam de definições claras. Permite uma compreensão ampla do funcionamento da empresa. DESVANTAGENS: Pode ser rígida no trato com as pessoas e os problemas. Regras e procedimentos pode dar lentidão e ineficiência.

4 Slides 3 – Prof. Isaak – Gestão corporativa de negócios ESTRUTURA & HIERARQUIA PRINCÍOPIOS DA BUROCRACIA HIERARQUIA DE AUTORIDADE – cada unidade organizacional mais baixa é controlada e supervisionada por uma mais elevada. E o número de funcionários aumenta à medida que se desce o nível de autoridade. UNIDADE DE COMANDO – cada subordinado recebe ordens e deveres por apenas UM ÚNICO superior hierárquico. ESPECIALIZAÇÃO DE TAREFAS – Há divisão de trabalhos, e por tipos de trabalhos (Departamentalização). O nível de especialidade das tarefas permite um melhor controle de execução. DEVERES E DIREITOS DOS EMPREGADOS – As regras estabelecem a descrição do cargo, seus procedimentos, direitos e deveres. AUTORIDADE – As funções de autoridade são formais e claramente conhecida de todos, assim como os limites desta autoridade.

5 Slides 3 – Prof. Isaak – Gestão corporativa de negócios ESTRUTURA & HIERARQUIA DESENHO ORGANIZACIONAL A formação de uma estrutura pode ser percebida de 4 formas: Como estrutura básica – pela divisão do trabalho organizacional e a alocação dos recursos. Como mecanismos de operação – indicando aos participantes, o que devem ou não devem fazer, por meio de descrição de cargos, procedimentos e rotinas, padrões de desempenho e sistemas de avaliação. Como mecanismo de decisão – estabelecendo o processo de tomada de decisão. Como mecanismo de coordenação entre as partes.

6 Slides 3 – Prof. Isaak – Gestão corporativa de negócios ESTRUTURA & HIERARQUIA DESENHO ORGANIZACIONAL – Características DIFERENCIAÇÃO – refere-se a divisão do trabalho organizacional mais adequada ao dos objetivos. Quanto maior a diferenciação, mais HETEROGENEIDADE. E quanto maior a heterogeneidade, maior a COMPLEXIDADE. DIFERENCIAÇÃO HORIZONTAL – por departamentos ou divisões. DIFERENCIAÇÃO VERTICAL – pelos níveis hierárquicos e autoridade

7 Slides 3 – Prof. Isaak – Gestão corporativa de negócios ESTRUTURA & HIERARQUIA DESENHO ORGANIZACIONAL – Características CENTRALIZAÇÃO – refere-se à concentração ou dispersão do poder dentro da organização (distribuição de autoridade e do processo decisório). Quanto maior a descentralização, mais a autoridade é delegada e distribuída aos níveis mais baixos. Nenhuma organização comercial é completamente centralizada ou descentralizada. A descentralização pode permitir uma estrutura por UNIDADES DE NEGÓCIOS, com autosuficiência e controle pelos RESULTADOS APRESENTADOS.

8 Slides 3 – Prof. Isaak – Gestão corporativa de negócios ESTRUTURA & HIERARQUIA DESENHO ORGANIZACIONAL – Características CENTRALIZAÇÃO

9 Slides 3 – Prof. Isaak – Gestão corporativa de negócios ESTRUTURA & HIERARQUIA DESENHO ORGANIZACIONAL – Características INTEGRAÇÃO – refere-se ao grau de coordenação entre os diferentes setores e cargos de uma organização. Para que haja melhor integração, alguns aspectos devem ser estabelecidos: Normalização e visibilidade da estrutura e dos níveis hierárquicos Manualização dos processos e da divisão do trabalho Objetivos claros Bom senso na departamentalização Exercícios de liderança dos ocupantes dos cargos de chefia Uso da tecnologia como forma de apoio a coordenação Comunicação sem ruído

10 Slides 3 – Prof. Isaak – Gestão corporativa de negócios ESTRUTURA & HIERARQUIA DESENHO ORGANIZACIONAL – Características FORMALIZAÇÃO – é a técnica de prescrever como, quando e por quem as tarefas deverão ser executadas. Refere-se ao grau em que as regras e os regulamentos são explicitamente definidos, governado o comportamento dos participantes. A formalização é aplicação clara do conceito weberiano da BUROCRACIA Maior a formalização - organização mais: “burocrática”, mecânica, fechada, formalizada, rotinizada, bem-definida, programada e mais fácil de controlar. Ex: organizações com tarefas rotineiras e com o uso da tecnologia como suporte nos processos. Menor a formalização – organização com mais: criatividade, menos controle, mais descentralização e rotinas menos rígidas. Ex: organizações com tarefas complexas ou/e com o uso da tecnologia, mais com imputs do que como transformação.

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12 ESTRUTURA & HIERARQUIA DELEGAÇÃO DE AUTORIDADE – em muitas empresas para o processo decisório ser mais rápido e eficiente, é delegada a autoridade. A delegação está muito ligada ao empowerment; A delegação aumenta a motivação e a responsabilidade do ocupante; Empresas com estruturas enxutas e que passaram por downsizing, a delegação é necessária, devido a crescente carga de trabalho nos níveis. Componentes da delegação: 1.Designação de deveres 2.Concessão de autoridade 3.Criação de uma obrigação DESENHO ORGANIZACIONAL – Características

13 Slides 3 – Prof. Isaak – Gestão corporativa de negócios ESTRUTURA & HIERARQUIA Aumentando as chances da DELEGAÇÃO E DO EMPOWERMENT. 1. Designar as tarefas para as pessoas certas 2. Delegar a tarefa por inteiro 3. Dar tantas instruções quanto o necessáiro 4.Reter algumas tarefas importantes para si. 5.Obter feedback sobre a tarefa delegada. 6.Delegar tanto tarefas agradáveis quanto desagradáveis. 7.Abster-se dos detalhes 8.Avaliar e premiar o desempenho DESCENTRALIZAÇÃO – alto grau de delegação de tarefas, poder e autoridade. CENTRALIZAÇÃO – alto grau de retenção de poder, tarefas e autoridade. DESENHO ORGANIZACIONAL – Características

14 Slides 3 – Prof. Isaak – Gestão corporativa de negócios ESTRUTURA & HIERARQUIA DESENHO ORGANIZACIONAL – Características AMPLITUDE DE CONTROLE – refere-se ao número de subordinados que cada órgão ou cargo pode ter, a fim de influenciá-los adequadamente. Comunicação mais lenta decisões mais lentas Mais controle Ênfase nos processos Exemplos ? Processo decisório ágil Organizações criativas Mais qualificação Ênfase resultados Exemplos ? Como variáveis: Tecnologia Ambiente Delegação Podem ser percebidas Dentro da AMPLITUDE DE CONTROLE

15 Slides 3 – Prof. Isaak – Gestão corporativa de negócios ESTRUTURA & HIERARQUIA TIPOS DE ESTRUTURAS Presidência Diretoria Gerência Chefia de Divisão Supervisor de Setor Encarregado de Seção Nível Operacional Nível estratégico Nível tático Nível Operacional ESTRUTURA VERTICALIZADA ESTRUTURA HORIZONTALIZADA

16 Slides 3 – Prof. Isaak – Gestão corporativa de negócios ESTRUTURA & HIERARQUIA TIPOS DE ESTRUTURAS ESTRUTURAS HORIZONTALIZADAS – poucos níveis hierárquicos ESTRUTURAS VERTICALIZADAS – muitos níveis hierárquicos ESTRUTURAS SIMPLES – Poucas pessoas e funções, áreas organizacionais. ESTRUTURAS COMPLEXAS – muitas pessoas, muitas funções, áreas distintas e com alta especialização do trabalho. ELEMENTOS A SEREM AVALIADOS NA ESTRUTURA:  Delegação de poder,  Nível de tecnologia,  Grau de comunicabilidade,  Velocidade na tomada de decisão,  Formas de controle,  Especialização do ocupante do cargo.

17 Slides 3 – Prof. Isaak – Gestão corporativa de negócios ESTRUTURA & HIERARQUIA TIPOS DE ESTRUTURAS ESTRUTURA FORMAL – há linha de autoridade e linha de responsabilidade Vantagens: unidade de comando e simplicidade de estrutura Desvantagens: rigidez na informação e comunicação

18 Slides 3 – Prof. Isaak – Gestão corporativa de negócios TIPOS DE ESTRUTURAS ESTRUTURA & HIERARQUIA ESTRUTURA INFORMAL – Não é visível mas ninguém pode negá-la. A convivência ou os interesses pessoais podem contribuir para a constituição de uma estrutura informal. È comum em toda forma de organização humana.

19 Slides 3 – Prof. Isaak – Gestão corporativa de negócios ESTRUTURA & HIERARQUIA TIPOS DE ESTRUTURAS ESTRUTURA CLÁSSICA

20 Slides 3 – Prof. Isaak – Gestão corporativa de negócios ESTRUTURA & HIERARQUIA FUNÇÕES DE LINHA E DE STAFF

21 Slides 3 – Prof. Isaak – Gestão corporativa de negócios ESTRUTURA & HIERARQUIA ORGANOGRAMA Desenho ou disposição gráfica que mostra as relações de funções, delegações e hierarquia dentro de uma organização. Permite visualizar: sistema de informação, fluxo de comunicação, unidade de comando, uniformidade de cargos, classificação de tarefas e etc.

22 Slides 3 – Prof. Isaak – Gestão corporativa de negócios ORGANOGRAMA

23 Slides 3 – Prof. Isaak – Gestão corporativa de negócios ESTRUTURA MATRICIALESTRUTURA MATRICIAL

24 DEPARTAMENTALIZAÇÃO ESTRUTURA & HIERARQUIA Processo de subdividir o trabalho em departamentos DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL – divisão por tipo de atividades

25 Slides 3 – Prof. Isaak – Gestão corporativa de negócios ESTRUTURA & HIERARQUIA DEPARTAMENTALIZAÇÃO DEPARTAMENTALIZAÇÃO TERRITORIAL / CLIENTE – arranjo para atender as áreas geográficas e clientes específicos. Indicado quando empresa trabalha em diferentes mercados e em grande áreas.

26 Slides 3 – Prof. Isaak – Gestão corporativa de negócios ESTRUTURA & HIERARQUIA DEPARTAMENTALIZAÇÃO DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PRODUTO-SERVIÇO - arranjo para atender a venda de diferentes produtos. Indicado para mix extensos.

27 Slides 3 – Prof. Isaak – Gestão corporativa de negócios ESTRUTURA & HIERARQUIA DEPARTAMENTALIZAÇÃO

28 Slides 3 – Prof. Isaak – Gestão corporativa de negócios ESTRUTURA & HIERARQUIA PROCESSO E FLUXOGRAMA PROCESSO – as atividades dentro da empresa passam por diversas pessoas e setores, mostrando o caminho da atividade. O FLUXOGRAMA serve para mapear e identificar por onde passa a atividade, sua finalidade e buscando a otimização deste processo.

29 Slides 3 – Prof. Isaak – Gestão corporativa de negócios

30 Colégio Santo Agostinho

31 Slides 3 – Prof. Isaak – Gestão corporativa de negócios Secretária de infra-estrutura da Paraíba

32 Slides 3 – Prof. Isaak – Gestão corporativa de negócios ANATEL

33 Slides 3 – Prof. Isaak – Gestão corporativa de negócios COPEL

34 Slides 3 – Prof. Isaak – Gestão corporativa de negócios


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