A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lixo Zero – uma jornada para o desenvolvimento sustentável

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lixo Zero – uma jornada para o desenvolvimento sustentável"— Transcrição da apresentação:

1 Lixo Zero – uma jornada para o desenvolvimento sustentável
Laudato Si: a encíclica papal sobre clima, meio ambiente e pobreza

2 Laudato Si, Louvado Sejas
“ Louvado sejas , meu Senhor, por nossa irmã a mãe Terra, que nos sustenta e governa e produz frutos diversos e coloridas flores e ervas” citação do Cântico das Criaturas

3 Proposta Breve reflexão sobre o tema para mostrar nossa percepção sobre a importância de se adotar posturas mais conscientes em nossa rotina diária e de vida, para um futuro melhor.

4 LIXO? Dilemas do Desenvolvimento Sustentável

5 TCC O objetivo da pesquisa é a reflexão e proposição de modelos de governança sustentável de resíduos sólidos urbanos (RSU) que fomentem a inovação sistêmica nos diversos atores da cadeia de resíduos sólidos urbanos como solução estruturante para o desenvolvimento das cidades sustentáveis e criativas, através da criação de valor compartilhado - empresas, poder público e sociedade civil - Considerando os fatores geológicos da sustentabilidade dos assentamentos urbanos.

6 PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos
exige pensar em uma nova ordem de prioridade na geração e gestão de resíduos sólidos, em que o princípio da não geração tende a uma sociedade sem lixo. Prevê, como resultado do processo de mudança cultural e inovação social, modificando a essência das relações sociais em gerar e gerir recursos de forma sustentável.

7 Desenvolvimento Sustentável
Aquele que atenda às necessidades das gerações presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras, de suprirem suas próprias necessidades. Era do antropoceno (qdo atividades humanas começam a ter impacto global no clima da Terra e funcionamento dos ecossitemas). Desafio: proteger nossa casa comum

8 Desenvolvimento Sustentável
Maiores dificuldades: maior valor é o econômico e social Sustentabilidade pressupõe os limites da bioesfera para efetivar os projetos humanos Sustentabilidade maior desafio para o desenvolvimento social Triple botton line: econômico, social e ambiental.

9 Dimensão Ambiental Respeito aos ciclos naturais
Tempo de reposição dos recursos Limites que os regem (conservar a integridade do ambiente, consumir sem ultrapassar a capacidade de renovação dos recursos e respeitar a diversidade humana que produz formas diferentes de existência)

10 Sustentabilidade Diz respeito as escolhas que fazemos sobre as formas de produção, consumo, habitação, comunicação, alimentação, transportes, etc. O relacionamento entre as pessoas e delas com o meio ambiente

11 LIXO ZERO “ Este conceito contribui para o desenvolvimento de novos modelos que sejam mais compatíveis com as necessidades do planeta, incentivando o desenvolvimento de uma economia circular, na qual os produtos são criados para serem reintegrados à cadeia produtiva após o fim do seu uso, reduzindo a extração de recursos . Consiste no máximo reaproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos e a redução, ou mesmo o fim, do encaminhamento para aterros e incineradores”

12 Lixo Zero (ZWIA) “É um meta ética, econômica, eficiente e visionária para guiar as pessoas a mudar seus modos de vidas e práticas de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis, onde todos os produtos são projetados para permitir seu uso pós- consumo.”  Ao implementar LIXO ZERO – todos os descartes que vão para a água, terra e ar são evitados: boas práticas.

13 Lixo associado a cidadania
Não consumir Reduzir Reusar Reciclar ...produtos oriundos do uso exagerado ou não do material natural para consumo humano, para transformá-los em algo novo; gerando trabalho e renda para os setores em vulnerabilidade social e inclusão social

14 É possível Lixo Zero no Brasil?
Políticas rigorosas – PNRS/2010 Políticas que ensinam a descartar o lixo de forma correta Aprender a reciclagem Aprender a fazer compostagem Tudo isso ajuda a diminuir a quantidade de lixo para os aterros sanitários e a poluir menos, degradar menos o meio ambiente e a melhorar a nossa mãe Terra. Exemplo – cidade de San francisco

15 LIXO x RESÍDUO O lixo precisa ser instituído de um novo princípio de valor e ação - se tornar socialmente compreendido como resíduo dotado de valor econômico, social e ambiental. Quando o lixo é tratado como resíduo, como recurso passa a ser entendido como uma prioridade e a ter outras prioridades nesta nova Era do antropoceno.

16 Maria Lúcia Danieli Zullo danzul@uol.com.br (19) 99794-5649
Obrigado a todos Maria Lúcia Danieli Zullo (19)


Carregar ppt "Lixo Zero – uma jornada para o desenvolvimento sustentável"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google