A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Funções de administração

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Funções de administração"— Transcrição da apresentação:

1 Funções de administração
LES 0180 – Introdução a Administração Funções de administração Prof. Evaristo M. Neves

2 Noções sobre funções de administração
1) Planejamento (função direta) 2) Organização (função básica) 3) Direção/coordenação (função básica) 4) Controle (função de acompanhamento)

3 Noções sobre funções de administração
1) Planejamento (função direta) considerado a mais importante função de administração; determina os objetivos e metas; onde são tomadas as decisões iniciais, são feitas as previsões e desencadeadas as estratégicas; direciona todas as outras funções (organização, direção/coordenação e controle/avaliação).

4 Noções sobre funções de administração
1) Planejamento (função direta) Missão Elementos do Planejamento Objetivos Metas

5 Noções sobre funções de administração
1) Planejamento (continuação) Elementos Missão: ligada ao relacionamento da empresa com o meio externo; é o que a empresa espera realizar perante a sociedade, sua influência ou atuação no meio ambiente; embute um conceito de utilidade e juízo de valor.

6 Noções sobre funções de administração
1) Planejamento (continuação) Elementos Objetivos: condições futuras que devem ser atingidas para que a empresa realize sua missão; as empresas podem ter mais do que um objetivo; podem ser cumpridos simultaneamente, ou em diferentes horizontes temporais.

7 Noções sobre funções de administração
1) Planejamento (continuação) Elementos Metas: conseqüência dos objetivos; devem ser estabelecidas e cumpridas, passo a passo, visando atingir os objetivos propostos.

8 Noções sobre funções de administração
Níveis de Planejamento: a) Planejamento estratégico b) Planejamento tático c) Planejamento operacional

9 Noções sobre funções de administração
a) Planejamento estratégico: é de caráter abrangente, tomando toda empresa numa visão de longo prazo; define objetivos e políticas da empresa; deve ser deliberado pelos níveis mais altos da empresa; voltado ao ambiente externo ou meio, buscando identificar as melhores possibilidades de êxito empresarial.

10 Noções sobre funções de administração
b) Planejamento tático: é um detalhamento do planejamento estratégico; elaborado para o curto prazo (1 ano); definido pelos níveis funcionais e hierárquicos elevados (diretoria) e intermediários (gerência) na empresa; deve ser elaborado para cada gerência de produção, porém em conformidade de interesse; deve definir diretrizes e metas para as atividades propostas.

11 Noções sobre funções de administração
c) Planejamento operacional: é um detalhamento do planejamento tático; elaborado para o curtíssimo prazo (meses, semanas); também deve ser definido para cada gerência; define os programas e quais os procedimentos e normas para alcançá-los. Deve dimensionar qualidade e quantidade, para épocas adequadas (tempo), os recursos suficientes e necessários para a plena execução das atividades de produção.

12 Planejamento Estratégico Prática SWOT
AMBIENTE ORGANIZAÇÃO Pontos Fortes Pontos Fracos Ameaças Oportunidades PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

13 Administração Estratégica
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DA ESTRATÉGIA

14 Noções sobre funções de administração
2) Organização (função básica) função básica no processo administrativo; estrutura e agrupa os recursos (principalmente os humanos), permitindo o desempenho necessário para a consecução e atendimento dos objetivos pré-determinados; define a estrutura organizacional da empresa, que mostra a disposição ou ordem dos órgãos ou cargos.

15 Noções sobre funções de administração
2) Organização (função básica) Linear Tipos de estruturas organizacionais Funcional Linha-Staff

16 Noções sobre funções de administração
2) Organização (continuação) Estrutura Linear: Gerente Operacional Sub-Gerente mão-de-obra Sub-Gerente Mecanização Supervisor M.O Fixa Supervisor M.O Volante Supervisor Oficina Mec. Supervisor Mecanização

17 Estrutura Linear: possui uma única autoridade linear;
aspecto piramidal; a comunicação é feita obedecendo o organograma; indicada para pequenas empresas. Vantagens: definição clara da autoridade e responsabilidade em cada posição; estrutura simples e de fácil compreensão. Desvantagens: excessiva centralização das comunicações e decisões em cada chefe; comunicação demorada, sujeita a intermediações e distorções.

18 Noções sobre funções de administração
2) Organização (continuação) Estrutura Funcional: Gerente Operacional Sub-Gerente mão-de-obra Sub-Gerente Mecanização Supervisor M.O Fixa Supervisor M.O Volante Supervisor Oficina Mec. Supervisor Mecanização

19 Estrutura Funcional: autoridade funcional dividida;
cada chefe tem uma determinada especialidade; cada pessoa pode subordinar-se a vários chefes; possui linhas diretas de comunicação; utilizada em pequenas empresas familiares. Vantagens: especialização de chefias, descentralizando e agilizando as decisões; comunicação direta, rápida e sem intermediações. Desvantagens: cúpula da organização tende a ficar por fora do que está acontecendo na empresa; subordinado recebe ordens de vários chefes.

20 Noções sobre funções de administração
2) Organização (continuação) Estrutura Linha-Staff: Gerente Operacional Planejamento e Controle da Produção Topografia Sub-Gerente mão-de-obra Sub-Gerente Mecanização

21 Estrutura Linha-Staff:
Reúne as vantagens das estruturas linear e; funcional possui dois tipos de autoridades: a) autoridade de linha (linear) hierárquica, total e absoluta; comanda as ações e toma as decisões; diretamente ligada a empresa. b) autoridade staff (funcional) autoridade do especialista; transmite recomendação, parecer técnico, consultoria e assessoramento.

22 Noções sobre funções de administração
3) Direção/coordenação (função básica) indica e orienta o comportamento das pessoas no caminho dos objetivos a serem alcançados; é responsável por fazer com que os objetivos sejam executados da melhor forma possível; importância dos fatores intrínsecos.

23 Noções sobre funções de administração
4) Controle (função do acompanhamento): busca assegurar que as coisas sejam feitas de acordo com o que foi planejado, organizado e dirigido; corrige falhas ou erros, manifestados no desenvolvimento do planejamento, organização e/ou direção; previne futuras falhas ou erros ao identificar erros presentes.

24 OBRIGADO!!!


Carregar ppt "Funções de administração"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google