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“ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E OS SERVIÇOS DE ENFERMAGEM”

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Apresentação em tema: "“ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E OS SERVIÇOS DE ENFERMAGEM”"— Transcrição da apresentação:

1 “ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E OS SERVIÇOS DE ENFERMAGEM”
Universidade Castelo Branco Faculdade de Enfermagem Prof. Claudia Angélica

2 Estrutura Organizacional na Enfermagem
Há necessidade de definição da estrutura organizacional do serviço de enfermagem, pois comporta um grande número de pessoas, com complexidade e diversidade de atividades, tendo necessidade de divisão e distribuição do trabalho.

3 “Estrutura Formal da Organização”
É a estrutura planejada, formalizada oficialmente. Determina quem faz o que e onde nas organizações, evidenciando as relações de poder e autoridades existentes. É um dos meios de que se utilizam as organizações para alcançarem seus objetivos.

4 “Estrutura Informal das Organizações”
Refere-se aos aspectos da organização que não foram planejados formalmente, mas que emergem espontaneamente e naturalmente de interações e relacionamentos sociais entre as pessoas que ocupam posições na estrutura formal.

5 “Aspectos a serem considerados antes da definição da estrutura organizacional do S.E:
Filosofia Objetivos Complexidade das ações Recursos materiais e humanos. Cultura organizacional.

6 CULTURA ORGANIZACIONAL
É uma combinação dos principais elementos constitutivos da organização (filosofia, valores, processos, usos, costumes e comportamentos) “ Cultura organizacional é o conjunto de pressupostos básicos que um determinado grupo inventou, descobriu ou desenvolveu, ao aprender a lidar com os problemas de adaptação externa e de integração interna, e que funcionou bem o bastante para serem considerados válidos,e ensinados aos novos membros como a forma de perceber, pensar e sentir em relação a esses problemas.”

7 CULTURA ORGANIZACIONAL: ASPECTOS
Personalidade da organização. Ligado ao grau de motivação e comprometimento. Identificado através do levantamento de opiniões e percepções de seus membros. Perspectiva temporal de médio/longo prazo. É mais lenta a formação de uma cultura própria nas equipes multidisciplinares, em que trabalham técnicos de diferentes origens profissionais.

8 CULTURA ORGANIZACIONAL E RECURSOS HUMANOS
Como gerenciar a variável cultura: Seleção: É a primeira oportunidade de moldar a cultura desejada pela organização. A seleção de pessoas adequadas que reforcem ou não a cultura da empresa. Treinamento e desenvolvimento Desenvolvimento de carreira Compensação e benefícios: recompensam-se os comportamentos e desempenhos valorizados pela empresa, de forma a reforçar valores importantes da sua cultura.

9 “Estes aspectos irão determinar:”
Divisão do trabalho Especialização Hierarquia Autoridade Supervisão Centralização Descentralização

10 “Formas de Divisão do Trabalho”
Especialização horizontal Especialização vertical

11 “Especialização horizontal”
Corresponde a especialização de atividades do conhecimento, acarretando um maior numero de órgãos no mesmo nível hierárquico. EX: Pode-se criar departamentos por especialidades, por complexidade dos cuidados ou pela patologia que o paciente apresente

12 “Especialização Vertical”
Representa um crescimento da cadeia de comando. Ocorre quando se verifica a necessidade de aumentar a qualidade de supervisão, acrescentando mais níveis hierárquicos de supervisão na estrutura.

13 “HIERARQUIA” Está relacionada com a especialização vertical, que divide a organização em camadas ou níveis de autoridade. A medida que se sobe na escala hierárquica , aumenta a autoridade do ocupante do cargo. A estrutura formal é representada por uma pirâmide: topo, nível intermediário e base.

14 “DENTRE AS RELAÇÕES BÁSICAS DE AUTORIDADE ENCONTRAM-SE”
Autoridade integral Autoridade Administrativa Autoridade técnica Amplitude de supervisão: compreende o número de subordinados que uma pessoa deve subordinar co eficiência.

15 “CENTRALIZAÇÃO” VANTAGENS DESVANTAGENS
As decisões são tomadas por quem tem uma visão geral da organização, criando uniformidade das ações. Maior rapidez na tomada de decisões DESVANTAGENS Sobrecarga da cúpula hierárquica, e as vezes, decisões desvinculadas da realidade. Falta de uniformidade e visão global da organização.

16 “AMPLITUDES DA SUPERVISÃO”
Grande amplitude de supervisão- consiste em uma configuração achatada. Poucos níveis hierárquicos com grandes grupos de trabalho em cada. Pequena amplitude de supervisão - Configuração tipicamente alta, ou seja, muitos níveis hierárquicos, com poucos grupos de trabalho em cada um deles.

17 “TIPOS DE ESTRUTURAS” Estrutura de organização funcional - tem como base a supervisão proposta por Taylor, representada pela autoridade funcional e especializações. Estrutura de organização linear - Constitui a forma mais simples e foi concebida por Fayol; Tem uma estrutura piramidal, havendo a centralização das decisões. Estrutura de organização linha acessória - Existem órgãos de linha (execução) e de assessoria (apoio).

18 “ORGANOGRAMA” É a representação gráfica de órgãos e relações de autoridade existentes entre eles, indicando os órgãos por meio de retângulos e as relações de autoridade por meio de linhas. A posição ocupada na escala hierárquica evidencia a importância que é dada ao serviço de enfermagem e determina o grau de autoridade, influência, status e remuneração do cargo.

19 HERANÇA MORAL DAS ORGANIZAÇÕES BRASILEIRAS
Autoritarismo dos gestores: distância entre quem manda e quem obedece; Foco: nas políticas organizacionais e não nas melhorias dos resultados sistêmicos em benefícios de todos, e sim , no controle da força de trabalho para a manutenção do poder; Práticas: nepotismo e clientelismo; A importância do indivíduo: depende dos relacionamentos que desenvolve com os dirigentes; Regras: aplicadas conforme os interesses particulares e corporativos dos dirigentes.

20 TENDÊNCIAS CULTURAIS:ORGANOGRAMA
VERTICAL: representa claramente a hierarqui na empresa. CIRCULAR: quando se quer ressaltar o trabalho em grupo, e não há a preocupação em representar a hierarquia. HORIZONTAL: quando o nível mais alto do poder está próximo dos níveis mais operacionais, garantindo agilidade e um melhor relacionamento. MATRICIAL: representa a estrutura das organizações que não possuem definição clara das unidades funcionais, mas grupos de trabalhos por projetos que podem ser temporários.


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