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Relações dialógicas Margarete Fernandes da Silva Comunicação Social – UNISANTOS - classe de 1976 Bel. em Relações Públicas.

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1 Relações dialógicas Margarete Fernandes da Silva Comunicação Social – UNISANTOS - classe de 1976 Bel. em Relações Públicas

2 Convite à Formação Continuada

3 É incrível como algumas ‘leituras’ não fazem sentido em determinados momentos de nossa vida, mas adquirem um sentido iluminador em outros. É assim com um texto, uma música, um filme...

4 EXEMPLOS: metáfora Afiando o machado, Mafalda: Oi, Miguelito! Coisa boa na TV? Miguelito: Acabei de ligar. Mas parece que se você passa desodorante, depois come salsichas e aí compra uma máquina de lavar roupas, só não é feliz se for muito idiota.

5 Você ainda não entendeu como funciona este negócio de enviar email né?

6 DIÁLOGO uma prática da cultura de paz etimologia da palavra a palavra diálogo vem do grego – logos – sentido, palavra – dia – através de ou seja, diálogo significa: quando um significado perpassa, atravessa um grupo (Diálogo inter religioso)

7 Segundo Paulo Freire o que é educação dialógica? “ Assumimos postura dialógica com aqueles a quem educamos quando nosso corpo também assume postura de estar aberto para o outro e para o mundo. Essa seria, talvez, uma das condições básicas para que o diálogo se torne possível, exista.” Fátima Freire Dowbor “Quem educa marca o corpo do outro” Editora Cortez

8 Em seu clássico Pedagogia do Oprimido, Paulo Freire define uma concepção ‘bancária’ da educação : A educação bancária Implica a Memorização mecânica de conteúdos. Metáfora: Um ato de depositar; de narrar, transferir e transmitir conhecimentos. Os educandos devem receber, repetir, memorizar, guardar e arquivar conteúdos.

9 exercício de repetição “Comunicação Global” EMA EMA EMA EMA EMA EMA LOMBOLOMBOLOMBO LOMBOLOMBOLOMBO LOMBOLOMBOLOMBO COLACOLACOLA

10 A esta concepção bancária de educação, Freire contrapõe a educação humanista, que pressupõe o diálogo. Ou seja, interação é necessária para que se concretize a educação e a aprendizagem.

11 A educação dialógica pressupõe que os homens se educam em comunhão, mediatizados pelo mundo. Inclusão

12 “Na medida em que o educador apresenta aos educando, como objeto de sua ‘ad-miração’, o conteúdo, qualquer que ele seja, do estudo a ser feito, ‘re-ad-mira a ‘ad-miração’ que antes fez, na ‘ad-miração’ que fazem os educandos.” (p.80). Essa passagem nos faz lembrar de Tantos depoimentos de professores que escutam de seus alunos: Só queria dizer que estou adorando a sua aulas. Nunca estudei muito (filosofia....) mas vendo um professor(a) tão apaixonado(a) pelo tema está me deixando curiosa” (Memórias do Professor – SEFORM)

13 A primeira pretende manter a imersão; a segunda, pelo contrário, busca a emersão das consciências, de que resulte a inserção crítica na realidade.” (p.80) Ensina a pensar. O diálogo, segundo Freire, pressupõe o amor ao outro. Ad-mirar implica paixão, amor pelo objeto de estudo. E Freire continua:

14 O QUE O DIÁLOGO PROPÕE? participação e a responsabilidade para ser responsável, para responder, é preciso conhecer para conhecer, é preciso atenção, percepção, intuição, e não julgamentos: ATENÇÃO É AMOR!! e AMOR (somado à gentileza) É FUNDAMENTAL na COMUNICAÇÃO

15 COMUNICAÇÃO EMISSOR RUÍDO RECEPTOR O QUE VEM A SER RUÍDO? RUÍDO É TODA FALHA NA COMUNICAÇÃO

16 É comum você ter o que chamamos de uma “primeira impressão” sobre alguém e depois, conhecendo-a melhor, vemos que nosso “julgamento” foi feito tomando como base a aparência ou gestos. Na verdade, fizemos uma relação com algum conceito já formado em outra ocasião, com outras pessoas. (colocar o nome dos filhos recém-nascidos igual ao personagem que admiramos nas novelas da época, dos filmes, de atores e cientistas, de profetas ou santos, também). Certamente, há algum exemplo entre nós.

17 Um exemplo clássico de ‘Primeira impressão’ tomando por base aparência e gestos é esse que vamos apresentar. Julgamentos e esteriótipos representam ruídos na comunicação.

18 RUÍDO NA COMUNICAÇÃO FOFOCA?

19 Fofocar faz bem (para o fofoqueiro) Estudo aponta que falar sobre outra pessoa melhora a autoestima e dá sensação de amparo The New York Times | 14/09/2010 13:22 A fofoca pode ser benéfica de alguma forma, ao menos para quem a faz. É o que mostra um novo estudo britânico. Pessoas que fazem fofoca se sentem mais amparadas. Além disso, a fofoca positiva, que elogia outra pessoa, pode dar uma breve levantada na autoestima de quem conta a história, apontam pesquisadores da Universidade Staffordshire, no Reino Unido.

20 Fofocar faz bem (para o fofoqueiro)

21 ÉTICA ( ANTES PORÉM, UM TOQUE DE GENTILEZA) ENQUETE: Qual dessas atitudes você considera mais cordial? - cumprimentar os colegas - dizer obrigado - ter bom humor

22 Ser gentil, no entanto, não é apenas perguntar como foi o fim de semana do colega de trabalho. Sorrir sempre, cumprimentar todos, ajudar os colegas, ser participativo e fazer parte do time são gestos gentis que os especialistas indicam para um ambiente profissional saudável. Vale a pena tentar, Já que o mínimo que pode acontecer é contagiar as pessoasà sua volta, e essa gentileza retornar para você.

23 Trabalhe a gentileza GENTILEZA GERA GENTILEZA

24 Algumas dicas para melhorar a sua comunicação Por favor.... O uso do porque.... Me desculpe..... Obrigado...... (

25 ÉTICA

26 Vários tipos de comunicação. E quantas formas de comunicação nós podemos identificar? O corpo fala ? Libras - O silêncio - O olhar - O sorriso - O humor – A atenção – O tom de voz - O amor

27 Uma mensagem ‘pra levar pra casa’, que ‘tem a nossa cara’. Uma mensagem ‘pra levar pra casa’, que ‘tem a nossa cara’.

28 Se um dia alguém fizer com que se quebre a visão bonita que você tem de si, com muita paciência e amor reconstrua-a. Assim como o artesão recupera a sua peça mais valiosa que caiu no chão, sem duvidar de que aquela é a tarefa mais importante, você é a sua criação mais valiosa. Não olhe para trás. Não olhe para os lados. Olhe somente para dentro, para bem dentro de você e faça dali o seu lugar de descanso, conforto e recomposição. Crie este universo agradável para si. O mundo agradecerá o seu trabalho. (Brahma Kumaris)

29 Meg

30 Bibliografia PPT Diálogo novo e conpaz (busca no google) Contra as desavenças (Aline Abreu) (disponível na net) Todos os dvds disponíveis no youtube: DVD 0 – Antes das palavras – Paulo Freire DVD 1 – Afiando o machado DVD 2 - Falhas na Comunicação DVD 3 - Susan Boyle - Esteriótipos e preconceitos DVD 4 - Fofoca no trabalho: uma combinação explosiva! DVD 5 - Erros comuns na comunicação Prof. Maurilio Lubeno DVD 6 – Entrevista de Mário Sergio Cortella no Jô Soares DVD 7 – A história e a música por trás de uma foto DVD 8 - Desafio de Gigantes – o melhor vídeo de motivação margarete-fernandes@uol.com.brmargarete-fernandes@uol.com.br (13)97043071


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