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“Monitores Espíritas do Novo Milênio – EAD”

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Apresentação em tema: "“Monitores Espíritas do Novo Milênio – EAD”"— Transcrição da apresentação:

1 “Monitores Espíritas do Novo Milênio – EAD”
Curso de Formação e Capacitação de Monitores do E.S.D.E. pelo sistema de ensino à distância

2 Motivações Carência de recurso humano no trabalho do estudo sistematizado; Demandas contínuas de formação e aperfeiçoamento de monitores Urgência em criar condições para a realização do Plano de Metas da FEB, o qual prevê a implantação de grupos de estudo espírita em toda Casa Espírita brasileira até 2012.

3 Objetivo geral Ofertar curso de formação e capacitação de monitores de grupos de estudo a partir de suportes de mídia de fácil acesso e compatíveis à realidade do Estado de Santa Catarina e de nosso país.

4 Missão Servir ao incremento das atividades de estudo espírita e ser uma forma eficaz de aperfeiçoar a tarefa de monitor da Doutrina Espírita.

5 Proposta pedagógica Firmado nos princípios do ensino à distância;
Promoção do aprendizado ativo e participante; Socialização do conhecimento e trabalho em equipe; Despertar da consciência do exercício da monitoria de estudos como trabalho de educadores de almas.

6 Proposta pedagógica Ensino à distância é, segundo Dohmem (1967):
“Educação à distância (Ferstudium) é uma forma sistematicamente organizada de auto-estudo onde o aluno se instrui a partir do material de estudo que lhe é apresentado, e seu acompanhamento e supervisão é feito por um grupo de professores, utilizando-se meios de comunicação capazes de vencer longas distâncias.”

7 Material É composto de:
Apostila de conteúdos básicos – divididos em 8 módulos; Caderno de exercícios – apresentando 10 questões para cada um dos módulos; Quatro suportes de mídia (DVD) – nos quais estão apresentados os conteúdos de cada um dos módulos, expostos em capítulos distintos e a correção das atividades. Caderno do Tutor – oferece todas as instruções para acompanhamento das aulas presenciais, fornece todos os formulários necessários à implantação e acompanhamento do curso e, ainda, apresenta as respostas das questões do caderno de exercícios e as propostas de culminância de cada um dos módulos.

8 Mais 1 mega DVD com a exposição da explicação dos 8 módulos
Material do estudante Mais 1 mega DVD com a exposição da explicação dos 8 módulos

9 Contém 1 DVD com a exposição das respostas das questões dos 8 módulos
Material do Tutor Contém 1 DVD com a exposição das respostas das questões dos 8 módulos

10 Como se organiza o curso
A decisão de organizar e realizar este curso cabe à URE ou à Casa Espírita.

11 Como se organiza o curso
A divulgação e organização da turma é tarefa da Instituição promotora do Curso. É necessária a definição de um ou dois companheiros espíritas, responsáveis e capazes, para serem os tutores do curso. Estabelecer periodicidade dos encontros presenciais e data de início das aulas.

12 A turma e o curso A turma: O curso: Deve ter entre 15 a 25 pessoas;
Os inscritos devem ter já realizados estudos sistematizados da D.E.; O curso: Se desenvolve em 12 encontros presenciais.

13 Quem é o tutor? É o responsável local pelo acompanhamento das aulas presenciais, num sistema de ensino à distância e, como tal, sua função consiste em aplicar, na íntegra, a proposta apresentada ao curso e acompanhar sua execução, relatando as ocorrências aos responsáveis, o mais rápido possível.

14 Cabe ao tutor Manter o contato com a turma antes e depois da aula presencial; Estudar os módulos e responder as questões como os estudantes do Curso; Preparar o material das culminâncias e aplicá-las, seguindo o recomendado; Ser o interlocutor da turma com a equipe da FEC-DDOU, enviando após cada encontro presencial atividades e observações.

15 Quem é o gestor do módulo
É (foi) o responsável pela revisão do módulo, a proposição das questões e da atividade de culminância; É o avaliador do desempenho da turma, em relação ao seu módulo, produzindo pareceres de acompanhamento da aprendizagem do grupo; Os tutores poderão ser novos gestores.

16 O que é Aula presencial? É o momento em que a turma se reúne para, com a mediação do tutor, finalizar um módulo. Ela poderá ser semanal, quinzenal ou mensal. Deve durar 90 minutos.

17 Cabe ao estudante Estudar individualmente, em seu lar, o módulo;
Assistir o DVD com o capítulo correspondente ao módulo em estudo.

18 Cabe ao estudante Desenvolver as questões do caderno de exercícios, observando que sempre as duas últimas questões exigirão pesquisa externa à apostila de conteúdos. Estar com tudo pronto (leitura, exercícios e pesquisa) para a aula presencial; Evitar faltar a aula presencial, ela é fundamental para a eficácia da metodologia aplicada.

19 Na aula presencial São apresentadas dúvidas encontradas no estudo do módulo, as quais serão encaminhadas pelo tutor à equipe responsável do curso. É feita a auto-correção das atividades realizadas em casa por meio do DVD de resposta, que será assistido nesta ocasião; É desenvolvida uma atividade coletiva de culminância do módulo, coordenada pelo tutor e que será, posteriormente, avaliada pelo responsável do módulo.

20 Cronograma de uma aula presencial:
05 min - prece inicial e comentários gerais de dificuldades e facilidades do módulo 25 min - assistir o DVD 2, onde estarão respondidas as questões do módulo para que o aluno realize sua auto-correção. 55 min - desenvolvimento da culminância 5 min - lembretes e prece final

21 Dinâmica do estudo à distância
1º. Momento – estudo do módulo em casa, lendo a apostila “conteúdos básicos” e assistindo o capítulo correspondente do DVD; 2º. Momento – realização das atividades do módulo no caderno de exercícios; 3º. Momento – aula presencial – correção das atividades e desenvolvimento da atividade grupal - estudo do próximo módulo-

22 Apostila “Conteúdos Básicos”
Sumário dos módulos

23 Módulo 1: Educação Espírita
O estudo doutrinário como base de sustentação e difusão do Espiritismo Por uma Pedagogia Espírita: teoria e prática Responsável: Gerson Luiz Tavares

24 Módulo 2: E.S.D.E. - E.S.D.E: conceituação, objetivos e estrutura
- Apostilas da FEB a) Concepção e estruturação b) Unidades e níveis de estudo Responsável: Altaídes Veiga

25 Módulo 3: O Estudo - Estudo: conceitos - Metodologia
- Atividades de apoio Leituras complementares com fichamentos Uso de vídeos Convidados Ações externas (visitas) Ações internas (preparação para o trabalho) Responsável: Sérgio Carvalho

26 Módulo 4: O Grupo - 4.1 Facilidades e dificuldades do estudo em grupo
- 4.2 Grupo eficiente - 4.3 Motivação Responsável: Sidney Lourenço

27 Módulo 5: O Monitor - 5.1 Conceito e características desejáveis
- 5.2 Condução da turma – competências e habilidades Responsável: Rosângela Costa

28 Módulo 6: Os participantes
6.1 Sua condição de espírito 6.2 Atitudes desejáveis 6.3 Auto-avaliação Responsável: Leyza Paloschi de Oliveira

29 Módulo 7: Planejamento e avaliação
7.1 Planejamento das aulas 7.2 Organizando uma reunião de estudo doutrinário 7.3 Avaliação e aperfeiçoamento do ensino Responsável: Mara Rúbia Sant’Anna

30 Módulo 8: Técnicas de Ensino e Recursos didáticos
8.1 Técnicas de ensino e os recursos didáticos 8.2 Dinâmicas de grupo 8.3 Recursos didáticos Responsável: Senilde Braga Gurjão

31 Próximos passos: Incentivar os CRE’s e as Casas Espíritas à realização do curso por meio de cartas, telefonemas e visitas. Finalizar o projeto gráfico para impressão, fazendo a 1ª. tiragem com 1000 exemplares, conforme demanda. Divulgar o projeto em outras federativas.

32 Próximos passos: Multiplicar gestores dos módulos.
Ofertar o curso por meio digital através do portal da FEC.

33 Participantes do projeto
Assessoria pedagógica: Profa. Dra. Neuza T. Pinto Valentim Revisão Gramatical: Dr. Luiz Neri Pacheco Reis

34 Participantes do projeto
Produção gráfica da capa: Edmar Almeida Bernardes Produção dos vídeos: Sul Multimídia

35 Participantes do projeto
Equipe Sul Multimídia Direção: Edmar Almeida Bernardes Jucinei Cardoso Cinegrafista: Leonardo Russo Vinheta de Abertura: Fábio Alexandre Gerência de Produção: Lúcia Rutkowski Bernardes Assistente de Produção: Leonardo Rutkowski Bernardes Som Direto e Edição: Leonardo Russo Edição: Vinícius Rutkowski Bernardes

36 Bibliografia CENTRO ESPÍRITA FRATERNIDADE ALLAN KARDEC. Apostilas de Formação de Instrutores. Brasília: DF, In: DEMO, Pedro. Avaliação qualitativa – polêmicas do nosso tempo. Campinas/SP, Autores Associados, 1996. ESTEBAN, Maria Teresa (org.) Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. 3ª. Ed . Rio de Janeiro: DP&A, 2001. FARIA, Elaine Turk. O professor e as novas tecnologias. In: ENRICONE, Délcia (Org.). Ser Professor. 4 ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004 FEB. Contribuição do E.S.D.E. na Edificação de um Mundo melhor. Brasília: FEB, 2007. ______. Subsídios sobre avaliação da aprendizagem – Curso de atualização para coordenadores do E.S.D.E. – FEB/Comissão Regional Sul, Florianópolis, 1999. ______. Recursos Didáticos. Brasília: FEB, 2007. ______. Didática. Brasília: FEB, 2007. FERREIRA, Aurélio Buarque de Hollanda. Pequeno Dicionáio Brasileiro da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1963. KARDEC, Allan. (O) Céu e o Inferno. Tradução de Salvador Gentille, Revisão de Elias Barbosa. Araras/SP. IDE, 39ª. Ed ______. O Livro dos Médiuns. Tradução Guillon Ribeiro. Rio de Janeiro: FEB, 1992. ______. Evangelho Segundo o Espiritismo. Tradução de Salvador Gentille, Revisão de Elias Barbosa. Araras/SP. IDE, 39ª. Ed ______. O Livro dos Espíritos. Tradução Guillon Ribeiro. Rio de Janeiro: FEB, 1992.

37 Bibliografia ______. A Gênese. Tradução Guillon Ribeiro. Rio de Janeiro: FEB, 1992. ______. O que é o Espiritismo. Tradução Guillon Ribeiro. Rio de Janeiro: FEB, 1992. LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem escolar. 17ª. Ed. São Paulo: Cortez, 2005. MELCHIOR, Maria Celina. Avaliação Pedagógica – função e necessidade. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1994. REINER , Doli. ENSINANDO A ENSINAR. Rio de Janeiro: Casa Imagem Editorial SANT’ANA, Ilza Martins e MENEGOLLA, Maximiliano. Didática: Aprender A Ensinar. SP. Ed. Loyola SANT’ANNA, Ilza Martins. Por que avaliar? Como avaliar? Critérios e instrumentos. 12ª. Ed. Petrópolis/RJ, Vozes, 1995. SILVA, Janssen Felipe et alli (Org.). Práticas avaliativas e aprendizagens significativas em diferentes áreas do currículo. Porto Alegre: Mediação, 2006. SOUZA, Juvanir Borges. Tempos de Renovação. Rio de Janeiro: FEB, 2002. XAVIER, Francisco C.; EMMANUEL. Pensamento e Vida. Rio de Janeiro: FEB, 1982. Sítios


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