A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EL REGNE ÉS ENMIG NOSTRE FILL, TOT EL MEU ÉS TEU EL REGNE ÉS ENMIG NOSTRE Galilea FILL, TOT EL MEU ÉS TEU O REINO ESTÁ EM NÓS FILHO, TUDO O QUE É MEU.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EL REGNE ÉS ENMIG NOSTRE FILL, TOT EL MEU ÉS TEU EL REGNE ÉS ENMIG NOSTRE Galilea FILL, TOT EL MEU ÉS TEU O REINO ESTÁ EM NÓS FILHO, TUDO O QUE É MEU."— Transcrição da apresentação:

1

2 EL REGNE ÉS ENMIG NOSTRE FILL, TOT EL MEU ÉS TEU EL REGNE ÉS ENMIG NOSTRE Galilea FILL, TOT EL MEU ÉS TEU O REINO ESTÁ EM NÓS FILHO, TUDO O QUE É MEU É TEU O REINOE ESTÁ EM NÓS Galileia FILHO, TUDO O QUE É MEU É TEU Digamos o “Pie Jesu” de Duruflé, com a pecadora

3 Jesus convoca um NOVO POVO aglutinado pela sua PALAVRA Lc 6,12 – 8,21: 1- Escolhe os 12 apóstolos para que sejam o seu povo 2- Ensina-lhes a sua doutrina (sermão da planície) 3- Avaliza as suas palavras com milagres: Cura o servo do Centurião (dom 9) Ressurreição em Naim (dom 10) É Ele quem cura cegos, coxos... (resposta ao Baptista) É Ele quem cura cegos, coxos... (resposta ao Baptista) 4- Faz entrar a pecadora e outras mulheres, no seu povo (hoje) 5- Explica-lhes os segredos do REINO (parábolas) 6- Sua nova FAMÍLIA são os que O ESCUTAM Quando Jesus inaugurou o seu ministério, e os judeus O recusaram, Ele dirigiu-Se a outros (Lc 4,16 -6,11):

4 Galileia, onde Jesus reúne o Novo POVO Seguimos Jesus na Galileia da vida ordinária?

5 Lugares onde se fala de MARIA ou de MADALENA nos evangelhos: Maria, irmã de Marta e Lázaro : - Lc 10, Maria escolhe a melhor parte- Jo 11, morte de Lázaro - Jo 12, Unção em Betânia. Madalena: - Mt 27 e 28, e Mc 15 e 16, na cruz, na sepultura e na Ressurreição – Lc 8 vai com Jesus na Galileia, Lc 24, Sepulcro e Ressurreição – Jo 19 na cruz – Jo 20 aparição do Ressuscitado. A MULHER que UNGE os pés de Jesus: Jo 12 Maria, irmã de Marta e Lázaro em Betânia. Nos sinópticos é “uma mulher” e a crítica é pelo dinheiro - Lc 7 uma pecadora e a crítica é pelos pecados. O anfitrião, em todos os casos é Simão, um fariseu. Os autores não estão de acordo em determinar se Maria e Madalena são: uma, duas, ou três pessoas distintas.

6 Lc 7, 36-8, 3 Naquele tempo, um fariseu convidou Jesus para comer com ele. Jesus entrou em casa do fariseu e tomou lu- gar à mesa. Arredores de Magdala

7 Ele não põe distâncias Mesmo que sejamos “fariseus” e pecadores, Jesus quer sentar-se na nossa mesa

8 Então, uma mulher ― uma pecadora que vivia na cidade ― ao saber que Ele estava à mesa em casa do fariseu, trouxe um vaso de alabastro com perfume; pôs-se atrás de Jesus e,

9 Pecar é próprio da natureza humana, CHORAR os pecados é dom da Graça Se te acusas, Deus sempre te perdoa Frasco do séc. I encontrado em Magdala

10 chorando muito, banhava- lhe os pés com as lágrimas, e enxugava-lhos com os cabelos, beijava-os e ungia- os com o perfume.

11 E íntimo perfume do coração... O perdão torna- se AMOR

12 Ao ver isto, o fariseu que tinha convidado Jesus pen- sou consigo: «Se este ho- mem fosse profeta, saberia que a mulher que O toca é uma pecadora».

13 Para ela o perdão é um culto Para o fariseu o culto é um privilégio Da sinagoga de Magdala

14 Jesus tomou a palavra e disse-lhe: «Simão, tenho uma coisa a dizer-te». Ele respondeu: «Fala, Mestre». Jesus continuou: «Certo credor tinha dois devedores: um devia-lhe quinhentos denários e o outro cinquenta. Como não tinham com que pagar, perdoou a ambos. Qual deles ficará mais seu amigo?» Respondeu Simão: «Aquele ― suponho eu ― a quem a quem mais perdoou». Disse-lhe Jesus: «Julgaste bem». E voltando-se para a mulher, disse a Simão: «Vês esta mulher? Entrei em tua casa e não me deste água para os pés; mas ela banhou-Me os pés com as lágrimas e enxugou-os com os cabelos. Não Me deste o ósculo; mas ela, desde que entrei, não cessou de beijar-me os pés. Não Me derramaste óleo na cabeça; mas ela, ungiu-Me os pés com perfume.

15 As lágrimas, os cabelos, os beijos, são só amostras insuficientes do coração dilatado Sem perdão tudo se torna estreito Restos de Magdala

16 Por isso te digo: São-lhe perdoados os seus muitos pecados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama».

17 É a máxima expressão do viver ressuscitados O AMOR torna-se experiência pascal

18 Depois disse à mulher: «Os teus pecados estão perdoados». Então os convivas começaram a dizer entre si: «Quem é este homem, que até perdoa os pecados?» Mas Jesus disse à mulher: «A tua fé te salvou. Vai em paz».

19 Esta Fé nos salva A misericórdia é o grande MILAGRE de Jesus

20 Depois disso, Jesus ia caminhando por cidades e aldeias, a pregar e a anunciar a boa nova do reino de Deus.

21 “Mil graças derramando passou por estes soutos com prontidão” (João da Cruz) Esta é a Boa Nova do Reino que devemos propagar Galileia

22 Para Lucas as mulheres são discípulas predilectas - Um Anjo enche de graça Maria - Encontro de Maria com Isabel - Ana está no Templo, junto a Simeão - À viúva de Naim, dá-se a ressurreição do filho - Marta e Maria convidam Jesus para sua casa - A pecadora unge Jesus (hoje) - As mulheres seguem Jesus (hoje) - choro das mulheres no caminho para a cruz Estes factos são todos próprios de Lc, acrescenta- dos às citações que têm os outros evangelhos Ver seguinte:

23 Acompanhavam-n’O os Doze, bem como algumas mulheres que tinham sido curadas de espíritos malígnos e de enfermidades. Eram Maria, chamada Madalena, de quem tinham saído sete demónios, Joana, mulher de Cusa, administrador de Herodes, Susana e muitas outras, que serviam Jesus com os seus bens.

24 As excluídas daquele tempo, são integradas no plano de igualdade Também elas...

25 Faz, Senhor, que TODOS e TODAS sintamos a tua proximidade, e que esta PROXIMIDADE nos aproxime dos outros.

26 www.benedictinescat.com/montserrat


Carregar ppt "EL REGNE ÉS ENMIG NOSTRE FILL, TOT EL MEU ÉS TEU EL REGNE ÉS ENMIG NOSTRE Galilea FILL, TOT EL MEU ÉS TEU O REINO ESTÁ EM NÓS FILHO, TUDO O QUE É MEU."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google