A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A PALAVRA DE DEUS NA CATEQUESE PALAVRA – COMUNICAÇÃO PALAVRA – COMUNICAÇÃOCONTEÚDOSSER.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A PALAVRA DE DEUS NA CATEQUESE PALAVRA – COMUNICAÇÃO PALAVRA – COMUNICAÇÃOCONTEÚDOSSER."— Transcrição da apresentação:

1 A PALAVRA DE DEUS NA CATEQUESE PALAVRA – COMUNICAÇÃO PALAVRA – COMUNICAÇÃOCONTEÚDOSSER

2 ESCUTA, ISRAEL! O SENHOR nosso Deus é o único SENHOR. Amarás o SENHOR, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todas as tuas forças = Dt 6, 4-5

3 A PALAVRA INCARNADA A PALAVRA FEZ-SE HOMEM E ERGUEU A SUA TENDA ENTRE NÓS = Jo 1,14

4 A PALAVRA NA CATEQUESE No centro da Catequese, uma PESSOA:JESUS de NAZARÉ, Filho único de Deus, cheio de graça e de verdade CT 5,6,15; DGC 80-81; CATIC 426-429

5 A PALAVRA ENTRE NÓS O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para anunciar a Boa Nova… Cumpriu-se hoje esta PALAVRA. = Lc 4,18.21

6 PALAVRA Utilizada com respeito Utilizada com respeito Para conduzir à Fé Para conduzir à Fé * A Catequese deve levar: ao acolhimento ao conhecimento à celebração da PALAVRA * A Catequese deve levar: ao acolhimento ao conhecimento à celebração da PALAVRA

7 A PALAVRA Cria Gn 1,3.24.26 Cria Gn 1,3.24.26 Chama Gn 12,1; Ex 3,4; 1Sm 3,10 Chama Gn 12,1; Ex 3,4; 1Sm 3,10 Salva Jo 1,9.12; Lc 4,17-19 Salva Jo 1,9.12; Lc 4,17-19 Congrega Is 60,3-4; Sl 72,17 Congrega Is 60,3-4; Sl 72,17 Une Jo 17,22; Ef 4,4-6; Act 2, 42.44 Une Jo 17,22; Ef 4,4-6; Act 2, 42.44 Santifica Rom 5,15; 6,22 Santifica Rom 5,15; 6,22

8 PALAVRA CAMINHO DE SALVAÇÃO CAMINHO DE SALVAÇÃO

9 PALAVRA ENCONTRADA NA COMUNHÃO ENCONTRADA NA COMUNHÃO

10 PALAVRA MEIO DE RELAÇÃO MEIO DE RELAÇÃO

11 OS CATEQUISTAS E A PALAVRA SE FORMOS PALAVRAS VIVAS À IMAGEM DA PALAVRA ESTAREMOS A DIZER A TODOS COMO É DEUS! SE FORMOS PALAVRAS VIVAS À IMAGEM DA PALAVRA ESTAREMOS A DIZER A TODOS COMO É DEUS!

12 Utilização da Bíblia na 1ª Etapa de Catequese A Bíblia narra a história de Deus com o seu povo.

13 A história de Deus com o seu povo é uma “história” que facilmente motiva as crianças nesta fase etária. A história de Deus com o seu povo é uma “história” que facilmente motiva as crianças nesta fase etária. Nesta fase (6/7 anos) a criança ainda mistura muito a realidade com o imaginário. Nesta fase (6/7 anos) a criança ainda mistura muito a realidade com o imaginário. Tem fascínio por tudo o que é história e o que é imaginário. Tem fascínio por tudo o que é história e o que é imaginário.

14 Jesus, o novo amigo, que estão a conhecer. É uma boa oportunidade para introduzir a criança nas “histórias” bíblicas, particularmente nos episódios evangélicos em que a personagem principal é Jesus. É uma boa oportunidade para introduzir a criança nas “histórias” bíblicas, particularmente nos episódios evangélicos em que a personagem principal é Jesus.

15 Como apresentar os textos bíblicos Os textos bíblicos devem ser lidos, contados e recontados, recorrendo à dramatização, imagens, gestos, canções, etc. Os textos bíblicos devem ser lidos, contados e recontados, recorrendo à dramatização, imagens, gestos, canções, etc.

16 Reconstruir, encenar… É muito bom recorrer, por exemplo, à reconstrução das cenas bíblicas, utilizando material didáctico, encenações, etc. É muito bom recorrer, por exemplo, à reconstrução das cenas bíblicas, utilizando material didáctico, encenações, etc.

17 Colocar a criança na cena É fácil, pedir à criança nesta idade, para se colocar na cena, iniciando-se assim a lectio divina, ao colocar a questão: “- E a mim, o que diz Jesus?” É fácil, pedir à criança nesta idade, para se colocar na cena, iniciando-se assim a lectio divina, ao colocar a questão: “- E a mim, o que diz Jesus?”

18 8/9 anos: desenvolvimento cognitivo, pensamento e raciocínio concreto A criança começa a distinguir melhor o imaginário do real. A criança começa a distinguir melhor o imaginário do real. Podem surgir algumas questões e dúvidas, quando lê ou escuta as histórias da Bíblia. Podem surgir algumas questões e dúvidas, quando lê ou escuta as histórias da Bíblia.

19 As mesmas histórias têm de ser contadas de outra maneira A criança começa a gostar mais de ouvir ler directamente da Bíblia e até de ser ela mesma a ler. Gosta de interpretar e colocar questões. A criança começa a gostar mais de ouvir ler directamente da Bíblia e até de ser ela mesma a ler. Gosta de interpretar e colocar questões. Isto é bom para começar a aplicar a Palavra à própria vida. Isto é bom para começar a aplicar a Palavra à própria vida.

20

21 COMO TRABALHAR UM TEXTO BÍBLICO NA CATEQUESE Desde a infância conheces a Sagrada Escritura, que te pode instruir, em ordem à salvação pela fé em Cristo Jesus. De facto, toda a Escritura é inspirada por Deus e adequada para ensinar, refutar, corrigir e educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e esteja preparado para toda a obra boa. (2 Tm 3, 16) Desde a infância conheces a Sagrada Escritura, que te pode instruir, em ordem à salvação pela fé em Cristo Jesus. De facto, toda a Escritura é inspirada por Deus e adequada para ensinar, refutar, corrigir e educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e esteja preparado para toda a obra boa. (2 Tm 3, 16)

22 A catequese é um serviço eclesial da Palavra de Deus orientada para fazer amadurecer na fé cristã as pessoas e as comunidades, com o objectivo de as levar a conhecer, a contemplar e a viver o mistério de Cristo.

23 Anunciar e mediar no tempo presente da Igreja a Palavra que Deus dirige aos homens de todos os tempos e lugares, para que possam professar a fé no Deus Uno e Trino e viver em comunhão com Cristo no seu corpo que é a Igreja. Anunciar e mediar no tempo presente da Igreja a Palavra que Deus dirige aos homens de todos os tempos e lugares, para que possam professar a fé no Deus Uno e Trino e viver em comunhão com Cristo no seu corpo que é a Igreja.

24 Como serviço eclesial da Palavra de Deus, a catequese tem como fonte a Sagrada Escritura e a Tradição, uma vez que ambas constituem o único e inseparável depósito dessa Palavra.

25 A Bíblia, explicada e comunicada no contexto da Tradição, em harmonia com as diferentes formas e sinais de manifestação da Palavra de Deus na tradição da Igreja, constitui o alicerce e o fundamento normativo de toda a catequese.

26 A Palavra de Deus não se reduz à Bíblia A Bíblia, por ser Inspirada por Deus, comunica-nos de forma privilegiada a Palavra do próprio Deus, sendo a fonte e o modelo de toda a acção catequética. A Bíblia, por ser Inspirada por Deus, comunica-nos de forma privilegiada a Palavra do próprio Deus, sendo a fonte e o modelo de toda a acção catequética.

27 Qualquer forma de catequese tem um fundamento bíblico, devendo promover o conhecimento e aprofundamento da Bíblia, a qual é o centro e o eixo unificador da catequese, garante de genuinidade, de pureza e de eficaz comunhão com Deus. Qualquer forma de catequese tem um fundamento bíblico, devendo promover o conhecimento e aprofundamento da Bíblia, a qual é o centro e o eixo unificador da catequese, garante de genuinidade, de pureza e de eficaz comunhão com Deus.

28 A Bíblia não é um documento ou subsídio entre outros, mas a alma e o grande livro da catequese.

29 A catequese, deve embeber-se e permear-se com o pensamento, com o espírito e com as atitudes bíblicas e evangélicas, mediante um assíduo contacto com tais textos. (DGC 127) A catequese, deve embeber-se e permear-se com o pensamento, com o espírito e com as atitudes bíblicas e evangélicas, mediante um assíduo contacto com tais textos. (DGC 127)

30 Introdução à "lectio divina" A catequese, deve ser « uma autêntica introdução à "lectio divina", isto é, à leitura da Sagrada Escritura feita "segundo o Espírito" que habita na Igreja». DGC 127 A catequese, deve ser « uma autêntica introdução à "lectio divina", isto é, à leitura da Sagrada Escritura feita "segundo o Espírito" que habita na Igreja». DGC 127

31 VIDA PALAVRA DE DEUS

32 Elementos de pedagogia bíblica Contacto assíduo ao longo de todo o itinerário Contacto assíduo ao longo de todo o itinerário Bíblia em destaque Bíblia em destaque Cuidado pela alfabetização bíblica Cuidado pela alfabetização bíblica A Bíblia como suporte dos momentos celebrativos e de oração A Bíblia como suporte dos momentos celebrativos e de oração A narração A narração A dramatização A dramatização O uso de subsídios bíblicos O uso de subsídios bíblicos Respeito pela Sagrada Escritura Respeito pela Sagrada Escritura Ler as questões que lhes interessam à luz do evangelho Ler as questões que lhes interessam à luz do evangelho A relação Bíblia – mundo – escola - cultura A relação Bíblia – mundo – escola - cultura

33 Boa Notícia

34 Trabalhar um texto bíblico Ler o texto escolhido na Bíblia verificando em que livro bíblico ele se situa. Ler o texto escolhido na Bíblia verificando em que livro bíblico ele se situa. Procurar o que precede e o que segue esta narração. Procurar o que precede e o que segue esta narração. Em que momento da história do povo do Antigo Testamento se situa? Em que momento da história do povo do Antigo Testamento se situa? Em que etapa da vida de Jesus aparece este episódio? Em que etapa da vida de Jesus aparece este episódio? O autor O autor

35 Os lugares Os lugares - Que lugares existem? Há deslocações? - O que é que estes lugares suscitam? As indicações do tempo As indicações do tempo - A acção decorre à noite? De manhã? - Que duração cobre a narração? As palavras As palavras - Explicar as mais difíceis As personagens As personagens - Quem são? O que é que elas fazem? O que dizem? - Que transformações se operam nelas entre o início e o fim da narração? - O que é que provoca estas transformações? Os elementos simbólicos Os elementos simbólicos - Quais são? - Quais são? - Qual é o seu papel? - Qual é o seu papel?

36 Através desta análise da narração, que boa (s) nova (s) se descobrem? Através desta análise da narração, que boa (s) nova (s) se descobrem? O que é que o texto diz hoje? O que o texto tem para me dizer!!! O que é que o texto diz hoje? O que o texto tem para me dizer!!! Em que experiências da vida do catequizando nos podemos apoiar para fazer eco desta palavra? Em que experiências da vida do catequizando nos podemos apoiar para fazer eco desta palavra? Ou, como favorecer o anúncio das boas novas contidas no texto? Ou, como favorecer o anúncio das boas novas contidas no texto?

37 Ler e narrar o texto Ler e narrar o texto Aprofundar o texto (com alguns exercícios) Aprofundar o texto (com alguns exercícios) Ver como o texto toca a nossa vida Ver como o texto toca a nossa vida Rezar o texto Rezar o texto

38 O catequista e a Bíblia Amor pela Sagrada Escritura Conhecer alguns dados bíblicos fundamentais para o exercício da sua missão: A vida de Jesus, a sua pessoa e missão; Personagens bíblicas tipo; passagens bíblicas mais importantes; Os grandes símbolos imagens e termos bíblicos; as páginas difíceis da Bíblia (como interpretar os milagres, as curas, as possessões, etc.);

39 O conhecimento bíblico das principais festas litúrgicas. Iluminar biblicamente as grandes questões da existência humana (a morte, o amor, a liberdade, o sentido da vida etc.). Relacionar a Bíblia com a vida.


Carregar ppt "A PALAVRA DE DEUS NA CATEQUESE PALAVRA – COMUNICAÇÃO PALAVRA – COMUNICAÇÃOCONTEÚDOSSER."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google