A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A MISSÃO DO BATISTA E A NOSSA Caríssimos, São João Batista é o único santo cujo nascimento e martírio são evocados em duas solenidades pelo povo cristão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A MISSÃO DO BATISTA E A NOSSA Caríssimos, São João Batista é o único santo cujo nascimento e martírio são evocados em duas solenidades pelo povo cristão."— Transcrição da apresentação:

1

2 A MISSÃO DO BATISTA E A NOSSA

3 Caríssimos, São João Batista é o único santo cujo nascimento e martírio são evocados em duas solenidades pelo povo cristão. A outra natividade que comemoramos é a de Jesus. Segundo Santo Agostinho essa solenidade é algo sagrado. Ela é comemorada desde o séc. IV. João, filho de Zacarias e Isabel, parente da Virgem Maria é o Precursor de Jesus Cristo. É o último Profeta do Antigo Testamento e o primeiro que indica o Messias. O seu nascimento foi anunciado pelo Arcanjo Gabriel. E qual a sua missão? Primeiramente ser precursor de Jesus – Profeta do Altíssimo. Sua missão era preparar os caminhos para o Senhor e viveu esta missão de forma plena. Mesmo diante da morte não vacilou, tinha confiança em Deus, pois foi-lhe sempre fiel. Enfrentou as autoridades constituídas mostrando sua personalidade forte, acusando os erros e pregando a conversão. Ele era a voz que clama no deserto, insistindo para que os judeus se preparassem, pela penitência, para a vinda de Jesus. Dizia: Aquele que há de vir depois de mim é maior do que eu. Meditemos. Carinhosamente, Graziela.

4 O Precursor do Senhor foi especialmente enobrecido de privilégios: *foi anunciado pelo mesmo anjo que anunciou o Salvador. *foi a mãe do Senhor que o recebeu quando veio ao mundo. *destravou a língua do pai.. *foi o primeiro a conferir um batismo. *apontou Cristo – Eis o Cordeiro de Deus. *batizou o próprio Cristo. *foi louvado mais do que todos por Cristo – dentre os filhos dos homens, não há maior que João Batista. Clique após a leitura

5 João é chamado estrela da manhã porque foi o anoitecer da ignorância e o amanhecer da luz da graça. João foi a aurora que anuncia a chegada do dia.

6 João afirmou: Eu batizo com água, mas no meio de vós está quem vós não conheceis. Esse é quem vem depois de mim; e eu não sou digno de lhe desatar a correia do calçado. (Jo 1,26-27) João era a voz passageira; Cristo é a palavra eterna desde o princípio. (Santo Agostinho)

7 Sua pregação foi: Fervorosa – Raça de víboras! Quem vos ensinou a fugir da cólera divina? Eficaz – as pessoas vinham a ele, confessavam seus pecados e eram batizados nas águas do Jordão. Prudente – à multidão aconselhava obras de misericórdia; aos publicanos recomendava não desejar os bens alheios; aos soldados não empregar violência contra ninguém, não caluniar e contentar-se com o seu soldo.

8 Contemplando a figura do Batista, que cumpriu a sua missão, devemos hoje perguntarmo-nos se também nós aplainamos os caminhos do Senhor, a fim de que nossos amigos e parentes que ainda estão longe da sua amizade possam conhecê-lo.

9 Nós, cristãos, somos os arautos de Cristo no mundo de hoje. O Senhor serve-se de nós como tochas, para que essa luz ilumine... Depende de nós que muitos não permaneçam nas trevas, mas andem por caminhos que levam até à vida eterna. (Josémaria Escrivá)

10 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio junto de Deus. Houve um homem, enviado por Deus, que se chamava João. Este veio como testemunha, para dar testemunho da luz, a fim de que todos cressem por meio dele. Não era ele a luz, mas veio para dar testemunho da luz. (Jo 1,1-2; 6-8)

11


Carregar ppt "A MISSÃO DO BATISTA E A NOSSA Caríssimos, São João Batista é o único santo cujo nascimento e martírio são evocados em duas solenidades pelo povo cristão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google