A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UM MUNDO DIVIDIDO Professor: Jeferson Geografia – 3º EM.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UM MUNDO DIVIDIDO Professor: Jeferson Geografia – 3º EM."— Transcrição da apresentação:

1 UM MUNDO DIVIDIDO Professor: Jeferson Geografia – 3º EM

2 Observe Angeli

3

4 Atividade Na sua opinião, por que na primeira charge, as crianças acham que as pessoas retratadas no outdoor são de outro planeta? O que o comentário delas revela em relação à realidade social do país? Em sua opinião, a situação mostrada na primeira charge corresponde a que “metade” do mundo representada na segunda charge? Qual é a diferença de abordagem entre as duas ilustrações?

5 Em relação à segunda charge: A charge mostra que as atividades econômicas praticadas em cada um dos países dos hemisférios da Terra são bastante diferenciados. No hemisfério Sul, todos os países dependem basicamente da produção de gêneros da agropecuária e do extrativismo?

6 A divisão internacional do trabalho Início séculos XV e XVI Delineação do papel das metrópoles e das colônias no contexto da produção e do comércio internacional A América, a África e a Ásia (com exceção do Japão) Passaram a organizar suas economias segundo as necessidades de suas metrópoles

7 Final do século XVIII A Revolução Industrial desencadeou A desestruturação do sistema colonial A industrialização exigia maiores quantidades de matérias-primas e mais consumidores para suas mercadorias Produção em larga escala Gradativamente os interesses comerciais de algumas metrópoles passaram a exigir que as transações econômicas fossem realizadas com mais liberdade

8 Entre o final do século XVIII e o início do século XIX Inicia-se o processo de independência de várias colônias A independência política não trouxe a independência econômica e tampouco modificou a realidade social das antigas colônias. Os países industrializados ampliaram a capacidade produtiva, a margem de lucro e as diferenças econômicas e sociais em relação aos países exportadores de matérias-primas.

9 A nova divisão internacional do trabalho Os países subdesenvolvidos, além de produzir e exportar matérias-primas agrícolas e minerais, transformam-se em produtores e exportadores de produtos industrializados. Principalmente a partir de 1950, alguns países da América Latina, África e Ásia se industrializaram Industrialização tardia A industrialização dos países subdesenvolvidos acabou atendendo interesses específicos das indústrias multinacionais, que instalaram filiais, particularmente nesses países, em virtude de: matérias-primas, mercado consumidor, mão-de-obra e impostos baratos.

10 O desenvolvimento dos meios de transportes e das telecomunicações acrescentou novas características à nova divisão internacional do trabalho. Organizadas em redes de produção Contratam empresas de diversas partes do mundo para realizar a atividade produtiva ou a distribuição e comercialização de seus produtos Os países centrais concentram: A fabricação de produtos de tecnologia mais sofisticada O desenvolvimento de novos produtos O setor de marketing A gerência administrativa das grandes empresas Multinacionais

11 Características do desenvolvimento e do subdesenvolvimento PAÍSES DESENVOLVIDOS Grandes pólos financeiros e tecnológicos mundiais Dominam As grandes decisões políticas e econômicas internacionais Predominam atividades econômicas industriais, de serviços e comerciais Pequena parcela da população dedica-se ao setor primário O grupo internacional que reúne os países mais industrializados e desenvolvidos economicamente do mundo é denominado G-8

12 A população dos países desenvolvidos Apresenta Em geral: boas condições de vida saúde educação moradia alimentação elevada expectativa de vida reduzidos índices de mortalidade infantil analfabetismo praticamente inexistente Apesar das diferenças sociais, há nesses países melhor distribuição de renda, o que melhora a qualidade de vida, eleva o poder de compra e dinamiza o mercado interno.

13 Nos países subdesenvolvidos a situação é bem diferente Países subdesenvolvidos Principais atividades: agropecuária e extrativismo. De modo geral, desenvolvidas de modo rudimentar, e com baixa produtividade. Apesar da diversidade de condições, algumas características são comuns a diversos países Os Elevados índices de analfabetismo e escolarização deficiente de grande parte da população compromete o desenvolvimento socioeconômico futuro. Elevado índice de mortalidade infantil, que ocorre em função da desnutrição das mães e dos recém-nascidos e das péssimas condições de saúde de boa parte da população.

14 Atividade industrial amplamente diversificada Restrita a poucos países que se industrializaram na segunda metade do século XX Poucos setores de tecnologia mais avançada e, mesmo assim, dependente dos países desenvolvidos Esse grupo de países tem dificuldade para realizar investimentos em infraestrutura para a manutenção das taxas de crescimento econômico Minoria da população desfruta de boas condições de vida Grande parte da população: alimenta-se de forma insuficiente; mora em habitações precárias; não dispõe de condições adequadas de saúde. Baixa expectativa de vida.


Carregar ppt "UM MUNDO DIVIDIDO Professor: Jeferson Geografia – 3º EM."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google