A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CRIAÇÃO DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CRIAÇÃO DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS"— Transcrição da apresentação:

1 CRIAÇÃO DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
Presidente Gerente A Supervisor A Supervisor B Gerente B Supervisor C CRIAÇÃO DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS Vice-Presidente de Marketing Diretor Marketing Região Nordeste Diretor Marketing Região Sudeste Diretor Marketing Região Sul Jurídico

2 CASO DE CINEMA O JORNAL

3 Departamentalização Ajuda a estruturar a organização
Divisão da mão de obra Quais pessoas serão responsáveis por determinadas tarefas Como a autoridade e responsabilidade serão delegadas na organização

4 Departamentalização Organizar envolve coordenar e alocar os recursos de uma empresa para que ela possa executar seus planos e atingir suas metas

5 Departamentalização Determinação das atividades de trabalho e divisão de tarefas (divisão do trabalho) Agrupamento de cargos e empregados (departamentalização) Atribuição de autoridade e responsabilidade

6 Departamentalização O processo de organização é uma estrutura organizacional formal Organização formal – ordem e configuração dos relacionamentos em uma empresa. Consiste em duas ou mais pessoas trabalhando juntos com um objetivo comum e clareza de propósitos. Estrutura subjacente Estruturas tradicionais – são mais rígidas e há agrupamento dos empregados por função, processos e etc Estruturas contemporâneas – são mais flexíveis e agrupam os empregados para responderem rapidamente aos ambientes empresariais dinâmicos.

7 Estruturas tradicionais > Organograma
Departamentalização Estruturas tradicionais > Organograma Presidente Vice Presidente Finanças Gerente de contabilidade Gerente Planejamento Financeiro Operações Gerente de Produção Diretor Recursos Humanos Marketing Diretor de atendimento a clientes Gerente de vendas O organograma pode indicar o tipo geral de trabalho executado em cada posição

8 Departamentalização Departamentalização funcional;
Departamentalização por produto; Departamentalização por processo; Departamentalização por cliente; Departamentalização geográfica.

9 Departamentalização Organização de linha – criada com linhas de autoridade e comunicação diretas e claras que fluem do alto escalão para os níveis inferiores. A medida que a organização cresce, esta organização pode ser aprimorada agregando- se posições de assessoria a configuração. A Ab B C D

10 Departamentalização Estruturas contemporâneas > Flexibilidade
Estrutura Matricial – estrutura organizacional que combina departamentalização funcional e por produto, agrupando pessoas de diferentes áreas funcionais. Estrutura de Comitê – a autoridade e a responsabilidade são exercidas por um grupo de pessoas em vez de um individuo isoladamente.

11 Departamentalização Uso de equipes para ressaltar a motivação e o desempenho O uso de equipes pode aumentar a produtividade, motivação e o desempenho de pessoas e grupos. Grupos de trabalho versus equipes de trabalho Grupos – partilham recursos e coordenam esforços para auxiliar os membros a desempenharem melhor suas funções individuais. Equipes – similares aos grupos de trabalho, mas também requerem a junção de conhecimento, aptidões, capacidades e recursos para atingir uma meta comum.

12 Departamentalização Hierarquia administrativa
Níveis administrativos no âmbito de uma organização que inclui os dirigentes do alto escalão, os gerentes de nível médio e os supervisores Uma organização com uma hierarquia bem definida possui uma cadeia de comando bem definida, ou seja, a linha de autoridade que se estende de um nível de uma organização para o próximo, de cima pra baixo, tornando claro quem se reporta a quais pessoas.

13 Departamentalização Grau de centralização
Centralização - Grau de autoridade formal concentrada em uma área ou em um nível da organização. A alta administração toma a maior parte das decisões. Descentralização – Processo de transferência da autoridade para tomada de decisões para os níveis inferiores da hierarquia organizacional

14 Departamentalização Grau de centralização
Centralização - Grau de autoridade formal concentrada em uma área ou em um nível da organização. A alta administração toma a maior parte das decisões. Descentralização – Processo de transferência da autoridade para tomada de decisões para os níveis inferiores da hierarquia organizacional

15 Departamentalização Estruturas mecanicistas x orgânicas
Mecanicistas – maior especialização de funções, departamentalização rígida, amplitude de controle limitada Orgânicas – grau relativamente reduzido de especialização, departamentalização indefinida, grande amplitude de controle, tomada de decisões descentralizadas

16 Departamentalização Organizações informais
Rede de contatos e canais de comunicação baseadas no relacionamento informal de pessoas em uma organização. As relações informais ajudam o funcionário a se sentir mais bem informado e conectado ao que ocorre na empresa, oferecendo algum sentido de controle sobre seu ambiente de trabalho.

17 OBRIGADO A PRESENÇA DE TODOS
Departamentalização OBRIGADO A PRESENÇA DE TODOS CARLOS EDUARDO LUIS ROBERTO


Carregar ppt "CRIAÇÃO DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google