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PublicouRosângela Vitória Sacramento Lencastre Alterado mais de 8 anos atrás
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Educação Infantil do/no Campo
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QUEM SÃO AS CRIANÇAS? Filosofia PsicologiaAntropologia SociologiaPedagogia
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Conceitos e Concepções: crianças; infâncias e Educação Infantil
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Quem são as crianças do campo?
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Como vivem suas infâncias?
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As DCNEI e a Educação Infantil do Campo
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DCNEI Consolidação do Acúmulo da EI: primeiros artigos (1º ao 7º) Expressão das CONCEPÇÕES e definições do marco legal - PRINCÍPIOS Definição de currículocurrículo Centralidade da criançacriança Fortalecimento / institucionalidade da EI no sistema de ensinoinstitucionalidade Princípios éticos, políticos, estéticos (antigas DCNEI) Princípios Função sociopolítica e pedagógica Função
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Princípios/Concepções A educação infantil que queremos e estamos construindo: – Criança sujeito direito e histórico, da natureza /Espaço para viver infância – Não fragmentação – Experiências significativas e que tenham sentido na cultura / vida – Relação intrínseca com família e comunidade / PPP discutido – Não imposta (EF; urbano; adulto) / não submissão
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§ 3º - As propostas pedagógicas da Educação Infantil das crianças filhas de agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, assentados e acampados da reforma agrária, quilombolas, caiçaras, povos da floresta, devem: I - reconhecer os modos próprios de vida no campo como fundamentais para a constituição da identidade das crianças moradoras em territórios rurais; II - ter vinculação inerente à realidade dessas populações, suas culturas, tradições e identidades, assim como a práticas ambientalmente sustentáveis;
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III - flexibilizar, se necessário, calendário, rotinas e atividades respeitando as diferenças quanto à atividade econômica dessas populações; IV - valorizar e evidenciar os saberes e o papel dessas populações na produção de conhecimentos sobre o mundo e sobre o ambiente natural; V - prever a oferta de brinquedos e equipamentos que respeitem as características ambientais e socioculturais da comunidade.comunidade
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Em que contextos?
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O que é o campo no contexto brasileiro: algumas considerações Critérios de ruralidade: implicações Campo como diverso: implicações para se pensar as infâncias do campo Campo como disputa Campo e cidade como contínuo: espaços, bens e serviços e sujeitos
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Algumas produções do campo brasileiro
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Outros campos
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Campo como espaço de disputa pela terra pela vida por justiça social por novas relações
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Qual o lugar da criança pequena no campo (nos territórios rurais)? O campo como lugar de vida e de resistência
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Onde estão os/as bebês no campo? Desafio da visibilidade
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O querem as famílias do campo para seus/suas bebês? Demandas das famílias como sujeitos
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Como se dá a relação de compartilhamento da educação/cuidado dos/as bebês do campo? Crianças e famílias como sujeitos de direitos Relações com a Educação Infantil
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DESIGUALDADE- Taxa de freqüência – 2008 Brasil: 18,11 59,55 Preta ou parda: 15,50 56,72 Não-negros: 20,53 62,57 Urbana: 20,52 63,37 Rural: 6,83 42,66 Norte: 8,44 65,73 Sudeste: 21,99 65,73 20% mais pobres: 10,76 49,79 20% mais ricos: 37,06 78,30 0 a 3 4 e 5 Fonte: Um passo adiante na longa marcha por uma educação infantil brasileira democrática. Fulvia Rosemberg (2010)
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Onde estão os bebês brasileiros do campo? Fonte: Pesquisa Nacional Caracterização das práticas educativas com crianças de 0 a 6 anos de idade residentes em área rural
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Escolas de EI para crianças residentes em área rural Fonte: Pesquisa Nacional Caracterização das práticas educativas com crianças de 0 a 6 anos de idade residentes em área rural Como se dá a relação de compartilhamento da educação/cuidado dos/as bebês do campo?
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Matrículas na EI de crianças residentes em área rural Fonte: Pesquisa Nacional Caracterização das práticas educativas com crianças de 0 a 6 anos de idade residentes em área rural Como se dá a relação de compartilhamento da educação/cuidado dos/as bebês do campo?
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Desafios para efetivação do direito à educação infantil do campo PolíticaCiênciaCultura Condições estruturais (financiamento): espaços impostos e descontextualizados Oferta 0a3 e 4e5: estrutura e organização; relação com 4 e 5; geral e específico; Princípio e forma; flexibilidade X alternativo Fragilidade no conhecimento da necessidade e da demanda: campo como espaço de disputa e de vida Cultura (prática) adultocêntrica e urbanocêntrica: modelos pedagógicos urbanos Fragilidade na consolidação da concepção EI : relação com EC Fragmentação das áreas, das políticas e movimentos sociais: sujeitos do campo / sujeitos crianças Concepções de famílias (pobres, do campo): construção não democrática Concepções de criança e de concepções de campo: territórios em discuta
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4 e 5 Escolarização forçada Descontextualizada – Impactos na construção da identidade Transporte extra campo 0 a 3 Total invisibilidade Políticas “alternativas” Incorporação do modelo (FORMA) urbano Produção da desigualdade
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Papel do movimento social das universidades do Estado dos profissionais
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Histórico 2008 – Grupo Interinstitucional 2009 – Inclusão DCNEI – campo 2010 – GT Orientações curriculares Nacionais para a Educação Infantil do campo e I Seminário Nacional 2011 – Pesquisa Nacional Caracterização das práticas educativas das crianças de 0 a 6 anos residentes em área rural (UFRGS/MEC): quanti e qualitativa e II Seminário Nacional 2013 – GTI PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CAMPO – GTI ( Portaria Interministerial n.06, de 16/05/2013) e III Seminário Nacional
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Pesquisa Nacional Ação 1 - Pesquisa Bibliográfica Ação 2 - Estudo quantitativo com base em dados secundários e primários Ação 3 - Estudo qualitativo das características de oferta do poder público Ação 4 – Produção de livro com os resultados dos estudos realizados
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A diversidade Multiplicidade dos sujeitos do campo, definida pelas relações econômicas, pelos modos de vida e de relação com a produção da vida, pelos diversos campos que compõem o campo brasileiro (agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, assentados e acampados da reforma agrária, quilombolas, caiçaras, povos da floresta...)
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A pesquisa no Centro-Oeste Propostas pedagógicas desatualizadas na maioria das escolas Salas multisseriadas e bisseriadas Crianças no ensino fundamental Transporte escolar Materiais didáticos com modelos urbanos sem elementos naturais locais Livros descontextualizados Brinquedos: ou são insuficientes ou de difícil acesso às crianças
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- Relações significativas com os saberes específicos do campo – o que os professores podem construir com as crianças? - Não aprisionamento! “Os espaços utilizados pelas crianças de 4-5/6 anos são salas de aula, onde as crianças passam a maior parte do tempo... A área verde na hora do recreio, que é cerca de quinze minutos” (Município 1, p.13).
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Oferta e demanda A diretora sugere que os professores tenham uma formação mais focada na Educação Infantil do Campo. Outra sugestão que ela coloca está ligada à construção de escolas mais próximas das famílias das fazendas, por conta das grandes distâncias entre o local de moradia das famílias e a escola. (Relatório de Campo, Escola 2, p. 27, município 3, UNEMAT,2012). A diretora sugere que a instituição deveria ter mais espaços físicos cobertos, pois as crianças passam a maior parte do tempo na sala, não utilizando os espaços externos devido ao sol intenso, no período da seca e chuvas durante o verão. Na opinião dela, a estrutura física não está adequada às diretrizes, pois não tem fraldário, nem lactário. (Relatório de Campo, Escola 3, p. 31, município 3, UNEMAT,2012).
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Transporte. 65% das crianças brasileiras percorrem até 5km, sendo no Centro- Oeste os maiores percursos (acima de 15km) No Centro-Oeste, o tempo de deslocamento é igual ou superior a 30 minutos em 70% das crianças Como ponto positivo, a diretora destaca a importância do transporte, pois, sem ele, não haveria a possibilidade de atendimento às crianças das comunidades que são atendidas. Destaca ainda a cedência do espaço físico na escola estadual para atender às crianças da Educação Infantil do campo e a parceria entre a escola estadual e o município. (Relatório de Campo, Escola 1, p. 03, município 2, UNEMAT,2012).
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Demandas Ampliação de quadro de profissionais qualificados para a educação infantil do campo Estrutura física adequada Ampliação da rede de escolas, reformas e construções Os recursos financeiros do FUNDEB suficientes para suprir as necessidades educacionais das crianças
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A pesquisa no Centro-Oeste Construir escolas nas comunidades do campo. Concepção de crianças, infâncias e educação infantil Calendário “deveria ser adaptado a realidade do campo” Significado da escola vinculado aos modos de vida do campo Na voz de um diretor de escola:
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O desafio de cuidar/ educar bebês e crianças pequenas
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A Instituição Educacional
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Transição de Modelo de Educação Modelo de Educação Infantil – Democrático – De qualidade – Centrado na criança (suas necessidades e direitos) Modelo de Educação Infantil Assistencialista Desigual e excludente Centrado nas necessidades do adulto Bases Legais / Desafios
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A educação formal de crianças pequenas que residem em área rural
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Contatos Jaqueline Pasuch Universidade do Estado de Mato Grosso Programa de Pós-Graduação em EducaçãoEducação Telefones: 66 99887747 e 66 81119558 jaquep@terra.com.br
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