A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A história da salvação no Antigo Testamento!. Você está convidado a conhecer, vivenciar e rezar esta Carta de Amor que Deus escreveu para nós. Os textos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A história da salvação no Antigo Testamento!. Você está convidado a conhecer, vivenciar e rezar esta Carta de Amor que Deus escreveu para nós. Os textos."— Transcrição da apresentação:

1 A história da salvação no Antigo Testamento!

2 Você está convidado a conhecer, vivenciar e rezar esta Carta de Amor que Deus escreveu para nós. Os textos bíblicos utilizados neste curso são da Bíblia Edição Pastoral (Editora Paulus), porém no lugar do Nome Sagrado de Deus “YHWH”, será utilizado sempre “O Senhor”.

3 Módulo 1 O ANTIGO TESTAMENTO

4 Introdução Por que estudar a história da salvação no Antigo Testamento? Porque foi o começo da história que continua ainda hoje, a história da salvação. É uma história que começou, continua com cada ser humano e continuará com as próximas gerações. Até quando? Até que Cristo seja tudo em todos (1Cor 15,28). Assim ela começou...

5 1. Os dois livros de Deus Deus pode ser encontrado através do milagre da vida e das Sagradas Escrituras. Segundo Santo Agostinho, Deus escreveu dois livros para a humanidade: A vida e a Bíblia. O primeiro livro foi a Vida. Através da contemplação da criação é possível conhecer a perfeição de Deus (Rm 1,20). Sua mensagem de amor para o ser humano está presente na criação: na árvore florida, no sol que se põe, no pássaro que canta, na criança que brinca, no rosto das pessoas... Entretanto, os seres humanos, personificados em Adão e Eva, acabaram se afastando do projeto de Deus. Não leram mais sua mensagem. Por isso caíram escravos do pecado. Deus então resolveu escrever o segundo Livro: a Bíblia Sagrada. Ela veio para ensinar como a vida deve ser vivida para estar de acordo com os planos do Criador. É a mensagem divina escrita em palavras que possamos ler, entender e colocar em prática.

6 1. Os dois livros de Deus Segundo o texto acima, o respeito à natureza está ligado de modo mais direto: Ao livro da Vida? ( ) à Bíblia? ( ) Esta Palavra não é uma simples palavra. 2. Palavra viva e eficaz Diz Paulo na carta aos Hebreus “A Palavra de Deus é viva e eficaz” (Hb 4,12a). Por qual motivo Paulo fez esta afirmação? Por vários. Vejamos alguns:

7 2. Palavra viva e eficaz 1. Porque produz efeito em quem a lê e a medita. É como chuva que cai no deserto seco: ela não passa por n ó s sem deixar seus sinais. É, ainda, como a chuva e a neve que caem do c é u e “ para l á não voltam sem antes molhar a terra e fazê-la germinar e brotar, a fim de produzir semente para quem planta e alimento para quem come ” (Is 55,10-11). A palavra de Deus é eficaz porque produz aquilo que comunica 2. É eficaz, ainda, porque tudo aquilo que ela diz acaba se cumprindo. O povo de Deus aprendeu isso desde o in í cio. : “ De todas as promessas favor á veis que o Senhor havia proferido para a casa de Israel nenhuma falhou, todas se cumpriram. ” (Js 21,45). Ou seja, a palavra de Deus sempre se cumpre, é realizada. O mesmo proclamou Salomão ao aben ç oar a assembl é ia de Israel (1Rs 8,56). “ De todas as promessas favor á veis que o Senhor havia proferido para a casa de Israel nenhuma falhou, todas se cumpriram. ” (Js 21,45). 3. Ou seja, a palavra de Deus sempre se cumpre, é realizada. O mesmo proclamou Salomão ao aben ç oar a assembl é ia de Israel (1Rs 8,56).

8 2. Palavra viva e eficaz 4. A Palavra de Deus que “é mais penetrante que qualquer espada de dois gumes ” (Hb 4,12). Tanto denuncia o mal e as injusti ç as do mundo, como anuncia o bem e a boa nova de Deus para todos os que crêem. Ela é ú til em todos os momentos da vida, assim como foi em todos os tempos. 5. A Palavra de Deus se realizou: “Tudo o que se escreveu no passado é para nosso ensinamento que foi escrito, a fim de que, pela perseverança e pela consolação que nos proporcionam as Escrituras, tenhamos a esperança” (Rm 15,4). Quem estrutura a sua vida segundo a Palavra de Deus, persevera na sua f é e evita o erro. Mesmo vivendo em um mundo dif í cil, consegue sonhar e acreditar num futuro melhor. A Palavra de Deus alimenta a esperan ç a. 6. A Palavra ilumina a caminhada: “ Tua Palavra é lâmpada para os meus p é s e luz para o meu caminho ” (Sl 119,105). É ela que orienta e ajuda a ver o caminho a seguir. Ela d á a seguran ç a de estar no caminho certo.

9 2. Palavra viva e eficaz 7. A Palavra sustenta no caminho. Especialmente d á sentido à vida quando não se tem mais esperan ç a ou as dificuldades se avolumam. Atenção! Esta promessa não é para quem faz de conta que escuta a palavra. É para quem a pratica. “Tornai-vos praticantes da Palavra e não simples ouvintes, enganando-vos a vós mesmos!” (Tg 1,22). A prática da palavra é a garantia de felicidade pra aqueles que a escutam com amor. “ A tua Palavra me faz viver ” (Sl 119,50). 8. Promete a felicidade. Por fim, aos que ouvem a Palavra, Jesus promete aquilo que todas as pessoas sonham: a felicidade. “ Felizes os que ouvem a Palavra de Deus e a colocam em pr á tica ” (Lc 11,28).

10 2. Palavra viva e eficaz 7. A Palavra sustenta no caminho. Especialmente d á sentido à vida quando não se tem mais esperan ç a ou as dificuldades se avolumam. Atenção! Esta promessa não é para quem faz de conta que escuta a palavra. É para quem a pratica. “Tornai-vos praticantes da Palavra e não simples ouvintes, enganando-vos a vós mesmos!” (Tg 1,22). A prática da palavra é a garantia de felicidade pra aqueles que a escutam com amor. “ A tua Palavra me faz viver ” (Sl 119,50). 8. Promete a felicidade. Por fim, aos que ouvem a Palavra, Jesus promete aquilo que todas as pessoas sonham: a felicidade. “ Felizes os que ouvem a Palavra de Deus e a colocam em pr á tica ” (Lc 11,28).

11 Na primeira coluna estão alguns motivos que nos fazem acreditar que a palavra de Deus é viva e eficaz. Insira o número correspondente no parênteses da coluna da direita onde está a passagem bíblica que justifica a respectiva afirmação na coluna da esquerda. 1. É eficaz (7 ) Lc 11,28 2. É lâmpada (4 ) Sl 119,50 3. Cumpre-se(3 ) Js 21, É vida(5 ) Rm 15,4 5. Alimenta a esperança (2 ) Sl 119, Anuncia e denuncia (6 ) Hb 4,12 7. Traz felicidade(1 ) Is 55,10-11


Carregar ppt "A história da salvação no Antigo Testamento!. Você está convidado a conhecer, vivenciar e rezar esta Carta de Amor que Deus escreveu para nós. Os textos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google