A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programando a Programação da Escola Sabatina Pr. Jorge Mário de Oliveira MPES – Paulistana da IASD 2008.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programando a Programação da Escola Sabatina Pr. Jorge Mário de Oliveira MPES – Paulistana da IASD 2008."— Transcrição da apresentação:

1 Programando a Programação da Escola Sabatina Pr. Jorge Mário de Oliveira MPES – Paulistana da IASD 2008

2 Introdução: Para que a Escola Sabatina atinja seus objetivos, sua programação precisa ser planejada.

3 Introdução: Este processo inclui um planejamento anual das grandes atividades (macros), e um planejamento trimestral, no qual aparecem os detalhes do que deve acontecer cada sábado.

4 I. Planejamento ANUAL Como Fazer? Use 12 folhas de papel almaço pautado (se não tiver, use sulfite comum). Cada folha para um mês do ano. Faça uma tabela com linhas horizontais equivalentes ao número de sábados que há em cada mês...

5 I. Planejamento ANUAL Depois que tiver as doze tabelas, separe os sábados especiais como: O Dia do Amigo, segundo sábado do segundo mês do trimestre. O Décimo terceiro sábado que é o último sábado de cada trimestre. Só aqui você tem 8 sábados especiais.

6 I. Planejamento ANUAL Além desses sábados você pode separar o sábado da semana santa; o dia da mulher; o dia das mães; o dia dos pais; o dia da criança; natal; ano novo, etc... e também algum sábado que tenha relevância local, como dia do aniversário da igreja.

7 I. Planejamento ANUAL Uma vez feito isso, deve-se agora planejar as atividades gerais de cada sábado.

8 I. Planejamento ANUAL Começa-se com a classe dos professores. Dependo das realidades locais esta classe não funciona em alguns meses do ano. Há igrejas em que os irmãos viajam em massa nos meses de Dezembro e Janeiro tornando inviável a realização da classe. Em outras, não existe este problema e ela pode funcionar durante todo o ano.

9 I. Planejamento ANUAL Em seguida trabalha-se sábado após sábado inserindo na tabela as idéias principais do que vai acontecer. Neste momento há muito espaço para a criatividade, sem contudo, comprometer a estrutura básica da Escola Sabatina.

10 05 1° Sábado do Ano – Sábado das Primícias... Enfatizar o espírito de verdadeiro louvor oferecendo a Deus os frutos da primeira colheita. Responsável: Família Medeiros (Marta) 12 Sábado normal – Dar ênfase nos projetos missionários do trimestre... Responsável: Casal Antônio e Joana 19 Sábado Normal – Música e reflexões em cima do tema da lição deste sábado. Responsável: Família Oliveira 26 Sábado Especial – Aniversário da Igreja... Destacar aspectos relevantes da história da Igreja... Responsável: Diretoria da Escola Sabatina Janeiro 2008 (Exemplo)

11 02 Sábado Normal – Destacar o testemunho cristão... Lembrar que no próximo sábado é o dia do amigo... Reforçar almoço comunitário do próx. Sábado. Responsável: Beatriz e Carla Obs. Este é o sábado do feriado do Carnaval (que será dia 05)... 09 Dia do Amigo – Dar atenção especial às visitas. Oferecer uma lembrança para cada visitante. Convidar a cantora Débora... Responsável: Diretoria da Escola Sabatina... 16 Sábado Normal – Música e reflexões em cima do tema da lição deste sábado. Responsável: Secretária da Igreja. 23 Sábado Normal – Início da Semana de Fidelidade – Nas reflexões durante o programa, usar textos que falem da fidelidade a Deus. Responsável: Joaquim e esposa. Fevereiro 2008 (Exemplo)

12 II. Planejamento TRIMESTRAL No segundo final de semana do último mês do trimestre, (pode ser antes, mas não depois) a diretoria da Escola Sabatina deve se reunir para fazer o planejamento de todas as atividades da Escola Sabatina do próximo trimestre.

13 II. Planejamento TRIMESTRAL Os dados sobre os quais trabalharão são os do planejamento anual. Este planejamento é bem detalhado.

14 II. Planejamento TRIMESTRAL Nele deve constar o tema central de cada Escola Sabatina do trimestre, quem será o responsável e quem estudará a lição na classe dos professores, quem vai dirigir o programa, quem fará a mensagem musical, quem ficará no som, quem contará a história das missões, enfim quanto mais específico for, melhor.

15 II. Planejamento TRIMESTRAL Um planejamento bem feito permite criar coisas novas. Sair da rotina sem comprometer a essência. Serve de guia e facilita a execução semanal. Funciona como um roteiro que permite definir o que deve ser feito para se alcançar o alvo.

16 II. Planejamento TRIMESTRAL Se surgirem imprevistos, serão mais fáceis de serem resolvidos.

17 II. Planejamento TRIMESTRAL Um detalhe importante: Em cada reunião de planejamento separe um tempo para avaliar a execução da etapa anterior. Isso permite fazer ajustes de possíveis distorções na próxima fase.


Carregar ppt "Programando a Programação da Escola Sabatina Pr. Jorge Mário de Oliveira MPES – Paulistana da IASD 2008."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google