A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Deus já deixou escrito as atividades de um Pequeno Grupo: Reúnam-se em Pequenos Grupos à noite ou pela manhã para estudar a Bíblia. Tenham momentos de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Deus já deixou escrito as atividades de um Pequeno Grupo: Reúnam-se em Pequenos Grupos à noite ou pela manhã para estudar a Bíblia. Tenham momentos de."— Transcrição da apresentação:

1

2 Deus já deixou escrito as atividades de um Pequeno Grupo: Reúnam-se em Pequenos Grupos à noite ou pela manhã para estudar a Bíblia. Tenham momentos de oração para que o Espírito Santo vos possa fortalecer, iluminar e santificar... Que contem da cordial relação que mantém com seus companheiros de labor (confraternização) nesses preciosos momentos quando buscam a bênção de Deus! Cada qual conte em palavras simples o que tem acontecido em sua vida... (testemunho) não perderão nada e ganharão muito. (Cada dia com Deus, pg. 11)

3 Portanto, o programa básico de um Pequeno Grupo é: 1. Confraternização (15) 2. Testemunho (15) 3. Oração (5) 4. Estudo da Bíblia (30)

4 Abaixo, algumas idéias sobre cada uma das atividades de um Pequeno Grupo: 1.1.Para que o grupo tenha êxito é importante que cada membro envolva na discussão e esteja disposto a compartilhar suas idéias publicamente. 1. CONFRATERNIZAÇÃO

5 1.2.A pessoa só aprende de fato quando participa. Com a participação, a pessoa é obrigada a pensar e pensando é que se aprende e se decide ao lado do que aprendeu.

6 1.3.Os estudiosos de comportamento humano dizem que quando numa reunião de grupo a pessoa não fala nos primeiros cinco minutos, forma-se um bloqueio mental e o coordenador terá dificuldades para ter a participação dela posteriormente.

7 1.4. Além, disto, quando a pessoa participa e fala de si, suas necessidades e preocupações, está permitindo ser conhecida, o que é essencial para que o coordenador do grupo faça aplicação das verdades bíblicas à vida dos ouvintes

8 1.5.Algumas idéias para quebrar o gelo e facilitar a confraternização no Pequeno Grupo: a) A boa confraternização começa com uma excelente recepção, que fica à cargo dos anfitriões. b ) Estimule o cumprimento informal entre todos os participantes e apresente com destaque as visitas.

9 c ) O serviço de louvor participativo é essencial para aproximar os membros e visitantes. d ) O líder deve elaborar perguntas que permitam aos membros do grupo familiarizarem-se melhor uns com os outros e tornarem-se conhecidos. As perguntas porém, não devem ser intimidatórias.

10 Há geralmente 05 tipos de perguntas: (1)Perguntas no tempo passado: Perguntas para os membros do grupo falarem de sua história pessoal e são especialmente úteis no início de um grupo: - Você já assistiu a alguma igreja quando era criança?

11 - A qual denominação religiosa? - Qual era o seu esporte predileto quando criança? - Qual a coisa mais preciosa que te aconteceu quando estava sentado à mesa no tempo de criança? - Que lembrança de sua infância mais lhe traz saudades?

12 (2) Perguntas no tempo presente: Elas ajudam os membros a falarem do que está acontecendo atualmente em suas vidas: - Qual é o seu passatempo atual predileto?

13 -Que coisa alguém lhe disse esta semana que você muito apreciou? - Qual é o seu lugar favorito e por quê? - Qual a sua cor predileta e por quê? - Qual o dia da semana que você mais aprecia? - Qual o seu personagem bíblico ou o seu texto bíblico favorito e por quê?

14 (3) Perguntas no tempo futuro: Estas são perguntas que dão aos membros, uma oportunidade para falarem sobre seus sonhos e esperanças quanto ao futuro: - Que sonho você ainda gostaria de realizar em sua vida? - Como você gostaria de ser lembrado no fim de sua vida? - Quando você estiver no Céu, que tipo de pergunta fará a Jesus?

15 (4) Perguntas de afirmação: Estas perguntas dão aos membros, a oportunidade de compartilhar coisas positivas entre eles: - Em que o grupo mais tem ajudado você? - O que você mais aprecia em cada pessoa do grupo?

16 (5) Perguntas de responsabilidade: Este tipo de pergunta se usa somente se os membros estão de acordo em ser mutuamente responsáveis pelo seu crescimento cristão: - Como foi seu programa de estudo da Bíblia e oração na semana passada? - Como pai, você dedicou tempo com qualidade para os filhos cada dia da semana passada?

17 2.testemunhos Se o grupo já elaborou o plano com os alvos missionários e dividiu-se em duplas, nesse momento é só dar oportunidade para os membros contarem do que estão fazendo. Eles irão relatar o programa de visitas, os folhetos distribuídos, os estudos bíblicos ministrados e outras atividades do planejamento que executaram durante a semana. O modelo do plano está no Manual do Líder, pg. 3/2

18 3.Oração A oração fortalece as relações do grupo, ajuda aos membros a desenvolver a vida devocional, os capacita para ministrar-se mutuamente e edifica a fé quando os membros vêem que Deus satisfaz as necessidades diárias dos que formam parte do grupo. (Kurt Johnson) A oração é o elemento vital do grupo.

19 O grupo pode ter um caderno para anotar os pedidos de oração. Pode também usar a folha modelo para pedidos que está no manual do Líder, pg. 2/8. Peça que indiquem respostas de orações ou bênçãos recebidas na última semana. Pedidos mais urgentes podem ser feitos oralmente para ênfase maior.

20 MODELOS DE ORAÇÃO - Em duplas, trios ou quartetos. - Um período em oração individual silenciosa e depois do amém alguém ora audivelmente.

21 MODELOS DE ORAÇÃO: - Oração por categoria: orações de louvor e gratidão em que os membros falam uma ou duas frases cada um. Oração para pedidos, usando o mesmo sistema e as orações são expontâneas e voluntárias. - Pode-se também formar companheiros de oração para que um interceda pelo outro durante a semana ou em um mês.

22 4. ESTUDO DA BÍBLIA - O material usado para aprender/discutir deve ser baseado na Bíblia. - O coordenador do grupo deve estudar e preparar-se para dirigir suavemente a discussão e nunca deve monopolizar o estudo. - Lembre-se: As pessoas só aprendem quando elas mesmas tomam parte ativa do processo de ensino. Não fale sozinho.

23 Os guias de estudo da Bíblia que estão à disposição para os Pequenos Grupos são: - 72 estudos para Pequenos Grupos - Estudos para Pequenos Grupos sobre Relacionamento. - Estudo Bíblico sobre Saúde de 12 lições - O livro Estudando Juntos do Pr. Mark Finley Recomendamos a sessão 02 do livro.

24 - Os Pequenos Grupos podem ainda usar cursos bíblicos, fitas de vídeo para discussão e outros materiais com base bíblica. Não se deve preocupar em passar muito conteúdo em cada reunião, mas em obter ampla participação e fazer as devidas aplicações.


Carregar ppt "Deus já deixou escrito as atividades de um Pequeno Grupo: Reúnam-se em Pequenos Grupos à noite ou pela manhã para estudar a Bíblia. Tenham momentos de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google