Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
2
Introdução: Vivemos na era das mudanças.
Algumas para o bem outras para o mal. Será que na igreja precisamos de mudanças? Alguns dizem sim outros dizem não.
3
Introdução: A grande pergunta é: o que podemos mudar na igreja?
Não podemos mudar os princípios baseados na Palavra de Deus. Podemos mudar costumes, meios e métodos de trabalho.
4
As mudanças na Escola Sabatina dos menores
A Igreja Adventista Mundial resolveu mudar a Escola Sabatina dos Menores. POR QUÊ?
5
As mudanças na Escola Sabatina dos menores
2. Depois de uma pesquisa conclui-se que deveríamos mudar a ênfase do ensino na Escola Sabatina. 3. Elaborou-se o currículo mundial intitulado: Elo da Graça. São lições para crianças de 0-14 anos.
6
As mudanças na Escola Sabatina dos menores
4. Chegou-se à conclusão que nosso estilo de ensinar era bom, mas precisava ser melhorado a fim do aluno aprender melhor. 5. O novo currículo enfatiza 4 dinâmicas básicas:
7
GRAÇA Jesus me ama
8
ADORAÇÃO Amo a Jesus
9
Nós amamos uns aos outros
COMUNIDADE Nós amamos uns aos outros
10
Jesus ama você também (outros)
SERVIÇO Jesus ama você também (outros)
11
Nota: As lições enfatizarão estes 4 itens de forma teórica e prática para as crianças.
12
Focaliza A aprendizagem e não o ensino Dá prioridade ao aluno
13
Focaliza Ajuda-o a descobrir a verdade por si mesmo
Dá-lhe a oportunidade de praticar o que aprende.
14
Currículo Elo da Graça Quatro dinâmicas
Aprendizagem Ativa e Interativa Quatro estilos de aprendizagem Hora Total
15
GRAÇA SERVIÇO COMUNIDADE ADORAÇÃO
16
Aplicação na Escola Sabatina
Focaliza uma dinâmica por mês A lição é introduzida no sábado anterior Toda a Escola Sabatina gira em torno de um ponto (expressado na mensagem)
17
Aplicação na Escola Sabatina
4. Um trimestre trabalha as histórias do VT e no seguinte as do NT 5. Na Semana Santa e no Natal, é estudado as histórias correspondentes
18
“O professor sábio é aquele que procura colocar em ação as habilidades e as faculdades do aluno em vez de constantemente dar instruções” COES, 185
19
Vantagens da aprendizagem ativa
Aprende mais Envolve mais os sentidos Memoriza por mais tempo É mais interessante Socializa Para todas as idades
20
Técnicas que você pode usar
Músicas Artes Natureza Jogos Histórias Trabalhos manuais
21
Aprendizagem Interativa
Os alunos aprendem juntos, em duplas ou em pequenos grupos. Ensinam uns aos outros e aprendem uns com os outros.
22
Características da aprendizagem interativa
Melhora a aprendizagem e a retenção Favorece a auto-estima Fortalece os relacionamentos
23
Características da aprendizagem interativa
Desenvolve habilidades interpessoais Todos participam Interdependência positiva
24
Técnicas que você pode usar
Diálogo em duplas Parceria em leitura Grupos de aprendizagem Companheiros de equipe Quebra-cabeça
25
Currículo - Elo da Graça
Quatro dinâmicas Aprendizagem Ativa e Interativa Quatro estilos de aprendizagem Hora Total
26
Quatro estilos de aprendizagem
As crianças aprendem de quatro Maneiras
27
Quatro estilos de aprendizagem
Por quê preciso saber isto?
28
Alunos analíticos Para que preciso saber?
29
Alunos com Senso Comum Como funciona?
30
Como posso aplicar isso
Como posso aplicar isto?
31
Imaginativo Analítico Senso Comum Dinâmico
Por que eu deveria aprender isto? O que posso saber sobre isto? Senso Comum Dinâmico Como isto funcionaria em minha vida. Como posso partilhar isto com os outros?
32
Currículo - Elo da Graça
Quatro dinâmicas Aprendizagem Ativa e Interativa Quatro estilos de aprendizagem Hora Total
33
Agrupamento por idades
Rol do Berço 00 – 03 anos - ciclo de 2 anos Jardim da Infancia 03 – 06 anos - ciclo de 2 anos Primários 07 – 09 anos – ciclo de 4 anos Juvenis – 12 anos – ciclo de 4 anos Adolescentes 13 – 15 anos
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.