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Fundamentos da estrutura organizacional0 Roteiro do estudo: •Estrutura de equipe •Organização virtual •Organização sem fronteiras •Modelos orgânico e mecanicista.

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1 Fundamentos da estrutura organizacional0 Roteiro do estudo: •Estrutura de equipe •Organização virtual •Organização sem fronteiras •Modelos orgânico e mecanicista •Decorrência dos modelos organizacionais no comportamento do empregado FAC SÃO ROQUE Curso: Administração Turma: ADM-5ª Disciplina: Gestão de pessoas II Ano: I Estruturas organizacionais: opções de novos modelos Álvaro Pequeno

2 Fundamentos da estrutura organizacional15–1 Características: •Rompimento das barreiras departamentais. •Descentralização do processo decisório no nível das equipes. •Requer que os funcionários sejam tanto especialistas quanto generalistas. •Cria uma “burocracia flexível”. Características: •Rompimento das barreiras departamentais. •Descentralização do processo decisório no nível das equipes. •Requer que os funcionários sejam tanto especialistas quanto generalistas. •Cria uma “burocracia flexível”. Estrutura de equipe Utilização das equipes como meio básico de coordenação das atividades de trabalho. OPÇÕES DE NOVOS MODELOS

3 Fundamentos da estrutura organizacional15–2 Conceitos: • Vantagens: oferece o máximo de flexibilidade ao mesmo tempo em que se concentra naquilo que a organização faz de melhor. • Desvantagens: pouco controle sobre pontos-chave do negócio. Conceitos: • Vantagens: oferece o máximo de flexibilidade ao mesmo tempo em que se concentra naquilo que a organização faz de melhor. • Desvantagens: pouco controle sobre pontos-chave do negócio. Organização virtual Organização pequena que terceiriza a maior parte das funções de negócios. É altamente centralizada, com pouca ou nenhuma departamentalização. OPÇÕES DE NOVOS MODELOS

4 Fundamentos da estrutura organizacional15–3 OPÇÕES DE NOVOS MODELOS Uma organização virtual

5 Fundamentos da estrutura organizacional15–4 Conceitos do formato-T: • Elimina as fronteiras internas da organização, tanto verticalmente (hierarquia) como horizontalmente (departamentos). • Quebra as barreiras externas entre a empresa e seus clientes e fornecedores. Conceitos do formato-T: • Elimina as fronteiras internas da organização, tanto verticalmente (hierarquia) como horizontalmente (departamentos). • Quebra as barreiras externas entre a empresa e seus clientes e fornecedores. Organização sem fronteiras Organização que busca eliminar a cadeia de comando, ter amplitude ilimitada de controle e substituir os departamentos por equipes autônomas. OPÇÕES DE NOVOS MODELOS

6 Fundamentos da estrutura organizacional15–5 Modelo mecanicista Estrutura caracterizada por extensa departamentalização, alta formalização, rede limitada de informações e centralização. Modelo orgânico Estrutura "achatada" que utiliza equipes multifuncionais e multi-hierárquicas, tem baixa formalização, possui uma ampla rede de informações e envolve grande participação no processo decisório. Modelos mecanicista e orgânico

7 Fundamentos da estrutura organizacional15–6 Modelos mecanicista e orgânico

8 Fundamentos da estrutura organizacional15–7 Estratégia de inovação Estratégia que enfatiza a introdução de novidades realmente singulares. Estratégia de imitação Estratégia que procura lançar novos produtos ou entrar em novos mercados só depois que a viabilidade deles tiver sido testada pelos inovadores. Minimização de custos Estratégia que enfatiza o rígido controle dos custos, limita os gastos com inovações desnecessárias ou esforço de marketing e reduz preços. Estratégias para estruturas

9 Fundamentos da estrutura organizacional15–8 Relação entre estratégias e estruturas

10 Fundamentos da estrutura organizacional15–9 Características da grande organização: •Mais especialização. •Mais níveis verticais. •Mais regras e regulamentos. Características da grande organização: •Mais especialização. •Mais níveis verticais. •Mais regras e regulamentos. Tamanho O tamanho da organização influencia significativamente sua estrutura. Quanto mais ela cresce, mais ela se torna mecanicista. Porque as estruturas diferem entre si?

11 Fundamentos da estrutura organizacional15–10 Características da rotinização (padronizada e personalizada) nas atividades: •As tecnologias rotinizadas estão associadas a estruturas mais verticalizadas e departamentalizadas, bem como à formalização. •As tecnologias rotinizadas levam à centralização quando a formalização é baixa. •As tecnologias não-rotinizadas são vinculadas à delegação da autoridade decisória. Características da rotinização (padronizada e personalizada) nas atividades: •As tecnologias rotinizadas estão associadas a estruturas mais verticalizadas e departamentalizadas, bem como à formalização. •As tecnologias rotinizadas levam à centralização quando a formalização é baixa. •As tecnologias não-rotinizadas são vinculadas à delegação da autoridade decisória. Tecnologia Os meios pelos quais uma empresa transforma insumos em resultados. Porque as estruturas diferem entre si?

12 Fundamentos da estrutura organizacional15–11 Dimensões-chave: •Capacidade: o grau em que o ambiente consegue sustentar o crescimento. •Volatilidade: o grau de instabilidade do ambiente. •Complexidade: o grau de heterogeneidade e de concentração dos elementos ambientais. Dimensões-chave: •Capacidade: o grau em que o ambiente consegue sustentar o crescimento. •Volatilidade: o grau de instabilidade do ambiente. •Complexidade: o grau de heterogeneidade e de concentração dos elementos ambientais. Ambiente Instituições ou forças externas que têm o potencial de afetar o desempenho da organização. Porque as estruturas diferem entre si?

13 Fundamentos da estrutura organizacional15–12  Características da burocracia •Especialização •Formalização •Departamentalização •Centralização •Reduzida amplitude de controle •Adoção da cadeia de comando  Por que a burocracia sobrevive? •As empresas grandes prevalecem •A turbulência ambiental pode ser administrada •A padronização pode ser cada vez mais atingida pela contratação de pessoas que tenham passado por extensivo treinamento educacional •A tecnologia mantém o controle A burocracia está morta?

14 Fundamentos da estrutura organizacional15–13 Resultados das pesquisas:  A especialização do trabalho contribui para uma maior produtividade do funcionário, mas reduz sua satisfação.  Os benefícios da especialização declinam rapidamente na medida em que os funcionários buscam trabalhos intrinsecamente mais gratificantes.  Os efeitos da amplitude de controle sobre o desempenho dos funcionários dependem das diferentes habilidades, estruturas das tarefas e outros fatores organizacionais.  A participação no processo decisório está positivamente relacionada à satisfação no trabalho. Resultados das pesquisas:  A especialização do trabalho contribui para uma maior produtividade do funcionário, mas reduz sua satisfação.  Os benefícios da especialização declinam rapidamente na medida em que os funcionários buscam trabalhos intrinsecamente mais gratificantes.  Os efeitos da amplitude de controle sobre o desempenho dos funcionários dependem das diferentes habilidades, estruturas das tarefas e outros fatores organizacionais.  A participação no processo decisório está positivamente relacionada à satisfação no trabalho. Decorrência dos modelos organizacionais no comportamento do funcionário

15 Fundamentos da estrutura organizacional15–14 Estrutura organizacional: seus determinantes e resultados

16 Fundamentos da estrutura organizacional15–15 Modelo tridimensional do ambiente

17 Fundamentos da estrutura organizacional15–16 Referência bibliográfica Robbins, S. Comportamento organizacional. 14ª ed. São Paulo: Pearson, 2010


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