A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS"— Transcrição da apresentação:

1 ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS
Técnicas e Ferramentas de OSM : Departamentalização

2 Princípios básicos da organização formal.
Especialização Como conseqüência do princípio da divisão do trabalho surge a especialização: cada órgão ou cargo passa a ter funções e tarefas específicas e especializadas. A especialização do trabalho proposta pela Administração Científica constitui uma maneira de aumentar a eficiência e diminuir os custos de produção.

3 Princípios básicos da organização formal.
Hierarquia A autoridade se distingue por três características: Autoridade é alocada em posição da organização e não em pessoas. Autoridade é aceita pelos subordinados. A autoridade flui abaixo através da hierarquia verticalizada. Responsabilidade significa o dever de desempenhar a tarefa ou atividade para a qual a pessoa foi designada. O grau de autoridade é proporcional ao grau de responsabilidade assumida pela pessoa. A autoridade emana do superior para o subordinado, enquanto a responsabilidade é a obrigação exigida do subordinado para que este realize tais deveres.

4 Princípios básicos da organização formal.
Responsabilidade é designada a subordinados, embora, na realidade, o que se delega é a autoridade e não somente a responsabilidade. Há muita controvérsia sobre este assunto. Delegar é o processo de transferir autoridade e responsabilidade para posições inferiores na hierarquia. Muitas organizações encorajam seus gerentes a delegar autoridade aos níveis mais baixos para proporcionar o máximo de flexibilidade para satisfazer as necessidades do cliente e se adaptar ao ambiente.

5 Princípios básicos da organização formal.
Técnicas de delegação: Delegar tarefa inteira. Delegar a pessoa certa. Delegar responsabilidade e autoridade. Proporcionar informações adequadas Manter rotação. Avaliar e recompensar o desempenho. Quanto maior a organização, maior tende a ser o número de níveis hierárquicos de sua estrutura. A nivelação hierárquica representa a especialização da direção, ou seja, a distribuição da autoridade e responsabilidade em cada um dos níveis de organização.

6 Princípios básicos da organização formal.
Daí decorre o aspecto piramidal da estrutura hierárquica. Atualmente, as organizações estão reduzindo seus níveis hierárquicos no intuito de enxugar a organização para torná-la mais simples, aproximar a base do topo e faze-la mais ágil e competitiva em um mundo repleto de mudanças e transformações. Hierarquia representa distribuição da autoridade e da responsabilidade entre os diversos níveis da estrutura. Cada nível hierárquico que está acima dos demais níveis tem maior peso nas decisões. Por toda a organização existem pessoas cumprindo ordens de outras que estão situadas em níveis mais elevados. De um modo geral, o direito de comandar diminui à medida que se desce na estrutura hierárquica.

7 O processo administrativo.
Planejamento Organização Direção Controle Missão Objetivos Planos Programas atividades Dividir o trabalho. Designar autoridade Alocar recursos. Designar pessoas. Coordenar. ComunicarLiderar. Orientar Definir padrões. Monitorar Avaliar Ação corretiva.

8 Departamentalização Surge do próprio processo de crescimento da empresa, da divisão do trabalho e da homogeneização das atividades Constitui o agrupamento das atividades necessárias à organização em departamentos específicos. Cada alternativa de departamentalização possui suas vantagens e limitações, as quais devem ser cuidadosamente analisadas

9 Tipos de departamentalização
Por funções Por produtos/serviços Por localização geográfica Por clientes Por processo Por projeto

10 Por funções DIRETORIA PRODUÇÃO VENDAS FINANÇAS VANTAGENS
Agrupa especialistas sob chefia comum, em cada função. Circunstâncias estáveis (tarefas, produtos, ambiente) DESVANTAGENS Barreiras funcionais Introversão administrativa (inadequada para ambiente mutável) Esforços focalizados, sem visão do todo.

11 Por produtos/serviços
DIR. VENDAS DIVISÃO FARMACÊUTICA DIVISÃO VETERINÁRIA DIVISÃO QUÍMICA VANTAGENS Intensifica esforços, concentrando o emprego de tecnologia, conhecimento, recursos em geral Foco nos resultados; maior flexibilidade. DESVANTAGENS Estrutura pesada: aumento de custos Pode dificultar a comunicação empresarial Pode criar privilégios, gerando problemas de relacionamento.

12 Por localização geográfica
VENDAS REGIÃO SUL REGIÃO CENTRO REGIÃO SUL VANTAGENS Adequada às operações geograficamente dispersas (vendas e produção) Ênfase na estratégia territorial (mercado, resultados, etc) Organização voltada para o ambiente externo DESVANTAGENS Pode gerar dificuldades na coordenação das operações Autonomia exagerada provoca problemas Áreas centralizadas (finanças, suprimentos) podem se tornar secundárias.

13 Por clientes VENDAS CLIENTES CORPORATIVOS CLIENTES GOVERNAMENTAIS
CLIENTES REVENDEDORES VANTAGENS Prioriza a satisfação do cliente (abordagem extrovertida) Aprofunda e especializa o conhecimento da empresa sobre o ambiente externo DESVANTAGENS Demais áreas podem se tornar secundárias Pode haver sacrifício de objetivos (lucratividade, produtividade, etc) se a prioridade ao cliente for exagerada.

14 Por processo USINAGEM SAÍDAS ENTRADAS SEÇÃO DE SEÇÃO DE FRESARIA
PREPARAÇÃO SEÇÃO DE FRESARIA SEÇÃO DE TORNEARIA VANTAGENS Otimizar a produção / tecnologia Ênfase nos processos DESVANTAGENS Dificuldades em flexibilidade, devido às modificações tecnológicas Dificuldades com produção diferenciada (adaptação das máquinas).

15 Por projeto Gerente do Projeto Engenheiro de Projeto
Engenheiro Compras Projeto Chefe Execução de Projeto VANTAGENS Orientada para resultado, cada projeto tem seu ciclo de vida específico Enorme concentração de diferentes recursos em uma atividade complexa que exige pontos definidos e prazos determinados DESVANTAGENS Dispensar pessoal quando termina o projeto ou parar máquinas e equipamentos se não tiver outro projeto a vista Provoca forte dose de ansiedade e angústia nas pessoas imprevisibilidade de futuro no emprego


Carregar ppt "ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google