A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Encontro de Coordenadores/Equipas de coordenação de Catequese 29 Setembro 2012 SECRETARIADO DE CATEQUESE da DIOCESE DE SETÚBAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Encontro de Coordenadores/Equipas de coordenação de Catequese 29 Setembro 2012 SECRETARIADO DE CATEQUESE da DIOCESE DE SETÚBAL."— Transcrição da apresentação:

1 Encontro de Coordenadores/Equipas de coordenação de Catequese 29 Setembro 2012 SECRETARIADO DE CATEQUESE da DIOCESE DE SETÚBAL

2 São João Bosco Que os jovens não somente sejam amados, mas que eles próprios saibam que são amados.

3 Nas colinas de Asti, Itália um rapazinho de 9 anos leva duas vacas a pastar. Para a merenda leva um pedaço de pão branco.

4 No prado, há outro pastor como ele. Só que mais pobre. Para a merenda tem só um pedaço de pão escuro. Todos os dias o primeiro rapaz pergunta: “Queres trocar o pão?”

5 Esse rapaz chama-se João Bosco. A sua mãe chamava-se Margarida. O seu pai tinha morrido quando ele tinha dois anos.

6 João tem dois irmãos, António e José. Gostam muito de jogar e são jovens com muita vida.

7 Os três irmãos ajudam a mãe Margarida nos trabalhos de todos os dias.

8 A mãe Margarida acolhe sempre os pobres que batem à sua porta. Diz sempre: “Deus está em todo o lado, sobretudo nos mais necessitados.”

9 Aos 9 anos João tem um sonho que vai marcar toda a sua vida. Vê uma multidão de animais ferozes e uma senhora misteriosa que lhe diz: “O que vês acontecer com estes animais terás de o fazer com os meus filhos”.

10 João vê os animais ferozes transformarem-se em mansos cordeiros e depois numa multidão de rapazes que saltam, correm e se divertem. A senhora diz-lhe: “A seu tempo tudo compreenderás!”

11 Nas festas e romarias João está sempre na primeira fila. Vê com muita atenção os truques dos ilusionistas e os segredos dos equilibristas.

12 Depois repete-os para os seus pequenos amigos. Depois dos aplausos, João repete- lhes a homilia que ouviu de manhã na missa.

13 Numa fria manhã, João tem de partir de casa e vai procurar um trabalho como empregado. Quer estudar mas o irmão António não concorda: “Tem de pegar na enxada como todos nós!”

14 Durante três anos João trabalha como guardador de vacas na quinta dos Moglia.

15 Quando pode, sentado à sombra de uma árvore, enquanto os animais pastam, João pega nos seus livros. O patrão abana a cabeça e pergunta-lhe: - “Porque lês tanto?” - “Porque quero ser Padre!” responde-lhe Joãozinho.

16 Frequenta a escola primária em Castelnuovo e a secundária em Chieri. Faz vários quilómetros a pé!

17 Durante as férias grandes de Verão João está sempre rodeado de crianças e jovens. “Entre jogos e histórias ensinava-lhes o catecismo e as orações cristãs”.

18 Aos 20 anos, João Bosco toma a decisão mais importante da sua vida: entra no seminário.

19 No dia 5 de Junho de 1841, o arcebispo de Turim ordena-o sacerdote. Tem 26 anos e agora é “Padre João Bosco”. A primeira parte do seu “grande sonho” está realizada.

20 Pelas ruas de Turim, onde foi ordenado e quer ficar, procura os rapazes mais pobres e abandonados.

21 Escreve: “A parte mais próxima de Porta Palazzo estava cheia de vendedores ambulantes e limpa-chaminés… tudo rapazes que perdiam os seus dias na ociosidade.”

22 No meio do total desinteresse o Padre João Bosco parecia o único a preocupar-se com aquela situação.

23 Onde o Padre João Bosco fica realmente impressionado é nas visitas à “La Generala”, a prisão de menores de Turim.

24 Ao ver aqueles jovens pensa: “Se estes jovens tivessem tido um amigo que tomasse conta deles não teriam vindo parar aqui.”

25 O Padre João Bosco era consumido pela preocupação de aliviar os sofrimentos das centenas de jovens pobres que viviam nas ruas de Turim.

26 O primeiro rapaz de quem o Padre Bosco se aproxima chama-se Bartolomeu Garelli: é órfão, não sabe ler nem escrever. “Mas sabes assobiar?” pergunta-lhe. A resposta afirmativa do rapaz dá início a uma grande obra.

27 Depois da missa o Padre Bosco ensina ao jovem Bartolomeu o sinal da cruz. Mais tarde ele diria: “A obra dos salesianos começou com uma simples catequese”.

28 Três dias depois Bartolomeu traz consigo alguns amigos. São ajudantes de pedreiro, operários, limpa-chaminés que vêm das aldeias e vilas tentar a sorte em Turim.

29 Diz o Padre Bosco: “Durante a semana ia procurá-los nos seus locais de trabalho, nas pedreiras e nas fábricas. Convidava-os para virem ter comigo no Domingo. Assim nasceu o Oratório!”

30 Depois do trabalho os rapazes mais inteligentes vão ter com o Padre Bosco que os ensina a ler e a escrever.

31 “Especialmente nos dias de festa o meu confessionário era procurado por centenas de jovens.” O Padre Bosco ensina-lhes que o segredo da felicidade é a amizade com Deus.

32 Depois de uma grave doença, o Padre Bosco volta a Turim acompanhado pela sua mãe. “Aluguei três salas em Valdocco e rapidamente vou hospedar rapazes pobres e abandonados. Não queres vir ser mãe destes pobres rapazes?” Margarida não consegue dizer que não ao seu filho!

33 Em Maio de 1847 um rapaz bate a porta desesperado: “Venho de Valsésia, estou morto de cansaço. Imploro-vos, não me mandeis embora”.

34 Depois deste primeiro chegam mais sete poucos meses depois. Mas como manter estes rapazes?

35 Mãe Margarida vende a sua aliança de casamento, brincos e tudo o que tem para comprar pão e farinha.

36 Alguns destes rapazes dizem ao Padre João Bosco que querem ser como ele. Querem também eles dedicar a própria vida aos jovens pobres e abandonados. Nascem assim os Salesianos.

37 Em 1854 vem ter com o Padre Bosco um rapaz de 12 anos, Domingos Sávio. Com a simplicidade típica de uma criança diz-lhe: - “Ajude-me a ser santo!”

38 O que faz de Domingos um rapaz especial são as horas que passa a rezar diante da imagem da Virgem Maria. Parece mesmo que fala com Ela e sobretudo que a escuta.

39 Para Domingos a comunhão era o centro do seu dia. No dia da sua primeira comunhão escreveu em letras grandes: “Os meus amigos serão Jesus e Maria”.

40 Domingos formou um grupo de amigos que deveriam ser pequenos apóstolos entre os outros jovens do oratório. Domingos era de saúde fraca e voou para o céu poucos meses depois. Um pequeno grande Santo.

41 No Outono de 1853 o Padre Bosco dá início, dentro do Oratório, à primeira oficina para ensinar uma profissão aos seus jovens.

42 Nos anos seguintes a casa aumenta. Abrem- se oficinas de carpintaria, tipografia e de ferragens. Diz: - “Quero fazer destes rapazes bons cristãos e honestos cidadãos!”

43 Em 1864 o Padre Bosco começa a construção de uma grande igreja em honra de Nossa Senhora Auxiliadora nos prados em frente ao Oratório de Valdocco. “Cada pedra desta Igreja é uma graça que Nossa Senhora concede a quem A invoca!”

44 Quatro anos depois, com Maria Domingas Mazzarello, funda as Filhas de Maria Auxiliadora. Às primeiras irmãs diz: ‐ “Vocês serão para as raparigas pobres o que os salesianos são para os rapazes.”

45 Em 1875 o Padre João Bosco entrega o crucifixo missionário aos primeiros dez Salesianos que partem para a América do Sul. Serão outros “Dom Bosco” naquela parte do mundo.

46 O Papa Pio IX considera o Padre João Bosco como um grande amigo. Convida‐o a ir a Roma várias vezes e pede‐lhe conselhos sobre assuntos importantes.

47 No Oratório de Valdocco nasce um sistema educativo baseado na familiaridade que rapidamente seria reconhecido como o “sistema ideal” para educar os Jovens: o sistema preventivo.

48 Em 1876 o Padre Bosco funda uma nova família: os Salesianos Cooperadores. Antes de morrer, ao nascer do sol de 31 de Janeiro de 1888, diz‐lhes: ‐ “Sem a vossa caridade pouco ou nada teria feito!”

49 “ Dizei aos meus jovens que os espero a todos no paraíso! ”

50

51 F ICHA T ÉCNICA : Painéis de Musio - Vida de Dom Bosco h ttp://reliquiasdombosco.pastoraljuvenilsalesiana.com /index.php/recursos/category/1-recursos

52 Encontro de Coordenadores/Equipas de coordenação de Catequese 29 Setembro 2012 SECRETARIADO DE CATEQUESE da DIOCESE DE SETÚBAL

53


Carregar ppt "Encontro de Coordenadores/Equipas de coordenação de Catequese 29 Setembro 2012 SECRETARIADO DE CATEQUESE da DIOCESE DE SETÚBAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google