A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Informativo da E/SUBE/CED- EXTENSIVIDADE Ano IX–outubro de 2011 Neste mês celebramos “O Dia Mundial da Alimentação – 16 de outubro”. A data.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Informativo da E/SUBE/CED- EXTENSIVIDADE Ano IX–outubro de 2011 Neste mês celebramos “O Dia Mundial da Alimentação – 16 de outubro”. A data."— Transcrição da apresentação:

1 Informativo da E/SUBE/CED- EXTENSIVIDADE Ano IX–outubro de 2011 Car@s leitor@s Neste mês celebramos “O Dia Mundial da Alimentação – 16 de outubro”. A data é comemorada há 27 anos e lembra a criação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). Já o dia 29 de outubro foi escolhido como Dia Nacional do Livro em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional, que ocorreu em 1810. Ler é tudo de bom! Também destacamos a importância da prevenção a dengue. A Cidade está em estado de alerta. Equipe da E/SUBE/CED - Extensividade SAIBA MAIS SOBRE O DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO Foi em 16 de outubro de 1945 a criação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO). Nesta data, mais de 180 países celebram o Dia Mundial da Alimentação com o objetivo de mobilizar a humanidade na luta contra a fome e a desnutrição. O tema deste ano do Dia Mundial da Alimentação: Preço dos Alimentos - da crise à estabilidade.

2 PIRÂMIDE ALIMENTAR Uma alimentação saudável começa no melhor conhecimento dos alimentos. A grande maioria da população desconhece o valor nutricional dos alimentos e, por falta de informação, joga fora as partes mais ricas dos mesmos. Itens muitas vezes desprezados - como talos, folhas e cascas de vários vegetais - podem construir importantes fontes de nutrição. Com receitas atraentes e boa apresentação, eles podem ser incorporados ao menu. As partes não consumidas, de hortaliças e frutas, concentram fibras, vitaminas e minerais, que atuam na prevenção de diversas enfermidades. Preço dos alimentos: da crise à estabilidade A cada ano é escolhido pela FAO um tema e para este ano foi escolhido “Preço dos alimentos: da crise à estabilidade” para esclarecer o assunto e o que pode ser feito para atenuar seu impacto sobre populações mais vulneráveis. Para mostrar aos alunos que muitos dos alimentos que consomem são produzidos pela terra, nada como montar uma horta. É o que ocorre em algumas unidades educacionais da rede municipal. O trabalho se torna ainda mais rico quando eles aprendem a plantar e a colher os vegetais.

3 Outubro começa com o Dia Mundial da Música - 1º de outubro. As crianças têm o dia 12 e, para os professores, apesar de todo o dia ser do PROFESSOR, o dia 15 de outubro é destinado para homenageá-lo. No final do mês, dia 28 é o dia do funcionário público e dia 29 comemoramos o dia Nacional do Livro, por ser a data de aniversário da fundação da Biblioteca Nacional, que nasceu com a transferência da Real Biblioteca portuguesa para o Brasil em 1810. Você sabia? sabia? O livro é uma das formas mais tradicionais e grandiosas de registro do conhecimento e guarda a história da humanidade. O livro eletrônico ou e-book tem o propósito de democratizar o acesso a este conhecimento, a partir da possibilidade de consulta de qualquer parte do mundo, por vários usuários simultâneos. Um livro eletrônico, ou e- book, é um livro digital que você pode ler em uma tela de computador, celular, tablet ou outro dispositivo. É a versão digital de um livro impresso e é adquirido por meio de download. Assim como um livro tradicional, o livro digital é protegido pelas leis de direitos autorais.

4 Estado de Alerta Contra A Dengue Diante da possibilidade de aumento significativo do número de casos da doença no próximo verão, o Prefeito Eduardo Paes, instituiu por meio do Decreto nº 34377 de 01/09/2011 estado de alerta por causa da dengue e estabeleceu a entrada compulsória de agentes de saúde em imóveis fechados ou abandonados. A iniciativa marca o início da campanha de mobilização de alunos, professores e comunidades do entorno das unidades de ensino da rede municipal. O objetivo é que o Dia D seja o ponto de partida para que as ações de prevenção à doença sejam intensificadas e se tornem um hábito no dia a dia do carioca. Além de vistoria aos ambientes da escola, o tema é discutido através de palestras e material pedagógico - cartazes e DVDs com informações sobre a doença. A campanha é o tom de alerta à população para evitar uma epidemia da doença no próximo verão. A idéia é fazer com que as pessoas dediquem 10 minutos do seu dia, uma vez por semana, ao combate aos focos do mosquito Aedes aegypti em sua própria casa, retirando pneus, garrafas, latas e outros objetos que acumulam água parada, e que servem de criadouro para o mosquito da dengue. 7 DE OUTUBRO : DIA D DE COMBATE A DENGUE 7 DE OUTUBRO : DIA D DE COMBATE A DENGUE

5 Estado de Alerta Contra A Dengue (1746) A Central de Teleatendimento da prefeitura (1746) está concentrando oficialmente solicitações e denúncias sobre possíveis focos de dengue. As reclamações terão prioridade nas ações da prefeitura para erradicar os focos. O ambiente doméstico concentra 80% dos focos. Novos casos da doença vêm atingindo praticamente todas as áreas da cidade. Segundo o prefeito, “O combate à dengue é uma responsabilidade compartilhada entre o poder público e o cidadão”. A Prefeitura conta com o apoio de toda a imprensa na divulgação e convocação da população para combater e adotar medidas de prevenção à dengue. A participação da população é fundamental nas ações para evitar a expansão da doença. - Quando o fumacê passar, abra as portas e janelas da sua casa; - Mantenha limpos e/ou fechados possíveis criadouros do mosquito: lixeiras, tampinhas de garrafa, latas, embalagens plásticas e de vidro, entulhos e material de obras, depósitos de água, calhas, cisternas, poços, pneus velhos que devem ser guardados com cobertura; - Tampe caixas d’água e coloque vasos e baldes de boca para baixo; ALGUNS CUIDADOS IMPORTANTES:

6 O QUE ACONTECE NA EXTENSIVIDADE Me conta quantas contas que eu te conto quantos contos Em 2012, apresentará o enredo "Me conta quantas contas que eu te conto quantos contos", que vai fazer um passeio pela história da Matemática desde seu surgimento até os dias atuais, passando pela sua utilização no dia a dia e pelas brincadeiras infantis. O texto foi desenvolvido por alunos da rede municipal do Rio de Janeiro, que fazem parte do projeto "Escola de Bamba", uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Mirim Corações Unidos do CIEP, que envolve a participação de cerca de dois mil alunos, regularmente matriculados nas escolas da Rede Pública Municipal de Ensino. Escola de Bamba A Escola de Samba Mirim Corações Unidos do CIEP participa todos os anos do desfile oficial de escolas de samba mirins, realizado, desde 1999, na sexta-feira de Carnaval, na Marquês de Sapucaí.

7 O QUE ACONTECE NA EXTENSIVIDADE Escola de Bamba Na seleção de samba enredo, os alunos da Escola Manoel Maurício, da 9ª CRE foram destaque. Veja o samba DESCOBRI A FÓRMULA PRA SER FELIZ ATRAVÉS DA MATEMÁTICA CONTANDO O BRILHO DAS ESTRELAS O MEU ASTRAL SUBIU QUERO VIAJAR NESSA EMOÇÃO O PROBLEMA QUE EU TINHA VIROU SOLUÇÃO EM HARMONIA VOU SORRIR TROCANDO ENERGIA CORA Ç ÕES UNIDOS NA SAPUCA Í NAS PIRAMIDES, MIST É RIOS E MAGIA BER Ç O DA GEOMETRIA SERES EMBALANDO SONHOS NA GRECIA A FORÇA DA RAZÃO CONQUISTAS SE MULTIPICANDO NOVOS CONCEITOS REPRESENTAÇÕES ALGARISMOS ROMANOS CULTURAS DIFERENTES A SABEDORIA DO ORIENTE É BRINCANDO QUE SE APRENDE DOU XEQUE MATE VEM DESCOBRIR O X DA QUESTÃO SALVE A NUMEROLOGIA DO MUNDO EM EVOLUÇÃO REDUZI A TRISTEZA SOMEI A ALEGRIA DIVIDI O AMOR ENCONTREI A PAZ NO CONTO E CONTAS DO DIA A DIA SOU NOTA 10 COM “ A CORA Ç ÕES ” NESSA FOLIA

8 Orquestra de Vozes Meninos do Rio Cerca de mil integrantes de 24 coros formados por alunos do 1º ao 8º ano do ensino fundamental de escolas públicas municipais compõem a Orquestra de Vozes Meninos do Rio. O coral integra o projeto pedagógico que se desenvolve por meio de oficinas de Regência Coral ministradas aos professores de música do município pelo maestro Júlio Moretzsohn. Também estão sendo realizadas oficinas de Coreografia para professores, dinamizadas pelo coreógrafo Augusto Maceió. Como forma de homenagear a Cidade, anualmente a Orquestra faz sua apresentação pública. Os alunos interpretam músicas que vão de Noel Rosa a Arnaldo Antunes e também apresentam coreografias elaboradas por professores de Educação Física. O grupo, criado especialmente para se apresentar durante a visita do Papa João Paulo II em 1997, ganhou repercussão e se tornou projeto permanente da Prefeitura. O QUE ACONTECE NA EXTENSIVIDADE

9 O QUE ACONTECE NA EXTENSIVIDADE Projeto Reaprender a ouvir Lindamente decorada com motivos bizanto renascentistas, a Capela Magdalena, em Pedra de Guaratiba, é o cenário do projeto Reaprender a ouvir. Além da visita guiada à Capela, com seus afrescos medievais e renascentistas, o projeto possibilita aos professores e alunos, assistirem concertos didáticos com músicas renascentistas do cravista brasileiro, Maestro Roberto de Regina, caracterizado com roupas de época. No repertório, obras de Scarlatti, Couperin, entre outros compositores do Barroco. MUSEU DO TRANSPORTE O projeto também inclui uma visita ao MUSEU DO TRANSPORTE. O espaço abriga uma coleção em miniatura de locomotivas, carros, navios e outras embarcações, confeccionados com precisão pelo Maestro. Capela Magdalena O Maestro fundou o primeiro conjunto de música antiga do país.

10 O QUE ACONTECE NA EXTENSIVIDADE A Mostra Municipal de Dança é um projeto que vem sendo realizado há 28 anos e visa estimular a criatividade dos alunos e valorizar a corporeidade. Participam alunos a partir dos 4 anos de idade, da Educação Infantil ao Programa de Educação de Jovens e Adultos – PEJA. As coreografias são organizadas em três categorias de acordo com a idade. Ciep Dr. Joaquim Pimenta Cerca de seis mil alunos participam do Projeto. A Mostra de Dança é realizada em duas etapas: regional, coordenada pelas Coordenadorias Regionais de Educação e final, coordenada pela Extensividade.

11 Participe e envie sugestões para extensividade@rioeduca.net Escola Municipal Antônio Maceo 8º Prêmio de Educação Ambiental Amigos do Mar Parabenizamos a Escola Municipal Antônio Maceo, da 6ª Coordenadoria Regional de Educação, pela participação e classificação no concurso cultural nacional do 8º Prêmio de Educação Ambiental Amigos do Mar organizado pelo Instituto Arcor Brasil e o Projeto Tamar ICMBio. Nossas águas sempre limpas A escola concorreu na Categoria B – alunos de 4º e 5º anos do ensino fundamental e se classificou em 5º lugar. Esse ano o tema do concurso foi “Nossas águas sempre limpas”. DESENHOS VENCEDORES Em Destaque 4º Ano Davi Pereira de Assis Rafaela Gomes de Oliveira Lincoln Gabriel de Souza Reis Mayara Bastos Santos Siqueira Jader Samuel S. P. da Silva Vanessa de Castro da Silva 5º Ano Fernando Luis C. Caetano Marcos Vinícius A. Damasceno Ana Clara Lima Araruna Jennifer Martins S. de Lima Camilla Claudino Paschoal Melyssa Vitória dos Santos


Carregar ppt "Informativo da E/SUBE/CED- EXTENSIVIDADE Ano IX–outubro de 2011 Neste mês celebramos “O Dia Mundial da Alimentação – 16 de outubro”. A data."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google