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Introdução à Ciência e suas Metodologias Metodologia de Pesquisa e do Trabalho Científico.

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Apresentação em tema: "Introdução à Ciência e suas Metodologias Metodologia de Pesquisa e do Trabalho Científico."— Transcrição da apresentação:

1 Introdução à Ciência e suas Metodologias Metodologia de Pesquisa e do Trabalho Científico

2 Bem-Vindos, bem-vindas!! Nossa aula, na modalidade a distância, consistirá em encontros virtuais, ou não- presenciais, onde se desenvolverão apresentações de conteúdo, estudos dirigidos, elaboração de atividades e discussões pontuais em fóruns temáticos. Aposta-se em uma “construção autônoma do conhecimento”. Um empenho mais comprometido por parte do estudante.

3 Eu, prof. Leonides, acompanharei você em sua trajetória de aprofundamento de mais estes conteúdos disciplinares. São conteúdos significativos e que, em seu devido momento, demonstrarão sua importância e validade. Conte comigo. Conto com seu empenho!

4 If A = success, then the formula is: A = X + Y + Z X is work. Y is play. Z is keep your mouth shut. Albert Einstein (apud Marcos Duarte)

5 Existe uma crença infundada generalizada que se criou à volta do sucesso escolar de Albert Einstein, que é de que ele seria um mau aluno nos primeiros anos. Existe alguma confusão entre as ansiedades sentidas pelos familiares e alguns episódios de natureza disciplinar e o real sucesso escolar de Einstein. Clark (1980, p.27) refere neste aspecto que “os familiares até acreditavam que ele poderia ter algum tipo de dislexia”. No entanto, Pais (1995, p.45) refere que “O menino inicialmente lento tornou-se o melhor aluno na escola (a crença generalizada de que era um aluno fraco é infundada) (…)”. A prova que a educação formal de Albert correu bem desde cedo é patente na carta escrita por Pauline Einstein em 1º de Agosto de 1886 à mãe (Jette Koch) em que dizia: “Ontem Albert recebeu as notas; foi novamente o melhor, o boletim é brilhante” (PAIS, 1995, p.43). Se para a Matemática e para as ciências naturais ele era mais do que bem dotado, possuidor de grande intuição e habilidade lógica, para as disciplinas que exigiam capacidade de memória as suas aptidões escolares não eram tão grandes. Geografia, História e Francês constituíam obstáculos quase intransponíveis. As áreas que tinham um caráter mais físico como a ginástica e o desporto eram-lhe naturalmente antipáticas.

6 Ciência, pesquisa e sociedade do conhecimento “A cada dois ou três séculos ocorre na história da sociedade ocidental uma grande transformação. (...) Em poucas décadas, a sociedade se reorganiza... Depois de cinquenta anos, existe um novo mundo. E as pessoas nele nascidas não conseguem imaginar o mundo em que seus avós viviam e no qual nasceram seus pais.” (DRUCKER, 1999).

7 PLANO DE ENSINO Diante dos pressupostos colocados nos slides anteriores, pretende-se demonstrar a importância de uma disciplina que se coloque o propósito de indicar os passos essenciais da construção ou produção de um conhecimento científico – quer dizer, sistemático, lógico, verificável. Para tanto, apresenta-se, na sequência, o Plano de Ensino da disciplina.

8 EMENTA Tipos de conhecimento. As características do conhecimento científico. Tipos de pesquisa quanto à abordagem. Tipos de pesquisa quanto aos objetivos. A estrutura e processo da pesquisa. O projeto de pesquisa. Apresentação dos resultados da pesquisa.

9 OBJETIVOS Distinguir entre os diversos tipos de conhecimento e suas aplicabilidades. Apresentar os elementos essenciais do conhecimento científicos e seus métodos. Orientar quanto à elaboração de projetos científicos e o desenvolvimento de pesquisas. Orientar a estruturação formal de trabalhos científicos, sobretudo artigos e monografias (TCC).

10 CONTEÚDO Unidade 1: Conhecimento científico 1.1. Conhecimento vulgar ou senso comum 1.2. Conhecimento filosófico 1.3. Conhecimento científico 1.4. Conhecimento teológico ou religioso

11 Unidade 2: Métodos de pesquisa 2.1. Teorias e métodos de pesquisa 2.1.1. Met. Indutivo 2.1.2. Met. Dedutivo 2.1.3. Met. Fenomenológico 2.1.4. Met. Positivista/Experimental 2.1.5. Met. Dialético 2.1.6. Met. Funcionalista 2.1.7. Met. Estruturalista

12 Unidade 3: Classificações da pesquisa 3.1. Quanto à área/objeto 3.2. Quanto ao tipo 3.3. Quanto ao objetivo 3.4. Quanto às fontes 3.5. Quanto aos procedimentos

13 Unidade 4: Metodologia de pesquisa 4.1. A pesquisa científica 4.2. O projeto de pesquisa

14 4.2.1. O problema de pesquisa 4.2.2. Objetivo(s) 4.2.3. Hipótese(s) 4.2.4. Variáveis 4.2.4.1. Variáveis independentes 4.2.4.2. Variáveis dependentes

15 4.2.5. Justificativa 4.2.6. Definição da metodologia (sujeitos, ambientes, instrumentos...) 4.2.7. Revisão de literatura, referencial teórico e referências 4.2.8. Coleta de dados 4.2.9. Resultados: representação, análise e tratamento de dados 4.2.10. Relatório e apresentação das conclusões

16 Unidade 5: O trabalho científico 5.1. Divisão do trabalho científico 5.1.1. Partes pré-textuais 5.1.2. Partes textuais 5.1.3. Partes pós-textuais 5.2. Formatação do trabalho científico 5.3. Normas ABNT e Manual da Unilins

17 Unidade 6: Recursos para a pesquisa 6.1. Office e LibreOffice Writer 6.2. Excel e Libreoffice Calc 6.3. Mecanismo On-Line para Referências 6.4. EncuestaFacil

18 AVALIAÇÃO A nota bimestral será a resultante da Avaliação Continuada (AC), com peso 0,3, somada à Prova Regimental (PR), com peso 0,7, divididas por 10. Conforme indicado: Média bimestral = ((∑ AC x 0,3) + (PR x 0,7)) / 10

19 BIBLIOGRAFIA LAKATOS, Eva Maria & MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1991-2010 SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 1996-2008

20 Que é C-I-Ê-N-C-I-A?

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22 A ciência é uma especialização, um refinamento de potenciais comuns a todos. A ciência é a hipertrofia de capacidades que todos têm. (Rubem Alves)

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24 Ela é dona-de-casa. Pega o dinheiro e vai à feira. Uma pessoa como milhares de outras. Vamos pensar em como ela funciona, lá na feira, de barraca em barraca...

25 Adequa os recursos de que dispõe (em dinheiro) às necessidades de sua família (em comida)! Processa uma série de informações... Classifica os alimentos (indesejáveis, desejáveis, supérfluos) Os preços são comparados A estação dos produtos é verificada (oferta x demanda) Senso econômico acoplado a outras “ciências” (Ciências Humanas, por exemplo – sem nunca ter lido teorias, sabe que a escolha dos alimentos não se regula só por aspectos econômicos, mas também fatores simbólicos, sociais e políticos) Apesar de não trabalhar com “instrumentos” científicos, o procedimento da dona-de-casa é simplista, ingênuo?

26 Atenção!! Aquilo que outras pessoas, em outras épocas, consideraram como ciência, sempre parece ridículo, séculos depois.

27 Observe esse exemplo de texto “científico” (antiga enciclopédia chinesa) “[...] os animais se dividem em: a) pertencentes ao imperador, b) embalsamados, c) domesticados, d) leitões, e) sereias, f) fabulosos, g) cães em liberdade, h) incluídos na presente classificação, i) que se agitam como loucos, f) (sic) inumeráveis, k) desenhados com um pincel muito fino de pêlo de camelo, l) et caetera, m) que acabam de quebrar a bilha, n) que de longe parecem moscas.” (BORGES, apud FOUCAULT, 1966, p. 55).

28 A pesquisa Pesquisar tem sido o caminho humano para responder questões e para se construir novas idéias e ideais, seja no mundo acadêmico, seja no mundo da vida cotidiana.

29 Pesquisar é descobrir, é desnudar o que existe, algo que ainda não foi trazido ao conhecimento. A pesquisa é um micromundo humano e, portanto, tem um papel importante na reconstrução das Ciências [...] e da Vida como um todo. Não só as Instituições de ensino, mas toda e qualquer organização, evoluem pela busca contínua de conhecimentos, através de pesquisas referentes ao próprio contexto, integradas a conhecimentos já produzidos e que possam ser aproveitados para solucionar suas dificuldades ou aprimorar sua realidade.

30 QUE É O CONHECIMENTO ?

31 Conhecimento é o pensamento que emerge da relação entre um sujeito que conhece – que se aplica racionalmente em descobrir a “verdade” – e um objeto que se dispõe a ser conhecido – que se propõe a “desvelar” sua “verdade”, seu ser.

32 Conhecimento, portanto, pode ser considerado como uma ferramenta mediante a qual o ser humano compreende si mesmo e o “mundo” em que se encontra. É, também, embora sob uma concepção limitada, o instrumento que propicia o “domínio” e “manipulação” da realidade física e social.

33 Conhecimento e verdade O ato de conhecer é um “processo” de apreensão do real, do ser das coisas, de tal maneira que se atinja a verdade desse real, desses seres, dessas coisas. Conhecer seria conseguir estabelecer uma relação de plena conformidade entre aquilo que algo é e a idéia que se tem desse algo.

34 A ciência encara a “Verdade” como um estado de certeza provisória: uma teoria é válida enquanto não se conseguir provar sua inconsistência; ou enquanto o seu “modelo” teórico se sustentar. Será essa teoria, elaborada a partir de leis, que determinará o perfil de uma ciência.

35 Uma ciência se caracteriza por ter –Um objeto de estudo –Um método de estudo As ciências buscam regularidades na natureza que possam conduzir à elaboração de princípios “universais” e “generalizáveis”.

36 Resumindo... Conhecimento Científico: Através da classificação, da comparação, da aplicação dos métodos, da análise e síntese, o pesquisador extrai do contexto social, ou do universo, princípios e leis que estruturam um conhecimento rigorosamente válido e universal. O conhecimento científico procura alcançar a verdade dos fatos (objetos) e depende da escala de valores e das crenças dos cientistas; ele resulta de pesquisas metódicas e sistemáticas da realidade.

37 “Por volta do início do século XX, uma parcela da comunidade científica se apercebeu que, diferentemente da noção de conhecimento da realidade vigente até essa época, não se pressupõe, mais a possibilidade de um conhecimento universal e perene, mas sim que há apenas a alternativa de se conhecer parcelas da realidade.” (Motta, A ciência no século XX)

38 “VALIDADE X CONFIABILIDADE” Confiabilidade: consistência com que um procedimento de pesquisa (um instrumento) irá avaliar um fenômeno da mesma maneira em diferentes tentativas. Validade: confiança com que se pode tirar conclusões corretas de uma análise.

39 Caso do Termômetro – A função do dispositivo é “medir” a temperatura. Se for colocado em uma geladeira ou em um forno e, em seguida, utilizado em um paciente: -Ele continua “confiável”, quanto à função; -Ele não se mostra “válido”, contudo, quanto aos resultados.

40 Que é o CONHECIMENTO?

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43 Conhecimento é o pensamento que emerge da relação entre um sujeito que conhece – que se aplica racionalmente em descobrir a “verdade” – e um objeto que se dispõe a ser conhecido – que se propõe a “desvelar” sua “verdade”, seu ser. O conhecimento aplicado permite a criação de maravilhas que assombram, tanto ontem quanto hoje.

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48 Conhecimento, portanto, pode ser considerado como uma ferramenta mediante a qual o ser humano compreende si mesmo e o “mundo” em que se encontra. É, também, embora sob uma concepção limitada, o instrumento que propicia o “domínio” e “manipulação” da realidade física e social.

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52 Para que o CONHECIMENTO?

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55 Produção do conhecimento científico A ciência encara a “Verdade” como um estado de certeza provisória: uma teoria é válida enquanto não se conseguir provar sua inconsistência; ou enquanto o seu “modelo” teórico se sustentar. Será essa teoria, elaborada a partir de leis, que determinará o perfil de uma ciência.

56 Uma ciência se caracteriza por ter –Um objeto de estudo –Um método de estudo As ciências buscam regularidades na natureza que possam conduzir à elaboração de princípios “universais” e “generalizáveis”.

57 Conhecimento Científico: Através da classificação, da comparação, da aplicação dos métodos, da análise e síntese, o pesquisador extrai do contexto social, ou do universo, princípios e leis que estruturam um conhecimento rigorosamente válido e universal. O conhecimento científico procura alcançar a verdade dos fatos (objetos) e depende da escala de valores e das crenças dos cientistas; ele resulta de pesquisas metódicas e sistemáticas da realidade.

58 “Por volta do início do século XX, uma parcela da comunidade científica se apercebeu que, diferentemente da noção de conhecimento da realidade vigente até essa época, não se pressupõe mais a possibilidade de um conhecimento universal e perene, mas sim que há apenas a alternativa de se conhecer parcelas da realidade.” (Motta, A ciência no século XX)

59 O Método Científico O método científico é uma maneira de resolver problemas de forma sistemática e lógica baseada nos conceitos da ciência. Revolução científica (1550-1700) –Nascimento da ciência moderna: –Nicolaus Copernicus: ‘De Revolutionibus Orbium Coelestium’ (24 de maio, 1543) – Andreas Vesalius: ‘De Humani Corporis Fabrica’ (1 de Junho, 1543).

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61 Fundamentação teórica, Regulação ética! Ciência com consciência!! (Morin) “Não se sabe com certeza como se verifica a fetichização da técnica na psicologia individual dos indivíduos, onde está o ponto de transição entre uma relação racional com ela e aquela supervalorização, que leva, em última análise, quem projeta um sistema ferroviário para conduzir as vítimas a Auschwitz com maior rapidez e fluência, a esquecer o que acontece com estas vítimas em Auschwitz.” (Adorno, 2000,p,133)

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64 “A exigência que Auschwitz não se repita é a primeira de todas para a educação [e a ciência]. (...) Qualquer debate acerca de metas educacionais [e científicas] carece de significado e importância frente a essa meta: QUE AUSCHWITZ NÃO SE REPITA. Ela foi a barbárie contra a qual se dirige toda a educação.” (Adorno, 2000, p. 119)


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