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Estruturas Organizacionais

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Apresentação em tema: "Estruturas Organizacionais"— Transcrição da apresentação:

1 Estruturas Organizacionais
Prof. Wesley Vieira Borges

2 Organização como Função Administrativa
Organização como função administrativa e parte integrante do processo administrativo. Neste sentido, organização significa o ato de organizar, estruturar e integrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração, e estabelecer relações entre eles e as atribuições de cada um deles. Através da organização, as pessoas são agrupadas para melhor realizar em tarefas inter-relacionadas e para melhor poderem trabalhar em grupo.

3 Fundamentos Decorrência da Teoria Neoclássica Processo Administrativo. A Teoria Neoclássica é também denominada Escola Operacional ou Escola do Processo Administrativo, pela sua concepção da Administração como um processo de aplicação de princípios e de funções para o alcance de objetivos. As várias funções do administrador, consideradas como um todo formam o processo administrativo. Planejamento, organização, direção e controle, por exemplo, consideradas separadamente, constituem as funções administrativas, quando visualizadas na sua abordagem total para o alcance de objetivos, elas formam o processo administrativo.

4 Processos Processo é qualquer fenômeno que apresente mudança contínua no tempo ou qualquer operação ou tratamento contínuo. O conceito de processo implica que os acontecimentos e as relações sejam dinâmicos, em evolução, sempre em mudança, contínuos. O processo não é uma coisa parada, estático, é dinâmico.

5 Processos Planejamento Decisão sobre os objetivos. Definição de planos para alcançá-los. Programação de atividades. Organização Recursos e atividades para atingir os objetivos; órgãos e cargos. Atribuição de autoridade e responsabilidade. Direção Preenchimento dos cargos. Comunicação, liderança e motivação do pessoal. Direção para os objetivos. Controle Definição de padrões para medir desempenho, corrigir desvios ou discrepâncias e garantir que o planejamento seja realizado.

6 Organograma Uma das técnicas relacionadas com a organização é o organograma que é um gráfico que representa a estrutura formal da empresa, onde aparecem claramente: - A estrutura hierárquica, definindo os diversos níveis da organização. - Os órgãos componentes da estrutura; - Os canais de comunicação que ligam os órgãos - Os nomes dos ocupantes dos cargos.

7 Organograma Também denominado por Diagrama Organizacional, ou Organograma, um Organograma é um diagrama que representa a estrutura de uma Organização e mostra como estão dispostas as unidades funcionais, a hierarquia e as relações entre os seus membros. Um Organograma pode ser bastante útil dentro de uma organização, pois facilita as decisões relacionadas com a gestão e comunicação entre os departamentos ou membros.

8 Tipos de Organogramas

9 Níveis Organizacionais
Nível 1 - instância decisória e de planejamento Formular as políticas e diretrizes da Unidade/Órgão de acordo com as normas, regras e interesses da Reitoria e das comunidades acadêmica, administrativa e discente; Articular providências visando remover obstáculos e promover evoluções; Efetuar avaliações sistemáticas das necessidades ou tendências sob sua gestão. Nível 2 – 2ª instância decisória Assessorar o nível 1 Articular providências junto às Instâncias Superiores e demais Unidades/Órgãos ; Organizar um conjunto de objetivos ou propósitos organizacionais; Orientar as ações do dia a dia dos níveis 3 e 4, quando houver.

10 Níveis Organizacionais
Nível 3 - estudo das restrições, necessidades e conveniências associadas ao objeto de sua gestão Esquematizar a ação de suas atividades e participar na definição de diretrizes em conjunto com os níveis superiores; Interpretar e traduzir as diretrizes estabelecidas em atos programados; Orientar as gerências, equipes ou células de trabalho do nível 4 quanto aos objetivos e metas a serem atingidas. Nível 4 – Responsável pela supervisão direta da execução de um determinado conjunto de atividades. Estará sempre subordinado a um nível acima e deverá ser constituído de uma equipe ou célula de trabalho; Participar diretamente da execução das tarefas, organizando e removendo obstáculos; Avaliar a forma de execução das atividades e informar sobre ações para a melhoria contínua em função dos objetivos da área.

11 Conceitos básicos sobre organizações
Compreendendo as organizações: conceitos básicos Fatores estruturais Fatores contextuais

12 Dimensões organizacionais
Organizações podem ser analisadas em suas duas dimensões: Dimensões contextuais – características internas Dimensões estruturais – características da organização e do ambiente

13 Dimensões organizacionais
A organização Metas e Estratégia Ambiente Tamanho Cultura Tecnologia Estrutura: Formalização Especialização Hierarquia Centralização Profissionalismo

14 Dimensões estruturais da organização
Formalização Diz respeito ao volume de documentação escrita em uma organização: procedimentos, descrições de cargos, regulamentos, manuais... Especialização É o nível em que as tarefas organizacionais são subdivididas em cargos separados. Hierarquia Define quem se reporta a quem e a esfera de controle de cada unidade. Centralização Refere-se ao nível hierárquico que tem autoridade para tomar uma decisão. Profissionalismo Nível de educação formal e de treinamento dos funcionários.

15 Dimensões contextuais da organização
Tamanho Envolve: (a) capacidade física (capacidade de produção, capacidade de atendimento); (b) quantidade de pessoas numa organização; c) recursos disponíveis (bens). Tecnologia organizacional É a natureza do subsistema de produção, incluindo as ações e técnicas utilizadas para transformar entradas em saídas.

16 Dimensões contextuais da organização
Ambiente Inclui todos os elementos além dos limites da organização e que afetam toda ou parte dela : outras organizações, sindicatos, consumidores, comunidade financeira, fornecedores, etc. Metas e estratégias Definem o propósito e as técnicas que distingue uma organização das demais Uma estratégia é um plano de ação que descreve a alocação de recursos e as atividades necessárias para alcançar as metas organizacionais

17 Dimensões contextuais da organização
As dimensões estruturais e contextuais são interdependentes Ex.: uma organização grande, em um ambiente estável, com uma tecnologia de rotina tende a ser uma organização com alta formalização, grande centralização e alta especialização. Essas dimensões fornecem uma base para a análise de características importantes sobre uma organização e revelam informações significativas sobre ela!!!


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