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1 II Curso de Licitações Sustentáveis Advocacia Geral da União – AGU - SP 06 de dezembro de 2012 Laura Valente de Macedo SUSTENTABILIDADE.

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1 1 II Curso de Licitações Sustentáveis Advocacia Geral da União – AGU - SP 06 de dezembro de 2012 Laura Valente de Macedo laurasvmacedo@gmail.com SUSTENTABILIDADE E CONSUMO: POR QUÊ É PRECISO MUDAR

2 Resumo Mudanças climáticas e consumo Clima, produção e consumo, e compras governamentais sustentáveis Perguntas e respostas 28/5/2016 05:49Laura Valente de Macedo2

3 http://cienciahoje.uol.com.br/materia/resources/images/che/furacao.jpg Mudanças Climáticas e Consumo

4 O clima é o processo de troca de energia entre a Terra e o espaço, onde a energia recebida do Sol é absorvida pelos sistemas terrestres e parcialmente devolvida ao espaço. Mudanças Climáticas Foto: NASA

5 Mudanças Climáticas Impactos Elevação do nível do mar e da temperatura média global Derretimento de calotas polares e solos gelados Eventos extremos mais intensos e frequentes Alteração do ciclo hidrológico Perda de biodiversidade Perda de áreas agriculturáveis Danos a infraestrutura urbana Epidemias de doenças tropicais e pragas...

6 Concentrações de CO2 = sem precedentes nos últimos 650,000 anos Aquecimento do sistema climático – inequívoco A maior parte do aquecimento global atual nos últimos 50 anos resulta do aumento de gases de efeito estufa A tendência de mais aquecimento nas próximas décadas já está confirmada e é irreversível Ações e escolhas atuais terão cada vez maior impacto no longo prazo Mudanças climáticas incluem mais eventos extremos, maior umidade nas latitudes mais altas e mais seco nos subtrópicos Mudanças Climáticas

7 A principal causa: atividades humanas a partir da revolução industrial – queima de combustíveis fósseis Mudanças Climáticas

8 Segundo dados da ONU, se todos mantivermos os atuais padrões ocidentais de produção e consumo, serão necessários: 1900 2100 2002 2050 8 Consumo

9 O Impacto do Consumo Nossa Pegada Ecológica 2005: 21% acima da capacidade de suporte da Terra

10 Por que é preciso mudar Os recursos da Terra são FINITOS e limitados. Em 2010 a população humana atingiu 7 bilhões de habitantes, dos quais 20% consomem 80% dos recursos. Mais da metade da população humana vive hoje em cidades. No Brasil, 84% da população é urbanizada. População e Capacidade de Suporte da Terra

11 Impactos do Consumo  Desigualdade social e pobreza  Violência e conflitos  Perda de biodiversidade  Desmatamento  Poluição do ar e da água, rios e oceanos  Eutrofização  Chuva ácida  Contaminação do solo e dos lençóis freáticos  Geração de resíduos tóxicos  Lixo nuclear  Aquecimento global e mudanças climáticas...

12 Evolução Urbana no Brasil

13 7 bilhões de pessoas 193 milhões de pessoas China, Índia e Brasil = 750 milhões de novos consumidores 52% dos brasileiros fazem parte hoje da Nova Classe Média Consumo X Consumismo Conferência de Desenvolvimento Sustentável da ONU - RIO+20 Temas: Economia Verde e Governança ambiental global Até final de 2011 serão gastos R$ 1 trilhão pela nova classe C 13

14 Laura Valente de Macedo14 Consumo X Consumismo

15 Laura Valente de Macedo15 Consumo X Consumismo

16 População, Pobreza e a Capacidade de Suporte da Terra Como enfrentar a escassez de recursos naturais, sem prejudicar a qualidade de vida e o desenvolvimento de todos os povos da Terra, com equidade e justiça social? Dilema

17 Desenvolvimento Sustentável É aquele que “… atende as necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das futuras gerações de atender suas próprias necessidades” Fonte: Comissão Mundial de Meio Ambiente e Desenvolvimento, 1983

18 Desenvolvimento Sustentável Objetivos  Discutir e propor meios de harmonizar o desenvolvimento econômico com justiça social e a proteção ambiental  Garantir equidade entre as gerações Pressupõe foco ético “...é uma visão e um processo, não um destino”

19 Consumo Sustentável é “o uso de bens e serviços que atendam às necessidades básicas, proporcionando uma melhor qualidade de vida, enquanto minimizam o uso dos recursos naturais e materiais tóxicos, a geração de resíduos e a emissão de poluentes durante todo ciclo de vida do produto ou do serviço, de modo que não se coloque em risco as necessidades das futuras gerações”. Produção Sustentável é a incorporação, ao longo de todo o ciclo de vida de bens e serviços, das melhores alternativas possíveis para minimizar custos ambientais e sociais. Processo de Marrakesh – PNUMA. 19 Consumo Sustentável

20 Premissa 28/5/2016 05:49Laura Valente de Macedo20 Governos Varejo Indústria Fornecedores Consumidores E podemos mudar o mundo por meio de escolhas mais inteligentes SOMOS TODOS CONSUMIDORES

21  CORRESPONSABILIZAÇÃO  COMPARTILHAMENTO E COLABORAÇÃO  CAPACIDADE DE SUPORTE DO PLANETA  PARCERIAS ENTRE PARTES INTERESSADAS  MUDANÇA NÃO É PREJUÍZO, SACRIFÍCIO OU PIORA NA QUALIDADE DE VIDA  TUDO FAZ DIFERENÇA, CADA GESTO CONTA  MENOS PODE SER MELHOR! Fundamentos

22 O que podemos fazer? Indivíduos Informar-se Comprar somente o necessário Reduzir, reutilizar, reciclar – mas também, repensar, recusar e recuperar! Instituições (empresas, governos, associações) Informar cadeia produtiva e consumidores Consumir e produzir com eficiência Adotar abordagem de ciclo de vida “do berço ao berço” Dar o exemplo e comunicar

23 Ferramentas para PCS  Análise de Ciclo de Vida  Certificação  Rotulagem ambiental  Redução, Reciclagem, Reutilização  Simbiose industrial

24 3. Entrega do Produto Sustentabilidade Total 5. Disposição final do Produto 2. Processos e Condições de Produção Ciclo de Vida dos Produtos 1. Insumos Materiais 4. Uso do Produto

25 Evolução do Conceito  Inteligente, eco-eficiente e bonito  Redução de desperdício = eficiência  Todos os materiais de produção & descartados são considerados nutrientes - biológicos ou técnicos  Nutrientes técnicos -> reciclados ou reutilizados  Nutrientes biológicos -> compostados ou consumidos “do Berço ao Túmulo” “do Berço ao Berço”

26 Certificação e rotulagem

27 Consumo institucional  Reduzem os impactos ambientais  Estimulam melhorias sociais  Alcançam eficiência financeira Compras sustentáveisCompras inteligentes

28 Compras Públicas Sustentáveis PRESSUPOSTOS Poder de compra de governos influencia mercado (10 a 16% do PIB em países da OCDE) Consumidores institucionais agem de modo responsável devido a sua influência no mercado consumidor e na economia. Considerar o ciclo de vida nas decisões sobre compras de produtos e serviços Buscar soluções inteligentes e criativas, incentivando inovações tecnológicas e de serviços Comprar somente o NECESSÁRIO

29 OBJETIVOS:  Integrar critérios de sustentabilidade em todas as fases do processo de compras públicas para reduzir o impacto da produção e do consumo sobre a saúde humana e o meio ambiente  Garantir economias para a administração  Criar novos mercados para produtos sustentáveis Compras Públicas Sustentáveis

30 Redução de Impactos Comida  provenientes de agricultura orgânica,comunidade local, agricultura familiar, estação e épocaEletricidade  proveniente de fontes renováveisTransporte  de baixa emissão, biocombustíveis, etanol, estímulo ao transporte coletivoPapel  reciclado, sem cloro, certificado FSC Produtos Eletrônicos  energeticamente eficientes

31 Exemplos de Benefícios Barcelona – Madeira certificada Rio de Janeiro - produtos orgânicos em escolas Minas Gerais – asfalto ecológico Universidade Autônoma de Barcelona – café de comércio justo Governo Alemão – Eletricidade de Fontes de Energia Renováveis Redução de desmatamento e proteção à biodiversidade Redução de eutrofização e melhora da saúde pública Redução de emissões de CO2 e economia Redução de desigualdade social e geração de renda Redução de emissões de CO2

32 Como as politicas de incentivo ao automóvel – redução de IPI, isenções fiscais, subsídio ao petróleo – se encaixam nisso? 32 Para pensar depois

33 Mais informações ICLEI – LACS – www.iclei.org/lacs/portugueswww.iclei.org/lacs/portugues EcoProcura 2009 – www.iclei.org/ecoprocura2009www.iclei.org/ecoprocura2009 GVCES–– www.ces.fgvsp.brwww.ces.fgvsp.br Catálogo Sustentável – www.catalogosustentavel.com.brwww.catalogosustentavel.com.br Ministério de Ciência e Tecnologia - Programa de Mudanças Climáticas - www.mct.gov.br/clima Secretariado da Convenção do Clima www.unfccc.de Centro do Clima COPPE – UFRJ www centroclima.org.br Página sobre o Processo de Marrakech http://www.unep.fr/scp/marrakech/about.htmhttp://www.unep.fr/scp/marrakech/about.htm Site do MMA sobre produção e consumo sustentáveis www.consumosustentavel.gov.brwww.consumosustentavel.gov.br Site sobre compras públicas sustentáveis do MPOG http://cpsustentaveis.planejamento.gov.br/ http://cpsustentaveis.planejamento.gov.br/ Site do programa “Cidades e Soluções” na Globonews (TV a cabo) http://globonews.globo.com/Jornalismo/Gnews/0,,7493,00.html Site do Decreto de CPS - http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011- 2014/2012/Decreto/D7746.htmhttp://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011- 2014/2012/Decreto/D7746.htm

34 http://www.pegadaecologica.org.br/ OBRIGADA!


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