A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Judaísmo Judaísmo. A religião judaica foi a primeira religião monoteísta da humanidade Muitos povos do passado adoravam vários deuses - forças da natureza,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Judaísmo Judaísmo. A religião judaica foi a primeira religião monoteísta da humanidade Muitos povos do passado adoravam vários deuses - forças da natureza,"— Transcrição da apresentação:

1 Judaísmo Judaísmo

2 A religião judaica foi a primeira religião monoteísta da humanidade Muitos povos do passado adoravam vários deuses - forças da natureza, animais – que representavam sob várias formas e a que atribuíam diversos nomes. Eram politeístas. Muitos povos do passado adoravam vários deuses - forças da natureza, animais – que representavam sob várias formas e a que atribuíam diversos nomes. Eram politeístas.

3 Abraão Viveu no sec XIX a.C. (há cerca de 4000 anos) em Ur, no actual Iraque. Era chefe de uma tribo e adorava vários deuses. Viveu no sec XIX a.C. (há cerca de 4000 anos) em Ur, no actual Iraque. Era chefe de uma tribo e adorava vários deuses. Progressivamente foi descobrindo o Deus Único. Progressivamente foi descobrindo o Deus Único. Possibilitou a passagem do politeísmo ao monoteísmo. Possibilitou a passagem do politeísmo ao monoteísmo. Deus revela-se a Abraão e toda a história da humanidade se transformará por causa deste encontro com o Deus único. Deus revela-se a Abraão e toda a história da humanidade se transformará por causa deste encontro com o Deus único.

4 Deus disse-lhe «Deixa a tua terra e a casa de teu pai e vai para a terra que eu te mostrar. Farei de ti um grande povo; hei-de abençoar-te e tornar-te famoso. O teu nome será uma bênção…e todas as famílias da terra serão em ti abençoadas» (Gn 12, 1-3)

5 A história do Judaísmo começa com Abraão, que por volta de 1850 a.C. deixou a Síria para se estabelecer na terra de Canaã, actual Israel. Com a morte de Abraão, Jacob e os seus 12 filhos emigraram para o Egipto à procura de melhores condições de vida e de pastagens para os animais. Com o passar do tempo, foram tratados como escravos e obrigados a construir cidades e silos para armazenagem do cereal. A história do Judaísmo começa com Abraão, que por volta de 1850 a.C. deixou a Síria para se estabelecer na terra de Canaã, actual Israel. Com a morte de Abraão, Jacob e os seus 12 filhos emigraram para o Egipto à procura de melhores condições de vida e de pastagens para os animais. Com o passar do tempo, foram tratados como escravos e obrigados a construir cidades e silos para armazenagem do cereal.

6 Moisés, um Hebreu, ( sec.XIII a.C.)que vai ser criado e educado como um egípcio

7 Vai ser o LIBERTADOR do povo judaico do cativeiro do Egipto e também o LEGISLADOR. Escreve os DEZ MANDAMENTOS. Estabelece a ALIANÇA entre DEUS e o POVO. Vai ser o LIBERTADOR do povo judaico do cativeiro do Egipto e também o LEGISLADOR. Escreve os DEZ MANDAMENTOS. Estabelece a ALIANÇA entre DEUS e o POVO.

8 A escravidão durou até 1300 ou 1200 a.C. quando, guiado por Moisés, o povo judeu conseguiu libertar-se e, passando através do Mar Vermelho, regressaram novamente a Canaã.

9 Os símbolos do Judaísmo O Candelabro dos sete braços – A "Menorah" é o símbolo do Judaísmo. O 7 é para os Judeus o número da plenitude, da perfeição. O Candelabro dos sete braços – A "Menorah" é o símbolo do Judaísmo. O 7 é para os Judeus o número da plenitude, da perfeição.

10 KIPPÁ- pequeno barrete usado pelos homens judeus para manifestar o respeito a Deus

11 Mezzuza - pequena caixa que contém um rolo de pergaminho com um texto bíblico e é afixado no umbral de todas as casas.

12 Estrela de David Os dois triângulos sugerem a essência dos ideais judaicos: a fé judaica e a sua história

13 - Quando reza, o hebreu tem a cabeça coberta com o «Talith», um xaile com franjas, e tem presos à testa e no braço direito as «filactérias», pequenas bolsas que contêm orações da Torá escritos em pergaminho. Só é usado por homens e serve para lembrar o cumprimento dos Mandamentos. - Quando reza, o hebreu tem a cabeça coberta com o «Talith», um xaile com franjas, e tem presos à testa e no braço direito as «filactérias», pequenas bolsas que contêm orações da Torá escritos em pergaminho. Só é usado por homens e serve para lembrar o cumprimento dos Mandamentos.

14 - O Rabino – Os hebreus não têm sacerdotes. O Rabino é só um mestre, um guia espiritual para os fiéis na interpretação da Bíblia.

15 Local de culto :Sinagoga

16 A Sinagoga – É o lugar de oração, de estudo e de reunião.

17 - O Sábado – É o dia semanal festivo dos judeus. Começa ao pôr-do-sol de Sexta-feira e vai até ao pôr-do-sol de Sábado. É um dia dedicado à oração e ao descanso. - O Sábado – É o dia semanal festivo dos judeus. Começa ao pôr-do-sol de Sexta-feira e vai até ao pôr-do-sol de Sábado. É um dia dedicado à oração e ao descanso.

18 Muro das Lamentações Parede do templo de Jerusalém destruído no ano 70d.C. Junto a ele, os judeus do mundo inteiro rezam e colocam as suas preces escritas em pequenos papeis entre as suas pedras.

19

20

21 Etapas importantes da vida de um Judeu - A Circuncisão – Aos oito dias depois do nascimento, todo o rapaz hebreu é circuncidado e nesta altura é-lhe dado o nome. A circuncisão simboliza a Aliança entre Yavhé e Abraão. - A Circuncisão – Aos oito dias depois do nascimento, todo o rapaz hebreu é circuncidado e nesta altura é-lhe dado o nome. A circuncisão simboliza a Aliança entre Yavhé e Abraão. - Aos treze anos, o rapaz hebreu torna-se membro da comunidade e, por isso, está sujeito aos direitos e aos deveres que a Bíblia lhe indica. - Aos treze anos, o rapaz hebreu torna-se membro da comunidade e, por isso, está sujeito aos direitos e aos deveres que a Bíblia lhe indica.

22 - O estudo da Torá é o principal dos deveres de um judeu. No livro da Lei estão contidas as 613 obrigações que todo o hebreu piedoso deve observar.

23 Livro Sagrado - O livro sagrado é a Bíblia. Corresponde ao Antigo Testamento dos cristãos, com poucas diferenças. A Torá contém os cinco primeiros livros atribuídos a Moisés (Livro da Lei). Livro Sagrado - O livro sagrado é a Bíblia. Corresponde ao Antigo Testamento dos cristãos, com poucas diferenças. A Torá contém os cinco primeiros livros atribuídos a Moisés (Livro da Lei).

24 Princípios básicos da fé judaica: Proclama a existência de um só Deus. Proclama a existência de um só Deus. Reconhece a presença e revelação de Deus nos acontecimentos da história. Reconhece a presença e revelação de Deus nos acontecimentos da história. Baseia-se na Aliança entre Deus e Israel, o povo eleito. Baseia-se na Aliança entre Deus e Israel, o povo eleito. Espera a vinda do Messias e a vida eterna. Espera a vinda do Messias e a vida eterna.

25 Decálogo 1- Não tenhas outros deuses além de mim 1- Não tenhas outros deuses além de mim 2-Não prestes culto às imagens 2-Não prestes culto às imagens 3- Não faças mau uso do nome de Deus 3- Não faças mau uso do nome de Deus 4- Consagra o dia de Sábado 4- Consagra o dia de Sábado 5- Respeita os teus pais 5- Respeita os teus pais 6- Não mates 6- Não mates 7-Não cometas adultério 7-Não cometas adultério 8- Não roubes 8- Não roubes 9- Não faças acusações falsas 9- Não faças acusações falsas 10- Não cobices o que é dos outros 10- Não cobices o que é dos outros


Carregar ppt "Judaísmo Judaísmo. A religião judaica foi a primeira religião monoteísta da humanidade Muitos povos do passado adoravam vários deuses - forças da natureza,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google