A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Beleza e a Importância do Antigo Testamento para a Vida Cristã

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Beleza e a Importância do Antigo Testamento para a Vida Cristã"— Transcrição da apresentação:

1 A Beleza e a Importância do Antigo Testamento para a Vida Cristã

2 O que é o Antigo Testamento e por que estudá-lo?

3 O que é o Antigo Testamento e por que estudá-lo?
O Cânon Bíblico... Definição (“Padrão” ou “Medida”) e Formação Testes de canonicidade: 1. Escrito por profeta ou ungido(a) 2. Validade imediata e contínua 3. Harmonia da mensagem revelada / registrada

4 Sequencia dos livros em Hebraico e Português

5 O que é o Antigo Testamento e por que estudá-lo?
Inspiração: Como a Bíblia foi escrita? “Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver.” (2 Tim 3.16, NTLH)

6 Inspiração: Como a Bíblia foi escrita?
“...Foi a respeito dessa salvação que os profetas perguntaram e procuraram saber com muito cuidado. Eles profetizaram a respeito da salvação que Deus ia dar a vocês e procuraram saber em que tempo e como essa salvação ia acontecer. O Espírito de Cristo, que estava neles, indicava esse tempo, ao predizer os sofrimentos que Cristo teria de suportar e a glória que viria depois. Quando os profetas falaram a respeito das verdades que vocês têm ouvido agora, Deus revelou a eles que o trabalho que faziam não era para o benefício deles, mas para o bem de vocês. Os mensageiros do evangelho, que falaram pelo poder do Espírito Santo, mandado do céu, anunciaram a vocês essas verdades. Essas são coisas que até os anjos gostariam de entender.” (1 Pedro , NTLH).

7 Inspiração: Como a Bíblia foi escrita?
“... Assim temos mais confiança ainda na mensagem anunciada pelos profetas. Vocês fazem bem em prestar atenção nessa mensagem. Pois ela é como uma luz que brilha em lugar escuro, até que o dia amanheça e a luz da estrela da manhã brilhe no coração de vocês. Acima de tudo, porém, lembrem disto: ninguém pode explicar, por si mesmo, uma profecia das Escrituras Sagradas. Pois nenhuma mensagem profética veio da vontade humana, mas as pessoas eram guiadas pelo Espírito Santo quando anunciavam a mensagem que vinha de Deus.” (2 Pedro , NTLH).

8 “... Assim diz o SENHOR...” (Refrão profético, que revela
Inspiração: Como a Bíblia foi escrita? “... Assim diz o SENHOR...” (Refrão profético, que revela a consciência que tinham de que falavam e registravam a mensagem de Deus).

9 O que é o Antigo Testamento e por que estudá-lo?
Inspiração: Como a Bíblia foi escrita? A inspiração da Bíblia é: a) Verbal, Para que a mensagem bíblica fosse precisa Deus usou palavras precisas; b) Plenária, O que Deus quis revelar ao homem ele o fez plenamente; c) Proposicional, Deus tem um propósito em tudo que inspirou.

10 O que é o Antigo Testamento e por que estudá-lo?
Inspiração: Como a Bíblia foi escrita? “Deus falou, revelando a verdade e preservando os autores humanos de erros, sem, contudo, violar suas personalidades; Homens falaram, usando livremente as suas características, todavia, sem deturparem a mensagem divina, Suas palavras eram de fato palavras humanas, mas inspiradas por Deus. O que eles disseram foi exatamente o que Deus disse e ainda diz.” (J.R.W.Stott) A escritura é a Palavra de Deus em palavras de homens (Is 1.20; At 3.21; Hb 1.1; 2 Pe 1.21; Lc 2.22,23).

11 Transmissão textual: Como a Bíblia chegou até nós?

12 Transmissão textual: Registros fieis de decisões
Como a Bíblia chegou até nós? Transmissão textual: Os Escribas (Sopherim)= Contador Registros fieis de decisões em documentos (os escrivães ou cartorários da antiguidade).

13 Transmissão textual: Nas línguas originais Hebraico (porções Aramaico)
Texto Massorético (1000 dC) Pentateuco Samaritano (1100 dC) Manuscritos do Mar Morto, Qumran 1947, ( aC).

14 Transmissão textual: Grego (LXX, Septuaginta, 300-200 aC)
Noutras línguas Grego (LXX, Septuaginta, aC) Targuns Aramaicos (aprox. 200 aC- 800dc, tradução interpetativa)

15 A Beleza e a Importância do Antigo Testamento para a Vida Cristã


Carregar ppt "A Beleza e a Importância do Antigo Testamento para a Vida Cristã"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google