A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CREIO NO ESPÍRITO SANTO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CREIO NO ESPÍRITO SANTO"— Transcrição da apresentação:

1 CREIO NO ESPÍRITO SANTO
ESPÍRITO VIVIFICANTE

2 O Espírito aparece na Bíblia desde o começo da criação, como uma misteriosa força de vida, como alento e sopro que fecunda tudo (Gn 1,2), que dá vida a todas as criaturas, que sem ele voltam ao pó (Sl 103,30).

3 Porém, esta misteriosa força fecundante não se limita a vivificar a criação, mas também dá alento à história, condizindo-a à salvação. O Espírito suscita profetas e libertadores em Israel e os impele a proclamar o direito e a justiça (Is 32,15-17), a libertação (Is 61) e uma vida nova para o povo disperso (Ez 37).

4 Por isso, como vimos, a vida de Jesus é dirigida pelo Espírito desde o seu nascimento (Lc 1,35). Jesus é ungido pelo Espírito no batismo (Lc 3,22) e animado por ele proclama a boa nova, faz milagres e supera tentações (Lc 4, 1.14).

5 Este Espírito prometido aos discípulos em diversas ocasiões (Jo ) é derramado sobre eles na ressurreição (Jo 20; At 2). Este Espírito é o que ressuscita Jesus dentre os mortos (Rm 8,11), inaugurando assim a vida nova e definitiva da Nova humanidade.

6 Poderíamos resumir dizendo que a própria natureza do Espírito é dar vida, suscitar vida e viabilizar a passagem da morte para a vida. No entanto esta vida não é simplesmente a vida biológica, mas a vida plena que alcança seu ápice na vida divina, na filiação ao Pai. Por isso o Espírito permite que chamemos Deus de ABBA, isto é, Pai (Gl 4,6; Rm 8,26).

7 Este Espírito nos livra de toda morte e escravidão, nos torna livres de verdade (Gn 5,3): é fonte de liberdade e libertação. Este Espírito não é uma força impessoal, mas uma pessoa da Trindade que procede do Pai e do Filho. É Senhor e vínculo amoroso entre o Pai e o Filho. Esta vida nasce do amor.

8 O Espírito, pelo contrário, como seu próprio nome indica, é sopro, hálito, vento que não se sabe de onde vem nem para onde vai (Jo 3,8). É invisível, intocável, anônimo e comparado com o perfume que tudo invade sem que seja visto, com o fogo que consome tudo e, finalmente, com o vinho que embriaga. O Espírito atua através das pessoas e dos grupos, para levar em frente o plano do Pai e a obra de Jesus. É mais conhecido pelos efeitos do que por sua maneira de atuar, sempre invisível e anônimo.

9 CRITÉRIO PARA DISCERNIR O ESPÍRITO
Como distinguir a presença do Espírito de outras manifestações ou “espíritos” que não procedem de Deus? A Sagrada Escritura nos dá uma série de critérios de discernimento (Gl 5). Tudo aquilo que causa a divisão e a morte, a violência, a escravidão e o fechamento egoísta, não é do Espírito de Jesus. Tudo aquilo que conduz à vida, à liberdade e à libertação, à realização plena de todos, à justiça e á paz comunitária, procede do Espírito. Poderíamos afirmar que o Espírito que se afasta destas opções não pode proceder de Jesus. CRITÉRIO PARA DISCERNIR O ESPÍRITO

10 Uma das consequências importantes do dom do Espírito Santo é que, graças a ele, Jesus pode estar conosco até o final dos tempos (Mt 28,20). O Senhor prometeu que jamais nos deixaria órfãos (Jo 14,18). Graças ao Espírito, Deus permanece sempre entre nós. Isso é para nós fonte de esperança: não estamos sozinhos, Deus está conosco e atua no meio de nós. Especialmente entre aqueles que vivem nas sombras da morte. A AÇÃO DO ESPÍRITO

11 A) Que experiências temos do Espírito em nossa vida pessoal e comunitária?
B) Confiamos na força do Espírito de Jesus? PERGUNTAS:

12 CITAÇÕES BÍBLICAS COMPLEMENTARES
CREIO NO ESPÍRITO SANTO: 1Cor 12,3; Gl 4,6; 1Cor 2,11; Jo 16,13; Gl 4,6; Jo 3,34; Jo 7,39; Jo 17,22; Jo 14,16.26; Jo 15,26; Jo 16,7; Jo 16,13; Gl 3,14; Ef 1,13; rm 8,15; Gl 4,6; Rm 8,11; Rm 8,9.14; 1Cor 6,11; 1Cor 7,40. CITAÇÕES BÍBLICAS COMPLEMENTARES

13 CREIO NO ESPÍRITO SANTO
ESPÍRITO VIVIFICANTE


Carregar ppt "CREIO NO ESPÍRITO SANTO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google