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Marechal Cândido Rondon – PR Secretaria Municipal de Saúde Fundo Municipal de Saúde Conselho Municipal de Saúde AUDIÊNCIA PÚBLICA DA SECRETARIA MUNICIPAL.

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1 Marechal Cândido Rondon – PR Secretaria Municipal de Saúde Fundo Municipal de Saúde Conselho Municipal de Saúde AUDIÊNCIA PÚBLICA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE 1º Quadrimestre de 2015

2 LEGISLAÇÃO Lei nº 8.689, de 27 de julho de 1993 Dispõe sobre a extinção do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps) e dá outras providências. Lei Complementar nº 141, de 13 de janeiro de 2012 Regulamenta o § 3º do art. 198 da Constituição Federal para dispor sobre os valores mínimos a serem aplicados anualmente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios em ações e serviços públicos de saúde; estabelece os critérios de rateio dos recursos de transferências para a saúde e as normas de fiscalização, avaliação e controle das despesas com saúde nas 3 (três) esferas de governo; revoga dispositivos das Leis nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, e 8.689, de 27 de julho de 1993; e dá outras providências. Resolução CNS nº 459, de 10 de outubro de 2012 Aprova modelo padronizado de Relatório Quadrimestral de Prestação de Contas para os Estados e Municípios.

3 LEGISLAÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 58/2011 e 70/2012 do TCE-PR: Art. 38. Todo recurso destinado às ações e serviços públicos de saúde e os transferidos pelo Estado e União para a mesma finalidade serão aplicados por meio do Fundo Municipal de Saúde, com acompanhamento e fiscalização do Conselho Municipal de Saúde.... § 9.º O gestor do Fundo Municipal de Saúde elaborará Relatório detalhado referente ao quadrimestre anterior, o qual conterá, no mínimo, as seguintes informações: I - montante e fonte dos recursos aplicados no período; (incluído pela Instrução Normativa 70/2012) II - auditorias realizadas ou em fase de execução no período e suas recomendações e determinações; (incluído pela Instrução Normativa 70/2012) III - oferta e produção de serviços públicos na rede assistencial própria, contratada e conveniada, cotejando esses dados com os indicadores de saúde da população em seu âmbito de atuação. (incluído pela Instrução Normativa 70/2012) § 10. O gestor do Fundo apresentará os relatórios quadrimestrais em audiência pública, até o final dos meses de maio, setembro e fevereiro, no mesmo contexto da audiência estabelecida pela LRF para avaliação do cumprimento das metas fiscais da Lei de Diretrizes Orçamentárias.

4 Montante e fonte dos recursos aplicados no período

5 RECEITAS

6 CONSULTA POR UNIDADE EXECUTORA Receita da Administração Direta Fonte: Demonstrativo da Receita Segundo Categoria Econômica / Sistema IPM Descrição Previsão Atualizada 2015 Receitas Realizadas 1º quad. 2015 Receitas Realizadas 2º quad. 2015 Receitas Realizadas 3º quad. 2015TOTAL 2015 RECEITAS CORRENTES (I)124.568.500,0048.956.429,80 RECEITA TRIBUTÁRIA18.649.500,009.785.400,18 RECEITA DE CONTRIBUIÇÕES4.450.000,001.583.522,04 RECEITA PATRIMONIAL11.167.000,005.546.499,53 RECEITA DE SERVIÇOS524.000,00157.015,62 TRANSFERÊNCIAS CORRENTES87.739.800,0030.997.675,62 OUTRAS RECEITAS CORRENTES2.038.200,00879.385,12 RECEITAS DE CAPITAL (II)7.520.000,001.307.381,71 OPERAÇÕES DE CRÉDITO1.700.000,000,00 ALIENAÇÃO DE BENS170.000,000,00 AMORTIZAÇÃO DE EMPRÉSTIMOS0,00 TRANSFERÊNCIAS DE CAPITAL5.650.000,001.307.381,71 OUTRAS RECEITAS DE CAPITAL0,00 Receita Total da Administração Direta (I+II)132.088.500,0050.263.811,51 Deduções da Receita13.788.500,004.865.489,85

7 RECEITA DE IMPOSTOS EC 29/2000 15% da arrecadação 1º Quadr.2º Quadr.3º Quadr.Arrecadação no ano ICMS10.919.480,39 FPM8.856.994,87 IPTU3.253.468,72 IPVA4.271.857,55 ISS2.520.163,20 DIV. ATIV. IMPOSTOS420.176,11 IRRF657.155,86 ITBI661.645,40 IPI-EXP.183.993,26 COTA PARTE ITR3.418,74 MULTAS, JUROS DE MORA E OUTROS ENCARGOS DOS IMPOSTOS 56.496,07 DÍVIDA ATIVA DOS IMPOSTOS194.006,10 MULTAS, JUROS DE MORA E OUTROS ENCARGOS DOS IMPOSTOS 114.581,67 DESONERAÇÃO ICMS92.464,73 TOTAL31.785.726,56 Fonte: Anexo 12 ( LC 141/2012, art. 35)

8 RECEITA ADICIONAIS PARA FINANCIAMENTO DA SAÚDE Transferências de recursos do Sistema Único de Saúde - SUS 1º Quadr.2º Quadr.3º Quadr.Arrecadação no ano Provenientes da União1.013.262,65 Provenientes dos Estados137.323,09 Outras Receitas do SUS83.725,61 Outras Receitas para financiamento da Saúde12.353.085,60 TOTAL13.587.396,95 Fonte: Anexo 12 ( LC 141/2012, art. 35)

9 REPASSES FUNDO A FUNDO Repasses fundo a fundo – recebidos1º Quadr.2º Quadr.3º Quadr.Total Atenção Básica – Agentes Comunitários de Saúde101.400,00 Atenção Básica – Incentivo adicional PSF120.000,00 Atenção Básica – PAB Fixo381.576,00 Atenção Básica - PMAQ20.400,00 Atenção Básica – Saúde da Família180.000,00 Atenção Básica – Requalifica UBS - Reformas72.858,24 Vigilância em Saúde – Inc. ações vig. Prev.10.000,00 Vigilância em Saúde – Inc. pontuais IPVS19.416,36 Vigilância em Saúde – Piso Fixo40.450,77 Vigilância em Saúde - Piso Fixo – parte ANVISA1.530,24 Vigilância em Saúde – Piso fixo - FNS6.014,61 PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA 80.352,20 TOTAL1.033.998,42 Fonte: www.fns.gov.br

10 PERCENTUAL APLICADO Despesas Liquidadas RECEITAS1º Quadr.2º Quadr.3º Quadr.Arrecadação no ano Receitas de impostos EC 2931.785.726,56 Recursos aplicados6.851.383,74 Recursos não utilizados para fins de limite 877.381,98 Recursos aplicados para fins de limite 5.974.001,76 % de recursos aplicados em saúde 18,79 Aplicação mínima definida por lei (15%) 4.767.858,98 Aplicado há mais que o mínimo definido em lei 1.206.142,78 Fonte: Anexo 12 ( LC 141/2012, art. 35)

11 PERCENTUAL APLICADO Despesas Empenhadas RECEITAS1º Quadr.2º Quadr.3º Quadr.Arrecadação no ano Receitas de impostos EC 2931.785.726,56 Recursos aplicados9.057.753,44 Recursos não utilizados para fins de limite 1.241.369,92 Recursos aplicados para fins de limite 7.816.383,52 % de recursos aplicados em saúde 24,06 Aplicação mínima definida por lei (15%) 4.767.858,98 Aplicado há mais que o mínimo definido em lei 3.048.524,54 Fonte: Anexo 12 ( LC 141/2012, art. 35)

12 PERCENTUAL DA RECEITA APLICADO Série histórica 2006200720082009201020112012201320142015 15%15,07%15,16%16,18%16,13%19,7%24,71%24,17%24,55%18,79% Fonte: http://siops.datasus.gov.br/consdespfonterp.php

13 DESPESAS

14 EMPENHOS POR FONTE DE RECURSOS Fonte: Comparativo da Despesa Autorizada com a Realizada - Anexo TC08 FONTEDescrição1º Quadr.2º Quadr.3º Quadr.TOTAL 000Recursos livres2.139.107,51 303Saúde / % vinculado s/imp.6.295.544,11 304Alienação de ativos0,00 315CAPS0,00 318SISFRONTEIRA0,00 338Sisfronteira0,00 342FUNASA – Esgotamento sanitário0,00 343FNS Progr. Req. UBS c/c 40340-70,00 344FNS Progr. Req. UBS c/c 40339-30,00 345FNS Progr. Req. UBS c/c 40337-70,00 347VIGIASUS - Estadual3.221,66 349FNS – UPA porte 1 0,00 350FNS – Reforma Vila Gaúcha 7.301,46 351FNS – Reforma Alvorada 0,00 353HOSPSUS - FES 0,00

15 EMPENHOS POR FONTE DE RECURSOS Fonte: Comparativo da Despesa Autorizada com a Realizada - Anexo TC08 FONTEDescrição1º Quadr.2º Quadr.3º Quadr.TOTAL 369Serv. Prest. SUS/fat. AIHs 83.725,61 395Atenção Básica Estadual 644,62 396SUS – AIH’s Hospital 254.468,02 495Atenção Básica 792.332,56 496Atenção Média/Alta Complex. Amb. e Hosp. 19,56 497Vigilância em Saúde 106.957,89 505Royalties 739,00 510Taxas – Exerc. poder polícia 64.274,13 TOTAL9.057.753,448.367.170,75

16 DESPESAS EMPENHADAS COM SAÚDE POR SUBFUNÇÃO Fonte: Departamento de Contabilidade / Marechal Cândido Rondon-PR SUBFUNÇÃO1º Quadr.2º Quadr.3º Quadr.TOTAL Atenção Básica345.184,88 Assistência Hospitalar e Ambulatorial 6.952.314,18 Suporte Profilático e Terapêutico735.922,11 Vigilância Sanitária332.441,82 Outras Subfunções691.890,45 TOTAL9.057.753,44

17 Despesas por ação Fonte: Quadro Demonstrativo da Despesa / Sistema IPM PROGRAMA EXCELÊNCIA EM SAÚDE – janeiro a abril de 2015 Ação Meta Financeira Previsto atualizado Realizado% Manutenção do Gabinete da Secretaria de Saúde1.323.050,00690.582,6952,2 Implantação do Esgotamento sanitário50.000,000,0000 Ampliação do Sistema de Captação de água162.96,640,0000 Manutenção do Conselho Municipal de Saúde e apoio as ações de controle25.000,000,0000 Auxilio passagem e hospedagem para tratamento de saúde42.600,001.307,763,1 Manutenção e ampliação da Estratégia saúde da família1.501.029,86281.616,9118,8 Instalar, manter e ampliar o atendimento psiquiátrico - CAPS372.372,181.600,000,4 Manutenção da clínica da mulher e da criança219.000,0039.823,9718,2 Tratamento de drogaditos e alcoólatras101.800,0022.144,0021,8 Reforma, ampliação e Construção de postos de saúde38.063,777.301,4619,2 Construção da UPA194.359,160,0000 Manutenção dos postos de saúde e da Unidade 24 horas6.306.080,123.465.016,2354,9 Manutenção da frota de veículos da secretaria1.499.960,84314.718,0321

18 Despesas por ação Fonte: Quadro Demonstrativo da Despesa / Sistema IPM PROGRAMA EXCELÊNCIA EM SAÚDE – janeiro a abril de 2015 Ação Meta Financeira Previsto atualizado Realizado% Manutenção de ampliação do consórcio intermunicipal de saúde CISCOPAR 1.635.956,95314.718,0319,2 Manutenção do Hospital Municipal4.009.070,191.957.030,6448,8 Manutenção do consórcio CONSAMU670.000,00591.303,2488,3 Manutenção dos atendimentos especializados550.000,0013.820,002,5 Construção da central de medicamentos600.000,003.769,480,6 Manutenção da Central de Medicamentos288.000,0064.964,6522,6 Manter e ampliar e farmácia básica1.415.000,00667.187,9847,2 Vigilância em saúde1.117.648,16332.441,8229,7 TOTAL22.121.954,879.057.753,4440,9

19 Despesas por Categoria Econômica Fonte: Quadro Demonstrativo da Despesa / Sistema IPM PROGRAMA EXCELÊNCIA EM SAÚDE Categoria Meta Financeira Previsto inicial Realizado 1º quadrimestre %Realizado 2º quadrimestre %Realizado 3º quadrimestre % Despesas Correntes 19.869.200,008.951.657,8445,1 Despesa de Capital 859.800,00106.095,6012,3 TOTAL20.729.000,009.057.753,4443,7 Observação: nos valores previstos não estão incluídos os superávit de 2014 e os excessos de arrecadação

20 DESPESAS EMPENHADAS QUADRO RESUMIDO DESPESAS1º Quad.2º Quad.3º Quad.Total Pessoal e encargos sociais3.509.505,51 Convênios11.584,00 Participação em consórcios – Consamu e Ciscopar 906.021,27 Material distribuição gratuita667.187,98 Prestação de serviços médicos e laboratoriais 939.086,44 Material de Consumo616.637,15 Prestação de serviços PJ993.958,58 Equipamentos e material permanente 81.238,00 Obras e instalações11.070,94 Outras despesas correntes1.321.463,57 TOTAL9.057.753,44 Observação: informações detalhadas de cada despesa citada, poderão ser obtidas no Portal da Transparência do Município. Acesse o site: www.mcr.pr.gov.br

21 AUDITORIAS Lei Complementar nº 141/2012, artigo 36, letra “a”, inciso II: “O gestor do SUS em cada ente da Federação elaborará Relatório detalhado referente ao quadrimestre anterior, o qual conterá, no mínimo, as seguintes informações: (...) auditorias realizadas ou em fase de execução no período e suas recomendações e determinações”

22 AUDITORIAS Os relatórios de auditoria deverão conter no mínimo: UF / Município / Demandante / Órgão responsável pela auditoria / Nº auditoria / Finalidade / Unidade auditada / Encaminhamentos (recomendações e determinações).

23 Oferta e produção de serviços públicos na rede assistencial própria, contratada e conveniada

24 CONSULTAS MÉDICAS

25 Relatório de Consultas Médicas Especialidade de PEDIATRIA Local1° Quadrimestre Clínica da Mulher2105 TOTAL2105

26 Relatório de Consultas Médicas Especialidade de Clínico Geral Local 1° Quadrimestre U.B.S. Bom Jardim153 U.B.S. Iguiporã*00 U.B.S. Margarida00 U.B.S. Novo Horizonte*00 U.B.S. Novo Três Passos*00 U.B.S. Porto Mendes00 U.B.S. São Roque125 U.B.S. Jardim Alvorada582 U.B.S. Jardim Líder00 U.B.S. Jardim Marechal20 U.B.S. Jardim Primavera47 U.B.S. Vila Gaúcha*145 P.S.F. São Lucas1308 P.S.F. Augusto742 Unidade de Saúde 24 horas9315 TOTAL12437

27 Relatório de Consultas Médicas Especialidade GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA Local1° Quadrimestre Clínica da Mulher e da Criança1617 TOTAL1617

28 Relatório de Consultas Médicas Especialidade MEDICINA GERAL COMUNITÁRIA Local1° Quadrimestre U.B.S. Jardim Alvorada865 U.B.S. Jardim Líder1435 U.B.S. Jardim Marechal1382 U.B.S. Jardim Primavera1309 U.B.S. Vila Gaúcha1144 U.B.S. Porto Mendes1052 E.S.F. Augusto 174 U.B.S. Margarida 697 TOTAL8068 * Medico Programa Saúde da Família

29 Relatório de Consultas Médicas Unidade de Saúde 24 horas Especialidade1° Quadrimestre Ortopedia e Traumatologia1975 Cirurgia Geral390 Urologia329 Cardiologia318 Endocrinologia306 Oncologia Clínica465 Psiquiatria1139 Ultrassonografia1092 TOTAL6014

30 Relatório Atendimento Serviço Social Unidade de Saúde 24 horas ATIVIDADES JAN FEVMARABRTOTAL PRÓTESES/ÓRTESES 0723161864 VISITAS DOMICILIARES 0206150730 SAÚDE MENTAL (Psiquiatria; álcool e outras drogas) 16352035106 OUTROS (Passe Livre; TFD; Alimentação Especial; Fraldas e Estudos). 25605865208 GRUPOS: Participantes (Controle de Tabagismo e Gestantes) 00 REUNIÕES/PALESTRAS (Rede de Atenção; Oficinas APSUS; Comitês Municipais; Laqueadura e Vasectomia...). 0001030812 Total 50125112133420

31 Relatório de Consultas Odontológicas Local1° Quadrimestre Unidade de Saúde 24 horas467 U.B.S. Margarida156 U.B.S. São Roque80 U.B.S. Jardim Marechal282 U.B.S. Jardim Primavera596 U.B.S. Vila Gaúcha8 U.B.S Alvorada00 U.B.S. Bom Jardim71 U.B.S. Porto Mendes158 U.B.S. Iguiporã*00 U.B.S. Novo Horizonte*00 U.B.S. Novo Três Passos*00 E.S.F. Augusto518 E.S.F São Lucas433 TOTAL2817

32 Comparativo de agendamento de consultas por especialidade

33 EXAMES

34 DIAGNÓSTICO EM LABORATÓRIO CLÍNICO Agendamento de Procedimentos por Período Laboratório1° Quadrimestre UNIDADE DE SAÚDE 24 HORAS*5918 BORGMANN4267 GLACI0 DR LEODIR PASETTI3541 KURTZ - ANALISES CLINICAS3581 UNILAB3703 TOTAL21010

35 Comparativo de agendamento de Exames por Fornecedor

36 HOSPITAL MUNICIPAL DR. CRUZATTI

37 HOSPITAL MUNICIPAL O hospital municipal Dr. Cruzatti, iniciou suas atividades em setembro de 2012, contando com 02 centros cirúrgicos e 19 leitos divididos em;  Ala feminina (5 leitos);  Ala masculina (4 leitos);  Ala obstétrica (3 leitos);  Ala cirúrgica (4 leitos);  Ala pediátrica (2 leitos);  Berçário (1 leito);  Isolamento (1 leito).

38 HOSPITAL MUNICIPAL Composta de uma Equipe técnica formada por:  01 Diretor Clínico;  1 Diretora Administrativa;  1 Gerente De Enfermagem;  10 Médicos Plantonistas;  04 Enfermeiros;  01 Farmacêutico;  01 Fisioterapeuta;  11 Técnicos De Enfermagem;  05 Assistentes Administrativos;  1 Ajudante Mirim;  Equipe de apoio terceirizada.

39 HOSPITAL MUNICIPAL Durante o 1º quadrimestre de 2015 atendemos 383 pacientes, com uma média mensal de 95 pacientes. Os diagnósticos mais frequentes neste período foram dengue, DPOC, broncopneumonia, pneumonia, fraturas e traumas, doenças cardíacas, doenças renais, AVC, câncer, hipertensão, diabetes. Credenciado ao Sistema Único de Saúde, recebendo neste período, através do Fundo Estadual de Saúde - AIH SUS o valor de R$ 147.139,71.

40 HOSPITAL MUNICIPAL DescriçãoJaneir o Fevereir o MarçoAbrilTOTAL Alta Hospitalar63668185295 Alta a pedido733720 Óbito321410 Transferido Bom Jesus - Toledo6813936 Transferido para Nossa Senhora Salete - Cascavel 112004 Transferido Hospital Rondon - MCR2100 3 Transferido Hospital Filadélfia - MCR003 3 Transferido São Lucas - Cascavel100 23 Transferido CEONC - Cascavel100 23 Transferido UOPECAN - Toledo00 1 1 Transferido Hospital Universitário - Cascavel100 1 Transferido Hospital São Lucas – Campo Largo 100 1 Transferido Hospital Santa Pelizzari - Palmas00 1 1 Transferido Hospital Universitário Cajuru - Curitiba 100 1 ATENDIMENTO TOTAL8784103109383

41 HOSPITAL MUNICIPAL DescriçãoJaneiroFevereiroMarçoAbrilTotal% Feminino3742506018949,35 Masculino5042534919450,65 DescriçãoJaneiroFevereiroMarçoAbrilTotal% Pacientes 0 á 17 anos6717114110,70 Paciente 18 á 59 anos4049444718047 Pacientes acima de 60 anos4128425116242,30 INTERNAMENTO POR FAIXA ETARIA E SEXO

42 HOSPITAL MUNICIPAL Principais Doenças que causam internaçõesQuant. 01Broncopneumonia / Pneumonia / Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica / Gripe / Laringo Traquio Bronquite / Tuberculose / Insuficiência Respiratória / Enfisema / Vias Superiores 65 02Dengue / Suspeita Dengue63 03Litíase Renal / Pielonefrite / Colecistite / Icterícia / Infecção no Trato Urinário / Nefrolitíase / Insuficiência Renal Aguda / Vias Biliares 34 04Fratura / Lesão / Contusão / Trauma / Ferimento31 05Insuficiência Cardíaca Crônica / Síndrome Coronariana Aguda / Fibrilação Atrial / Infarto Agudo Miocárdio 28 06AVC – Acidente Vascular Cerebral / Isquemia Cerebral / Encefalopatia17 07Câncer / Leucemia / Mielodisplasia14 08Hipertensão Arterial Sistêmica / Crise Hipertensiva / Angina13 09Diverticulose / Infecção Intestinal / Obstrução Intestinal / Hemorroidas / Doenças do Estomago, Esôfago ou Duodeno / Doenças Aparelho Digestivo / Gastrite / Hemorragia Digestiva 13 10Diabetes12 11Anemia / Desnutrição / Distúrbio Metabólico10 12Trabalho parto prematuro / Aborto / Ameaça de aborto / Endometriose / Infecção no Trato Urinário Gestacional / Metrorragia 10 13Lombalgia / Dorsalgia / Artrite10 14Trombose / Ulcera10 15Sepse9

43 HOSPITAL MUNICIPAL Principais Doenças que causam internaçõesQuant. 16GECA – Gastroenterocolite Aguda6 17Cirrose Hepática / Insuficiência Hepática5 18Fototerapia / Icterícia Neo Natal5 19Erisipela4 20Celulite Infecciosa / Afecções na Pele / Abcesso4 21Infecções Micobacteriana / infecções Bacteriana / Osteomelite4 22Convulsão / Epilepsia / Concussão Cerebral3 23Queimaduras2 24Transtorno Psicológico / Alcoolismo / Intoxicação2 25Pancreatite Aguda2 26Febre a esclarecer1 27Cobra1 28Paralisia de Bell1 29Hematúria1 30Cefaleia / Enxaqueca1 31Garganta / Amigdalite1 32Meningite1

44 HOSPITAL MUNICIPAL Faturamento SUS AIH Autorização de Internação Hospitalar Janeiro 33.904,30 Fevereiro 29.682,88 Março 40.943,80 Abril 42.608,73 TOTAL 147.139,71

45 CLINICA DA MULHER EXAME1° Quadr. PAPANICOLAU562 MAMOGRAFIA240 1° Quadrimestre

46 VIGILÂNCIA EM SAÚDE Vigilância Sanitária Vigilância Epidemiológica Controle de Endemias

47 VIGILÂNCIA SANITÁRIA

48 O Departamento de Vigilância Sanitária do município exerce as atividades de Vigilância Sanitária, Vigilância de Endemias e Saúde do trabalhador, utilizando como amparo legal o Código de Postura do Município e o Código Sanitário do Estado do Paraná, bem como suas atualizações. A equipe do Departamento de Vigilância Sanitária é composta de 12 profissionais, sendo: 01 fiscal sanitário cedido pelo Estado, 02 médicos veterinários, 02 farmacêuticos/bioquímicos, 06 fiscais sanitários, 01 assistente administrativo. VIGILÂNCIA SANITÁRIA

49 Ações realizadas1º quadr. Vistoria para liberação de licença sanitária543 Vistoria para liberação de anuência prévia163 Vistoria para liberação de habite-se159 Acompanhamento de animal agressor073 Acompanhamento nos abatedouros (bovinos)325 Acompanhamento nos abatedouros (suínos)2246 Acompanhamento nos abatedouros (ovinos)000 Coletas de água para análise laboratorial089 Vistorias para atendimento de reclamações120 Vistoria para carteira de produtor rural032 Vistoria Hospital com relatório00

50 VIGILÂNCIA SANITÁRIA Ações realizadas1º quadr. Vistorias em bares e lanchonetes080 Vistorias em mercados e mercearias010 Vistorias em indústrias de alimentos006 Balanço psicotrópico076 Indicadores epidemiológicos008 Pedido de receituário B1 e B2006 Solicitação de receituário amarelo001 Vistoria nos lotes baldios158 Vistoria para liberação de anexo X039 Vistoria e orientação Campanha Antitabagismo009 Vistoria de Saúde Ocupacional000

51 VIGILÂNCIA SANITÁRIA Ações realizadas1º quadr. Acompanhamento de limpeza de lotes baldios119 Baixa de responsabilidade técnica001 Vistorias em bares e restaurantes (noturnas)052 Vistoria em indústrias006 Vistorias em carrinho de cachorro quente062 Visitas a praça de alimentação000 Certificados de regularidades de psicotrópicos076 Coleta de alimentos de origem animal000 Incineração de drogas000 Investigação de acidentes de trabalho000

52 VIGILÂNCIA SANITÁRIA Ações realizadas1º quadr. Inspeção veicular junto a Polícia Militar / Federal001 Animais inspecionados2571 Recolhimento de guias dos animais abatidos2571 Notificação / termo de intimação064 Ofícios expedidos031 Avaliação de PGRSS002 Campanha Antirrábica (vacinação de cães e gatos)000 Relatório de Vistoria enviado ao Ministério Público008 Abertura e encerramento de livros para registro de medicamentos sujeitos a controle especial 000

53 CONTROLE DE ENDEMIAS

54 Números de imóveis trabalhados: 20.262 Localidades atendidas: 23 na sede e 10 no interior Pontos Estratégicos: 66 visitas a cada 15 dias Equipe 01 Coordenador; 04 Supervisores Administrativos de Endemias; 23 Agentes de campo; Veículos 01 carro para deslocar os Agentes a campo (Kombi); 03 motos para supervisionar os Agentes no campo; Programa Municipal de Controle da Dengue PMCD

55 Programa Municipal de Controle da Dengue 01/01/2015 A 30/04/2014 Tratamento e Bloqueios realizado na sede e distritos Imóveis trabalhados: 37.072 Imóveis fechados:15.562 Recuperadas: 26 Total: 52.660 Total geral de imóveis abertos trabalhados no quadrimestre: 37.098

56 Programa Municipal de Controle da Dengue 01/01/2015 A 30/04/2015 OPERAÇÃO DE CAMPO LIRA na sede (Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti) 1º LIRAa – Realizado no mês de Janeiro Imóveis trabalhados: 956 Amostra coletadas: 109 Índice A.aegypti : 8,5% 2º LIRAa – Realizado no mês de Maio Imóveis trabalhados: 943 Amostra coletadas: 26 Índice A.aegypti: 2,2%

57 Programa Municipal de Controle da Dengue 01/01/2015 A 30/04/2015 Vigilância Epidemiológica Notificações referentes as semanas 01 a 17 869 Notificações: 638 positivos

58 Programa Municipal de Controle da Dengue 01/01/2015 A 30/04/2015 Conforme Lei nº 4.613, de 03 de dezembro de 2013, que institui o Programa Municipal de Combate e Prevenção à Dengue e dá outras providências, até a data de 30/04/2015 foram multados 05 empresas locais por não cumprirem com as orientações cabíveis dentro do prazo de 48 horas. Denúncias Este ano foram atendidas uma média de 1.000 visitas feitas após denúncias de água parada, lixos e terrenos baldios. Multas

59 Programa Municipal de Controle da Dengue 01/01/2015 A 30/04/2015 OPERAÇÃO DE CAMPO Os ciclos devem ser realizados a cada dois meses conforme o Programa Nacional de Controle da Dengue - PNCD, perfazendo seis ciclos ao ano, sendo para cada Agente tem em média de 800 a 1.000 imóveis a serem realizado por ciclo. AÇÕES DE COMUNICAÇÃO SOCIAL Envolvimento da mídia local; Atividade de mobilização social; Inserção da rede escolar; Produção local de material de divulgação.

60 VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA

61 Vigilância epidemiológica é um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.conhecimentoprevençãosaúdedoençasagravos VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA O Departamento de Vigilância Epidemiológica é composto por uma equipe de 01 enfermeira, 02 técnicas em enfermagem e 01 médico com carga horária de 01h/d.

62 Vigilância epidemiológica é um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.conhecimentoprevençãosaúdedoençasagravos VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA O Departamento de Vigilância Epidemiológica é composto por uma equipe de 01 enfermeira, 02 técnicas em enfermagem e 01 médico.

63 São funções da vigilância epidemiológica: Coleta de dados; Diagnóstico de casos; Processamento de dados coletados; Análise e interpretação dos dados processados; Recomendação das medidas de controle indicadas; Retroalimentação do sistema. Avaliação da eficácia e efetividade das medidas adotadas; Divulgação de informações pertinentes; Normatização. VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA

64 Principais atividades realizadas no período: - 1.082 Testes rápidos realizados para Sífilis, Hepatite B, Hepatite C ou HIV; - 312 exames para HIV, Sífilis, Hepatite B, Toxoplasmose, Hepatite C, citomegalovirus, colinesterase, doença de chagas enviados ao Lacen; -Acompanhamento mensal, através de consultas médicas, medicação, consultas de Enfermagem, orientações a 37 pacientes de HIV/AIDS(08 pacientes novos), 04 de Tuberculose, 04 de Hanseníase, 07 de Hepatites virais, 06 de sífilis; VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA

65 VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA Vacinas aplicadas Principais Vacinas TETRA VIRALANTI-HEPATITE BTRIPLICE DTP MENINGOCOCICA TIPO C ANTI RABICAPAPILOMA VIRUS HUMANO - HPV SALK POLIOTRIPLICE VIRALANTI POLIO HEPATITE AFEBRE AMARELAINFLUENZA VACINA H1N1ANTI-PNEUCOCCICAROTAVIRUS PNEUMO-10DUPLA BACTERIANAVACINA ANTI RABICA PENTAVALENTEBCG No período de janeiro a abril de 2015 foram aplicadas 6.049 doses

66 OUVIDORIA MUNICIPAL

67 OUVIDORIA MUNICIPAL TIPON°PERCENTUAL E-MAIL – OUVIDORIA MUNICIPAL111% TELEFONE, PESSOALMENTE889% TOTAL9100% CLASSFICAÇÃONUMERO% SOLICITAÇÃO-- RECLAMAÇÃO333,33% DENÚNCIA666,66% INFORMAÇÃO-- SUGESTÃO-- ELOGIO-- TOTAL9100%

68 OUVIDORIA MUNICIPAL TIPIFICAÇÃONUMEROPERCENTUAL Atendimento/Médico333,33% Atendimento666,66% TOTAL9100% STATUSNUMEROPERCENTUAL CONCLUÍDAS889% ENCAMINHADAS-- REENCAMINHADO-- EM ANALISE111% NOVO-- TOTAL9100%

69 FARMÁCIA BÁSICA

70 Farmácia Básica está regularizada junto ao Conselho Regional de Farmácia, com a assistência Técnica de 02 farmacêuticas, 03 assistentes administrativos, 01 zeladora e 01 estagiaria de nível médio O horário de funcionamento da farmácia básica é das 08:00 ás 12:00; 13:30 as 17:00. A farmácia hospitalar do Hospital Municipal Dr. Cruzatti conta com assistência técnica de 01 farmacêutica.

71 FARMÁCIA BÁSICA Programas realizados na farmácia básica / almoxarifado central: - Programa de medicamentos excepcionais do estado: os medicamentos são dispensados mensalmente para pacientes com processos que seguem os protocolos do estado; - Distribuição de alimentação para pacientes com necessidades especiais: a alimentação é dispensada mensalmente, com apresentação de receita médica ou de nutricionista e avaliação da assistência social; -Distribuição de material para pacientes cadeirantes: o material é dispensado mensalmente, mediante apresentação de receita ou pedido médico. - Demandas Judiciais do estado;

72 FARMÁCIA BÁSICA Programas realizados na farmácia básica / almoxarifado central: -Dispensação de medicamentos; -Dispensação de fraldas; -Dispensação de tiras de teste para pacientes diabéticos.

73 FARMÁCIA BÁSICA Atendimentos Localização1° Quadrimestre Almoxarifado Central733 Farmácia Básica - Centro27514 Clínica da Mulher e da Criança105 U.B.S. Bom Jardim224 U.B.S. Iguiporã0 U.B.S. Margarida729 U.B.S. Novo Horizonte0 U.B.S. Porto Mendes1031 U.B.S. São Roque0 E.S.F. Augusto1202 E.S.F. São Lucas924

74 FARMÁCIA BÁSICA 01/05/2014 a 31/12/2014 Localização1º quadrimestre U.B.S. Jardim Alvorada931 U.B.S. Jardim Líder1508 U.B.S. Jardim Marechal956 U.B.S. Jardim Primavera898 U.B.S. Vila Gaúcha869 U.B.S. Novo Três Passos0 Hospital Municipal1385 Unidade de Saúde 24 horas10 TOTAL39019

75 CISCOPAR

76 Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná PROCEDIMENTOS1º Quadr. Quantidade 1º Quadr. Valor CONSULTAS175656135,00 EXAMES6961360815,78 TOTAL8.717416950,78

77 CONSAMU

78 Consórcio Intermunicipal SAMU Oeste Base SAMU M.C.Rondon-PR MÊSOCORRÊNCIAS E TRANSFERÊNCIAS TRANSFERENCIASOcorrências Janeiro1282999 Fevereiro1314784 Março1475097 AbrilNão informado TOTAL406126280 Contrato de Rateio nº 001/2014

79 TRANSPORTE DE PACIENTES

80 TRANSPORTE DE PACIENTES 01/01/2015 a 30/04/2015 LOCALIDADEMOTIVOPERIODICIDADENº DE PACIENTES CascavelConsultasDiário25 ExamesDiário25 ToledoConsultasDiário12 ExamesDiário12 HemodiáliseDiário10 CuritibaConsultas e exames 01 vez por semana 25 Diversas localidades Consultas, exames, internamentos 01 vez por semana 06 AmbulânciasEmergênciasDiário05

81 FROTA DA SECRETARIA FROTAQUANTIDADE Ambulância de simples remoção05 UTI Móvel01 Veículo de transporte de passageiros04 Veículo de passeio05 Motos04 Ônibus de 25 lugares01 MOTORISTAS12

82 CONCURSO PÚBLICO MÉDICOS

83 CARGOVAGASESPECIALIDADEINSCRITOSAPROVADOS CONVOCADOSASSUMIRAM TRABALHAND O Médico T 402Clínico Geral03 00 Médico T 402Pediatra0100 -- Médico T 402 Ginecologia e obstetrícia 02 01 Médico T 604Clínico Geral1312 06 Médico T 802Clínico Geral0806 05 00 Médico T 1204Clínico Geral1106 0201 Médico Auditor 01Médico Auditor00 -- Cirurgião Dentista 01-10817 01

84 Marechal Cândido Rondon – PR Secretaria Municipal de Saúde Fundo Municipal de Saúde Conselho Municipal de Saúde Agradecemos a presença de todos. 29/MAIO/2015 Para maiores informações e ou esclarecimentos, entre em contato pelo e-mail: saude@mcr.pr.gov.br


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