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Profª Juliana Schivani MÉTODO ESTATÍSTIC O.

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1 Profª Juliana Schivani juliana.schivani @ifrn.edu.br MÉTODO ESTATÍSTIC O

2 Profª Juliana Schivani Tipos de Amostragem O MÉTODO ESTATÍSTICO Para realizar uma pesquisa estatística, recomenda-se: Definir o problema e o público alvo Coletar os dados Organizar os dados Criticar e analisar os dados Tabelas e gráficos Interpretar e apresentar os resultados

3 Profª Juliana Schivani Tipos de Amostragem DEFINIÇÃO DO PROBLEMA O que eu quero saber? Quais informações eu preciso? Quais as respostas que eu busco? Quais os possíveis motivos para cada resposta procurada? A quem eu devo perguntar? Como eu devo perguntar?

4 Profª Juliana Schivani Tipos de Amostragem PÚBLICO POPULAÇÃ O AMOSTRA É o conjunto total de elementos portadores de uma característica comum. É utilizada uma fração da população ≠ CENSO ≠ AMOSTRAGEM

5 Profª Juliana Schivani Tipos de Amostragem

6 Profª Juliana Schivani Tipos de Amostragem VARIÁVEIS DA COLETA DE DADOS QUANTITATIV A QUALITATIVA numérica possui uma estrutura numérica sexo, cor da pele, Valores que não podem ser medidos, expressos por atributos: sexo, cor da pele, etc. DISCRET A CONTÍNUA números inteiros não negativos: idades. Assumem qualquer valor: peso, altura.

7 Profª Juliana Schivani Tipos de Amostragem Gênero No total, 5.791.290 pessoas se inscreveram para fazer o Enem, sendo 2.374.855 (41%) homens e 3.416.435 (59%) mulheres. Certificação 638.176 candidatos disseram que vão fazer o Enem para obter o certificado de conclusão do ensino médio. Isenção A grande maioria não pagou a taxa de inscrição de R$ 35. Foram concedidas 4.029.757 (69,6%) isenções do pagamento. Outros 1.761.533 candidatos pagaram a inscrição. Cor/raça Na declaração de cor/raça, 2.421.459 candidatos (41,8%) se autodeclaram brancos. Outros 2.400.375 (41,4%) se autodeclararam pardos, seguidos por 694.158 candidatos da cor preta (12%), 132.323 de cor amarela (2,3%), e 35.756 indígenas (0,6%). Outros 107.219 candidatos (1,9%) não declararam a cor/raça.

8 Profª Juliana Schivani Tipos de Amostragem A COLETA DOS DADOS O conjunto de técnicas para coletar os dados de uma pesquisa é denominada de AMOSTRAGEM e ela pode ser de vários tipos: 1. ALEATÓRIA SIMPLES 2. ESTRATIFICADA 3. SISTEMÁTICA 4. POR CONGLOMERADOS 5. ACIDENTAL 6. INTENCIONAL 7. POR COTAS Métodos probabilísticos Métodos não probabilísticos

9 Profª Juliana Schivani Tipos de Amostragem ORGANIZAR OS DADOS TABEL AS GRÁFICOS frequênc ia simples frequênc ia em classes linhas colunas barras setores histograma pictogramas

10 Profª Juliana Schivani Tipos de Amostragem Todos os dados, da forma como foram coletados, são chamados de DADOS BRUTOS. Ao organizá-los em uma ordem crescente, denomina-se de ROL. OBS: Não existe ROL com dados qualitativos.

11 Profª Juliana Schivani Tipos de Amostragem Massa corporal (kg) de 48 alunos de uma turma: DADOS BRUTOS: ROL:

12 Profª Juliana Schivani Tipos de Amostragem ROL no EXCEL No Excel, insira os dados brutos numa coluna, com cabeçalho. Clique na primeira célula dessa coluna, referente ao cabeçalho. Na barra de ferramentas, clique em “dados” e depois em “filtro”. Surgirá uma seta no canto inferior direito da célula. Clicando nela, aparecerá várias opções de ordem dos dados, dentre elas, a crescente.

13 Profª Juliana Schivani Tipos de Amostragem TABELA DE FREQUÊNCIAS Um ROL possui inúmeros valores que, ora se repetem, ora não. Cada conjunto de valores iguais representa uma frequência absoluta (f a ). Ao calcular a porcentagem dessa f a, temos a frequência percentual (f % ) ou frequência relativa (f r ).

14 Profª Juliana Schivani Tipos de Amostragem FREQUÊNCIA ABSOLUTA RELATIVA f a é a quantidade de vezes que cada valor distinto aparece no ROL f r é o percentual de vezes que cada f a aparece em relação ao total da amostra n.

15 Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA SIMPLES Primeira coluna: variáveis distintas do ROL Segunda coluna: frequência absoluta de cada variável Terceira coluna: frequência relativa de cada variável

16 Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA SIMPLES 3,1 % dos adolescentes entrevistados acessam a internet durante 20 horas por dia. 4 adolescentes acessam a internet durante 12 horas diárias

17 Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA SIMPLES NO EXCEL Após inserir o ROL e construir a tabela inserindo todos as variáveis distintas que aparecem no ROL (sem repetição), obteremos as frequências relativas de cada variável. Clica na célula do primeiro fa e digita =cont.se( Seleciona todos os dados do ROL, clica em ponto-e-vírgula e clica na variável que se deseja obter a fa. Pressiona ENTER.

18 Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA SIMPLES NO EXCEL Para não ter que repetir o mesmo processo nas células abaixo, fixa o intervalo do ROL acrescentando $ entre a letra e o número, na fórmula. Em seguida, clica e puxa para baixo o quadradinho branco que aparece no canto inferior direito da primeira fa.

19 Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA SIMPLES NO EXCEL Para não ter que repetir o mesmo processo nas células abaixo, fixa o intervalo do ROL acrescentando $ entre a letra e o número, na fórmula. Em seguida, clica e puxa para baixo o quadradinho branco que aparece no canto inferior direito da primeira fa.

20 Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA SIMPLES NO EXCEL Para obter a soma total clique na célula correspondente, depois clique em “auto soma” na barra de ferramentas e pressione ENTER. Outra forma é digitar na célula a fórmula =SOMA(selecionar o intervalo a ser somado) e pressiona ENTER.

21 Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA SIMPLES NO EXCEL Na primeira célula da frequência relativa, digita- se a fórmula =(fa*100)/n fa é a célula onde se encontra o fa em que se deseja o percentual e n é o total de entrevistados que se somou anteriormente.

22 Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA SIMPLES NO EXCEL Para não repetir o processo nas células abaixo, fixa o “n” com um cifrão, clica e puxa o quadradinho branco no canto inferior direito da primeira fr.

23 Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA SIMPLES NO EXCEL Para variáveis qualitativas, seguem as mesmas fórmulas e procedimentos.

24 Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA EM CLASSES Quando o ROL é muito extenso e existem muitos valores distintos, com pouca repetição, para evitar uma tabela comprida, agrupa-se as variáveis em INTERVALOS DE CLASSES.

25 Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA EM CLASSES Em uma tabela de frequência simples, haveriam 17 linhas de variáveis, o que tornaria a tabela muito extensa.

26 Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA EM CLASSES Intervalo de cada classe Limite superior (o maior valor do ROL) Limite inferior (o menor valor do ROL) Tamanho da amostra (total de variáveis do ROL)

27 Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA EM CLASSES 2 – Agrupar as variáveis na primeira coluna da tabela

28 Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA EM CLASSES 3 – Encontrar as frequências absolutas e relativas A fórmula =CONT.SES encontra a quantidade de variáveis dentro de um intervalo definido.

29 Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA EM CLASSES 3 – Encontrar as frequências absolutas e relativas Ao inserir a fórmula, fixando o intervalo do ROL, clica e puxa para baixo o quadradinho branco na parte inferior direita da célula. Como os valores 1 e 4 também estão fixos, devemos mudar, em cada célula para os valores correspondentes.

30 Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA EM CLASSES 3 – Encontrar as frequências absolutas e relativas Existe outro modo de contagem, em que não precisa mudar, na fórmula, o intervalo de cada classe, pois ela mudará automaticamente quando arrastar a fórmula para as células abaixo. Coloque a variável em três colunas. 1ª coluna – limite inferior de cada classe; 2ª coluna – símbolo do intervalo; 3ª coluna – limite superior de cada classe.

31 Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA EM CLASSES 3 – Encontrar as frequências absolutas e relativas Existe outro modo de contagem, em que não precisa mudar, na fórmula, o intervalo de cada classe, pois ela mudará automaticamente quando arrastar a fórmula para as células abaixo. Não esqueça de apagar as linhas de modo que só se observe uma coluna com os dados. Em “bordas” use a opção

32 Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA EM CLASSES 3 – Encontrar as frequências absolutas e relativas A fórmula a ser inserida na primeira célula é = CONT.SE( intervalo FIXADO em que se encontra o ROL ; “>=”& célula onde se encontra o primeiro limite inferior ; novamente o intervalo do ROL ; “<”& célula onde se encontra o primeiro limite superior )

33 Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA EM CLASSES 3 – Encontrar as frequências absolutas e relativas Após a primeira fórmula inserida, é só clicar no quadradinho inferior direito e arrastar às demais sem precisar de mais nenhuma mudança.

34 Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA EM CLASSES 3 – Encontrar as frequências absolutas e relativas Neste modo de construir, também é possível inserir uma fórmula para obter os limites inferiores e superiores de cada célula sem ter que digitá-los um a um. Insira o valor do primeiro limite inferior. Na célula do primeiro limite superior digite: =( célula do primeiro limite inferior + valor do intervalo estabelecido )

35 Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA EM CLASSES 3 – Encontrar as frequências absolutas e relativas Neste modo de construir, também é possível inserir uma fórmula para obter os limites inferiores e superiores de cada célula sem ter que digitá-los um a um. Pressione ENTER. No segundo limite inferior, digite: =( célula onde se encontra o primeiro limite superior ) e pressione ENTER.

36 Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA EM CLASSES 3 – Encontrar as frequências absolutas e relativas Neste modo de construir, também é possível inserir uma fórmula para obter os limites inferiores e superiores de cada célula sem ter que digitá-los um a um. Agora é só arrastar as células do primeiro limite superior e do segundo limite inferior para baixo.

37 Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA EM CLASSES 3 – Encontrar as frequências absolutas e relativas

38 Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA EM CLASSES 3 – Encontrar as frequências absolutas e relativas

39 Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA EM CLASSES 4 – Encontrar o ponto médio de cada classe Ponto médio de cada classe Limite inferior da classe Limite superior da classe Na segunda célula, some a célula anterior com o valor do intervalo. Depois arraste até a última classe.

40 Profª Juliana Schivani Tabelas

41 Profª Juliana Schivani Tabelas

42 Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA EM CLASSES 5 – Encontrar as frequências acumuladas A frequência acumulada pode ser: “abaixo de” (F ↓ ) – nos diz quantos dados estão abaixo de um determinado limite da tabela. Calcula-se somando-se as frequências absolutas anteriores à classe em questão. “acima de” (F ↑ ) – nos diz quantos dados estão acima de um determinado limite da tabela. Calcula-se subtraindo as frequências absolutas anteriores à classe em questão.

43 Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA EM CLASSES 5 – Encontrar as frequências acumuladas

44 Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA EM CLASSES 6 – Encontrar os percentuais das frequências acumuladas

45 Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA EM CLASSES 23 adolescentes passam menos que 4 horas na internet, diariamente.

46 Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA EM CLASSES 14 adolescentes passam igual ou acima de 7 horas na internet, diariamente.

47 Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA EM CLASSES 23 alunos (47,9%) passam, em média, 2,5 horas diárias na internet

48 Profª Juliana Schivani Tabelas TABELAS De acordo com essa Resolução do Conselho Nacional de Estatística, nas casas ou células da tabela deve-se colocar: Título e fonte; um traço horizontal ( - ) quando o valor é zero; três pontos (... ) quando não se tem os dados; zero ( 0 ) quando o valor é muito pequeno para ser expresso pela unidade utilizada; um ponto de interrogação (?) quando se tem dúvida quanto à exatidão de determinado valor; Não fechar as laterais direita e esquerda das tabelas.

49 Profª Juliana Schivani Gráficos Gráficos Estatísticos Servem para dá uma impressão mais rápida e viva da pesquisa, já que eles falam mais rápido à compreensão que as séries. Gráfico de linhas Pode representar uma ou mais variáveis ao mesmo tempo, neste último caso, se faz necessário uma legenda para cada linha.

50 Profª Juliana Schivani Gráficos Gráficos Estatísticos Servem para dá uma impressão mais rápida e viva da pesquisa, já que eles falam mais rápido à compreensão que as séries. Gráfico de barras ou colunas São retângulos de mesma base, verticais ou horizontais, com comprimentos proporcionais aos respectivos dados.

51 Profª Juliana Schivani Gráficos Gráficos Estatísticos Servem para dá uma impressão mais rápida e viva da pesquisa, já que eles falam mais rápido à compreensão que as séries. Gráfico de barras ou colunas múltiplas Quando se deseja comparar dois ou mais fenômenos ao mesmo tempo, ao longo de um período ou categorias.

52 Profª Juliana Schivani Gráficos Construção manual dos gráficos  Espaçamento entre as colunas ou barras de 1cm  Largura da coluna de 2 cm  Largura total do “eixo x” é (total de colunas · 3 cm)  Altura total do “eixo y” 60% da largura total, ou seja, (0,6 · L)  Altura da maior coluna = altura total = maior frequência  A altura das demais colunas encontra por regra de três:

53 Profª Juliana Schivani Gráficos Construção manual dos gráficos L t = 4 · 3 = 12 cm H t = 0,6 · 12 = 7,2 cm H cada coluna = 7,2 : 37 867 700 = x x 19 091 140 ≈ 3,6 cm = H 1 37 867 700 ≈ 7,2 cm = H 2 24 501 880 ≈ 4,6 cm = H 3 7 934 080 ≈ 1,5 cm = H 4 BrasIndFil Eg 19 9,5 Usuários (milhões) Países

54 Profª Juliana Schivani Gráficos Gráficos Estatísticos Servem para dá uma impressão mais rápida e viva da pesquisa, já que eles falam mais rápido à compreensão que as séries. Histograma Usado para tabelas de frequência em classes, onde temos intervalos abertos e fechados.

55 Profª Juliana Schivani Gráficos Gráficos Estatísticos Servem para dá uma impressão mais rápida e viva da pesquisa, já que eles falam mais rápido à compreensão que as séries. Gráfico de setores Usado quando se deseja comparar um ou mais dados em relação ao TOTAL da amostra.

56 Profª Juliana Schivani Gráficos Gráficos Estatísticos Servem para dá uma impressão mais rápida e viva da pesquisa, já que eles falam mais rápido à compreensão que as séries. Gráfico de setores Cada setor tem um ângulo de abertura proporcional aos respectivos dados. O tamanho total da amostra corresponde a 360° do gráfico.

57 Profª Juliana Schivani Gráficos Construção manual dos gráficos  Nas construções manuais dos gráficos de pizza, é necessário um transferidor para desenhar os ângulos de cada frequência;  Os ângulos são encontrados por regra de três:

58 Profª Juliana Schivani Gráficos Construção manual dos gráficos 4 ≈ 15° 11 ≈ 40° 22 ≈ 80° 58 ≈ 209°

59 Profª Juliana Schivani Gráficos Gráficos Estatísticos Servem para dá uma impressão mais rápida e viva da pesquisa, já que eles falam mais rápido à compreensão que as séries. Pictogramas Consiste em figuras relacionadas ao tema. Trata-se de um modo atraente e sugestivo que melhor fala ao público.

60 Profª Juliana Schivani Gráficos Gráficos no EXCEL Para montar qualquer gráfico no Excel, é necessário que se tenha uma tabela pronta, na mesma planilha em que se construirá o gráfico. Essa tabela é que fornecerá os dados para o gráfico. Na tabela, seleciona os dados desejados e escolha o tipo de gráfico.

61 Profª Juliana Schivani Gráficos Gráficos no EXCEL

62 Profª Juliana Schivani Gráficos Gráficos no EXCEL

63 Profª Juliana Schivani Gráficos Gráficos no EXCEL

64 Profª Juliana Schivani Gráficos Gráficos no EXCEL

65 Profª Juliana Schivani Gráficos Para deixar as colunas/barras/setores mais largos ou mais finos, ou ainda para mudar as cores ou juntá-los, clique em cima das colunas/barras/setores e clique com o botão direito do mouse. Gráficos no EXCEL

66 Profª Juliana Schivani Gráficos Escolha a opção formatar série de dados e, automaticamente abrirá uma janela com várias opções de configuração. Gráficos no EXCEL

67 Profª Juliana Schivani Gráficos No caso dos histogramas, que não há espaço entre as colunas, deve optar por “sem intervalo”, isto é, 0%, no campo “largura do espaçamento”. Gráficos no EXCEL

68 Profª Juliana Schivani Gráficos Para fazer pictogramas, clique em “preenchimento” e insira a imagem desejada, depois opte por “empilhar”. Você deve fazer isso para cada barra/coluna/setor. Gráficos no EXCEL

69 Profª Juliana Schivani Gráficos Gráficos no EXCEL


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