A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Educação Infantil do/no Campo. QUEM SÃO AS CRIANÇAS? Filosofia PsicologiaAntropologia SociologiaPedagogia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Educação Infantil do/no Campo. QUEM SÃO AS CRIANÇAS? Filosofia PsicologiaAntropologia SociologiaPedagogia."— Transcrição da apresentação:

1 Educação Infantil do/no Campo

2 QUEM SÃO AS CRIANÇAS? Filosofia PsicologiaAntropologia SociologiaPedagogia

3 Conceitos e Concepções: crianças; infâncias e Educação Infantil

4 Quem são as crianças do campo?

5 Como vivem suas infâncias?

6 As DCNEI e a Educação Infantil do Campo

7 DCNEI Consolidação do Acúmulo da EI: primeiros artigos (1º ao 7º) Expressão das CONCEPÇÕES e definições do marco legal - PRINCÍPIOS Definição de currículocurrículo Centralidade da criançacriança Fortalecimento / institucionalidade da EI no sistema de ensinoinstitucionalidade Princípios éticos, políticos, estéticos (antigas DCNEI) Princípios Função sociopolítica e pedagógica Função

8 Princípios/Concepções A educação infantil que queremos e estamos construindo: – Criança sujeito direito e histórico, da natureza /Espaço para viver infância – Não fragmentação – Experiências significativas e que tenham sentido na cultura / vida – Relação intrínseca com família e comunidade / PPP discutido – Não imposta (EF; urbano; adulto) / não submissão

9 § 3º - As propostas pedagógicas da Educação Infantil das crianças filhas de agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, assentados e acampados da reforma agrária, quilombolas, caiçaras, povos da floresta, devem: I - reconhecer os modos próprios de vida no campo como fundamentais para a constituição da identidade das crianças moradoras em territórios rurais; II - ter vinculação inerente à realidade dessas populações, suas culturas, tradições e identidades, assim como a práticas ambientalmente sustentáveis;

10 III - flexibilizar, se necessário, calendário, rotinas e atividades respeitando as diferenças quanto à atividade econômica dessas populações; IV - valorizar e evidenciar os saberes e o papel dessas populações na produção de conhecimentos sobre o mundo e sobre o ambiente natural; V - prever a oferta de brinquedos e equipamentos que respeitem as características ambientais e socioculturais da comunidade.comunidade

11 Em que contextos?

12 O que é o campo no contexto brasileiro: algumas considerações Critérios de ruralidade: implicações Campo como diverso: implicações para se pensar as infâncias do campo Campo como disputa Campo e cidade como contínuo: espaços, bens e serviços e sujeitos

13 Algumas produções do campo brasileiro

14

15

16

17 Outros campos

18

19

20 Campo como espaço de disputa pela terra pela vida por justiça social por novas relações

21 Qual o lugar da criança pequena no campo (nos territórios rurais)? O campo como lugar de vida e de resistência

22 Onde estão os/as bebês no campo? Desafio da visibilidade

23 O querem as famílias do campo para seus/suas bebês? Demandas das famílias como sujeitos

24 Como se dá a relação de compartilhamento da educação/cuidado dos/as bebês do campo? Crianças e famílias como sujeitos de direitos Relações com a Educação Infantil

25 DESIGUALDADE- Taxa de freqüência – 2008 Brasil: 18,11 59,55 Preta ou parda: 15,50 56,72 Não-negros: 20,53 62,57 Urbana: 20,52 63,37 Rural: 6,83 42,66 Norte: 8,44 65,73 Sudeste: 21,99 65,73 20% mais pobres: 10,76 49,79 20% mais ricos: 37,06 78,30 0 a 3 4 e 5 Fonte: Um passo adiante na longa marcha por uma educação infantil brasileira democrática. Fulvia Rosemberg (2010)

26 Onde estão os bebês brasileiros do campo? Fonte: Pesquisa Nacional Caracterização das práticas educativas com crianças de 0 a 6 anos de idade residentes em área rural

27 Escolas de EI para crianças residentes em área rural Fonte: Pesquisa Nacional Caracterização das práticas educativas com crianças de 0 a 6 anos de idade residentes em área rural Como se dá a relação de compartilhamento da educação/cuidado dos/as bebês do campo?

28 Matrículas na EI de crianças residentes em área rural Fonte: Pesquisa Nacional Caracterização das práticas educativas com crianças de 0 a 6 anos de idade residentes em área rural Como se dá a relação de compartilhamento da educação/cuidado dos/as bebês do campo?

29 Desafios para efetivação do direito à educação infantil do campo PolíticaCiênciaCultura Condições estruturais (financiamento): espaços impostos e descontextualizados Oferta 0a3 e 4e5: estrutura e organização; relação com 4 e 5; geral e específico; Princípio e forma; flexibilidade X alternativo Fragilidade no conhecimento da necessidade e da demanda: campo como espaço de disputa e de vida Cultura (prática) adultocêntrica e urbanocêntrica: modelos pedagógicos urbanos Fragilidade na consolidação da concepção EI : relação com EC Fragmentação das áreas, das políticas e movimentos sociais: sujeitos do campo / sujeitos crianças Concepções de famílias (pobres, do campo): construção não democrática Concepções de criança e de concepções de campo: territórios em discuta

30 4 e 5 Escolarização forçada Descontextualizada – Impactos na construção da identidade Transporte extra campo 0 a 3 Total invisibilidade Políticas “alternativas” Incorporação do modelo (FORMA) urbano Produção da desigualdade

31 Papel do movimento social das universidades do Estado dos profissionais

32 Histórico 2008 – Grupo Interinstitucional 2009 – Inclusão DCNEI – campo 2010 – GT Orientações curriculares Nacionais para a Educação Infantil do campo e I Seminário Nacional 2011 – Pesquisa Nacional Caracterização das práticas educativas das crianças de 0 a 6 anos residentes em área rural (UFRGS/MEC): quanti e qualitativa e II Seminário Nacional 2013 – GTI PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CAMPO – GTI ( Portaria Interministerial n.06, de 16/05/2013) e III Seminário Nacional

33 Pesquisa Nacional Ação 1 - Pesquisa Bibliográfica Ação 2 - Estudo quantitativo com base em dados secundários e primários Ação 3 - Estudo qualitativo das características de oferta do poder público Ação 4 – Produção de livro com os resultados dos estudos realizados

34 A diversidade Multiplicidade dos sujeitos do campo, definida pelas relações econômicas, pelos modos de vida e de relação com a produção da vida, pelos diversos campos que compõem o campo brasileiro (agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, assentados e acampados da reforma agrária, quilombolas, caiçaras, povos da floresta...)

35 A pesquisa no Centro-Oeste Propostas pedagógicas desatualizadas na maioria das escolas Salas multisseriadas e bisseriadas Crianças no ensino fundamental Transporte escolar Materiais didáticos com modelos urbanos sem elementos naturais locais Livros descontextualizados Brinquedos: ou são insuficientes ou de difícil acesso às crianças

36 - Relações significativas com os saberes específicos do campo – o que os professores podem construir com as crianças? - Não aprisionamento! “Os espaços utilizados pelas crianças de 4-5/6 anos são salas de aula, onde as crianças passam a maior parte do tempo... A área verde na hora do recreio, que é cerca de quinze minutos” (Município 1, p.13).

37 Oferta e demanda A diretora sugere que os professores tenham uma formação mais focada na Educação Infantil do Campo. Outra sugestão que ela coloca está ligada à construção de escolas mais próximas das famílias das fazendas, por conta das grandes distâncias entre o local de moradia das famílias e a escola. (Relatório de Campo, Escola 2, p. 27, município 3, UNEMAT,2012). A diretora sugere que a instituição deveria ter mais espaços físicos cobertos, pois as crianças passam a maior parte do tempo na sala, não utilizando os espaços externos devido ao sol intenso, no período da seca e chuvas durante o verão. Na opinião dela, a estrutura física não está adequada às diretrizes, pois não tem fraldário, nem lactário. (Relatório de Campo, Escola 3, p. 31, município 3, UNEMAT,2012).

38 Transporte. 65% das crianças brasileiras percorrem até 5km, sendo no Centro- Oeste os maiores percursos (acima de 15km) No Centro-Oeste, o tempo de deslocamento é igual ou superior a 30 minutos em 70% das crianças Como ponto positivo, a diretora destaca a importância do transporte, pois, sem ele, não haveria a possibilidade de atendimento às crianças das comunidades que são atendidas. Destaca ainda a cedência do espaço físico na escola estadual para atender às crianças da Educação Infantil do campo e a parceria entre a escola estadual e o município. (Relatório de Campo, Escola 1, p. 03, município 2, UNEMAT,2012).

39 Demandas Ampliação de quadro de profissionais qualificados para a educação infantil do campo Estrutura física adequada Ampliação da rede de escolas, reformas e construções Os recursos financeiros do FUNDEB suficientes para suprir as necessidades educacionais das crianças

40 A pesquisa no Centro-Oeste Construir escolas nas comunidades do campo. Concepção de crianças, infâncias e educação infantil Calendário “deveria ser adaptado a realidade do campo” Significado da escola vinculado aos modos de vida do campo Na voz de um diretor de escola:

41 O desafio de cuidar/ educar bebês e crianças pequenas

42 A Instituição Educacional

43 Transição de Modelo de Educação Modelo de Educação Infantil – Democrático – De qualidade – Centrado na criança (suas necessidades e direitos) Modelo de Educação Infantil Assistencialista Desigual e excludente Centrado nas necessidades do adulto Bases Legais / Desafios

44 A educação formal de crianças pequenas que residem em área rural

45

46

47

48 Contatos Jaqueline Pasuch Universidade do Estado de Mato Grosso Programa de Pós-Graduação em EducaçãoEducação Telefones: 66 99887747 e 66 81119558 jaquep@terra.com.br


Carregar ppt "Educação Infantil do/no Campo. QUEM SÃO AS CRIANÇAS? Filosofia PsicologiaAntropologia SociologiaPedagogia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google