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Escala de Stress Infantil – ESI e Teste das Fábulas - Fábula de Duss

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Apresentação em tema: "Escala de Stress Infantil – ESI e Teste das Fábulas - Fábula de Duss"— Transcrição da apresentação:

1 Escala de Stress Infantil – ESI e Teste das Fábulas - Fábula de Duss
EQUIPE: Aline, Anildes, Camilla, Daniela, Helena, Lina, Marta, Ricardo, Sara

2 Escala de Stress Infantil: ESI
1926 – Hans Selye define stress como desgaste geral do organismo; 1927 – Cannon fala sobre a busca pela homeostase; Cannon fala sobre as reações de “luta e fuga” – energia X desgaste; 1965 – Hans Selye denomina a reação do organismo a estressores de Síndrome de Adaptação Geral (SAG) e o stress como um estado manifestado por uma Síndrome e que produz reações físicas ou psicológicas; 1989 – Segundo Everly o que interfere na magnitude da resposta do stress é a interpretação dada ao estímulo pelo organismo.

3 Escala de Stress Infantil: ESI
As alterações sofridas pelo organismo evoluem de acordo com três fases:  Fase de Alarme  Fase de Resistência  Fase de Exaustão Segundo ele um organismo que chega a Fase de Exaustão fica sujeito a doenças e disfunções, podendo ser fatais

4 Escala de Stress Infantil: ESI
Marilda Emmanuel N. Lipp e Maria Diva M. Lucarelli: O stress prolongado e não tratado pode levar a uma série de doenças e problemas de adaptação, inclusive na escola. O stress infantil assemelha-se bastante ao adulto e também é dividido em psicológico e físico. A criança que não aprende a lidar com a tensão quase sempre se torna um adulto vulnerável ao stress; por isso, é sempre melhor aprender a lidar com os problemas quando se é ainda bem jovem, embora na idade adulta, também, se possam adquirir técnicas de controle do stress.

5 Escala de Stress Infantil: ESI
APLICABILIDADE Faixa de utilização 6 a 14 anos; Tempo de aplicação Em média 30 minutos Aplicação A aplicação da escala pode ser tanto individual quanto coletiva Local da aplicação As aplicações devem ser feitas em salas bem arejadas e iluminadas, sem ruídos externos e devem ser evitadas as interrupções durante a aplicação. As salas devem conter mesas ou carteiras separadas, de forma que garanta a individualidade na execução da prova. Materiais que compõem o teste Manual, Caderno de aplicação e protocolo de interpretação

6 Escala de Stress Infantil: ESI
APURAÇÃO A Escala de Stress Infantil (ESI) possui 35 itens em escala Likert de 0 a 4 pontos, agrupados em 4 fatores, a saber:  Reações Físicas (rf);  Reações Psicológicas (rp);  Reações Psicológicas com componente depressivo (rpcd);  Reações Psicofisiológicas (rpf). A apuração das respostas é feita por meio da contagem de pontos atribuídos a cada item. Cada quarto de circulo equivale a um ponto. Para cada fator também é calculado o número total de pontos.

7 Teste

8 Escala de Stress Infantil: ESI
AVALIAÇÂO DOS RESULTADOS Pode-se dizer que a criança avaliada tem sinais significativos de stress quando: - Aparecem círculos completamente cheios (pintados) em sete ou mais itens da escala total, ou; - A nota maior ou igual que 22 pontos for obtida em qualquer dos dois fatores a seguir: Reações Físicas (itens 2, 6, 12, 15, 17, 19, 21, 24 e 34) e Reações Psicológicas (itens 4, 5, 7, 8, 10, 11, 26, 30 e 31), ou; - A nota igual ou maior que 21 pontos for obtida em qualquer dos dois fatores a seguir: Reações Psicológicas com componente depressivo (itens 13, 14, 20, 22, 25, 28, 29, 32, 35) e Reações Psicofisiológicas (itens 1, 3, 9, 16, 18, 23, 27 e 33), ou; - A nota total da escala é maior do que 86 pontos.

9 Possui uma boa relação com seus familiares, tios, primos e ate amigos.
Sujeito: R Idade: 10 anos e 2 meses Escolaridade: 4º serie A criança é uma menina de 10 anos, mora com os pais e com o irmão de 7 anos. A mais ou menos 4 anos atrás, seus pai se separaram e ela e o irmão foram morar com a mãe. 1 ano depois seus pais voltam a ficar juntos e passam a moram na mesma casa. Atualmente suas atividades são: escola, balett, natação, banca (reforço escolar)*. Possui uma boa relação com seus familiares, tios, primos e ate amigos. È uma criança inteligente, meiga, educada, dengosa. * Mesmo a criança fazendo reforço escolar, ela não apresenta dificuldades de aprendizagem, pelo contrário é muito esforçada e inteligente.

10 RESULTADO DO TESTE DA ESCALA DE STRESS INFANTIL – ESI
Reações Físicas Reações Psicológicas Reações Psicológicas c/ componentes depressivo Reações Psicofisiológicas Itens Pontuação 2 4 13 1 6 5 3 14 12 7 20 9 15 8 22 16 17 10 25 18 19 11 28 23 21 26 29 27 24 30 32 33 34 31 35 TOTAL NOTA TOTAL = 48 pontos DURAÇÂO : 8:07min.

11 Teste das Fábulas - Fábulas de Düss

12 Teste das Fábulas de Duss
O Teste das Fábulas é uma técnica projetiva para exploração da personalidade que se destina à avaliação dos complexos infantis e para estudo das resistências. Foi inspirado no Método das Fábulas de Luoisa Düss, apresentado em 1940, na Suíça, e publicado em 1950, na França. A versão original, apresentada por Düss, constitui-se de uma forma verbal que inclui dez pequenas historietas, incompletas, que o sujeito deve completar.

13 Teste das Fábulas de Duss
A versão brasileira adaptada por Cunha e Nunes e publicada em 1993, apresenta uma forma verbal e uma forma pictórica. A verbal apresenta dez fábulas ou estórias, finalizadas com uma pergunta, que a criança deve responder completando a estória. A forma pictórica é composta por 12 pranchas, com ilustrações adequadas a cada uma das dez fábulas, que devem ser apresentadas ao sujeito junto com a forma verbal. Esta forma apresenta duas pranchas a mais que o número das fábulas, pois há duas alternativas para a fábula 4, em função da idade, e duas para a fábula 8, em função do sexo.

14 Teste das Fábulas de Duss
Publico Alvo: Pode ser aplicado a crianças a partir de três anos, adolescentes e adultos. Ao ser aplicado em crianças na idade pré-escolar, 3 a 9 anos, as fábulas devem ser contadas ao mesmo tempo em que vão sendo ilustradas com as lâminas correspondentes. A partir dessa faixa etária, é preferível a utilização da versão verbal, exceto em sujeitos que têm muitos bloqueios emocionais.

15 Teste das Fábulas de Duss
Nas fábulas, o herói, que pode ser uma criança ou um animal, que encontra-se em determinada situação representativa de uma fase de desenvolvimento do inconsciente (oral, edipiana, etc.). O examinador conta as fábulas, anota as respostas e faz um inquérito cuidadoso para aprofundar as respostas, quando for necessário. Em casos excepcionais a aplicação pode ser coletiva, solicitando aos sujeitos que respondam por escrito.

16 Teste das Fábulas de Duss
O Teste das Fabulas em sua administração individual é adequado para o diagnóstico de crises situacionais, de desenvolvimento, conflito neurótico e levantamento de indícios neuróticos e psicóticos, em sujeitos, a partir da fase pré-escolar. Também é muito útil como recurso para o acompanhamento da evolução do caso, durante o processo terapêutico. Em administração coletiva, podem ser usados com crianças, adolescentes e adultos como um possível instrumento de triagem de conflitos emocionais. Como por exemplo, sujeitos em idade escolar que consigam se comunicar razoavelmente por escrito, isto é, geralmente em crianças a partir da terceira serie do primeiro grau.

17 Teste das Fábulas de Duss
Referencial Teórico: Louisa Düss desenvolveu o método das fábulas e analisou as verbalizações dos seus sujeitos numa linha nitidamente freudiana. A série de historietas incompletas foi desenvolvida, pela autora, como um método de investigação dos complexos ou conflitos inconscientes das crianças.

18 Teste das Fábulas de Duss
Como toda técnica com qualidades projetivas, deve ser interpretada com base em conceitos teóricos para que se possa chegar ao um entendimento dinâmico do caso. A avaliação exige um bom conhecimento psicanalítico e compreensão de manifestações simbólicas.

19 Teste das Fábulas de Duss
Procedimento: Se a finalidade for o psicodiagnóstico, a aplicação deve ser feita individualmente. O tempo médio de aplicação do teste é de 15 minutos. É muito importante o estabelecimento de um bom rapport prévio com o sujeito, caso isso não aconteça corremos o risco de obter respostas imaturas, ansiosas ou defensivas. Especialmente com crianças pequenas é interessante introduzirmos a aplicação do teste das fabulas com uma técnica gráfica, que introduz uma conotação lúdica nas atividades que vão sendo desenvolvidas.

20 Teste das Fábulas de Duss
Para a aplicação do teste das fábulas em crianças muito pequenas, pode-se propor brincar de contar histórias. Com crianças por volta dos dez anos, como também com adolescentes e adultos, pode-se usar a sugestão de Düss (1986), apresentando-as como um teste de imaginação.

21 Teste das Fábulas de Duss
As histórias não devem ser lidas, devem ser previamente memorizadas pelo examinador de maneira que não modifique sua formulação. Sua verbalização deve parecer natural e espontânea. Conforme Düss (1986) “conta-se a história de forma direta, com bastante vivacidade e entusiasmo nos detalhes, mas é preciso muito cuidado para não dar qualquer entonação que influencie a criança”. Deste modo, é importante que as histórias sejam absolutamente não sugestivas.

22 Relembrando o sujeito... Sujeito: R Idade: 10 anos e 2 meses
Escolaridade: 4º serie A criança é uma menina de 10 anos, mora com os pais e com o irmão de 7 anos. A mais ou menos 4 anos atrás, seus pai se separaram e ela e o irmão foram morar com a mãe. 1 ano depois seus pais voltam a ficar juntos e passam a moram na mesma casa. Atualmente suas atividades são: escola, balett, natação, banca (reforço escolar)*. Possui uma boa relação com seus familiares, tios, primos e ate amigos. È uma criança inteligente, meiga, educada, dengosa. * Mesmo a criança fazendo reforço escolar, ela não apresenta dificuldades de aprendizagem, pelo contrário é muito esforçada e inteligente.

23 Na F1, sugere-se que o sujeito se identifique como o filhote de passarinho, que sabe voar um pouco e cujos pais, por causa de um vento forte que derrubou o ninho em que se encontravam, voaram cada um para uma arvore diferente. Tradicionalmente, a fábula explora a dimensão de dependência-independência. Fábula do passarinho: Um papai e uma mamãe pássaros e seu filhote passarinho estão dormindo num ninho, no galho. De repente começa a soprar um vento muito forte que sacode a árvore e o ninho cai no chão. Os três passarinhos acordam num instante e o passarinho papai voa rapidamente para uma árvore, enquanto a mamãe passarinho voa para outra árvore. O que vai fazer o filhote passarinho? Ele já sabe voar um pouco... ...

24 ... Mas só que ele não consegue voar, de repente a mãe se assusta e ai o pai vai correndo ajudar o filho, só que chega um caçador e mata o pai ai, (deixa eu ver)... a mãe fica desesperada, porque a mãe não tem força pra carregar o filhote, (tempo...)ai o filhote sai correndo, pulando, ai ele tenta voar mas não consegue, ai o caçador vai atrás atirando, ai de repente ele consegue voar, e o caçador continua atirando nele, ai ele vai voando, o caçador vai atirando, ai de repente o caçador bate em um arvore, ai o caçador desmaia, ai mãe vai pra uma árvore, ai o filho vai também, a mãe cuida do filho, o caçador morre ( ai.. não sei mais o que falar...rs) (tempo), o caçador morre, chega os parentes do passarinho ai ajuda o passarinho se recuperar porque ele levou um tiro de raspão, ai a mãe ficou mais desesperada ainda achando que o passarinho ia morrer ai (rs), ai o passarinho se recuperou nunca mais os caçadores tentaram matar os passarinhos e fim. TEMPO DE DURAÇÃO: 2:06 min INQUERITO: Porque a mãe se assustou de repente? Porque o filhote ia ficar sozinho lá na árvore .... Porque o caçador quis matar os passarinhos? (longo tempo) eu acho que é porque os caçadores estavam querendo matar os passarinhos por causa de que eles estavam com fome e eles queriam comer os passarinhos, eu acho que é por isso ne?

25 ... Fábula do aniversário de casamento:
Na F2, a criança se vê frente à comprovação inexorável de que seus pais têm uma relação afetiva que independe de sua existência. A fabula foi criada com a intenção de explorar a reação da criança frente á cena primaria. Naturalmente, tal experiência tem de ser entendida em termos mais amplos da fantasia infantil. Fábula do aniversário de casamento: É a festa de aniversário de casamento do papai e da mamãe. Eles se amam muito e dão uma bela festa. Durante a festa, a criança se levanta e vai ficar sozinha no fundo do quintal. Por que? ...

26 ...Porque ela brigou com os amigos dela, ai o pai vai lá e pergunta por que ela tá triste, ai ela disse por que brigou com os amigos, que os amigos não queriam brincar com ela, ai a mãe vai lá e pergunta por que, ai ela já diz outra, outra coisa pra mãe, ai o pai vai e explica porque ela brigou com os amigos. Ai depois ela sai de lá do fundo do quintal, ai fica triste, vai dormir do quarto. No outro dia de manha “os amigos vai” procurar ela pra brincar, ai ela fala: porque vocês vieram brincar comigo se vocês brigaram comigo durante a festa da minha mãe? A minha mãe esta triste e o meu pai também. Ai os amigos falam... porque você não sabe brincar, porque... (deixa eu ver...) você fica brincando só do que você quer, porque você gosta de brincar do seu jeito... fim. TEMPO DE DURAÇÃO: 1:00 min INQUERITO: O que ela disse pra mãe? Que os amigos queriam brincar com ela , só ela não queria brincar com os amigos... que ela queria ficar sozinha. Porque a mãe e o pai ficaram tristes? Porque no dia do casamento deles a filha ficou triste, entendeu?

27 ... Fábula do cordeirinho:
Na F3, a criança é levada a se identificar com o cordeirinho privado de alimento, até aquele momento essencial. A situação foi criada para investigar a rivalidade fraterna, embora realmente mobilize um tema bem mais amplo de rejeição materna, e, de novo, com na F1, aflore a questão de dependência-independência, ou em outros termos, confiança desconfiança. Fábula do cordeirinho: Lá no pasto estão uma mamãe ovelha e seu cordeirinho. O cordeirinho pula todo dia ao lado da mamãe e todas as tardes a mamãe lhe dá um bom leite quente que ele adora. Mas ele já come capim também. Um dia trouxeram para a mamãe ovelha um pequeno cordeirinho que estava com fome, para que a mamãe lhe desse leite. Mas a mamãe ovelha não tem leite bastante para os dois e diz para o seu primeiro cordeirinho: “Como eu não tenho leite bastante para dar aos dois, vá então comer capim fresco”. O que o cordeirinho vai fazer? ...

28 ... Ele vai comer capim enquanto a mamãe fica alimentando o filhote pequeno. Ai depois o filhote pequeno vai comer capim, ai depois ele vai tomar o leite. Ai depois eles vão brincar, ai quando tiver fome acontece à mesma coisa, entendeu? Ai... (deixa eu ver o que mais..). ai o filhinho dela fala: Mamãe, eu não me importo de você dá o leite pros dois, mas quando você não tiver o leite, nós podemos tentar ficar comendo capim. Fim. TEMPO DE DURAÇÃO: 0:44 seg INQUERITO: E o que vai acontecer se o filhotinho não conseguir comer o capim? Assim, por exemplo, ele precisa de água para... (tempo) para sobreviver né? ele também precisa de agua.E quando ele não achar nada para beber, ele não consegue comer capim aí ele vai morrer.

29 ... Fábula do enterro ou da viagem:
A F4 foi criada para explorar a agressividade, os sentimentos de hostilidade os desejos de morte e a autopunição. Fábula do enterro ou da viagem: Um enterro está passando nas ruas da cidadezinha e as pessoas perguntam: quem morreu? Alguém responde: é uma pessoa da família que mora “naquela” casa. Quem é que morreu? ...

30 Morreu o dono da casa, porque ele tava assim
...Morreu o dono da casa, porque ele tava assim... tava andando no carro, porque ele é taxista, ai ele tava andando no carro, ai ele tava com um monte de dinheiro, ai chegou um cara e falou: “me passe o dinheiro”. Ai ele falou: “não, por favor, vá pra sua casa, descanse”, não sei o que... (rs) ai ele foi lá e falou: “me dê o dinheiro senão você morre!” Ai atirou no cara, o cara morreu. Ai eles pegaram o dinheiro. Ai os ladrões fugiram. Só que depois assim, o cara apareceu de novo, entendeu?! Ai as pessoas ficaram sem saber quem foi que morreu, porque eles estavam falando: aah, quem morreu foi tal pessoa daquela casa, só que eles não sabiam quem era direito. Fim. TEMPO DE DURAÇÃO: 0:51seg INQUERITO: A pessoa morreu ou não morreu? (tempo) Não morreu. Quem era a pessoa que dirigia o táxi? O cara que... o cara que tava dirigindo... quem morreu nao foi o dono da casa? Então, o dono da casa foi o taxista entendeu? que na verdade ele não morreu! O dono da casa.

31 A F5 foi desenvolvida para avaliar os sentimentos de angustia e a autopunição.
Fábula do Medo: Uma criança diz baixinho: “Ai, que medo!” De que ela tem medo? ...

32 Ela tem medo de cobra, de bicho, de aranha, de uma borboleta, ou então
...Ela tem medo de cobra, de bicho, de aranha, de uma borboleta, ou então... um bicho que foi lá e mordeu ela, ai ela ficou com medo de ter alguma doença, de morrer, ou de ser internada, de ficar doente, assim... de não poder sair do hospital, de ficar internada durante anos e anos. Ou então, a mãe dele foi assaltada e ele tem medo ou o pai ou algum parente da família. Ou então, alguma pessoa se machucou ai ficou com uma ferida assim... a pessoa que teve que... (como é que se fala...) assim engessar e não tirar mais o gesso sabe?. Ficar trocando toda hora. Fim TEMPO DE DURAÇÃO: 0:59 seg INQUERITO: Do que é que ela tem mais medo? Porque? De morrer! por que se ela morrer ela não vai poder viver!

33 A F6 foi especificamente criada para explorar o complexo de castração
A F6 foi especificamente criada para explorar o complexo de castração. O herói da fabula é um elefante, com uma tromba bem comprida. O sujeito é induzido a discorrer sobre modificações que podem ter ocorrido no elefante, enquanto estava ausente. Na realidade espera-se que sejam feitas alusões a dano do elefante, especialmente em sua tromba. Entretanto, a questão não pode ser colocada em termos tão simples e, conseqüentemente, as respostas são muito variadas. Fábula do elefante: Uma criança tem um elefantinho do qual ela gosta muito e que é lindo, com sua tromba bem comprida. Um dia, voltando do passeio, a criança entra em seu quarto e acha seu elefantinho muito diferente. O que ele tem de diferente? Por que está diferente? ...

34 ... Ele ficou diferente porque ele é muito amigo do dono, dessa criança, só que a criança quando sai, ele fica triste ele fica diferente, ele fica com a cor branca. Ele não consegue viver sem a criança. E porque ele esta diferente é por causa que a criança é muito amiga dele, a criança brinca muito com ele, só que quando a criança vai pra escola, ele fica assim, fica triste, ele fica sozinho, sozinho, ele fica magoado achando que a criança sai porque o elefante fez alguma coisa com a criança que ela não gostou, só que a criança vai pra escola, ai ele fica diferente, a criança não sabe o que aconteceu, ai a criança pergunta pra mãe o que foi que aconteceu, a mãe diz: “ahh filho por causa que você sai, você brinca muito com ele, ele gosta muito de você, só que ele fica sozinho, ele se sente muito sozinho, fica triste, fica branco”... fim. TEMPO DE DURAÇÃO: 0:57 seg INQUERITO: O que o elefante pode ter feito que a criança não gostou? (tempo) Que o elefante deixou a criança sozinha, quer dizer como ele fica lá sempre com a criança, aí ele poderia, o elefante poderia, muito bem, ficar com os pais da criança entendeu? assim, como o dono não consegue viver sem o elefante, aí o dono achou que o elefante não queria mais brincar com ele. O elefante fica diferente como? Ele fica... (tempo) assim, ele fica branco... ai! não sei o que eu falo... ele fica diferente por causa que... ai meu deus!... ele fica branco, magoado... não sei não!

35 ... Fábula do objeto fabricado:
A F7 propõe uma situação conflituosa associada à fase anal. Segundo Düss (1986) foi desenvolvida para testar o caráter possessivo e obstinado. Fábula do objeto fabricado: Uma criança conseguiu fabricar um objeto de argila, uma bonita torre, que ela acha lindo, lindo, lindo. O que ela vai fazer com ele? Sua mãe pede o objeto de presente e a criança é livre para dar ou não. O que esta criança vai fazer? ...

36 ... Oh, primeiro ela fez o objeto pra ela, não pra dá pra mãe, mas ela pode dá pra outras pessoas também, mas oh, ela vai pegar o objeto, ela fez o objeto, ela pega esse objeto e coloca em cima da estante, só que como a mãe pediu o objeto para dar de presente, ela poderia dar ou ela poderia não dar. Só que assim, ela quer ficar com a torre que ela gosta, que ela gosta de brincar com a torre. Só que ela não vai dar a torre porque ela fez a torre como se fosse um objeto dela, entendeu? que ela ganhasse. Ai a mãe diz que uma criança precisa de um brinquedo pra brincar, que a mãe já vai doar comida, doar um monte de coisas assim e... precisa de brinquedo pra criança brincar. Ai o filho fala assim: “então vou construir outra torre pra dar pra essa criança”, ai dá pra criança, ai a criança brinca e tal... fim. TEMPO DE DURAÇÃO: 0:59 seg INQUERITO: Quem era a criança pra quem ela deu a torre? Para um menino de rua. O que ela fez com a primeira torre? Ficou pra ela.

37 ... Fábula do passeio com o pai:
A F8 coloca de modo claro uma situação triangular e configura uma cena com conotações caracteristicamente edípicas. Fábula do passeio com o pai: Um menina fez um lindo passeio no parque, sozinha com seu papai. Eles se divertiram muito juntos. Voltando para casa, a menina acha que sua mamãe está brava. Por quê? ...

38 ... Por causa que, foi assim: ele, o pai, convidou a filha pra ir passear, só que o pai, assim... o pai não convidou a mãe, ai a mãe ficou brava porque a mãe não foi. A mãe acha que o pai não gosta dela, que o pai não queria passear com mãe porque a mãe é muito chata, muito braba, fica reclamando de tudo. Ai a filha pergunta por que a mãe tá braba, ai a mãe explica que o pai não chamou ela pra passear, ai ela ficou triste, ficou sozinha em casa, ai a filha fala assim: “não mãe, ele gosta de você”. Ai a mãe fala assim: “não, seu pai não me convidou seu pai só convidou você, só te chamou, ele não chamou sua própria mãe”. Fim. TEMPO DE DURAÇÃO: 0:47 seg INQUERITO: A criança queria que a mãe fosse passear? Não. porque nem a criança chamou a mãe, nem o pai chamou a mãe nem a criança chamou a mãe, porque a mãe era chata, a mãe reclama de tudo! A criança gostou do passeio com o pai? Porque? Gostou. porque assim, o pai comprou o que ela queria ,eles passearam hoje aí ela viu um brinquedo que ela queria ai o pai deu pra ela, daí ela queria ir no parque e o pai levou ela.

39 A F9 desenvolvida para conhecer melhor os desejos do sujeito.
Fábula da notícia.: Uma criança volta da escola e sua mãe lhe diz: “Não comece já a fazer a sua lição, pois tenho uma coisa para lhe contar”. O que a mamãe vai lhe contar? ...

40 ... Vai contar que, assim... ela tem um presente pra dar pra ele, porque ele só tirou notas boas na escola, ou então que alguém... ou então assim, que eles vão fazer uma viagem pra o lugar que o menino gosta, ou então que eles vão viajar, assim... (deixa eu ver como é que se fala...) de uma hora pra outra não vai mais voltar, vai ficar lá naquela cidade é.. ou então assim, que ele vai ganhar um brinquedo que ele ama, ou então assim... (deixa eu ver...) assim, que ele vai sair, ele não vai mais estudar naquela escola, ele vai sair da escola, porque assim, ele não gosta da escola, ai ele vai sair dessa escola, entendeu.. ai ele vai fazer a lição se ele quiser né porque ele vai sair da escola a não ser que ele faça a lição depois e dê pra diretora falar que ele vai sair. Fim. TEMPO DE DURAÇÃO: 0:59 seg INQUERITO: Qual o lugar que o menino gosta de viajar? Fortaleza, Beach park, lugares assim que tenha uma paisagem que ele goste, ou lugares que tenha muitos brinquedos pra ele brincar. Porque o menino não gosta da escola? Porque a diretora é chata, a diretora reclama de tudo, a professora... se você vai tirar uma duvida com o colega aí a professora vai lá e reclama, aí os coleguinhas ficam abusando ele, batendo nele.

41 A F10 foi desenvolvida originariamente como uma função de controle das demais fábulas, entretanto de acordo com a opinião de Cunha (1993), a F10 possui uma função extra, de apoio, oferecendo uma oportunidade para a criança conseguir manejar defensivamente a ansiedade desencadeada pelas demais fabulas, função está muito adequada, uma vez que o Teste esteja sendo utilizado num processo psicodiagnóstico e não psicoterápico. Desta maneira, as fábulas são encerradas com uma mensagem implícita de que seu conflito, ou seu drama não passou de um sonho. Fábula do sonho mau: Uma criança acorda de manhã, muito cansada, e diz: “Aí, que sonho mau que eu tive!” Com o que ela sonhou? ...

42 Ela sonhou que estava numa casa
... Ela sonhou que estava numa casa... Que os pais viajaram, só que nesta casa tinha muitos urubus do mal, os urubus estavam atacando a casa, a casa já era toda destruída. Tinha urubu dentro do fogão, tinha urubu dentro da geladeira, tinha urubu morto no chão, na cama, nos lençóis só tinha desenho de urubu, a casa toda era cheia de urubu. Ai de noite os urubus atacavam a casa, ou então assim, por exemplo: o urubu chegava e entrava pela janela, atacavam às crianças, os pais tinha que salvar a criança, ai as crianças ficavam com medo, ai eles tentavam colocar alguma coisa na casa pros urubus não entrar, só que ai mesmo assim os urubus entravam porque os urubus têm força, entendeu... eles colocavam durex atrás do vidro pros urubus não passar, só que os urubus assim... eles passavam de vez, ou então eles tentavam com garra, sei lá...(rs) Fim. TEMPO DE DURAÇÃO: 1:09 min INQUERITO: Para onde os pais viajaram? Pra casa, pra casa lá na...(tempo) lá na cidade... assim, a cidade era deserta, só tinha algumas casas, não tinha muitas casas, só tinha vários bichos,assim, assustador sabe? só tinha urubu...deixa eu ver! urubu... tinha varios bichos... aí é sei lá, pra casa na cidade.

43 Porque eles viajaram para essa casa deserta em uma cidade deserta
Porque eles viajaram para essa casa deserta em uma cidade deserta? Não sei, assim por exemplo eles foram nessas empresas que vendem passagem, sabe? sabe esses lugares que vendem passagem pra viajar? Então, eles compraram e eles mandaram eles viajarem pra lá nas ferias... A empresa mandou eles viajarem pra lá e ai quando eles chegaram lá eles tiveram que ficar lá e no outro dia eles foram embora, entendeu? Porque a casa tinha tanto urubu? Porque era deserta e de noite... os urubus eles adoram criança entendeu? eles adoravam atacar as criança pra comer a carne, entendeu? e aí todo dia, todo dia de noite eles iam lá e atacavam as crianças por que a janela das crianças ficavam abertas. Porque os urubus queriam atacar a casa? Porque eles gostam de criança.

44 Referências LIPP, Marilda Emmanuel N. , LUCARELLI, Maria Diva M
Referências LIPP, Marilda Emmanuel N., LUCARELLI, Maria Diva M. Escala de Stress Infantil: ESI: Manual – São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005.


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