A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Unidade 9 - Perguntas Logística e Ecologia - Desenvolvimento Sustentável na Cadeia de Suprimentos 19T S1- PR Adelaide Amorim Daniel Oliveira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Unidade 9 - Perguntas Logística e Ecologia - Desenvolvimento Sustentável na Cadeia de Suprimentos 19T S1- PR Adelaide Amorim Daniel Oliveira."— Transcrição da apresentação:

1 Unidade 9 - Perguntas Logística e Ecologia - Desenvolvimento Sustentável na Cadeia de Suprimentos 19T S1- PR Adelaide Amorim Daniel Oliveira

2 Unidade 9 1 – No artigo “Logística, Supply Chain e Desenvolvimento Sustentável” afirma-se que a responsabilidade ambiental da logística decorre de Três pontos. Quais são eles? Resposta: ◦ Primeiro, a logística em função da abordagem interfuncional sobre a qual ela se apoia, permite desenvolver uma abordagem global do impacto ambiental da atividade empresarial. ◦ Segundo, muitas decisões logísticas têm repercussões no ambiente, sendo importante integrar a logística na análise ambiental. ◦ Terceiro, as metodologias e as técnicas tradicionais da área de operações logísticas constantemente têm reflexos positivos na dimensão ambiental.

3 Unidade 9 2- “ A pressão em favor do desenvolvimento sustentável se propaga na cadeia logística em dois sentidos para trás e para a frente, a partir da empresa que lidera a cadeia.” Discorra sobre esses sentidos quanto à pressão do desenvolvimento sustentável. Resposta: ◦ A literatura de SURING E MULLER(2008) permite inferir que a pressão em torno do desenvolvimento sustentável atinge toda a cadeia de suprimentos. A responsabilidade se propaga não necessariamente de forma igual para os dois sentidos. É junto dos fornecedores que a pressão se exerce com mais força, essa situação fica bem ilustrada ao se analisar a relação industria e grande varejo.

4 Unidade 9 3 – O que é lixo eletrônico ? Resposta: ◦ É o termo usado para definir os ◦ resíduos eletroeletrônicos que ◦ são descartados. Atualmente ◦ representam 5% de todo o ◦ lixo produzido pela humanidade. ◦ Possui como característica principal, ◦ em sua maioria, ◦ componentes ◦ tóxicos e cancerígenos.

5 Unidade 9 4 – Caracterize a logística reversa pós consumo. Resposta: Os termos: “reversa” ou “inverso”, pressupõem a existência de um ciclo direto precedente - “fornecedor => organização => cliente) ◦ Em relação ao fornecimento, a logística reversa pós consumo apresenta uma estrutura convergente, com muitas origens e com poucos destinos. ◦ Quanto ao produto, especialmente os computadores ◦ apresentam um valor agregado bem inferior, razão de ◦ uma gestão inadequada e ineficiente no âmbito da ◦ logística reversa o que tem inviabilizado economicamente ◦ suas atividades de forma sustentada. E se referindo à demanda e oferta na logística reversa é altamente incerta. É difícil de se definir a quantidade e o tempo que os computadores são retornados.

6 Unidade 9 5 – a industria de computadores apresenta um crescimento exponencial com novas tecnologias e avanços com ciclos de intervalos de tempo cada vez menores. De um lado, os usuários e consumidores beneficiados por uma variedade cada vez maior de produtos que incorporam novas versões e melhor optimização de desempenho em suas práticas, por outro, temos um acúmulo de produtos não vendidos, fruto da rápida obsolescência intrínseca desse segmento de tecnologia e mercado, assim como o de materiais de embalagem e lixo que se torna preocupante para esse setor de atividade. Tendo em conta a logística reversa pós consumo, qual seria a solução? Resposta: cabe a essas industrias produzir bens ou serviços que atendam às necessidades do presente, mas de maneira sustentada, podendo ser reaproveitados, reciclados ou descartados de forma responsável, visando o bem estar da sociedade atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras

7 Unidade 9 6 – Qual a importância que a Logística Reversa do pós consumo na cadeia de suprimentos vem merecendo na industria de computadores e do Poder Público brasileiro? Resposta: A logística reversa na cadeia de suprimentos é um segmento que carece de Legislação eficaz e especifica no Brasil com relação ao lixo electrónico. No entanto, pode-se inferir que a globalização e as práticas que já vêm sendo adotadas na Europa e EUA, tem contribuído para que empresas que comercializam produtos de alta tecnologia começam a mobilizar-se, adoptando iniciativas que minimizem impactos ambientais. Nisso, percebe-se que o consumidor mais informado e preocupado com o meio ambiente tem contribuído positivamente com essa iniciativa já que as empresas tendem associar a sua imagem como responsável ambientalmente perante seus consumidores

8 Unidade 9 7 – atendendo a rápida obsolescência do produtos de alta tecnologia, qual seria o modelo ideal de logística reversa pós consumo no sentido de agregar valor económico ao produto e salvaguardar o ambiente? Resposta : Maior concientização e responsabilização ambiental das empresas importadoras e fabricantes de produtos electrónicos (celulares, computadores e afins…), no sentido de promoverem melhor gestão de seus resíduos electrónicos; comprometimento com o cliente no que respeita à divulgação de suas políticas de logística reversa. Adoção de novas práticas na fabricação dos produtos mais modulados, de forma a facilitar o retorno, avaliação da qualidade, de valor do produto e reprocessamento, contribuindo assim para que a operação reversa se torne economicamente viável. ◦.

9 Unidade 9 8 – quais seriam os desafios para uma adequada implementação de logística reversa? Resposta: O desafio consiste em promover modelos devidamente articulados (distribuidores, revendedores e usuários) que atendam as necessidades do presente”, mas, com o mínimo risco para as gerações futuras..


Carregar ppt "Unidade 9 - Perguntas Logística e Ecologia - Desenvolvimento Sustentável na Cadeia de Suprimentos 19T S1- PR Adelaide Amorim Daniel Oliveira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google