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Universidade de Brasília ADM – Departamento de Administração Administração de Recursos Materiais Turma 14 GRUPO 41 18 de outubro de 2009 Subgrupo X: Adelson.

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1 Universidade de Brasília ADM – Departamento de Administração Administração de Recursos Materiais Turma 14 GRUPO de outubro de 2009 Subgrupo X: Adelson Júnior – 09/88308 Carolina Torma – 09/91694 Subgrupo Y: Adso Oliveira – 07/43372 Willie Macedo – 07/55451 Camila Wanderley – 09/91163 Responsável: Camila Wanderley

2 R07 Estratégias de Suprimentos

3 1. O processo de determinação das estratégias de suprimento é estruturado em três macroetapas. Cite-as e diga quais as atividades realizadas em cada uma delas. 1. Avaliação Identificação dos grupos de suprimento Informações sobre os grupos 2. Análise Determinação de estratégias de suprimento Identificação de táticas Identificação dos fornecedores 3. Implantação Prioridades de implantação de estratégias Integração com fornecedores Avaliação contínua das estratégias

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5 2. Quanto à macroetapa de análise, responda: a) Quais as estratégias de suprimento? 1. Estratégia de consolidação; 2. Estratégia de redução de complexidade; 3. Estratégia de integração; e 4. Estratégia de reposicionamento. b) Em que consiste a identificação dos fornecedores potenciais? Essa atividade consiste em estabelecer um banco de dados de fornecedores de classe mundial.

6 3. Quanto às quatros estratégias de suprimento mencionadas na questão anterior, diga quais são suas características e quando devem ser utilizadas. Posição fortalecida: Estratégia de consolidação (Grupo I): Alavancar o poder de barganha dos fornecedores, em decorrência do alto impacto sobre a empresa e da baixa complexidade do mercado. Cotações devem ser adotadas como prática, de forma competitiva e próximo ao menor custo; Estratégia de redução de complexidade (Grupo II): Itens desse grupo não são críticos para a empresa; porém, dada a baixa complexidade do mercado, a empresa pode explorar seu poder de compra. Deve aproveitar para simplificar ao máximo a complexidade administrativa e logística e reduzir os custos, uma vez que o impacto para a empresa é baixo.

7 Posição enfraquecida: Estratégia de integração (Grupo III): Grupo de suprimento considerado estratégico por reunir alta complexidade e alto impacto sobre a empresa. Deve trabalhar na integração com os fornecedores, fazendo relacionamento estáveis e duradouros; Estratégia de reposicionamento (Grupo IV): Posição enfraquecida com relação aos fornecedores desse grupo de suprimento; se for de baixo impacto, a empresa deve criar e/ou obter vantagens que reduzam a situação de gargalo em que se encontra. Desenvolver produtos substitutos ou alternativos, padronizar ao máximo a utilização dos itens em seus produtos e assegurar fornecimento em períodos de alta demanda são algumas das opções.

8 4. Como se calcula as economias potenciais? Preço total internacional – Preço-base atual = Economia potencial* *Antes de realizar qualquer negociação com os fornecedores globais.

9 5. Quais são os objetivos-chave que devem ser alcançados por meio de estratégias de suprimento? Integração com fornecedores (parcerias, cerificação e/ou qualidade assegurada), racionalizando a base de fornecedores e alavancando o poder de negociação; Efetividade organizacional, enfocando em competências-chave, equipes multifuncionais a serviço de desenvolvimento de produtos substitutos e padronização de uso; Benchmark das melhores práticas, desenvolvendo-as continuamente; Gerenciamento da cadeia de suprimentos, otimizando os processos ao longo dessa cadeia e avaliação do melhor preço; Fornecimento mundial (global sourcing), selecionando fornecedores globais que possam prover vantagens de custo a longo prazo.

10 6. No que consiste a macroetapa de avaliação? Etapa 1. Identificação dos grupos de suprimento em função de dois eixos: impacto sobre a empresa e complexidade do mercado. No eixo referente ao impacto do grupo de suprimento sobre a empresa serão avaliados os seguintes itens: Representatividade das compras do total das compras; Percepção pelos clientes do valor agregado desse grupo; Diferenciação do produto final por esse grupo; Satisfação do cliente afetada pela falha desse grupo. No eixo referente a complexidade do mercado serão avaliados os seguintes itens: A concorrência entre os fornecedores do grupo; O volume de compras/poder de barganha da empresa; A instabilidade ou estabilidade do mercado do grupo; As opções de substituição dos produtos do grupo; As restrições do governo ao comércio.

11 Etapa 2. Levantamento de informações sobre os grupos de suprimento no tocante a: Confirmação dos itens incluídos em cada grupo; Volumes utilizados e consumidos anualmente; Preços praticados; Especificações de qualidade; Processos de produção; Processos de compras; Identificação dos fornecedores atuais; Volumes de fornecimento; Localização física; Característica dos contratos; Complexidade do mercado fornecedor; Mercados e/ou segmentos alternativos existentes ou possíveis.

12 7. Quais são os grupos de suprimento identificados e o que significam? Na escala apresentada no livro, onde o eixo vertical representa o impacto sobre a empresa e o eixo horizontal a complexidade do mercado, com intersecção na origem O, onde a complexidade e o impacto são baixos e crescem a medida que se afastam da origem, os grupos são mencionados de I a IV e representam: Grupo I: Alto impacto e baixa complexidade; Grupo II: Baixo impacto e baixa complexidade; Grupo III: Alto impacto e alta complexidade; Grupo IV: Baixo impacto e alta complexidade.

13 Bibliografia CHING, Hong Yuh. Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada. 3ª ed. São Paulo: Atlas, GOOGLE Imagens. Disponível em:. Acesso em: 16 out


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