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Programação Gráfica em Java Tela Cheia Aula 09. 2 Na aula passada vimos: Java 2D.

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Apresentação em tema: "Programação Gráfica em Java Tela Cheia Aula 09. 2 Na aula passada vimos: Java 2D."— Transcrição da apresentação:

1 Programação Gráfica em Java Tela Cheia Aula 09

2 2 Na aula passada vimos: Java 2D

3 3 O que você deve ter fixado:... que Java 2D oferece possibilidades incríveis... que é necessário algum tempo de estudo para compreender seu funcionamento Utilizar os objetos do tipo Shape e as curvas de 2º e 3º grau

4 4 O que você deve ter fixado: Utilizar as dicas de renderização Criar gradientes e strokes Determinar os atributos do rendering context da classe Graphics2D

5 5 Na aula de hoje veremos: A API Full Screen Exclusive Mode

6 6 Full-Screen Mode full-screen é uma funcionalidade implementada no J2SE 1.4 Permite eliminar as janelas e desenhar direto para a tela A pintura é feita ativamente pelo programa em contraste com o que ocorre em janelas

7 7 Full-Screen Mode Permite o uso de técnicas avançadas de desenho, como page flipping e multi buffering Utiliza métodos de desenho possíveis apenas em modo full screen

8 AnimatedFontWindow.java8 Interação com hardware O modo full screen é gerenciado através de um objeto java.awt.GraphicsDevice Os possíveis graphicsDevice podem ser acessados através de uma instância de java.awt.GraphicsEnvironment Nem todo sistema suporta o modo tela cheia; existem métodos de verificação

9 9 Verificando Use isFullScreenSupported() para verificar a disponibilidade do modo tela cheia –Faça-o antes de entrar no modo tela cheia Use setFullScreenWindow(Window w) para iniciar o modo tela cheia com a janela w; Use esse método com parâmetro nulo para encerrar o modo tela cheia

10 10 Cuidados Forçar o uso de tela cheia degrada a performance Use try/catch para entrar ou sair do modo tela cheia Use apenas janelas não decoradas

11 11 Cuidados Não permita redimensionamento –Isso eliminaria a vantagem principal do modo tela cheia, o desenho ativo Applets precisam de permissão para usar tela cheia

12 DisplayModeTest.java12 Java.awt.DisplayMode Composto por: Size: as dimensões do monitor Bit depth: a quantidade de bits por pixel Refresh rate: a taxa de atualização do monitor Esses parâmetros são configuráveis Disponível apenas em modo tela cheia

13 13 Desenho passivo e ativo Programas tradicionais (em janelas) fazem desenho passivo... Dependem do sistema operacional. Programas em tela cheia não precisam depender do mecanismo padrão de pintura... Ativo Tela cheia pode não usar o método paint

14 14 Dicas É aconselhável ignorar as chamadas ao método paint –Use o método setIgnoreRepaint() Não use componentes pesados... Fique à vontade para usar os leves Admita o desenho passivo apenas no caso de criar uma aplicação AWT ou Swing simples

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17 MultiBufferTest.java17 Multi buffering Usar vários back-buffers na seqüência de trocas (flip chain) Útil quando o tempo gasto no desenho é maior que a taxa de atualização do monitor Aumenta a performance percebida e não a numérica

18 18 O que você precisa saber... Verificar se um sistema pode operar em modo full screen Desenhar direto para a tela Utilizar os métodos avançados de desenho

19 19 Na próxima aula veremos: Jigloo GUI Builder


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