A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O QUE É UMA SEITA? AURÉLIO: Grupo religioso, de forte convicção, que surge em oposição às ideias e às práticas religiosas dominantes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O QUE É UMA SEITA? AURÉLIO: Grupo religioso, de forte convicção, que surge em oposição às ideias e às práticas religiosas dominantes."— Transcrição da apresentação:

1

2 O QUE É UMA SEITA? AURÉLIO: Grupo religioso, de forte convicção, que surge em oposição às ideias e às práticas religiosas dominantes.

3 O QUE IDENTIFICA UMA SEITA? 1.A forma como é encarada a doutrina da Trindade. 2.A Forma como é encarada a autoridade Bíblica. 3.A Forma como como é vista a doutrina da Salvação.

4 BÍBLIA – Porque devo confiar nela? a. Argumento Histórico b. Argumento Textual c. Argumento Religioso

5 Argumento Histórico

6 1. Línguas Originais Hebraico, Aramaico e Grego

7 2. Meios de Transmissão: A. Pergaminhos = Peles de animais com 9m x 25cm

8 2. Meios de Transmissão: B. Papiro = melhor conservação e transporte que o pergaminho 2. Meios de Transmissão: B. Papiro = melhor conservação e transporte que o pergaminho

9 3. QUMRAM: Cavernas no nordeste do Mar Morto, descoberta em 1947 onde foram encontrados manuscritos de 70d.C. Antes disto, os manuscritos mais antigos eram de 900d.C.

10 4. SOPHERIM: Escribas. Fizeram padrão, contaram letras, palavras, versículos.

11 5. MASSORETAS: Colocaram vocalização, acentuação no texto hebraico.

12 `#r,a'(h' taeîw> ~yIm:ßV'h; taeî ~yhi_l{a/ ar'äB' tyviÞareB. `#rah taw ~ymVh taî ~yh_l{a aräB tyviarB

13 Hj tr´ bl n cs d pstr Mrcs Dv Hoje terá bolo na casa do pastor Marcos Davi

14 ARGUMENTO TEXTUAL

15 1. Crítica Textual: Só o original não tem erro

16

17 2. ALTA Crítica: Combate a integridade das escrituras

18 3. BAIXA Crítica: Busca restaurar o texto original

19 ~ynI )d" D> ~yn I)d" re 4. Erros comuns líderes Rodanim (originários de Rodes) (Dodanim) (Rodanim)

20 Argumento Religioso

21 Canon/Canonicidade: Kanon = "vara, vara de medir, padrão Canon/Canonicidade: Kanon = "vara, vara de medir, padrão 1) Harmonia bíblica 2) Reconhecimento antigo 3) Autor reconhecidamente inspirado

22 Livros Apócrifos: Escritos nos 400 anos de Silêncio antes do Novo Testamento Livros Apócrifos: Escritos nos 400 anos de Silêncio antes do Novo Testamento II Macabeus 15:38,39 (Comparado a II Pedro 1.20,21)

23 2 Macabeus Assim se desenrolaram os acontecimentos relativos a Nicanor, e já que a partir dessa época Jerusalém permaneceu em poder dos hebreus, finalizarei aqui minha narração.38. Se ela está felizmente concebida e ordenada, era este o meu desejo; se ela está imperfeita e medíocre, é que não pude fazer melhor. 39. Assim como é nocivo beber somente o vinho ou somente a água, mas agradável e verdadeiramente proveitoso beber a água e o vinho misturados, assim também a disposição agradável do relato é o que causa prazer aos ouvidos do leitor. Aqui, pois, termino. 2 Macabeus Assim se desenrolaram os acontecimentos relativos a Nicanor, e já que a partir dessa época Jerusalém permaneceu em poder dos hebreus, finalizarei aqui minha narração.38. Se ela está felizmente concebida e ordenada, era este o meu desejo; se ela está imperfeita e medíocre, é que não pude fazer melhor. 39. Assim como é nocivo beber somente o vinho ou somente a água, mas agradável e verdadeiramente proveitoso beber a água e o vinho misturados, assim também a disposição agradável do relato é o que causa prazer aos ouvidos do leitor. Aqui, pois, termino.

24 2 Pedro 1:20-21 Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal, pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo. 2 Pedro 1:20-21 Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal, pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo.

25

26 Porque a Bíblia é Confiável? a. Argumento Histórico b. Argumento Textual c. Argumento Religioso

27 Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu. Porque desde criança você conhece as sagradas letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra. 2 Timóteo 3:14-17

28 RELATIVIZAÇÃO Textual Literal DESVALORIZAÇÃO cultural comportamental SUBSTITUIÇÃO Novo texto Nova autoridade De onde vem as heresias bíblicas?

29 Como ler a Bíblia? a. Contexto imediato (quem, o que, quando, por que) b. Contexto bíblico (como isso harmoniza com o restante da bíblia?) c. Contexto histórico (o que este texto comunicou a seus primeiros ouvintes?) D. Como ele se aplica a mim?


Carregar ppt "O QUE É UMA SEITA? AURÉLIO: Grupo religioso, de forte convicção, que surge em oposição às ideias e às práticas religiosas dominantes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google