A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CAPÍTULO 2 PROGRAMAÇÃO SEMANAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CAPÍTULO 2 PROGRAMAÇÃO SEMANAL."— Transcrição da apresentação:

1 CAPÍTULO 2 PROGRAMAÇÃO SEMANAL

2 No Capítulo I fizemos uma análise das Leis da Programação.
Agora vamos nos dedicar a uma análise mais detalhada da programação semanal. Existe a tendência de se esquematizar a programação de uma só forma... Mas podemos variar...

3 Comissão da Escola Sabatina. -Boas Vindas -Pensamento especial.
PROGRAMA TRADICIONAL 1 PROGRAMA TRADICIONAL 2 Abertura – 20 min. Comissão da Escola Sabatina. -Boas Vindas -Pensamento especial. -Hino e Oração. -Informativo das Missões. -Parte Especial (música, poesia, etc.) -Fatos Especiais. Abertura – 10 min. Comissão da Escola Sabatina. - Boas Vindas. - Pensamento especial. - Hino e Oração. - Parte Especial (música, poesia, etc.)

4 A PROGRAMAÇÃO DAS CLASSES OU UNIDADES NÃO MUDA
Confraternização – 10 min. - Confraternização. - Fazer a Chamada e organizar a visitação. - Recolher a Oferta. Planos Missionários – 10 min. - Relatório do Trabalho Missionário semanal. - Avaliação dos planos missionários. - Oração Intercessória por nossos Interessados. Estudo da Lição – 35 minutos finais. Aqui é onde o professor faz Pensar (2) Permite a participação e (3) Ajuda seus alunos a praticarem o aprendido. Os 55 min. são “sagrados” para as Unidades (Classes) funcionarem como uma pequena igreja.

5 (2) Informativo das Missões.
NA PARTE FINAL TAMBÉM PODE HAVER MUDANÇAS Encerramento - 15 min. A cargo da Comissão da Escola Sabatina. (1) Conclusão. (2) Informativo das Missões. (3) Oferta. (4) Fatos Especiais. (5) Encerramento. (6) Hino e Oração Final. (7) Despedida. Encerramento - 05 min. A cargo da Comissão da Escola Sabatina. (1) Conclusão. (2) Encerramento. (3) Hino e Oração Final. (4) Despedida..

6 1. Recepção (30 minutos antes)
COMO TORNAR A PROGRAMAÇÃO TRADICIONAL MAIS DINÂMICA 1. Recepção (30 minutos antes) É responsabilidade do MM, mas combine com elas. Deve ser iniciado uns 30 minutos antes. Não é só “Boas Vindas” por mais agradável que esta seja: Implica na orientação e ajuda às visitas, compartilhando com elas o hinário, a Bíblia, a lição, algum folheto ou literatura, indicando-lhes onde fica o banheiro, etc. É bom ter um Livro de Visitas à entrada. Entregar os nomes das visitas ao Coordenador de Interessados. Deve-se ter uma “Classe Bíblica Especial” ou “Classe dos Amigos”. Esta deve estar bem localizada.

7 2. Os Momentos Prévios (15 minutos antes)
COMO TORNAR A PROGRAMAÇÃO TRADICIONAL MAIS DINÂMICA 2. Os Momentos Prévios (15 minutos antes) Uma boa programação motiva a pontualidade. Ter uma equipe para dirigir a adoração musical. O culto já começa com a adoração através da música. Escolher com antecipação os hinos que serão cantados. Podem ser usados instrumentos musicais. Em um Sábado especial, um grupo musical pode ser convidado para este momento. Contar em poucas palavras a história dos hinos e cantá-los. Ter música ambiente antes de iniciar o programa. Além do louvor, pode haver: orações intercessórias, testemunhos, histórias e outras atividades que motivem os membros a chegarem cedo.

8 3. Abertura (na hora exata)
COMO TORNAR A PROGRAMAÇÃO TRADICIONAL MAIS DINÂMICA 3. Abertura (na hora exata) Sempre pontualmente. Se possível, entregar incentivos de pontualidade. Usar a criatividade na maneira de se fazer a abertura. O “Auxiliar para Diretores” é apenas um guia sugestivo, podem ser feitas adaptações. Pode haver um prelúdio musical para a abertura. Boas vindas, hino e oração (ajoelhados). Podem ser feitas: encenações mudas, decoração especial e outras formas para introduzir o tema geral ou o tema semanal da lição a ser estudada.

9 3. Abertura (na hora exata)
COMO TORNAR A PROGRAMAÇÃO TRADICIONAL MAIS DINÂMICA 3. Abertura (na hora exata) Dar oportunidade para que alguns grupos dirijam o programa. Unidades de Ação. Departamentos da Igreja. Divisão dos Menores. Homens, Mulheres. Grupos da terceira idade e jovens, etc. O Diretor sempre deve estar acompanhando para que sejam respeitados os horários e a seqüência do programa. Lembrar de agradecer aos participantes.

10 4. Informativo Mundial (ou Carta Missionária)
COMO TORNAR A PROGRAMAÇÃO TRADICIONAL MAIS DINÂMICA 4. Informativo Mundial (ou Carta Missionária) Apresentá-lo de maneira resumida. (5 minutos). Pode ser antes ou depois do estudo da Lição. É preferível que a história não seja lida, mas contada. O relato pode ser feito em público, ou em cada Unidade. Pode ser encenado ou dramatizado de maneira simples. (com trajes típicos, objetos tradicionais, etc.) Se possível, usar recursos audiovisuais na apresentação. Ter iniciativa e criatividade. Havendo possibilidade, fazer uma pequena entrevista com alguém que conheça a região ou o país para onde seguirão as ofertas.

11 5. Palavras do Diretor (ou “Fatos Especiais”)
COMO TORNAR A PROGRAMAÇÃO TRADICIONAL MAIS DINÂMICA 5. Palavras do Diretor (ou “Fatos Especiais”) Aqui o Diretor faz algum comentário positivo sobre os dados do Quadro Comparativo ou algum outro aspecto. Alvo de Freqüência, Estudo Diário, Alvo de Ofertas, Motivar os Alunos a Trazerem Visitas. Etc. Homenagear os aniversariantes. (último sábado do mês).

12 5. Palavras do Diretor (ou “Fatos Especiais”)
COMO TORNAR A PROGRAMAÇÃO TRADICIONAL MAIS DINÂMICA 5. Palavras do Diretor (ou “Fatos Especiais”) Oferecer pequenos brindes como estímulo aos Alunos, Professores ou Unidades que se destacaram. Entregar pontualmente aos professores o tempo estabelecido, para que realizem seu trabalho nas Classes.

13 Confraternização – 10 min. Planos Missionários – 10 min.
COMO TORNAR A PROGRAMAÇÃO TRADICIONAL MAIS DINÂMICA 6. Atividades nas Unidades Confraternização – 10 min. Planos Missionários – 10 min. Estudo da Lição – 35 min.

14 COMO TORNAR A PROGRAMAÇÃO TRADICIONAL MAIS DINÂMICA
7. Encerramento Dedique uns minutos para a recapitulação, ou use uma frase sobre a lição principal da semana. Palavras finais do Diretor. Hino Final e Oração.

15 ORIENTAÇÕES PARA A DIREÇÃO
Pedir e confirmar as partes do programa com antecedência. Cada participante poderá receber a seqüência da programação com antecedência. Se possível, escolher músicas especiais de acordo com o tema da lição. Nos programas em que se comemoram as datas especiais: Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia da Criança, Natal, etc., é bom haver um prévio ensaio. Não esquecer o “Dia do Amigo” (ex Dia das Visitas).


Carregar ppt "CAPÍTULO 2 PROGRAMAÇÃO SEMANAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google