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Abordagem Contingencial da Administração
Teoria da Contingência
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Teoria da Contingência
Enfatiza que: Organizações e Teorias Administrativas: não há nada de absoluto – tudo depende, tudo é relativo. Variáveis ambientais: variáveis independentes Técnicas Administrativas: variáveis dependentes
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Teoria da Contingência
Em vez de relação causa-efeito entre variáveis independentes do ambiente e variáveis administrativas, há relação funcional – tipo “se-então”.
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Teoria da Contingência - Origens
Partiu de pesquisas sobre teorias anteriores o que resultou numa nova concepção de organização: estrutura da organização e seu funcionamento são dependentes da interface com o ambiente externo, isto é, as condições são ditadas de “fora” da empresa, de seu ambiente.
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Teoria da Contingência - Ambiente
Contexto que envolve externamente as organizações. Tudo o que ocorre no ambiente influencia internamente a organização. Análise das organizações, abordagem múltipla das organizações, interação organização e ambiente iniciado pelos estruturalistas.
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1. Mapeamento Ambiental:
As organizações têm necessidade de tatear, explorar e discernir o ambiente, tendo em vista o seu tamanho e complexidade. Objetivo: reduzir incerteza. O mapeamento não é feito pela organização em si, mas pelas pessoas que a compõe – seus dirigentes.
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2. Seleção Ambiental: Impossibilidade de compreender todas as variáveis de uma só vez. Seleção daquilo que mais convém para a organização. Seleção feita através da informação – para reduzir ambigüidade do ambiente.
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3. Percepção Ambiental: Percepção e interpretação do contexto ambiental. Mesmo ambiente interpretado de maneiras diferentes por organizações diferentes. Percepção depende do que se considera relevante.
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Ambiente Geral Sendo multivariado e complexo, faz-se necessário dividi-lo em duas partes: ambiente geral e ambiente da tarefa. Ambiente Geral Macroambiente – genérico e comum; conjunto de condições comuns a todas as organizações. Podem ser:
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Ambiente Geral Condições tecnológicas Condições legais
Condições políticas Condições econômicas Condições demográficas Condições ecológicas Condições culturais
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Ambiente da Tarefa Ambiente particular – mais próximo e imediato da organização. Pode ser: Fornecedores de entradas Clientes ou usuários Concorrentes Entidades reguladoras
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Ambiente da Tarefa Quando a organização opta pelo produto ou serviço e o mercado onde lançar seus produtos, define o ambiente de tarefa. Ambiente de Tarefa estabelece domínio depende das relações de poder ou dependência face ao ambiente quanto às entradas e saídas
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Ambiente da Tarefa Resultado:
Estratégia Organizacional: tentativa da organização de aumentar o seu poder e reduzir sua dependência quanto ao seu ambiente de tarefa e estabelecer seu domínio.
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Tipologia de Ambientes
Embora o ambiente seja um só, cada organização está exposta a uma parte. Portanto, o ambiente de tarefa, para análise, pode ser dividido em tipos: 1 – Quanto à estrutura 2 – Quanto à dinâmica
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Tipologia de Ambientes
1 – Quanto à estrutura: Ambiente Homogêneo – clientes, fornecedores e concorrentes semelhantes. Não há diferenciação de mercados. Ambiente Heterogêneo – diferenciação entre clientes, fornecedores e concorrentes. Há diferenciação de mercados.
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Tipologia de Ambientes
2 – Quanto à dinâmica: Ambiente Estável – onde quase não ocorrem mudanças. Tranqüilo e previsível. Ambiente Instável – dinâmico, que se caracteriza por muitas mudanças. Instabilidade gerada pelas mudanças gera a incerteza para a organização.
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Tecnologia Variável independente (assim como o ambiente) que influencia as características organizacionais (variáveis dependentes). Elemento indispensável para as organizações, seja rudimentar (vassoura) ou sofisticada (computador).
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Tecnologia Divide-se em:
Tecnologia como variável ambiental: externa; absorve, adquire e incorpora tecnologias de outras empresas. Tecnologia como variável organizacional: interna; faz parte do sistema interno da organização.
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A Organização e seus Níveis
Nível institucional ou estratégico: nível mais elevado da empresa. Nível intermediário: nível médio da organização, chamado de mediador. Nível Operacional: nível técnico.
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O Arranjo Organizacional
Organizações: Sistemas abertos: em se tratando da incerteza oriunda do nível institucional; Sistemas fechados: onde o nível operacional funciona em termos de certeza e previsibilidade.
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O Arranjo Organizacional
Portanto: Nível Institucional: componente estratégico Nível Intermediário: componente tático Nível Operacional: componente técnico
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Novas Abordagens ao Desenho Organizacional
As organizações vivem em um mundo de mudanças e caracterizam-se pela flexibilidade e adaptabilidade ao ambiente e tecnologia. Partindo deste ambiente complexo e mutável, o desenho da estrutura organizacional requer variáveis: entradas, tecnologias, tarefas, estruturas e saídas.
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Novas Abordagens ao Desenho Organizacional
Logo, o desenho organizacional busca coerência entre as áreas de decisão, como: Estratégia Organizacional; Escolha quanto ao modo de organizar; Escolhas de políticas para integrar as pessoas na organização (seleção de pessoal).
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Adhocracia Termo criado por Toffler em seu livro Choque do Futuro (sociedade do futuro dinâmica e mutável). Adhocracia: inverso da burocracia (estruturas organizacionais flexíveis e mutáveis).
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Características da Adhocracia:
Equipes temporárias e multidisciplinares (autônomas e auto-suficientes). Autoridade descentralizada. Atribuições e responsabilidades mutáveis. Poucas regras e regulamentos ( muita liberdade).
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O Homem Complexo Homem como um sistema complexo de valores, percepções, características pessoais e necessidades. Homem que vive como um sistema capaz de manter o equilíbrio interno diante das forças externas do ambiente.
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O Homem Complexo Administração Científica Homo Economicus
Teoria das Relações Humanas Homem Social Teoria Estruturalista Homem Organizacional Teoria Comportamental Homem Administrativo Teoria dos Sistemas Homem Funcional Homem Complexo
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O Homem Complexo As motivações são aprendidas através de suas interações e experiências. O homem complexo é genérico e particular; é ativo e reflexivo. Valorização das diferenças individuais (fim da padronização do comportamento humano).
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Apreciação Crítica Relativismo em Administração Bipolaridade Contínua
Ênfase no Ambiente Ênfase na Tecnologia Compatibilização entre Abordagens de Sistema Aberto e Sistema Fechado Caráter Eclético e Integrativo
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