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PublicouAline Penha Pacheco Alterado mais de 9 anos atrás
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Organização e Normas ORGANIZACÕES DO QUE??????
NORMA , PARA QUE SERVE???????? Profª. Eliane F. Souza
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O QUE SÃO ORGANIZAÇÕES?
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ORGANIZAÇÕES A organização é um artefato que pode ser abordado como um conjunto articulado de pessoas, métodos e recursos materiais, projetado para um dado fim e balizado por um conjunto de imperativos determinantes (crenças, valores, culturas etc.). (MEIRELES, 2003, p. 46). Podemos falar de organização escolar, organização empresarial, organização pessoal, organização de eventos, organização doméstica, etc. Em todas essas aplicações, o sentido de organização se baseia na forma com as pessoas se inter-relacionam entre si e na ordenação e distribuição dos diversos elementos envolvidos.
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ORGANIZAÇÕES ENVOLVEM
Coordenação de esforços coletivos Burocracia Divisão de Trabalho Hierarquia Poder e controle complexidade
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Existe um conjunto de elementos que estão diretamente associados a uma organização, tais como: clientes, fornecedores, concorrentes, comunicação social, entre outros. As organizações são grupos sociais deliberadamente orientados para a realização de objetivos que, de forma geral, se traduzem no fornecimento de produtos e serviços. Toda organização existe com a finalidade de fornecer alguma combinação de produtos e/ou de serviços.
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A normalização ajuda a:
· Organização do mercado; · Constituição de uma linguagem única entre produtor e consumidor; · Qualidade de produtos e serviços melhorar; · Orientar as concorrências públicas; · Produtividade aumentar, com consequente redução dos custos de produtos e serviços, a contribuição para o aumento da economia do país e o desenvolvimento da tecnologia nacional. Norma é o documento estabelecido por consenso e aprovado por um organismo reconhecido, que fornece regras, diretrizes ou características mínimas para atividades ou para seus resultados, visando à obtenção de um grau ótimo de ordenação em um dado contexto.
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O QUE SÃO ORGANIZAÇÕES? Constituem a forma dominante de instituição em nossa sociedade altamente especializada e interdependente, que se caracteriza por um crescente padrão de vida. (CHIAVENATO, 1999, p. 474) organização é um sistema planejado de esforço cooperativo no qual cada participante tem um papel definido a desempenhar e deveres e tarefas a executar. (CURY, 2000, p. 116).
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CARACTERÍSTICA DAS ORGANIZAÇÕES
São caracterizadas pela divisão do trabalho, poder e responsabilidade de comunicação, pela presença de um ou mais centros de poder que controlam os esforços combinados da organização quando necessário reordenar a sua estrutura, afim de aumentar a sua eficiência, substituindo pessoas, ou reorganizando funções.
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A estrutura de uma organização pode ser formal ou informal.
Uma organização formal é planejada e estruturada seguindo um regulamento interno. Organização informal são as relações geradas espontaneamente entre as pessoas, resultado do próprio funcionamento e evolução da empresa.
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AS ORGANIZAÇÃO PODEM SER:
QUANTO AO GRAU DE FORMALIZAÇÃO: FORMAIS INFORMAIS
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QUANTO AO GRAU DE FORMALIZAÇÃO:
ORGANIZAÇÃO FORMAL: Divisão racional do trabalho; Critérios pré-estabelecidos; Composta por cargos, funções, relações Hierárquicas e funcionais; Não leva em conta sentimentos e emoções; Possui normas e regulamentos. EX.: empresas; instituições governamentais; escolas etc.
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QUANTO AO GRAU DE FORMALIZAÇÃO:
ORGANIZAÇÃO INFORMAL: Surge espontânea e naturalmente; Relações pessoais de grupos informais com sentimentos ou interesses comuns; Não precisa ter limites físicos nem horários: pode se estender a horas e locais de lazer; Possui normas sociais estabelecidas pelas pessoas e não pela instituição; As normas são respeitadas, mesmo não sendo escritas. EX.: grupos de amigos, família, no bairro etc.
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ESTRUTURA DAS ORGANIZAÇÕES
FINALIDADE: Distribuir a autoridade; Distribuir as atividades entre setores e cargos (responsabilidade); Especificação de um sistema de comunicação Permitir alcançar os objetivos organizacionais (permite que as pessoas realizem as atividades e exerçam a autoridade que lhes compete para tal finalidade)
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Elementos da estrutura organizacional
Definição das atividades; Escolha dos critérios para a departamentalização; Centralização x descentralização das áreas de apoio; Localização das assessorias; Amplitude de controle x níveis hierárquicos; Nível de descentralização da autoridade; Sistemas de comunicação; Grau de formalização.
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ORGANIZAÇÕES: ESTRUTURA TRADICIONAL
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