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PublicouLuís Maranhão Castilho Alterado mais de 8 anos atrás
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Trabalho Prático de Programação Orientada a Objetos em Java Programação Orientada a Objetos Ludimila Monjardim Casagrande 2011
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Objetivo do Trabalho Desenvolver uma aplicação orientada a objetos em Java: com interfaces gráficas que usam componentes (classes) do pacote javax.swing da API do Java; que manipula dados em um banco de dados relacional (MySQL); que explora o uso de pacotes para estruturar a aplicação em uma arquitetura em camadas; e implementa os casos de uso básicos de um cadastro. Trabalho Prático©2011 Ludimila Monjardim Casagrande2
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Conteúdo do Trabalho O trabalho irá explorar: A implementação de classes básicas em Java; O uso de modificadores de acesso; A implementação de métodos get e set; A sobreposição (overriding) de métodos da classe Object: toString e equals; A sobrecarga (overloading) de construtores; O uso de packages; A implementação de interfaces; Trabalho Prático©2011 Ludimila Monjardim Casagrande3
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Conteúdo do Trabalho O uso de classes do pacote javax.swing da API do Java para a construção de interfaces gráficas para aplicações desktop; O uso de classes e interfaces básicas da API do Java, tais como, String, StringBuffer, Object, List, ArrayList, Date, Calendar e as Wrapper Classes. A organização do código em camadas; O uso de importações; O tratamento de exceções; Trabalho Prático©2011 Ludimila Monjardim Casagrande4
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Conteúdo do Trabalho O uso de um driver para conexão com o banco de dados; O uso de classes do pacote java.sql da API do Java para acesso e manipulação de banco de dados, mais especificamente, classes como Connection, PreparedStatement, ResultSet, Statement, SQLException; A elaboração de script SQL para criação de tabelas em um banco de dados; O uso de comandos SQL em uma aplicação Java. Trabalho Prático©2011 Ludimila Monjardim Casagrande5
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Desenvolvimento e Entregas O trabalho será desenvolvido e entregue em partes; A conclusão e entrega de cada parte nas datas estipuladas é muito importante para manter o progresso e sucesso na realização do trabalho; Não deixe para a última hora!!! Aproveite as aulas para tirar dúvidas!!! A primeira parte deve ser apresentada no dia 25/06 e vale 10 pontos. Se não houver a entrega, o grupo perderá os 10 pontos. O calendário com as demais datas será definido e divulgado em breve. Trabalho Prático©2011 Ludimila Monjardim Casagrande6
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Grupo e Ambiente de Teste Grupo: O trabalho deve ser realizado em duplas ou em trios, preferencialmente em duplas. Ambiente de Teste: Os testes das aplicações serão todos realizados nas máquinas do Laboratório I, ou seja, este é o nosso ambiente oficial de testes e as aplicações devem rodar nele. Obviamente as aplicações entregues não podem conter erros de compilação e devem ser executáveis no NetBeans. Trabalho Prático©2011 Ludimila Monjardim Casagrande7
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Escopo Parte 1 A primeira parte consiste nos seguintes passos: 1.Implemente uma classe em Java que represente um objeto do mundo real. Exemplos: Livro, Aluno, Curso, Produto, Equipamento, etc. Observação: O grupo pode escolher qualquer classe, exceto, Usuário e não pode haver repetição de classe nos grupos. 2.A classe deve conter, no mínimo, 5 atributos; 3.A classe deve ter, no mínimo, 2 construtores, sendo um deles o default e o outro com 5 ou mais argumentos (dependendo do número de atributos); 4.Implemente os métodos toString e equals que sobrescrevem as implementações de Object; Trabalho Prático©2011 Ludimila Monjardim Casagrande8
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Escopo Parte 1 5.Implemente um método get e um método set para cada atributo da classe; 6.Crie um projeto Java no NetBeans; 7.Crie 4 pacotes neste projeto: apresentacao, negocios, persistencia e modelo; 8.Salve a classe criada no item 1 no pacote “modelo” e declare a package da classe; 9.Implemente uma interface gráfica para cadastro dos objetos da sua classe. A interface deve contemplar o mesmo número de atributos da sua classe. Siga as instruções passadas na aula. Trabalho Prático©2011 Ludimila Monjardim Casagrande9
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Escopo Parte 1 10.Implemente uma interface gráfica que contenha um menu que chame a tela do item 9. 11.Salve as interfaces criadas no pacote “apresentacao” e declare o nome da package nas classes. 12.Gere um script SQL que crie um banco de banco de dados relacional e uma tabela, na qual serão armazenados os objetos cadastrados por sua aplicação. Veja o exemplo e crie seu script com base no exemplo. A tabela deve possuir o mesmo número de atributos da tela de cadastro. Trabalho Prático©2011 Ludimila Monjardim Casagrande10
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Exemplo de Script SQL -- exclui o banco de dados cadastro caso ele exista drop database if exists cadastro; -- cria o banco de dados cadastro create database cadastro; -- seleciona o banco de dados cadastro para uso use cadastro; -- cria a tabela usuario no banco de dados selecionado create table usuario (login varchar(20) primary key not null, nome varchar(150) not null, senha varchar(10) not null); Trabalho Prático©2011 Ludimila Monjardim Casagrande11
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Exemplo de Interface Gráfica Exemplo de interface gráfica com barra de menus que permite acesso às demais telas da aplicação. Trabalho Prático©2011 Ludimila Monjardim Casagrande12 Componente Frame das Janelas Swing (classe JFrame) Componente Barra de Menu (classe JMenuBar) Componente Item de Menu (classe JMenuItem)
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Exemplo de tela de cadastro. Exemplo de Interface Gráfica Trabalho Prático©2011 Ludimila Monjardim Casagrande13 Componente Frame (classe JFrame) Componente Botão (classe JToggleButton) Campo de Texto (classe JTextField) Painel (classe JPanel) Rótulo (classe JLabel)
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Escopo Parte 2 1.Implemente a classe de conexão com o banco de dados (DBConnection) e salve-a no pacote persistencia; 2.Implemente a interface correspondente a UsuarioDAO e salve-a no pacote persistencia; 3.Implemente a classe que implementa a interface DAO (Exemplo: UsuarioDAOMySQL). Dê prioridade para o método insert. Salve a classe no pacote persistencia. Trabalho Prático©2011 Ludimila Monjardim Casagrande14
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Classe DBConnection Trabalho Prático15©2011 Ludimila Monjardim Casagrande Atenção: Use o nome do seu banco de dados.
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Interface UsuarioDAO Trabalho Prático©2011 Ludimila Monjardim Casagrande16
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Classe UsuarioDAOMySQL Trabalho Prático©2011 Ludimila Monjardim Casagrande17
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Escopo Parte 3 No projeto do NetBeans, criar as classes, interfaces e packages de acordo com a especificação apresentada no modelo de classes (arquitetura da aplicação). A classe “Usuario” deve ser substituída pela classe que cada grupo desenvolveu na primeira etapa do trabalho prático. As demais classes devem ser feitas de forma análoga, sempre substituindo as referências a “Usuario” por referências à classe desenvolvida por seu grupo. Todos os métodos devem ser implementados e funcionar corretamente, conforme o seu objetivo. O projeto Java deve ser acompanhado pelo script SQL de criação do banco de dados e da tabela correspondente à classe em estudo. Trabalho Prático de POO©2009 Ludimila Monjardim Casagrande18
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O que o trabalho exige... Objetividade Agilidade Concentração Estudo Foco no resultado Entendimento do problema Atenção Aproveitamento do tempo Não perder tempo com floreios a interface não é o mais importante Ritmo Evolução contínua Comprometimento Trabalho Prático©2011 Ludimila Monjardim Casagrande20
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Ferramentas de Desenvolvimento Essenciais: Java (J2SDK ou JRE - versão do Lab I); NetBeans (versão do Lab I); MySQL (versão do Lab I); Driver mysql-connector-java-5.1.15. Auxiliares: Jude ou Astah; MySQL Query Browser. Trabalho Prático©2011 Ludimila Monjardim Casagrande21
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Trabalho Prático©2011 Ludimila Monjardim Casagrande22 Tutoriais e API do Java The Java Tutorials Getting Started http://java.sun.com/docs/books/tutorial/getStarted/ http://java.sun.com/docs/books/tutorial/getStarted/ Learning the Java Language http://java.sun.com/docs/books/tutorial/java/ http://java.sun.com/docs/books/tutorial/java/ API do Java 6 http://java.sun.com/javase/6/docs/api/ http://java.sun.com/javase/6/docs/api/ http://java.sun.com/javase/6/docs/ http://java.sun.com/javase/6/docs/
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Trabalho Prático©2011 Ludimila Monjardim Casagrande23 Materiais de Apoio Caelum: Ensino e Soluções em Java. FJ-11 – Java e Orientação a Objetos. http://www.caelum.com.br/curso/fj-11-java- orientacao-objetos/ http://www.caelum.com.br/curso/fj-11-java- orientacao-objetos/ Java: Como programar Autores: H. M. Deitel e P. J. Deitel Editora: Pearson – 6ª Edição Dica técnica: Como instalar o MySQL no Windows Vista http://www.linhadecodigo.com.br/Artigo.aspx?id=1759 http://www.linhadecodigo.com.br/Artigo.aspx?id=1759
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