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ESCOLA CONVIVER COM ALEGRIA ASSISTENTES DE DIREÇÃO

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Apresentação em tema: "ESCOLA CONVIVER COM ALEGRIA ASSISTENTES DE DIREÇÃO"— Transcrição da apresentação:

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2 ESCOLA CONVIVER COM ALEGRIA ASSISTENTES DE DIREÇÃO
FORMAÇÃO ESCOLA CONVIVER COM ALEGRIA ASSISTENTES DE DIREÇÃO Relações Dialógicas Comunicação / Relações Interpessoais Colaboração: SEFORM Lygia Barbieri Maria do Carmo Souza Margarete Fernandes

3 Críticas à teoria das relações humanas
As principais críticas a essa escola são: Ela apresenta uma visão inadequada dos problemas de relações industriais - em alguns aspectos a experiência de Hawthorne foi insegura e artificial e mesmo tendenciosa; alguns estudiosos acreditam que a origem esteja no fato de ser a teoria das relações humanas em produto da ética e do princípio democrático então existente nos Estados Unidos. Apesar de os Industriais tenderem a julgar sempre as conclusões de Mayo verdadeiras, estes as consideravam inaplicáveis, como citado por um "Tudo isto é muito interessante, mas o que psicólogos e teóricos em geral parecem esquecer é que tenho que obter lucro e produzir bens. O bem-estar é muito justo no devido lugar, mas é, no final das contas, um problema secundário na indústria e não a sua função principal.". [1] Uma crítica feita pelos psicólogos é que as conclusões de Mayo são óbvias, porém Mayo sem dúvida tem seu mérito por tirar este conceito das ciências e aplicá-lo às práticas administrativas. Sociólogos criticam que Mayo e seus seguidores têm uma tendência em favorecer a administração ante os funcionários. Oposição cerrada à teoria clássica - Tudo aquilo que esta preconizava, a teoria das relações humanas negava. Limitação no campo experimental, sua principal crítica é a de natureza analítica. Suas pesquisas concentram-se em campos muito pequenos de variáveis e ao estudá-las não levar em conta as demais. Isto levou com o tempo a um certo descrédito de sua teoria. A concessão ingênua e romântica do operário - as pessoas que seguiram demonstraram que nem sempre isto ocorreu. A ênfase exagerada nos grupos informais colaborou rapidamente para que esta teoria fosse repensada. O seu enfoque manipulativo e certamente demagogo não deixou de ser descoberto e identificado pelos operários e seus sindicatos. Ao receber tantas críticas, a teoria das relações humanas precisou de uma reestruturação que deu origem à teoria comportamental

4 Algumas das críticas que a ESCOLA DE RELAÇÕES HUMANAS recebeu quando surgiu. Algumas se transformaram em paradigmas, permanecendo até hoje, muito embora tenham acontecido em razão da época ecômica em que os Estados Unidos vivia: logo após a depressão. A pesquisa ateve-se ao ambiente restrito das fábricas, deixando de verificar outros tipos de organizações; (funcionários de função administrativa, Escolas) Trouxe vários abusos e desvios, manipulação humana através de táticas sutis de comunicação e dinâmica de grupo para maior produção; O cientista social passou a ser um solucionador de problemas não um consultor ou crítico independente das relações sociais; Não reconhecimento das condições econômicas, sociais ou políticas da sociedade (não consideração da realidade da sociedade); Crença de que o clima organizacional é suficiente para o aumento da produtividade; (ênfase exagerada nos grupos informais – sem organização); À medida que se valorizava o operário, diminuia a atenção dada aos consumidores e a empresa; (aos alunos e à Escola). Ao receber tantas críticas, a teoria das relações humanas precisou de uma reestruturação que deu origem à teoria comportamental.

5 “EU SOU EU E A MINHA CIRCUNSTÂNCIA”
Título de um livro escrito por Luiz Gonzaga Alca de Sant’ana. Citado em seu Artigo publicado no jornal A Tribuna de domingo, 1º de maio de 2011 Relações humanas e Estudo do Desenvolvimento Comportamental Não são Ciências Exatas Há sempre que se considerar a situação.

6 ANTES DAS PALAVRAS – PAULO FREIRE - DVD - 0
Paulo Freire vive Ninguém começa lendo a palavra porque antes da palavra o que a gente tem pra ler, a descrição da gente é o mundo. E a gente lê o mundo na medida em que a gente o compreende e o interpreta.

7 DVD 1 – Metáfora - AFIANDO O MACHADO
Convite à Formação Continuada DVD 1 – Metáfora - AFIANDO O MACHADO

8 DIÁLOGO uma prática da cultura de paz etimologia da palavra
a palavra diálogo vem do grego logos – sentido, palavra dia – através de ou seja, diálogo significa: quando um significado perpassa, atravessa um grupo (Diálogo inter religioso)

9 Segundo Paulo Freire o que é educação dialógica?
“Assumimos postura dialógica com aqueles a quem educamos quando nosso corpo também assume postura de estar aberto para o outro e para o mundo. Essa seria, talvez, uma das condições básicas para que o diálogo se torne possível, exista.” Fátima Freire Dowbor “Quem educa marca o corpo do outro” Editora Cortez Segundo Paulo Freire o que é educação dialógica?

10 Em seu clássico Pedagogia do Oprimido, Paulo Freire define uma concepção ‘bancária’ da educação :
A educação bancária Implica a Memorização mecânica de conteúdos. Metáfora: Um ato de depositar; de narrar, transferir e transmitir conhecimentos. Os educandos devem receber, repetir, memorizar, guardar e arquivar conteúdos. Exercício de repetição “Comunicação Global” Dr. Lair Ribeiro

11 Processo da Comunicação
Interpretação (Inferências) Intenção (linguagem do Conflito ou da Cooperação?) MENSAGEM (Canal) EMISSOR RECEPTOR RUÍDO RUÍDO RUÍDO Intenção (linguagem do Conflito ou da Cooperação?) Interpretação (Inferências) FEEDBACK / RESPOSTA

12 RUÍDO É TODA FALHA NA COMUNICAÇÃO
RUÍDO RUÍDO RUÍDO O QUE VEM A SER RUÍDO? RUÍDO É TODA FALHA NA COMUNICAÇÃO

13 Comunicação podem ser de ordem
Os Ruídos na Comunicação podem ser de ordem Físicas Filtragem Culturais Geográficas Sobrecarga de informação Bloqueio Linguagem Tipo de informação ∙∙∙ Idade Fontes

14 É incrível como algumas
‘leituras’ não fazem sentido em determinados momentos de nossa vida, mas adquirem um sentido iluminador em outros. É assim com um texto, uma música, um filme...

15 EXEMPLOS: metáfora Afiando o machado,
Mafalda: Oi, Miguelito! Coisa boa na TV? Miguelito: Acabei de ligar. Mas parece que se você passa desodorante, depois come salsichas e aí compra uma máquina de lavar roupas, só não é feliz se for muito idiota.

16 Você ainda não entendeu como funciona este negócio de enviar email né?

17 FALHAS NA COMUNICAÇÃO

18 TELEFONE SEM FIO DVD 2 - FALHAS NA COMUNICAÇÃO

19 PROCESSAMENTO INTERNO
Percepção Visual Auditivo Tátil Olfativo Gustativo PROCESSAMENTO INTERNO MAPA EMOÇÕES Comunicação Verbal Não verbal

20 Comportamentos mais comuns do receptor que dificultam
a comunicação Avaliação Prematura Escuta Seletiva Escuta Parcial Preconceitos e Estereótipos Comportamento Defensivo

21 É comum você ter o que chamamos de uma “primeira impressão” sobre alguém e depois, conhecendo-a melhor, vemos que nosso “julgamento” foi feito tomando como base a aparência ou gestos. Na verdade, fizemos uma relação com algum conceito já formado em outra ocasião, com outras pessoas. (já vem com o currículo) “Eu sou eu e minha circunstância” (ler o texto). (colocar o nome dos filhos recém-nascidos igual ao personagem que admiramos nas novelas da época, dos filmes, de atores e cientistas, de profetas ou santos, também). Certamente, há algum exemplo entre nós.

22 (DVD 3 - Esteriótipos – julgamentos)
Um exemplo clássico de ‘Primeira impressão’ tomando por base aparência e gestos é esse que vamos apresentar. (DVD 3 - Esteriótipos – julgamentos)

23 Fofocar faz bem (para o fofoqueiro)
Estudo aponta que falar sobre outra pessoa melhora a autoestima e dá sensação de amparo The New York Times | 14/09/ :22 A fofoca pode ser benéfica de alguma forma, ao menos para quem a faz. É o que mostra um novo estudo britânico. Pessoas que fazem fofoca se sentem mais amparadas. Além disso, a fofoca positiva, que elogia outra pessoa, pode dar uma breve levantada na autoestima de quem conta a história, apontam pesquisadores da Universidade Staffordshire, no Reino Unido.

24 RUÍDO NA COMUNICAÇÃO FOFOCA?
Não ouço, não vejo, não falo “Eu não acho nada. O último que achou nunca mais foi achado” frase do Ministro Mário Henrique Simonsen (DVD 4 - A FOFOCA)

25 Fofocar faz bem (para o foqueiro)

26 Comunicação Idéias, Elogios, Críticas, Sugestões, etc. O que é ???
O oxigênio das relações interpessoais Tornar comum compartilhar: LATIM = COMMUNICARE Idéias, Elogios, Críticas, Sugestões, etc. Como você acha que as pessoas recebem as suas palavras ?

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28 “Dar e Receber o Feedback”
É um processo de AJUDA quando avaliamos uma pessoa ou um grupo, no intuito: Otimizar seu potencial; Aprimorar seu desempenho.

29 Dificuldades para DAR o Feedback
23 Dificuldades para DAR o Feedback Medo de chocar o receptor; Receio de receber críticas ou punição; Ser mal interpretado; Não saber como falar; Desconhecimento total de como tratar o assunto.

30 Dificuldades para RECEBER o Feedback
Receio de admitir erros cometidos para outro ou para si próprio; Falta de confiança em quem está fornecendo o feedback; Receio de perder a imagem ou status conquistados; Medo do auto-conhecimento.

31 Feedback x Velhos Paradigmas
“Não elogia, que estraga!” “Se você acertou, não fez mais nada que sua obrigação”; “Mas será que até isso tem que ser dito? (ele tinha obrigação de saber)”; “Tadinho, ele ficaria “tãão” chateado”.

32 Guia prático para fornecimento de feedbacks produtivos
SEQUÊNCIA EXPLICAÇÃO “QUANDO VOCÊ..” 2. “SINTO...” 3. “PORQUE EU...” 4. “GOSTARIA..” 5. “PORQUE..” 6. “O QUE VOCE ACHA?” Inicie uma declaração:”Quando você”...que descreve o comportamento sem julgamento; Conte como o comportamento do outro lhe afeta. Assuma a responsabilidade pelos seus sentimentos Explique porque você é afetado daquela forma – O que causa aquele comportamento. Descreva a mudança que deseja que o outro considere. Porque você acha que essa mudança amenizará o problema e quais os ganhos para ambos. Ouça a resposta do outro. Esteja preparado para ouvir opções e chegar a um acordo.

33 Linguagem Verbal Música para os meus ouvidos ESCRITA E ORAL
Utilização de vocabulário adequado Alguns cuidados Gírias/palavrões Erros/vícios de linguagem Assuntos polêmicos Falta de objetividade

34 Linguagem não verbal A voz volume/velocidade/expressividade
Corpo (imagem) cabeça, braços e postura Empatia Vontade/intenção Atitudes (física e mental) Zona espacial (distância entre as pessoas) Sentimentos (medo, raiva, tristeza, alegria)

35 ADQUIRIR HABILIDADE DA ESCUTA ATIVA
Você, realmente, SABE OUVIR ???? Tipos mais comuns de OUVINTES: Passivo Agressivo ATIVO - EMPÁTICO E RECEPTIVO Mais alto nível de ATENÇÃO; Sentimentos do Outro e na Mensagem. A SOLUÇÃO É ADQUIRIR HABILIDADE DA ESCUTA ATIVA

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37 Qual deles você acredita ser na maior parte do seu tempo ?

38 Qual deles você acredita ser na maior parte do seu tempo ?
AGRESSIVO: Caracterizado pela necessidade de dominar o outro. É rude, intimidativo, impõe idéias, desrespeito, intolerante, autoritário, deprecia o outro. Não ouve/interrompe. Arrogante, carrancudo, nervoso. PASSIVO-AGRESSIVO: Comportamento misto, auto-afirmação, manipulador, humor irritante, lacônico, exasperado, sarcástico, chantagem emocio-nal, depressivo. PASSIVO: Caracterizado por não querer desagradar o outro. (Subestima-se) Dificuldade em dizer NÃO”, foge dos conflitos, confuso, vítima, não encara os problemas. ASSERTIVO: Constrói relações eficazes, bom negociador. È autêntico, direto, expressão de idéias/sentimentos Empático, honesto, voz firme, ouvinte, descontraído.

39 Relacionamento Interpessoal: “Soluções Ganha-Ganha”.
Assertividade AFIRMAR – Afirmare do latim - Tornar Firme, Consolidar Declarar com firmeza, com grande confiança FILOSOFIA DE VIDA - Assumir Suas Próprias Escolhas Relacionamento Interpessoal: “Soluções Ganha-Ganha”. Crédito: Livro: Seja Assertivo - Vera Martins

40 Assertivo – Afirmativo
Comportamento Assertivo Assertivo – Afirmativo Controle de si mesmo / toma as suas próprias decisões; Confiante e capaz de agir sem hostilidade; Aberto e flexível / muda de opinião; Espontâneo na expressão de seus sentimentos e emoções; Estabelece muito bem seus próprios direitos; Verdadeiramente preocupado com os direitos alheios; Tem sentimento positivo a respeito de si mesmo; Responsável pelos seus erros/enganos; Diz: não compreendo / e não se envergonha por isso.

41 Comportamento Assertivo
Vantagens Enfraquece ou até inibe a tensão e a ansiedade; Age por iniciativa própria; Aumenta o senso de valor como pessoa; Reduz ansiedade e culpa; Certos problemas somáticos se reduzem à medida que a asserção progride: dores de cabeça, fadiga geral, problemas cardíacos.

42 Comportamento Assertivo
AUTO ESTIMA ELEVADA Atitude de auto-prestigio Comportamento Adequado Feedback Positivo Fonte: Revista Vencer/nov.2002

43 Comunicar-se de forma eficaz Para trazer seus relacionamentos
é dizer: A coisa certa Da forma certa Na hora certa No local certo Para a pessoa certa Para trazer seus relacionamentos ao ideal desejado !!! (DVD – “Algumas dicas”)

44 O Poder da Gentileza “Gentileza é um modo de agir, um jeito de ser, uma maneira de enxergar o mundo. Ser gentil, portanto, é um atributo muito mais sofisticado e profundo que ser educado ou meramente cumprir regras de etiqueta, porque embora possamos (e devamos) aprender a ser gentil, trata-se de uma característica diretamente relacionada com caráter, valores e ética; sobretudo, tem a ver com o desejo de contribuir com um mundo mais humano e eficiente para todos Ou seja, para se tornar uma pessoa mais gentil, é preciso que cada um reflita sobre o modo como tem se relacionado consigo mesmo, com as pessoas e com o mundo.” O Poder da Gentileza, Rosana Braga.

45 “A gentileza verdadeira começa quando uma pessoa compreende de fato o que ela é e qual é o seu poder. Portanto, não se trata de usar a gentileza para conseguir um emprego. Não se trata de um modo de parecer mais contratável, durante um processo de seleção. Ou a pessoa é gentil (e será desde a seleção) ou ela é dissimulada, estrategista e estará sendo gentil apenas para conseguir o que deseja. Ou você é gentil ou não é! E isso não depende de onde você está, nem com quem. Depende de suas crenças e valores.” O Poder da Gentileza, Rosana Braga.

46 Os documentários Gentileza e Por Gentileza compilam as ideias e revelam o perfil polêmico do Profeta Gentileza . “O Profeta me ensinou que o excesso de competição e a necessidade de vencer a qualquer custo esfriam as pessoas.” Na busca pelo “retorno à humanidade” o cineasta Dado Amaral prepara um terceiro filme, com novas imagens do Profeta, morto em Profeta Gentileza, durante anos gravou seus pensamentos num viaduto do Rio. Dado não foi o único entrevistado a falar sobre o “esfriamento global”. Leonardo Boff também mencionou isso, mas usou a palavra “enrijecer”. Ele busca explicar como a gentileza perdeu espaço apontando duas vertentes na modernidade. A primeira, baseada na técnica, desenvolveu luz elétrica, carro, geladeira e cada vez mergulha mais na tecnologia.

47 Se o ambiente não favorece, que se façam piruetas para driblar a dureza.
Afinal, a virtude mais doce é coisa da espécie, está no sangue e, para alguns, lateja nos genes. Faz parte do instinto de sobrevivência, como foi dito no começo. E traz um bem tão grande à alma que seria uma maluquice desmerecer o poder dessa arte de cuidar de si mesmo, dos outros, do planeta. Gentileza, Mônica Manir, Bons Fluidos Março 2006 – Colaboração Graça – SEFORM.

48 Ao estilo do Profeta e na linha de pensamento do psicoterapeuta italiano Piero Ferrucci, o teólogo prega a urgência da gentileza em todas as relações, a começar pela família. O currículo, diz ele, deveria contemplar a criatividade e os valores essenciais, avaliando menos o QI e mais o QE (quociente emocional e espiritual). Quem perdeu a chance de aprender a ser gentil não está perdido, afirmam os três.

49 Afinal, a virtude mais doce é coisa da espécie,
Se o ambiente não favorece, que se façam piruetas para driblar a dureza. Afinal, a virtude mais doce é coisa da espécie, está no sangue e, para alguns, lateja nos genes. Faz parte do instinto de sobrevivência, como foi dito no começo. E traz um bem tão grande à alma que seria uma maluquice desmerecer o poder dessa arte de cuidar de si mesmo, dos outros, do planeta. Gentileza, Mônica Manir, Bons Fluidos Março 2006 – Colaboração Graça – SEFORM.

50 A GENTILEZA ABRE PORTAS
Ser gentil, no entanto, não é apenas perguntar como foi o fim de semana para o colega de trabalho. Sorrir sempre, cumprimentar todos, ajudar os colegas, ser participativo e fazer parte do time são gestos gentis que os especialistas indicam para um ambiente profissional saudável. Vale a pena tentar, já que o mínimo que pode acontecer é contagiar as pessoas à sua volta, e essa gentileza retornar para você.

51 Cinco dicas úteis Coloque a gentileza em prática seguindo os ensinamentos das autoras americanas Linda Kaplan Thaler e Robin Koval:

52 1 - Pratique. Todos os dias, durante a próxima semana, faça cinco coisas simpáticas que não tragam nenhuma recompensa imediata a você. Agradeça sempre, dizendo "obrigado" aos outros. Pergunte a quem encontrar como vai a vida. Será que a faxineira do prédio tem netos? O sentido disso não é imaginar que o taxista a quem você deu uma gorjeta generosa algum dia dirigirá uma empresa importante. É, simplesmente, adquirir o hábito de ser gentil - e descobrir como isso o faz sentir-se bem.

53 2 - Elogie. Certa vez, um rapaz perguntou a Abraham Lincoln se ele ficava irritado com os constantes pedidos de autógrafo. "Os homens suportam muita coisa quando são lisonjeados", respondeu o presidente. Suas palavras são tão verdadeiras hoje quanto eram em seu tempo. Todos nós adoramos um elogio. E, no entanto, somos parcimoniosos ao fazê-los. Se você está preocupado com a possibilidade de que um elogio pareça falso, fique tranqüilo. O próprio fato de estar preocupado com isso significa que você não é um puxa-saco e, portanto, não dará essa impressão.

54 3 - Sorria. Estudos mostram que o simples ato de sorrir faz com que você se sinta realmente mais feliz, o que acontecerá também com as pessoas à sua volta. Então tente adquirir o hábito de sorrir mais. Como prática, sorria para estranhos amistosos e receptivos. Comece com crianças. Após algum tempo você estará preparado para sorrir até para as pessoas com um ar mais antipático.

55 4 - Adoce a vida. Mantenha um suprimento de guloseimas em sua escrivaninha ou nas proximidades. Quando as pessoas que Vierem vê-lo parecerem tensas, cansadas, mal-humoradas, abra sua gaveta e dê um docinho a elas.

56 DVD ÉTICA – PROF. MÁRIO SÉRGIO CORTELLA
5 - Ajude o inimigo. Enumere seus três maiores rivais. Para cada um, escreva alguma coisa que você poderia fazer para ajudá-lo e que não atrapalhe seu próprio trabalho. Na próxima oportunidade, ofereça sua ajuda. DVD ÉTICA – PROF. MÁRIO SÉRGIO CORTELLA

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58 Entrevista do filósofo e educador Mario Sergio Cortella para falar sobre ética com as empresas do Grupo de Trabalho Ethos para a IS Ética é o conjunto de valores e princípios que utilizamos para decidir nossa conduta em sociedade. É o que orienta nossas ações em relação às três grandes questões da vida humana - querer, dever e poder -, que são exatamente os territórios da nossa ação. Em última instância, a palavra ética, de origem grega, remonta ao vocábulo "ethos", do século 6 a.C, o qual significa "a morada do humano", isto é, o que nos dá identidade, o que nos separa do mundo selvagem, do mundo animal. Aquilo que nos faz conviver de forma fraterna. A palavra "ethos" significa, portanto, o lugar onde nos abrigamos, no qual é preciso haver princípios e valores que permitam a convivência. Esse conjunto de princípios e valores é exatamente o que chamamos de ética, ou seja, as regras da casa. A palavra "ética" remonta à idéia de vida coletiva. Seria impossível pensar em ética se só existisse o indivíduo. A ética faz sentido apenas porque vivemos em conjunto. Portanto, ética tem a ver com o plural, não com o singular. Aliás, não existe ética individual. A ética é sempre de um grupo, de um coletivo maior ou de uma sociedade. Nosso sonho é que exista uma ética universal, mas isso ainda é um projeto.

59 ENTREVISTA NO JÔ SOARES
PROF. MÁRIO SÉRGIO CORTELLA ÉTICA

60 IE: Porque é tão difícil chegar em uma ética universal?
MSC: Porque as sociedades em geral produzem seus valores e princípios de acordo com seu tempo histórico. De certa forma, a ética é circunstancial ao modo de vida da sociedade. Por exemplo, há 50 anos, a sociedade brasileira entendia como eticamente aceitável que um docente espancasse uma criança em sala de aula. Também se entendia que um empregado poderia ser demitido sem nenhum tipo de ressarcimento ou que uma empresa poderia utilizar os recursos naturais no limite de sua capacidade. Há 150 anos, dentro da nossa lógica de sociedade de dominação, era permitido ter escravos, embora estes não pudessem ser espancados em público, por causa da humilhação. A ética da época colocava as coisas dessa forma.

61 IE: A ISO define ética como o comportamento considerado correto ou aceitável numa sociedade em particular. MSC: Essa é uma possibilidade, pois a palavra "ética" tem uma multiplicidade de definições. Em minha opinião, a definição usada pela ISO pode ter alguns problemas. Primeiro, por limitar-se a ser uma definição e não um conceito. Uma definição é apenas a expressão imediata do sentido de algo. Penso que seria preciso aprofundar-se no conceito que essa definição encerra, ou seja, trabalhar os aspectos que ela envolve. Por exemplo, o que ela quer dizer com "aceitável"? O comportamento seria aceitável por seu conjunto, aceitável mundialmente? Para algumas sociedades, a excisão clitoriana é algo aceitável. O trabalho infantil também é considerado aceitável em determinadas sociedades. Em alguns países o suborno é considerado usual. Entendo que a grande questão nessa definição da ISO é a palavra "aceitável", que coloca em jogo a permissão para que as coisas aconteçam. Talvez ela possa ser entendida como eticamente saudável ou defensável, não sei. Mas há uma particularização excessiva da noção de ética que dificulta sua internacionalização.

62 com muita paciência e amor reconstrua-a.
Se um dia alguém fizer com que se quebre a visão bonita que você tem de si, com muita paciência e amor reconstrua-a. Assim como o artesão recupera a sua peça mais valiosa que caiu no chão, sem duvidar de que aquela é a tarefa mais importante, você é a sua criação mais valiosa. Não olhe para trás. Não olhe para os lados. Olhe somente para dentro, para bem dentro de você e faça dali o seu lugar de descanso, conforto e recomposição. Crie este universo agradável para si. O mundo agradecerá o seu trabalho. (Brahma Kumaris)

63 Meg

64 Relações Dialógicas Assistentes de Direção Margarete Fernandes da Silva

65 DESAFIO DE GIGANTES

66 Bibliografia PPT Diálogo novo e conpaz (busca no google)
Contra as desavenças (Aline Abreu) (disponível na net) Todos os dvds disponíveis no youtube: DVD 0 – Antes das palavras – Paulo Freire DVD 1 – Afiando o machado DVD 2 - Falhas na Comunicação DVD 3 - Susan Boyle - Esteriótipos e preconceitos DVD 4 - Fofoca no trabalho: uma combinação explosiva! DVD 5 - Erros comuns na comunicação Prof. Maurilio Lubeno DVD 6 – Entrevista de Mário Sergio Cortella no Jô Soares DVD 7 – A história e a música por trás de uma foto DVD 8 - Desafio de Gigantes – o melhor vídeo de motivação (13)


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