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Sistema OCB. Você participa. Todos crescem.. Colaboradores: Ana Suelen Troiano Cláudio Nóbrega Cristina Albuquerque Daniela Lemke Fernanda Belisário Gabriela.

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1 Sistema OCB. Você participa. Todos crescem.

2 Colaboradores: Ana Suelen Troiano Cláudio Nóbrega Cristina Albuquerque Daniela Lemke Fernanda Belisário Gabriela Prado Gisele Daemon Jaciara Cristina Pedro Henrique (estagiário) Thiago Araújo (estagiário) Colaboradores: Ana Suelen Troiano Cláudio Nóbrega Cristina Albuquerque Daniela Lemke Fernanda Belisário Gabriela Prado Gisele Daemon Jaciara Cristina Pedro Henrique (estagiário) Thiago Araújo (estagiário) Gerente: Inês Rosa Gerência de Comunicação

3 I- desenvolver as atividades que visam ao fortalecimento da identidade cooperativa, à promoção e preservação da imagem institucional, interna e externa, e ao relacionamento com os públicos alvos e estratégicos da OCB. II- coordenar as atividades envolvidas no relacionamento com os diferentes meios de comunicação, no tratamento a informação jornalística, com o objetivo de divulgar, monitorar e tornar referência a imagem da instituição, além de fortalecer o seu papel como entidade representativa por meio do jornalismo de serviço. I- desenvolver as atividades que visam ao fortalecimento da identidade cooperativa, à promoção e preservação da imagem institucional, interna e externa, e ao relacionamento com os públicos alvos e estratégicos da OCB. II- coordenar as atividades envolvidas no relacionamento com os diferentes meios de comunicação, no tratamento a informação jornalística, com o objetivo de divulgar, monitorar e tornar referência a imagem da instituição, além de fortalecer o seu papel como entidade representativa por meio do jornalismo de serviço. Objetivos

4 III- coordenar os processos envolvidos no fortalecimento da articulação com as unidades estaduais, ampliação dos canais de comunicação com as cooperativas e cooperados e na transparência interna referente às ações institucionais para a promoção de desenvolvimento, implementação e monitoramento de forma a obter mais sinergia operacional. IV- coordenar as atividades envolvidas no estabelecimento e fortalecimento da imagem corporativa interna e externamente, englobando a gestão de marca, publicidade, promoção, editoração, dentre outros. V- coordenar as atividades envolvidas no estabelecimento e fortalecimento da imagem corporativa interna e externamente, englobando gestão das redes de contato, assessoria em eventos e concepção de projetos de comunicação institucional. III- coordenar os processos envolvidos no fortalecimento da articulação com as unidades estaduais, ampliação dos canais de comunicação com as cooperativas e cooperados e na transparência interna referente às ações institucionais para a promoção de desenvolvimento, implementação e monitoramento de forma a obter mais sinergia operacional. IV- coordenar as atividades envolvidas no estabelecimento e fortalecimento da imagem corporativa interna e externamente, englobando a gestão de marca, publicidade, promoção, editoração, dentre outros. V- coordenar as atividades envolvidas no estabelecimento e fortalecimento da imagem corporativa interna e externamente, englobando gestão das redes de contato, assessoria em eventos e concepção de projetos de comunicação institucional. Objetivos

5 Fortalecimento institucional Objetivo 5 – preservar e aprimorar a identidade, a imagem e a integridade do sistema cooperativo. F1. Ampliar, a partir da articulação com as unidades estaduais, os canais de comunicação com as cooperativas e seus cooperados; F2. Difundir na sociedade a imagem do cooperativismo como organização F3. Criar selo de identidade das cooperativas, tendo os princípios cooperativistas como referência Fortalecimento institucional Objetivo 5 – preservar e aprimorar a identidade, a imagem e a integridade do sistema cooperativo. F1. Ampliar, a partir da articulação com as unidades estaduais, os canais de comunicação com as cooperativas e seus cooperados; F2. Difundir na sociedade a imagem do cooperativismo como organização F3. Criar selo de identidade das cooperativas, tendo os princípios cooperativistas como referência O que diz o Planejamento Estratégico

6 2- A sustentabilidade do Sistema OCB e da representação política do cooperativismo 2.7- Melhorar a estratégia de comunicação no sistema a) divulgar os trabalhos que estão realizados no Sistema OCB b) aprimorar e ampliar os canais de comunicação e de informação com todos os níveis do Sistema. 2- A sustentabilidade do Sistema OCB e da representação política do cooperativismo 2.7- Melhorar a estratégia de comunicação no sistema a) divulgar os trabalhos que estão realizados no Sistema OCB b) aprimorar e ampliar os canais de comunicação e de informação com todos os níveis do Sistema. O que diz as diretrizes do CBC

7 2.8 - Promover a divulgação do cooperativismo para o fortalecimento de sua imagem a) divulgar as ações do Sistema OCB para a sociedade, enfatizando a sua importância social e econômica. b) planejar, criar e implantar campanha nacional de divulgação do cooperativismo, destacando a importância de sua doutrina, bem como sua relevância econômica, cultural e social. c) priorizar a área de comunicação como setor estratégico do Sistema Cooperativista Brasileiro. d) incentivar o Sistema OCB e Sescoop à expressão cultural do cooperativismo via música, canto e poesia, com festival nacional e bienal. 2.8 - Promover a divulgação do cooperativismo para o fortalecimento de sua imagem a) divulgar as ações do Sistema OCB para a sociedade, enfatizando a sua importância social e econômica. b) planejar, criar e implantar campanha nacional de divulgação do cooperativismo, destacando a importância de sua doutrina, bem como sua relevância econômica, cultural e social. c) priorizar a área de comunicação como setor estratégico do Sistema Cooperativista Brasileiro. d) incentivar o Sistema OCB e Sescoop à expressão cultural do cooperativismo via música, canto e poesia, com festival nacional e bienal. O que diz as diretrizes do CBC

8 Públicos Organização Comunidade Governo Mercado Legislativo/ Judiciário Formadores de opinião/ Imprensa Parceiros OCEs Executivos Conselhos Funcionários Ramos Cooperativas Boa governança  Transparência  Equidade  Prestação de Contas  Responsabilidade Corporativa Boa gestão do negócio  Visão de curto, médio e longo prazo  Liderança  Implementação da estratégia  Comunicação  Alinhamento  Gestão de Pessoas

9 Otimizar os processos de comunicação do Sistema OCB com funcionários, OCEs e cooperativas para que tenham visão compartilhada do negócio cooperativo, especialmente no que diz respeito a gestão, metas e resultados. Gestão da Comunicação Interna e do Sistema Gestão da Comunicação Institucional Desenvolver ferramentas de comunicação para fortalecer a imagem da OCB e do sistema cooperativo perante os públicos de interesse.

10 Coordenação de pesquisas Planejamento e Gestão Assessoria de Imprensa - RádioCoop - Revista Saber Cooperar Gestão da marca Publicidade Comunicação Online Relacionamento com as unidades estaduais Relacionamento corporativo Relacionamento com o público interno Criação Mídias Sociais Portal Comunicação Áreas de atuação

11 Gestão da Marca Planejamento e Gestão Relacionamento Coordenação e desenvolvimento de atividades de relacionamento com os stakeholders, atendimentos às unidades estaduais, suporte às visitas corporativas, participação em feiras e exposições, ações de comunicação interna, entre outras. Desenvolvimento de ações para fortalecer a identidade corporativa e do sistema cooperativo, trabalho conjunto com o Jurídico e as UEs sobre o uso da marca. Planejamento estratégico de comunicação, coordenação de pesquisas mercadológicas, internas e de imagem.

12 Radiocoop Assessoria de imprensa Publicidade Produção de matérias e podcasts para inserir no portal. Monitoramento e atendimento à imprensa, acompanhamento de entrevistas individuais e coletivas, elaboração de releases e outros textos de interesse da organização. Coordenação e planejamento de campanhas institucionais e internas. Comunicação online Atualização do portal, produção de textos para a agência de notícias do Sistema OCB, cobertura em temas específicos por meio de hotsites, atualização de blogs, produção de conteúdo para as mídias sociais, entre outros.

13 Radiocoop Produção de matérias e podcasts para inserir no portal. Revista do Sescoop Publicação trimestral abordando os principais programas e projetos do Sescoop em âmbito nacional.

14 Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito Materiais Anúncio diverso

15 4º Prêmio Professor Cooperjovem

16 Assessoria de imprensaAssessoria de imprensa Marketing institucionalMarketing institucional Relações públicasRelações públicas Comunicação interna (UN e UEs) Comunicação interna (UN e UEs) Cenário atual e perspectivas

17 Unidade nacional Unidade estadual Informações sistêmicas Cooperativas Comunidade Formadores de opinião Públicos estratégicos Imprensa nacional e especializada Sugestões de pauta nacional Informações sistêmicas Sugestões de pauta estadual Sugestões de pauta local Fluxo da informação

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19 Em 18 de dezembro de 2009, por meio da Resolução 64/136, a ONU declarou 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas. O lançamento oficial foi realizado em outubro de 2011, em Nova York, Estados Unidos. Já a solenidade brasileira ocorreu na sede do Sistema OCB, em Brasília, em dezembro do ano passado. “Cooperativas constroem um mundo melhor” Ano Internacional

20 Sensibilizar o maior número de internautas sobre a importância do cooperativismo para o desenvolvimento econômico. É um instrumento para divulgação das ações do Ano Internacional das Cooperativas 2012, publicação de notícias, perfis de cooperativas, disseminação de material multimídia e calendário de eventos. http://www.ano2012.coop.br/ http://www.ano2012.coop.br/ Atuação em parceria com o Governo Federal - Ministério da Agricultura, Secretaria de Relações Institucionais e Casa Civil – para reunir o setor cooperativista e elaborar um plano de trabalho conjunto, alusivo ao Ano Internacional das Cooperativas, com ações comemorativas e estruturais. Reuniões Intergovernamentais Hotsite – Ano 2012 Ações

21 Está disponível para acesso no YouTube e no site do Ano 2012 o vídeo produzido pelo Sistema OCB para divulgação do cooperativismo e do ano internacional das cooperativas. www.youtube.com/watch?v=1U1F4xWzv5o&feature=player_embedded O formulário de uso e autorização da Logomarca pela ONU e o Manual de utilização da mesma estão disponíveis para acesso no hotsite: www.ano2012.coop.br. www.ano2012.coop.br Logomarca Vídeo Ações

22 Articulação com o Banco Central do Brasil para cunhagem de moeda comemorativa em alusão ao Ano Internacional das Cooperativas, que será lançada no dia 30 de outubro em Porto Alegre (RS). Lançamento da publicação, edição 2012, que contempla as principais proposições de interesse do setor em tramitação no Congresso Nacional e que este ano dá destaque ao Ano Internacional das Cooperativas. Presença de 68 parlamentares, do presidente do Banco Central e do Ministro da Agricultura, durante evento de lançamento que aconteceu em fevereiro de 2012. Agenda Legislativa do Cooperativismo Ações Moeda Comemorativa

23 Comemoração do Ano Internacional das Cooperativas no Congresso Nacional, na primeira semana de julho deste ano, sob iniciativa do Sistema OCB e em parceria com a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop). Realização do II Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC), cujo tema será “Cooperativas constroem um mundo melhor”, entre os dias 30 e 31 de agosto em Porto Alegre (RS). II EBPC Sessão Solene Ações

24 Emissão de um selo postal em alusão ao Ano Internacional das Cooperativas a ser utilizado pelo Sistema OCB. O lançamento será realizado durante a Rio+20, no dia 21 de junho. Esta ação é realizada em parceria com o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Realização de exposição de durante o mês de julho (1º a 15), sobre o cooperativismo, focada na celebração do Ano Internacional, no Congresso Nacional. Exposição Ações Criação de Selo

25 Homenagem das Loterias Caixa para o Ano Internacional das Cooperativas: extração da Loteria Federal no primeiro sábado de julho de 2012. Loteria Federal Ações

26 Realização da 8ª Edição do Prêmio Cooperativa do Ano. As categorias premiarão projetos e ações alusivas ao Ano Internacional das Cooperativas. Cerimônia de premiação prevista para o dia 20 de novembro, em Brasília. Prêmio Cooperativa do Ano Prêmio Cooperativa do Ano Ações

27 Obrigado! Mais informações: www.brasilcooperativo.coop.br Contatos: Inês Rosa– Gerência de Comunicação (61) 3217-1525 ines.rosa@sescoop.coop.br


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